Mestrado em Letras

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
Produção Textual e análise linguística: uma proposta de sequência didática destinada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 04/09/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Cleonice Candida Gomes Leite
Coorientador(es)
  • Solange de Carvalho Fortilli
Orientando(s)
  • BALTAZAR DE MEDEIROS
Banca
  • Cleonice Candida Gomes Leite
  • Nataniel dos Santos Gomes
  • Onilda Sanches Nincao
  • Renato Rodrigues Pereira
Resumo Este trabalho apresenta uma abordagem pedagógica centrada na produção textual por meio da exploração de gêneros textuais. A produção textual é uma habilidade fundamental no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos e sua eficácia pode ser maximizada ao considerar os diferentes tipos de textos que existem em diversas esferas sociais. O primeiro capítulo apresenta dados referentes às avalições externas advindas do Governo Federal e Estadual. Essas avaliações buscam aferir os índices de proficiência relacionados à leitura. Embora essas não apresentem dados sobre a produção escrita, é possível estabelecer uma relação entre a leitura e a escrita e conhecer as potencialidades e as dificuldades dos estudantes. Ainda no primeiro capítulo, tratou-se de colocar em evidência como o material didático, o livro do aluno, da disciplina de Língua Portuguesa, adotado pela Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso – SEDUC/MT, pertencente ao Sistema Estruturado de Ensino, contempla as habilidades previstas na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que trata sobre os gêneros entrevista e reportagem. No segundo capítulo, buscou-se a mobilização de pressupostos teóricos, os quais embasam esse trabalho. Para isso, discutiu-se a relevância do gênero textual para o estudo da língua portuguesa e da produção textual, com base em Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008). Além disso, discorreu-se sobre os gêneros entrevista e reportagem. Outro ponto importante abordado nessa seção foram as discussões em relação à Sequência Didática, modelo. No terceiro capítulo, tratou-se de apresentar uma proposta de atividade para o desenvolvimento da produção textual, baseada no modelo de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Essa metodologia serviu de base para a preparação das sequências didáticas para se trabalhar com os gêneros textuais entrevista e reportagem, sendo que essa proposição foi elaborada de maneira que permite sua adequação e sua aplicação futura em sala de aula, uma vez que, devido a um acidente que sofri, não foi possível a aplicação do trabalho prático em sala de aula. No entanto, vislumbra-se, com esta proposta, a possibilidade de contribuir para a melhoria da competência escritora dos estudantes. Por fim, ressalta-se que a Sequência Didática é uma ferramenta com muitas possíveis aplicações que pode ser utilizadas tanto para a formação de uma competência em relação aos diferentes gêneros textuais, quanto uma forma de compreensão e letramento crítico para os alunos.
Gêneros discursivos argumentativos nos anos finais do Ensino Fundamental: uma proposta de sequência didática
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 02/09/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Onilda Sanches Nincao
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Nadiane Batista de Souza
    Banca
    • Cleonice Candida Gomes Leite
    • Natalina Sierra Assencio Costa
    • Onilda Sanches Nincao
    • Silvelena Cosmo Dias
    Resumo RESUMO
    Este estudo investigou o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental, com foco nos gêneros discursivos argumentativos. Fundamentado em teóricos como Bakhtin, Bronckart e Marcuschi, bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular, o trabalho refletiu sobre o processo de construção argumentativa em artigos de opinião produzidos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, por meio de análise teórica, elaboração e aplicação de sequência didática que visou ampliar a capacidade dos alunos de se posicionarem diante de temas polêmicos e argumentarem sobre eles de forma persuasiva. Utilizando-nos de uma abordagem qualitativa, realizamos observações de aulas e registros em diário de campo, focando especificamente no 8º ano da Escola Municipal Antônio de Souza Lobo Sobrinho. O objetivo foi identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos na produção textual, sobretudo no artigo de opinião. Por meio do estudo concluímos que é essencial revisar a abordagem do ensino de Língua Portuguesa, integrando conhecimentos e habilidades para desenvolver a competência argumentativa dos alunos. A adoção de sequências didáticas focadas nesses gêneros pode sanar lacunas na aprendizagem, promovendo uma escrita mais coerente, crítica e eficaz, fundamental tanto para o sucesso acadêmico quanto para o exercício da cidadania ativa.

    Palavras-chave: Língua Portuguesa. gêneros discursivos argumentativos, Artigo de opinião, argumentatividade, sequências didáticas.
    LINGUAGENS: FAKE NEWS, DA CONSTRUÇÃO À DESCONSTRUÇÃO DO SENTIDO.
    Curso Mestrado em Letras
    Tipo Dissertação
    Data 30/08/2024
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • Onilda Sanches Nincao
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Fernandes Cardoso Soares
      Banca
      • Cleonice Candida Gomes Leite
      • Maria Leda Pinto
      • Natalina Sierra Assencio Costa
      • Onilda Sanches Nincao
      • Silvelena Cosmo Dias
      Resumo Este trabalho aborda, num primeiro momento, as linguagens utilizadas pelos homens em seu processo de comunicação e interação uns com os outros. Em um segundo momento, traz à tona discussões quanto às fake news, do ponto de vista ideológico, de suas origens, de como está sendo empregada, sobretudo aqueles reportados pela mídia tradicional e pela rede social. Em um terceiro momento, buscou mostrar em sala de aula como essas fake news são apresentadas nos livros didáticos, circulantes nas mídias digitais e, por meio do conhecimento, desenvolver junto aos educandos, o processo de desconstrução de uma notícia falsa para a construção de uma verdadeira por meio das práticas linguísticas baseadas nas modalizações propostas por Bronckart (1999) e de pesquisas em fontes seguras. O trabalho foi desenvolvido por meio dos livros do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Cuiabá. Foram analisados materiais ofertados pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso para uso em sala de aula nas aulas de Língua Portuguesa, na cidade de Cuiabá, com alunos do ensino fundamental do 2º e 3º ciclos, da escola estadual Padre Firmo Pinto Duarte Filho, observando-se de que forma está apresentado tal gênero e suas peculiaridades por meio dos livros didáticos utilizados. Foram também pesquisados alguns textos divididos nas modalidades notícias de jornais, textos extraídos do material analisado com a finalidade de mostrar aos alunos os gêneros em que essas mais circulam. Esteve em debate os mecanismos de manipulação da linguagem verbal, não verbal e sincrética e seus efeitos de sentido diante do público que utiliza as mídias sociais e tradicionais. O aporte teórico utilizado baseia-se em Bronckart (1999); Schneuwly e Dolz Noverraz (2004) e Orlandi (2003). Buscar-se-á com os resultados obtidos nortear os trabalhos que poderão ser desenvolvidos pelos docentes junto ao seu alunado, instigando habilidades e competências e na consolidação de um cidadão capaz de diferenciar o que é fato ou fake.

      Palavras-chave: análise linguística; gênero; livro didático; fake news.
      Formação do Leitor Literário: uma Perspectiva para o Avanço na Aprendizagem
      Curso Mestrado em Letras
      Tipo Dissertação
      Data 30/08/2024
      Área LETRAS
      Orientador(es)
      • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • MARIA EDNALVA DOS SANTOS RODRIGUES
        Banca
        • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
        • ANDRE LUIS AMARAL
        • Maria Cristina Maldonado Torres
        • Raquel Endalécio Martins
        • ROZANA LOPES
        Resumo Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação realizada em sala de aula com a proposta de formação do leitor literário, nas aulas de Língua Portuguesa. Ao final do projeto pretendemos verificar se o processo de formação do leitor literário contribui para o avanço de aprendizagem. Para esta pesquisa foram selecionadas duas habilidades da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), do Campo Artístico-Literário , a fim de desenvolver a proficiência leitora nos alunos, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Manoel da Costa Lima, do município de Bataguassu – MS, na faixa etária entre 13 a 14 anos. Para a realização deste trabalho selecionamos as teorias que fundamentam o potencial de ensino por meio da leitura literária, como o conceito de Letramento Literário (Cosson 2012), aliado ao método recepcional proposto por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993). O trabalho foi desenvolvido a partir do método da pesquisa- ação apresentado por Michel Thiollent (1986), com a finalidade de intervir na situação problema e, ao mesmo tempo, verificar os avanços. Todo o processo de desenvolvimento se norteou pelas abordagens teóricas para o ensino da literatura na sala de aula e formação do leitor defendidos pela BNCC. A proposta foi desenvolvida a partir de módulos em formatos de oficinas de leitura de textos literários, centrados na leitura, compreensão e interpretação de textos literários. Para este trabalho foram contempladas obras da literatura infanto-juvenil do gênero conto. Utilizamos como parâmetros para verificar o aprendizado dos alunos, os resultados de duas avaliações aplicadas pelo Sistema de Monitoramento do programa Novo Mais Educação, em parceria com o MEC e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - CAED. Os resultados embasaram o diagnóstico inicial das habilidades ainda não consolidadas pelos alunos. Além desses critérios, aplicamos: avaliação dissertativa, produziram atividades, questionários, produção textual e participação oral. Os resultados apresentados serviram para observar o avanço em cada etapa dos módulos de oficinas, com a apresentação de textos mais desafiadores, com o propósito de formar o leitor, desenvolver as competências e habilidades para a leitura proficiente e autônoma. Ao final, demonstramos que os alunos participantes deste projeto desenvolveram outras habilidades leitora, conferindo um avanço no processo de aprendizagem, por meio das avaliações propostas pelo Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul (SED). Nossa pesquisa apresenta que o texto literário é a ferramenta de ensino que melhor contribui para a formação humana, que corresponde à ideia de integralidade promovida através da Literatura.

        Palavras-chave: BNCC; Literatura; Língua Portuguesa; Leitor proficiente.
        Construções Discursivas - Resenha: de que Modo Significam?
        Curso Mestrado em Letras
        Tipo Dissertação
        Data 23/08/2024
        Área LETRAS
        Orientador(es)
        • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • DIEGO DURÃES FERREIRA
          Banca
          • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
          • Cleonice Candida Gomes Leite
          • Leandra Ines Seganfredo Santos
          • Maria Leda Pinto
          • Silvelena Cosmo Dias
          • Solange de Carvalho Fortilli
          Resumo A motivação para o trilhar dessa pesquisa perpassou por minha formação e interrogações que me fiz nessa trajetória, uma vez que ser professor, levar aprendizagens da língua para a sala de aula e estudar a palavra com
          seu poder de transformação da sociedade fazem parte do meu ser. Isso porque, os enredos que passamos ou
          oportunizamos ao outro, por meio da linguagem, (re)constroem o mundo levando-nos ao caminho que desejamos
          estar e combater quando direitos nos são negados, os quais podem ser questionados por meio da língua. Tendo
          em vista que somente no final do ensino fundamental, a destacar o 9º ano, conforme ESTADO (2018); BNCC
          (2018), é que se adentra à tipologia argumentativa, de maneira mais aprofundada, tenho como hipótese, a partir
          dessa orientação, que o esse estudante talvez encontre dificuldades, durante a aprendizagem dos processos de
          construção da argumentação e da (re)significação, de modo a permitir espaços de inscrição de outros sentidos.
          O objetivo geral visa compreender como, a partir de embasamentos temáticos e estratégias argumentativas, o
          estudante produz seus textos, de modo a construir significação. Os objetivos específicos são: 1. Discutir a
          estrutura da resenha e sua importância na construção das práticas do alunos leitores-autores; 2. Analisar
          operadores argumentativos e o processo de referenciação, de modo a compreender como auxiliam o leitor-autor
          na produção de sentidos; e, 3. Interpretar marcas de autoria, de adequação ao gênero discursivo, da continuidade
          temática e da construção da subjetividade. Para esse percurso, o recorte teórico metodológico permeia pelas
          contribuições da Linguística Aplicada com Coracini (2010), sobre o processo discursivo de leitura e escrita;
          Geraldi (2013), para noções de mediações pedagógicas na produção de texto; Orlandi (2020), sobre condições
          de produção do dispositivo teórico e analítico; Koch (2008, 2011, 2017) e Cavalcante (2014), acerca de marcas
          linguísticas e da referenciação que contribuem para a significação. A proposta de intervenção se concretizou a
          partir da produção cinematográfica “Que horas ela volta?” (2015), relacionando compreensão da obra com o
          contexto atual e as mediações realizadas durante cada uma das oito etapas do desenvolvimento da sequência de
          atividades, as quais buscaram alcançar os objetivos propostos. E as produções foram coletadas no 9º ano de uma
          escola pública estadual no interior do Estado de São Paulo, durante vinte aulas. Os resultados indicaram que os
          estudantes reconheceram a importância do contato com as temáticas e suas relações socioculturais, participando
          ativamente e se envolvendo nas mediações. E, sobretudo, a maior parte das resenhas apresentaram marcas de
          progressão textual, visão argumentativa e crítica de forma subjetiva, ao utilizarem e compreenderem o
          funcionamento dos mecanismos linguísticos e (re)significarem nas produções escritas. Essa dissertação se
          organiza em três partes principais. Na primeira parte, desenvolvemos a fundamentação teórica que aborda os
          conceitos de textualidade e discursividade, explorando como esses conceitos se relacionam com os processos
          de significação e subjetividade. A segunda é dedicada a explorar os documentos e metodologias utilizados na
          pesquisa, em que são apresentados e discutidos os materiais de referência, as abordagens metodológicas
          aplicadas e os critérios estabelecidos para a coleta e análise de dados. Em seguida, na última, concentramos na
          análise das resenhas, com foco nas ocorrências mais frequentes, priorizando o uso de palavras e expressões que
          possibilitam aos autores a construção de significados que perpassam os elementos linguísticos e discursivos. Por
          fim, nas considerações finais, notamos que a maioria dos estudantes atendeu ao solicitado quanto à estrutura e
          organização da resenha, além de apresentarem posicionamentos críticos, a partir do filme, sendo que a análise
          perpassou por elementos linguísticos (marcadores argumentativos, referenciação e outros); e ainda, marcas de
          autoria pela subjetividade.
          O gênero textual dicionário no ensino de português como língua materna: uma proposta didática destinada a alunos de 8º ano
          Curso Mestrado em Letras
          Tipo Dissertação
          Data 22/08/2024
          Área LETRAS
          Orientador(es)
          • Renato Rodrigues Pereira
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Cleide Aparecida Nunes Siqueira
            Banca
            • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
            • Ana Claudia Castiglioni
            • Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
            • Renato Rodrigues Pereira
            • Solange de Carvalho Fortilli
            Resumo RESUMO

            SIQUEIRA, Cleide Aparecida Nunes. O gênero dicionário no ensino de português como língua materna: uma proposta didática destinada a alunos do 8º ano. Três Lagoas: Câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2024. 73 f. (Dissertação de Mestrado Profissional em Letras).

            Ao desenvolvermos atividades na prática da escrita, da interpretação de textos, da leitura e da oralidade observarmos a acentuada permanência de dificuldades que os alunos de LP do 8º ano do EF II ainda carregavam, considerando as habilidades linguísticas almejadas pelos documentos normativos e norteadores da educação brasileira para as séries finais do EF II (8º e 9º anos). Propusemos, neste trabalho, o uso contínuo e sistematizado do dicionário enquanto gênero textual como sendo um material didático que, atrelado a outros gêneros, muito pode vir a contribuir com a aquisição, o desenvolvimento e a ampliação de competências linguísticas dos estudantes nessa fase escolar, desde que seja conscientemente apresentado em todo o seu exponencial pelos professores de LP como língua materna. Discutimos também sobre a importância da escola, como mediadora, para oportunizar o acesso dos estudantes aos mais diversos gêneros textuais existentes na sociedade como meio de ampliação linguística dos estudantes. Consideramos a importância da Lexicografia e da Lexicografia Pedagógica na formação dos profissionais de Letras, como um diferencial que pode influenciar na metodologia desses professores, no que se refere ao ensino do léxico. Por fim, sugerimos uma Sequência de Atividades (SA), tendo como base o dicionário escolar, dividida em duas etapas: a primeira parte para a apresentação da macroestrutura do dicionário aos estudantes de 8º ano e a segunda para o desenvolvimento de atividades que visem à ampliação do aprendizado da Língua Portuguesa nas suas formas ortográficas, morfológicas e semânticas. Para tanto, tivemos como objetivos específicos: i) discutir sobre a importância da escola na aquisição e ampliação linguística dos estudantes; ii) discorrer sobre o que consta nos documentos oficiais em relação às habilidades linguísticas que os estudantes precisam ou deveriam adquirir nos anos finais da etapa do Ensino Fundamental, com foco para os alunos que se encontram no 8º ano; iii) propor o uso do dicionário escolar enquanto gênero textual no 8º ano do EF II que, entrelaçado a outros gêneros, muito pode contribuir no processo de ensino e de aprendizagem de português como língua materna e em cntexto escolar;iv) enfatizar a importância da Lexicografia na formação do profissional de Letras; v) elaborar uma SA estruturada em duas etapas, sendo a primeira destinada a conhecimentos relacionados ao dicionário como gênero textual e a segunda direcionada às atividades que visam ao desenvolvimento da competência linguística nas habilidades básicas que os alunos precisam desenvolver durante o processo de aquisição e aprendizagem de sua língua materna no 8º ano do EF II; vi) contribuir com mais um material de apoio aos colegas professores do Ensino Fundamental das séries finais.



            Palavras-chave: dicionário escolar; competência linguística; sequência de atividades.
            Gênero discursivo carta do leitor: uma prática de escrita no ensino de língua portuguesa
            Curso Mestrado em Letras
            Tipo Dissertação
            Data 17/06/2024
            Área LETRAS
            Orientador(es)
            • Silvelena Cosmo Dias
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • JURACI SOARES DA SILVA
              Banca
              • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
              • Claudete Cameschi de Souza
              • Maria Leda Pinto
              • Renato Rodrigues Pereira
              • Silvelena Cosmo Dias
              Resumo SILVA, Juraci Soares. Gênero discursivo carta do leitor: uma prática de escrita no ensino de língua portuguesa. Três Lagoas: Câmpus de Três Lagoas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2024. 138 f. (Dissertação de Mestrado).

              O objetivo geral deste trabalho é contribuir para a melhoria da proficiência de escrita via gênero carta do leitor, investindo em estratégias que fomentem o processo autoral do aluno. Temos como objetivos específicos viabilizar o desenvolvimento da escrita por meio do ensino do gênero discursivo carta do leitor; possibilitar uma interação no meio social da escrita dos alunos, de modo que contribua para que o aluno se sinta escritor/autor e analisar os efeitos de sentido presentes na produção escrita dos educandos. Para maior visibilidade do protagonismo estudantil, essas escritas foram postadas no blog criado para essa finalidade. O aporte teórico de sustentação para o desenvolvimento do qual nos propomos se situa numa perspectiva dialógica, com base nas obras de Bakhtin (2011, 2014); Brait (2005) e Fiorin (2020). No que concerne à escrita, embasamos em Antunes (2003, 2014), que postula a escrita como meio de interação social. Na vertente discursiva, ancoramos nas teorias de Coracini (1999, 2001, 2010); Foucault (2014, 2020); Geraldi (2013) e Orlandi (2012, 2013). Para constituição do corpus de análise desta pesquisa, foram oportunizadas aos alunos várias situações de leituras, interpretação e escritas, perpassando pela produção do gênero discursivo da carta pessoal à carta do leitor. A partir do pressuposto teórico de que a produção textual significativa é aquela que o aluno tem o que dizer, razão para dizer e a quem dizer (Geraldi, 2013), materializada nos gêneros discursivos, em várias atividades da esfera humana, formulamos a hipótese de que possibilitar ao aluno oportunidades de leituras com temática livre, relacionadas com suas práticas sociais e pessoais pode contribuir para o aprimoramento de suas habilidades de escrita do gênero carta do leitor. Para o desenvolvimento desta pesquisa, faz-se necessário o desdobramento dessa hipótese nas seguintes perguntas de pesquisa: De que forma a leitura e a prática da escrita, por meio do gênero carta do leitor, podem contribuir para o processo de desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas com a experiência de dizeres desses alunos? A prática das atividades didático-pedagógicas promove a constituição de autoria na produção escrita do aluno? Essa dissertação está dividida em três capítulos. No primeiro, fizemos uma explanação dos conceitos teóricos do dialogismo, compreendido como forma de interação por meio da leitura e da escrita em diversos gêneros discursivos, considerando-os como elementos fundamentais no ensino de língua portuguesa. O segundo capítulo trata dos procedimentos teórico-metodológicos, os quais se baseiam na pesquisa-ação qualitativa e interpretativista, do local da pesquisa e das etapas do desenvolvimento do projeto de intervenção. O terceiro capítulo concentra-se no resultado de análise das produções textuais mais relevantes e representativas dos participantes da pesquisa, com ênfase na primeira e última versão dos textos. Os resultados constataram que a escrita do gênero carta do leitor com temática de livre escolha é capaz de contribuir e aprimorar a competência escritora dos alunos com autonomia e criticidade, bem como a prática de atividades didático-pedagógicas com gêneros, correções e reescritas individuais e colaborativas demonstraram avanços significativos na constituição de autoria dos alunos.

              Palavras-chave: Leitura; produção escrita; carta do leitor; correção colaborativa.
              FORMAÇÃO DO LEITOR: OS MICROCONTOS NA SALA DE AULA
              Curso Mestrado em Letras
              Tipo Dissertação
              Data 22/03/2024
              Área LETRAS
              Orientador(es)
              • Rauer Ribeiro Rodrigues
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • TALITA MENDES DA SILVA
                Banca
                • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
                • Aurora Cardoso de Quadros
                • Eunice Prudenciano de Souza
                • Karina de Fátima Gomes
                • Rauer Ribeiro Rodrigues
                Resumo Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa sobre a importância da formação leitora literária reflexiva e crítica a partir da leitura de microcontos com o público-alvo do 9º ano do Ensino Fundamental realizada em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação que contempla levantamento bibliográfico e intervenção pedagógica, desenvolvida numa sequência didática e empregada ao método recepcional. Fundamentou este trabalho: Usos e abusos da literatura na escola, de Marisa Lajolo (1982); Cultura Letrada, de Marcia Abreu (2006); Andar entre livros: a leitura literária na escola, de Teresa Colomer (2007); Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas, de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993);
                Literatura em perigo, de Todorov (2009); A Literatura no centro do ensino da língua materna: superando defasagens e avançando na aprendizagem, Rodrigues e Moreno (2020). Constatamos a importância do ensino da leitura literária por meio dos resultados atingidos nas oficinas de formação, demonstrando a necessidade em colocar a literatura no centro do ensino das aulas de língua materna para romper as defasagens da aprendizagem.
                Palavras-chave: formação do leitor; literatura; microconto.
                A resenha crítica no processo de ensino de língua materna
                Curso Mestrado em Letras
                Tipo Dissertação
                Data 27/09/2023
                Área LETRAS
                Orientador(es)
                • Silvelena Cosmo Dias
                Coorientador(es)
                • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
                Orientando(s)
                • Aracy Henrique de Souza
                Banca
                • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
                • Maria Leda Pinto
                • Renato Rodrigues Pereira
                • Silvelena Cosmo Dias
                Resumo SOUZA, Aracy Henrique. A resenha crítica no processo de ensino de língua materna. Três Lagoas: Câmpus de Três Lagoas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2023. (Dissertação de Mestrado)

                Esta pesquisa parte de minha prática pedagógica como professora, na qual tenho sido instigada por questionamentos. Sentindo-me insatisfeita com a rotina tradicional da sala de aula, procurei aperfeiçoar-me, vislumbrando que meus alunos pudessem compreender e ressignificar seu papel em busca de um sistema educacional mais voltado às suas necessidades individuais e às demandas da sociedade contemporânea. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar e discutir uma sequência de atividades didáticas, que foi desenvolvida com os alunos do 8º ano, nas aulas de língua portuguesa, a partir da leitura do livro Eu sou Malala, de Malala Yousafzai e Patricia McCormick (2018), a fim de aprimorar a leitura e a escrita desses estudantes. A partir da conjectura de que ao invés de nos preocuparmos com o “como vamos ensinar e o que ensinar”, devemos refletir: “para que ensinamos o que ensinamos? (GERALDI, 2012, p. 40), formulamos a hipótese de que, por meio da leitura, do contato com o gênero resenha crítica e do desenvolvimento de uma sequência de atividades sobre esse gênero, os alunos poderão desenvolver o seu senso crítico, ampliar seu repertório e apropriar-se da escrita. Dessa forma, para o desenvolvimento deste trabalho, pautamo-nos nas seguintes perguntas de pesquisa: o ato de ler e escrever, seguindo uma sequência de atividades, favorece o aperfeiçoamento das habilidades de escrita dos alunos? É possível que, ao ler diversas resenhas, o aluno do 8º ano possa desenvolver habilidades de argumentação e mostrar marcas de autoria? A escrita e reescrita colaborativas das resenhas, por meio de intervenções da professora-pesquisadora, poderão contribuir para o desenvolvimento de um repertório mais amplo dos alunos? Esta pesquisa está sustentada no arcabouço teórico-metodológico de autores e pesquisadores da Linguística Aplicada, que defendem a importância do estudo do gênero textual, no processo de reescrita textual, do letramento crítico e do uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, buscamos discutir a partir dos teóricos como Kleiman (1998, 2007, 2013 e 2019), Moita Lopes (1996, 2018), Geraldi (2012), Possenti (2012) e Coracini (2003, 2010), para abordar as contribuições da LA como campo de pesquisa independente, mas que dialoga com outras áreas, com o objetivo de valorizar a identidade e relações sociais. Consideramos a abordagem de Rojo (2012), no que tange às noções de letramento, tecnologia digital e blog, a fim de enfatizar o papel da tecnologia como ferramenta didática. Por fim, ponderamos os estudos de Marcuschi (2008), para destacar a importância de ensinar a partir do gênero. Para a constituição do corpus, os alunos foram submetidos a diversas situações didático-pedagógicas, envolvendo a leitura e produção de textos. Isso inclui a leitura do livro Eu sou Malala, seguida da exploração por meio de resenhas, realização da produção em todas as aulas, correção entre pares, autoavaliação e reescrita. Esta dissertação encontra-se dividida em três capítulos. O primeiro traz os conceitos da Linguística Aplicada (LA) e suas contribuições para o ensino e aprendizagem. No segundo capítulo, apresentamos a metodologia aplicada em sala de aula para alcançarmos os objetivos. O terceiro capítulo compreende a análise das produções dos alunos. Assim, com o resultado de pesquisa, foi possível verificar que a maioria dos alunos, após a intervenção da professora, apresentaram avanços significativos e que o processo de busca de aprimoramento educacional deve ser constante e contínuo.

                PALAVRAS-CHAVE: leitura; produção de texto; resenha crítica; letramento; tecnologia.
                O MENINO E O BRUXO: um diálogo entre MoacyrScliar e Machado de Assis para a inserção daLiteratura Machadiana no Ensino Fundamental
                Curso Mestrado em Letras
                Tipo Dissertação
                Data 13/09/2023
                Área LETRAS
                Orientador(es)
                • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Katiuscia dos Santos Soares
                  Banca
                  • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
                  • Eunice Prudenciano de Souza
                  • Raquel Endalécio Martins
                  • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                  • Silvelena Cosmo Dias
                  Resumo A partir da necessidade de refletir sobre a leitura e o ensino de literatura no ensino fundamental e norteada pelas leituras e estudos através do Programa de Pós-Graduação em Letras – mestrado profissional, do Campus de Três Lagoas da UFMS desenvolvi uma proposta de intervenção com o objetivo de ampliar o horizonte de expectativas dos alunos do 8º Ano do ensino fundamental da Escola Estadual Fernando Corrêa, oferecendo a eles a oportunidade de conhecer e ler um dos maiores escritores da literatura brasileira. Para isso, como forma de determinação e atendimento ao horizonte de expectativas dos alunos, propus a leitura da obra O menino e o bruxo de Moacyr Scliar, cuja linguagem os alunos estão adaptados, mas que conversa com a obra machadiana e estabelece com esta relações intertextuais propícias para as conversas e debates em sala de aula. Após essa leitura e debates no âmbito escolar, realizamos a leitura dos contos “Missa do galo”, “A cartomante” e trechos do romance “Dom Casmurro” com o intuito de ampliar o horizonte de expectativas dos estudantes. A fundamentação teórica do trabalho foi amparada na Estética da Recepção e no estudo de outros pesquisadores do Ensino de Literatura. Para o desenvolvimento da ação, pretendi apoiar-me no Método Recepcional proposto por Aguiar e Bordini (1993). A fundamentação teórica do trabalho tem como suporte o estudo de autores como: Antoine Compagnon (1999), Regina Zilberman (2015), Terry Eagleton (2006), entre outros.
                  Palavras-chave: Leitura literária, literatura brasileira, ensino fundamental, estética da recepção.
                  GÊNEROS DIGITAIS EMERGENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: um estudo de caso da cidade de Araçatuba/SP
                  Curso Mestrado em Letras
                  Tipo Dissertação
                  Data 12/09/2023
                  Área LETRAS
                  Orientador(es)
                  • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • TAÍS CRISTINA DE ARAUJO DOS PASSOS
                    Banca
                    • Cleonice Candida Gomes Leite
                    • Marcelo Saparas
                    • Renato Rodrigues Pereira
                    • Solange de Carvalho Fortilli
                    • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
                    • Vanessa Hagemeyer Burgo
                    Resumo A presente dissertação de mestrado traz como objetivo a identificação e a análise das abordagens de gêneros digitais nos livros didáticos de Língua Portuguesa (2021/2022) que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Programa Currículo em Ação, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), destinados a alunos do 5º ano do ensino fundamental, geralmente com idades entre 10 e 11 anos, no município da Araçatuba/SP. Além disso, há também o oferecimento de uma proposta de sequência didática destes tipos de gêneros. O estudo tem como justificativa a necessidade e a importância de compreensão das ferramentas vinculadas às mídias digitais e as estratégias de ensino de gêneros digitais em Língua Portuguesa, possibilitando a interlocução entre o ensino da disciplina e a realidade empírica dos discentes. Nesse sentido, há uma tangibilidade mais ampla que articula aspectos importantes do cotidiano dos discentes e do professor em sala de aula, elencando aspectos fundamentais da linguagem em espaços digitais e gêneros digitais em constante transformação e desenvolvimento. Deste modo, vinculando-se ao objetivo estabelecido, o estudo realiza a identificação de gêneros associados a diversas mídias sociais nos materiais didáticos de Língua Portuguesa supracitados. A partir desta seleção, é apresentada uma análise crítica comparativa de três sequências de ensino empregadas por tais livros didáticos (sendo uma de cada livro), e metodologias empregadas no ensino de tais gêneros. Nesse sentido, os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados na análise linguística são a Linguística Aplicada, a Multimodalidade, a Linguística da Internet, a Linguística Aplicada da Internet, a Gramática do Design Visual e a Análise de Conteúdo. A pesquisa tem um cunho crítico e qualitativo e utiliza como dados excertos extraídos dos materiais didáticos selecionados, destacando a presença dos gêneros digitais nesses materiais. Assim, é possível articular os pressupostos teórico-conceituais mencionados, enfocando a discussão sobre o estudo da linguagem e suas particularidades no ambiente das mídias digitais e sua aplicação no espaço escolar nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Os resultados indicam que os livros didáticos analisados apresentam diferenças significativas entre si, inferindo maior ou menor incidência dos gêneros digitais em seus conteúdos. Contudo, há uma compreensão de que todos os livros poderiam apresentar maior profundidade na definição e características composicionais dos gêneros digitais, assim como uma abordagem no seu ensino centrada nas suas características linguísticas e finalidades discursivas, possibilitando interlocuções significativas entre os aprendizados e as vivências cotidianas dos discentes.

                    Palavras-chave: Mídias Digitais; Livros Didáticos Língua Portuguesa; Multimodalidade; Linguística da Internet; Linguística Aplicada à Internet.
                    USOS DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS E DIVERSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE ARGUMENTOS EM TEXTOS DE ALUNOS DO 9º ANO
                    Curso Mestrado em Letras
                    Tipo Dissertação
                    Data 27/05/2021
                    Área LETRAS
                    Orientador(es)
                    • Solange de Carvalho Fortilli
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • ELIANA RIBEIRO DA SILVA MENEGUSSI
                      Banca
                      • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
                      • Renato Rodrigues Pereira
                      • Solange de Carvalho Fortilli
                      • Talita de Cassia Marine
                      Resumo No panorama relativo ao ensino de língua materna nas escolas do Brasil, destaca-se, nas últimas décadas, a assunção do texto como a base para as aulas de língua portuguesa, fato que se pode ver na BNCC (2018) - Base Nacional Curricular Comum. Esse documento apresenta como centralidade o estudo dos gêneros textuais, a fim de que, nas atividades de leitura e produção de textos, o estudante possa refletir sobre o funcionamento da língua nas diversas situações de uso, destacando-se, no interior da unidade textual, todos os demais aspectos relacionados à língua, como os sons, o léxico, as estruturas sintáticas etc. Uma atividade de escrita de texto demanda sempre a mobilização de vários conhecimentos, estratégias linguísticas e procedimentos que incidem na construção dos sentidos. Em vista disso, esta pesquisa pauta-se nos pressupostos teóricos da Linguística Textual, seguindo, sobretudo, Marcuschi (2012), Koch (2000) e Fávero (2002). Tem como objetivo geral propor uma Sequência de Atividades (SA) voltada a ampliar a competência argumentativa escrita de alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e, como objetivos específicos, trazer atividades que aliem dois saberes: operadores argumentativos e tipos de argumento, tratados com maior profundidade e, assim, fornecer oportunidades diversificadas para que os alunos tenham vivências mais ricas com a língua em funcionamento. Um outro objetivo específico é aliar cada atividade proposta às habilidades potencialmente desenvolvidas, evidenciando essa relação, tão necessária ao trabalho do professor. Tomou-se como referência uma turma de estudantes de escola pública estadual, do município de Aspásia-SP, para uma proposição mais condizente com a realidade de sala de aula. Para o alcance dos objetivos, foi utilizado o gênero artigo de opinião, com foco nos sentidos e funções dos operadores argumentativos, expedientes linguísticos essenciais para a organização das partes e o encadeamento das ideias. Com maior domínio dos operadores argumentativos, estima-se que seja possível investir, também, na diversificação dos tipos de argumentos empregados, sendo que interligar esses dois conteúdos constitui um dos objetivos específicos da pesquisa. Vale dizer que, além da observação das produções estudantis, foram também alvo de reflexão os materiais disponibilizados à escola sobre o tema. Em uma análise do Currículo Paulista, do qual advêm os materiais didáticos Caderno do aluno e Caderno do Professor, nota-se a necessidade de aprofundar os conteúdos-alvo para atingir com mais adequação a argumentação por escrito. Assim, a metodologia do trabalho foi observar artigos de opinião de alunos de 9º ano, para, em seguida, elaborar um rol de atividades sequenciadas, com as respectivas bases teóricas que as sustentam e os procedimentos a serem adotados pelo professor. Para o embasamento teórico-metodológico da proposta, assumem-se as asserções de Dolz, Noverraz, Schneuwly (2011), proponentes da Sequência Didádica (SD), que no estado de São Paulo é adaptada para Sequência de Atividades (SA). Espera-se que a proposição elaborada acerca dos operadores argumentativos e dos tipos de argumento, saberes unidos para a construção do artigo de opinião, seja uma possibilidade para futuras aplicações em sala de aula e, por extensão, uma possível contribuição para a melhoria da competência escritora dos alunos.
                      GÊNERO “RELATO PESSOAL” COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
                      Curso Mestrado em Letras
                      Tipo Dissertação
                      Data 17/03/2021
                      Área LETRAS
                      Orientador(es)
                      • Silvelena Cosmo Dias
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Priscila Barboza Gomes de Souza
                        Banca
                        • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
                        • Marluza da Rosa
                        • Silvelena Cosmo Dias
                        • Solange de Carvalho Fortilli
                        • Sulemi Fabiano Campos
                        Resumo Este trabalho tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento da habilidade de escrita de alunos do ensino fundamental, para que ele seja capaz de representar ações e sequência de fatos, por meio da escrita, contribuindo para a produção textual no decorrer da vida escolar. Temos como objetivos específicos viabilizar o ensino do gênero relato pessoal, ao fomentar a produção da escrita de um caderno/diário; proporcionar autoavaliação aos alunos e analisar crítica e reflexivamente a ação pedagógica interventiva por meio dos resultados obtidos da aplicação da sequência de atividades. Para tal, foram realizadas leituras compartilhadas e dialogadas, bem como produções textuais sem intenções avaliativas por parte do professor, sendo corrigidas pelo próprio aluno, em colaboração com os pares. A pesquisa-ação se utilizou da aplicação de uma proposta de intervenção, de modo a contribuir com eficácia aos problemas de aprendizagem identificados em avaliações de aprendizagem externas e a preencher as lacunas encontradas em análise do material didático. O gênero textual utilizado foi o “relato pessoal”; pois, traz características que favorecem a construção de situações comunicativas a respeito de experiências vividas, bem como contribui para uma reflexão sobre a constituição identitária. Para o desenvolvimento deste trabalho, apropriamo-nos do aporte teórico de concepções de produção escrita da linguística aplicada, trazidas por Kleiman (2000) e Coracini (2002, 2005, 2010); para as teorias de letramento, recorremos a Paulo Freire (1989) e Baynham (1995); e a Marcuschi (2003), e Dionísio (2014), para os conceitos de gêneros textuais. Para a constituição do corpus, os alunos foram colocados em várias situações de produções textuais, sem finalidades avaliativas, tais como: a escrita de um caderno/diário, relatos pessoais, reescritas autoavaliativas, dialogadas e colaborativas. A partir do pressuposto de que o texto deve ser o ponto de partida, bem como o ponto de chegada das aulas de língua portuguesa (GERALDI, 1993), tendo em vista que os gêneros textuais são ações sociodiscursivas, partimos da hipótese de que expor o aluno a leituras e escritas diárias, sem intenções avaliativas, com correções entre os pares e autoavaliações, pode contribuir para a escrita do gênero textual relato pessoal, bem como para o processo de letramento. Para a condução de nosso trabalho, orientamo-nos nas seguintes perguntas: Ler e escrever, diariamente, podem contribuir para o aprimoramento das habilidades de escrita dos alunos de modo a proporcionar evidências da subjetividade do aluno escritor? A proposição de produções escritas embasadas em leituras realizadas de modo compartilhado pode influenciar para a melhoria da produção escrita? A prática de autoavaliações e correções colaborativas e dialogadas auxiliam no desenvolvimento de habilidades leitoras e escritoras dos alunos? Esta dissertação está organizada em três capítulos. O primeiro apresenta alguns conceitos básicos de leitura e escrita, no contexto escolar, de forma interativa, colaborativa e dialogada. No segundo capítulo, apresentamos as condições de produção do contexto histórico-social do desenvolvimento da pesquisa-ação e a apresentação da proposta de intervenção. O terceiro capítulo compreende a análise e a discussão das produções, seguido das considerações finais. Os resultados mostraram que a leitura é capaz de aprimorar a escrita dos alunos, propiciando, inclusive, a eclosão da subjetividade em suas escrituras, assim como, leituras compartilhadas embasaram as produções escritas, e por fim, a prática de autoavaliações e correções colaborativas e dialogadas apontaram melhorias consideráveis nas habilidades de escrita dos educandos.


                        Palavras-chave: Leitura; produção de texto; relato pessoal; interação e colaboração.
                        O dicionário escolar como material didático facilitador da aprendizagem: em busca de uma aplicação efetiva em sala de aula
                        Curso Mestrado em Letras
                        Tipo Dissertação
                        Data 12/02/2021
                        Área LÍNGUA PORTUGUESA
                        Orientador(es)
                        • Renato Rodrigues Pereira
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Patricia Ravagnani Despato Martinez
                          Banca
                          • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
                          • Ana Claudia Castiglioni
                          • Renato Rodrigues Pereira
                          • Solange de Carvalho Fortilli
                          Resumo Por defendermos a importância pedagógica que o dicionário possui, podendo propiciar ao aluno o aperfeiçoamento das práticas discursivas, é que esta pesquisa se desenvolveu. Com foco para a utilização efetiva de dicionários em sala de aula, elaboramos Atividades Dirigidas (ATD) com intuito de possibilitar a diminuição de usos inadequados de parônimos e homófonos não homógrafos por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, estabelecemos como objetivo geral: desenvolver uma pesquisa, cujo resultado almeja possibilitar o uso efetivo do dicionário monolíngue escolar, com vistas a diminuir equívocos ortográficos e semânticos na escrita de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, e os seguintes objetivos específicos: i) dissertar sobre a importância do dicionário escolar como material didático facilitador no processo de ensino-aprendizagem de português como língua materna, para amenizar usos inadequados do léxico; ii) discorrer sobre a importância da competência léxica no ensino-aprendizagem de português como língua materna, com foco para os parônimos e homófonos não homógrafos; iii) identificar e inventariar os equívocos ortográficos e semânticos relacionados aos usos de parônimos e homófonos não homógrafos mais frequentes na escrita dos alunos de 5º ano de uma escola pública de Três Lagoas/MS, por meio de questionário elaborado para este fim; iv) elaborar propostas de ATD que têm o dicionário como a principal fonte de consulta a ser utilizado durante a realização das atividades pedagógicas e de acordo com as necessidades dos alunos. Para tanto, estamos nos guiando pelos princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica e por estudos que versam sobre o Ensino do Vocabulário. Como primeiro passo, foi elaborada e aplicada uma atividade de constatação, com foco nas unidades léxicas parônimas e homônimas (homófonas não homógrafas). Após a aplicação da atividade foi feito o levantamento de dados, organizando o inventário dos problemas mais recorrentes na escrita dos alunos participantes da pesquisa. Com base no inventário foram elaboradas propostas de ATD objetivando que o dicionário seja explorado de forma efetiva, ampliando, a competência lexical dos alunos e, assim, possibilitando a diminuição de usos inadequados de parônimos e de homófonos não homógrafos na escrita dos alunos. As propostas de ATD foram organizadas em duas categorias, uma com vistas a desenvolver nos alunos a habilidade de uso do dicionário, e a outra, com o propósito de oferecer atividades que explorem o potencial didático do dicionário no processo de ensino e de aprendizagem, sobretudo para a ampliação do repertório lexical dos estudantes, e, por conseguinte, da leitura e da escrita.
                          Palavras-chave: Lexicografia Pedagógica. Produção escrita. Ensino do Vocabulário.
                          A COMPETÊNCIA LÉXICA DE ALUNOS DO EJA: A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO MEIO FACILITADOR PARA A AQUISIÇÃO DA ESCRITA
                          Curso Mestrado em Letras
                          Tipo Dissertação
                          Data 21/12/2020
                          Área LÍNGUA PORTUGUESA
                          Orientador(es)
                          • Renato Rodrigues Pereira
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • CRISTIANE PAULA NASCIMENTO
                            Banca
                            • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
                            • Ana Claudia Castiglioni
                            • Renato Rodrigues Pereira
                            • Solange de Carvalho Fortilli
                            Resumo
                            A literatura como caminho para a aprendizagem das habilidades leitoras
                            Curso Mestrado em Letras
                            Tipo Dissertação
                            Data 28/05/2020
                            Área LITERATURA BRASILEIRA
                            Orientador(es)
                            • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
                            Coorientador(es)
                            • Rauer Ribeiro Rodrigues
                            Orientando(s)
                            • Patrícia Marcelo Castor Rodrigues
                            Banca
                            • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
                            • Claudete Cameschi de Souza
                            • Eunice Prudenciano de Souza
                            • Rauer Ribeiro Rodrigues
                            • Solange de Carvalho Fortilli
                            Resumo
                            EDUCAÇÃO CONECTADA: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS
                            Curso Mestrado em Letras
                            Tipo Dissertação
                            Data 08/04/2020
                            Área LETRAS
                            Orientador(es)
                            • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
                            Coorientador(es)
                            • Claudete Cameschi de Souza
                            Orientando(s)
                            • DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO
                            Banca
                            • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
                            • Claudete Cameschi de Souza
                            • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
                            • Selma Marques da Silva Fávaro
                            • Silvelena Cosmo Dias
                            Resumo Este trabalho tem por objetivo geral analisar a prática de produção textual a partir de recursos tecnológicos, visando ampliar e discutir o processo de letramento dos alunos e abordar a contribuição das tecnologias da informação e comunicação (TICs), como ferramenta de auxílio nas práticas de letramento em diversos contextos, entre eles, o escolar. Os objetivos específicos são: 1) envolver os alunos com metodologias de ensino e aprendizagem na criação e no uso do gênero suporte blog; 2) propor a produção e escrita do gênero rap e texto de opinião, tendo como suporte discussões sobre questões ambientais; e 3) analisar e interpretar a produção escrita, discutindo o uso de referentes, modais e verbos pelo olhar enunciativo. O suporte teórico-metodológico deu-se por meio da pesquisa-ação pautada em Thiollent (1996), para as questões de tecnologia em Lévy (1996), sobre letramento Marcuschi (2010), Rojo (2012) e Soares (2010) e ainda, Coracini (2007) para analisar as escritas no viés enunciativo-discursivo. As perguntas de pesquisa que nortearam a análise e discussões são: a) Como proporcionar práticas motivadora a partir da criação do blog? b) Como as TICs podem ser usadas enquanto recursos tecnológicos e ferramentas de aprendizagem para melhorar a qualidade de aulas, durante o processo de letramento? O córpus envolveu alunos do 8º ano “A" do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Pequeno Polegar, localizada na cidade de Viçosa do Ceará, estado do Ceará, a aproximadamente 370 km da capital Fortaleza. Esta dissertação divide-se em três capítulos: No primeiro, Condições de Produção, apresentamos uma reflexão sobre uma experiência exitosa do uso das TICs na educação e uma abordagem sobre os blogs, raps e videoclipes com noções de enunciador, sentido de letramento. Já no capítulo dois, cenário teórico-metodológico, tratamos do letramento, da multimodalidade, da geração tecnológica e da BNCC a fim de contextualizar os espaços e documentos que constituem a pesquisa. Finalmente, no capítulo três, interpretamos as práticas escritas resultantes da construção do blog, examinando os usos de modais, referenciações, verbos e outros elementos linguísticos, refletindo seus efeitos de sentido pelo olhar textual, enunciativo-discursivo. Como resultados, entendemos que o uso de recursos linguísticos foi produtivo no aprendizado dos alunos, no entanto, enfatizamos que se não houver uma metodologia, ou um projeto instrucional adequadamente desenvolvido, criará um ambiente virtual de aprendizagem pouco deslumbrante, mesmo dispondo de muitas funcionalidades ou recursos.
                            A LITERATURA NO CENTRO DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: SUPERANDO DEFASAGENS E AVANÇANDO NA APRENDIZAGEM
                            Curso Mestrado em Letras
                            Tipo Dissertação
                            Data 20/03/2020
                            Área LÍNGUA PORTUGUESA
                            Orientador(es)
                            • Rauer Ribeiro Rodrigues
                            Coorientador(es)
                            • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
                            Orientando(s)
                            • Heloiza de Souza Moreno
                            Banca
                            • Eunice Prudenciano de Souza
                            • Rauer Ribeiro Rodrigues
                            • Regina Aparecida Marques de Souza
                            • Renata Junqueira De Souza
                            Resumo
                            Adaptação do clássico literário Memórias de Um Sargento de Milícias para HQs: uma proposta de intervenção pedagógica.
                            Curso Mestrado em Letras
                            Tipo Dissertação
                            Data 20/02/2020
                            Área LETRAS
                            Orientador(es)
                            • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
                            Coorientador(es)
                            • Joceli Catarina Stassi Se
                            • Renato Rodrigues Pereira
                            Orientando(s)
                            • VALQUIRIA APARECIDA DE ASSIS GARCIA
                            Banca
                            • Marcelo Saparas
                            • Renato Rodrigues Pereira
                            • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                            • Solange de Carvalho Fortilli
                            • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
                            • Vanessa Hagemeyer Burgo
                            Resumo
                            O poema, a crônica, o conto e o romance: Ecos intertextuais e semióticos da busca de sentido no texto
                            Curso Mestrado em Letras
                            Tipo Dissertação
                            Data 17/02/2020
                            Área LITERATURAS CLÁSSICAS
                            Orientador(es)
                            • Valdenildo dos Santos
                            Coorientador(es)
                            • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                            Orientando(s)
                            • Mauricio Doneli
                            Banca
                            • Antônio Francisco Magnoni
                            • Silvelena Cosmo Dias
                            • Valdenildo dos Santos
                            Resumo
                            Página 1 de 4 (20 de 61 registros).