Mestrado em Letras

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Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
USOS DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS E DIVERSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE ARGUMENTOS EM TEXTOS DE ALUNOS DO 9º ANO
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 27/05/2021
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Solange de Carvalho Fortilli
Orientando(s)
  • ELIANA RIBEIRO DA SILVA MENEGUSSI
Banca
  • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
  • Renato Rodrigues Pereira
  • Solange de Carvalho Fortilli
  • Talita de Cassia Marine
Resumo No panorama relativo ao ensino de língua materna nas escolas do Brasil, destaca-se, nas últimas décadas, a assunção do texto como a base para as aulas de língua portuguesa, fato que se pode ver na BNCC (2018) - Base Nacional Curricular Comum. Esse documento apresenta como centralidade o estudo dos gêneros textuais, a fim de que, nas atividades de leitura e produção de textos, o estudante possa refletir sobre o funcionamento da língua nas diversas situações de uso, destacando-se, no interior da unidade textual, todos os demais aspectos relacionados à língua, como os sons, o léxico, as estruturas sintáticas etc. Uma atividade de escrita de texto demanda sempre a mobilização de vários conhecimentos, estratégias linguísticas e procedimentos que incidem na construção dos sentidos. Em vista disso, esta pesquisa pauta-se nos pressupostos teóricos da Linguística Textual, seguindo, sobretudo, Marcuschi (2012), Koch (2000) e Fávero (2002). Tem como objetivo geral propor uma Sequência de Atividades (SA) voltada a ampliar a competência argumentativa escrita de alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e, como objetivos específicos, trazer atividades que aliem dois saberes: operadores argumentativos e tipos de argumento, tratados com maior profundidade e, assim, fornecer oportunidades diversificadas para que os alunos tenham vivências mais ricas com a língua em funcionamento. Um outro objetivo específico é aliar cada atividade proposta às habilidades potencialmente desenvolvidas, evidenciando essa relação, tão necessária ao trabalho do professor. Tomou-se como referência uma turma de estudantes de escola pública estadual, do município de Aspásia-SP, para uma proposição mais condizente com a realidade de sala de aula. Para o alcance dos objetivos, foi utilizado o gênero artigo de opinião, com foco nos sentidos e funções dos operadores argumentativos, expedientes linguísticos essenciais para a organização das partes e o encadeamento das ideias. Com maior domínio dos operadores argumentativos, estima-se que seja possível investir, também, na diversificação dos tipos de argumentos empregados, sendo que interligar esses dois conteúdos constitui um dos objetivos específicos da pesquisa. Vale dizer que, além da observação das produções estudantis, foram também alvo de reflexão os materiais disponibilizados à escola sobre o tema. Em uma análise do Currículo Paulista, do qual advêm os materiais didáticos Caderno do aluno e Caderno do Professor, nota-se a necessidade de aprofundar os conteúdos-alvo para atingir com mais adequação a argumentação por escrito. Assim, a metodologia do trabalho foi observar artigos de opinião de alunos de 9º ano, para, em seguida, elaborar um rol de atividades sequenciadas, com as respectivas bases teóricas que as sustentam e os procedimentos a serem adotados pelo professor. Para o embasamento teórico-metodológico da proposta, assumem-se as asserções de Dolz, Noverraz, Schneuwly (2011), proponentes da Sequência Didádica (SD), que no estado de São Paulo é adaptada para Sequência de Atividades (SA). Espera-se que a proposição elaborada acerca dos operadores argumentativos e dos tipos de argumento, saberes unidos para a construção do artigo de opinião, seja uma possibilidade para futuras aplicações em sala de aula e, por extensão, uma possível contribuição para a melhoria da competência escritora dos alunos.
GÊNERO “RELATO PESSOAL” COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 17/03/2021
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Silvelena Cosmo Dias
Orientando(s)
  • Priscila Barboza Gomes de Souza
Banca
  • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
  • Marluza da Rosa
  • Silvelena Cosmo Dias
  • Solange de Carvalho Fortilli
  • Sulemi Fabiano Campos
Resumo Este trabalho tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento da habilidade de escrita de alunos do ensino fundamental, para que ele seja capaz de representar ações e sequência de fatos, por meio da escrita, contribuindo para a produção textual no decorrer da vida escolar. Temos como objetivos específicos viabilizar o ensino do gênero relato pessoal, ao fomentar a produção da escrita de um caderno/diário; proporcionar autoavaliação aos alunos e analisar crítica e reflexivamente a ação pedagógica interventiva por meio dos resultados obtidos da aplicação da sequência de atividades. Para tal, foram realizadas leituras compartilhadas e dialogadas, bem como produções textuais sem intenções avaliativas por parte do professor, sendo corrigidas pelo próprio aluno, em colaboração com os pares. A pesquisa-ação se utilizou da aplicação de uma proposta de intervenção, de modo a contribuir com eficácia aos problemas de aprendizagem identificados em avaliações de aprendizagem externas e a preencher as lacunas encontradas em análise do material didático. O gênero textual utilizado foi o “relato pessoal”; pois, traz características que favorecem a construção de situações comunicativas a respeito de experiências vividas, bem como contribui para uma reflexão sobre a constituição identitária. Para o desenvolvimento deste trabalho, apropriamo-nos do aporte teórico de concepções de produção escrita da linguística aplicada, trazidas por Kleiman (2000) e Coracini (2002, 2005, 2010); para as teorias de letramento, recorremos a Paulo Freire (1989) e Baynham (1995); e a Marcuschi (2003), e Dionísio (2014), para os conceitos de gêneros textuais. Para a constituição do corpus, os alunos foram colocados em várias situações de produções textuais, sem finalidades avaliativas, tais como: a escrita de um caderno/diário, relatos pessoais, reescritas autoavaliativas, dialogadas e colaborativas. A partir do pressuposto de que o texto deve ser o ponto de partida, bem como o ponto de chegada das aulas de língua portuguesa (GERALDI, 1993), tendo em vista que os gêneros textuais são ações sociodiscursivas, partimos da hipótese de que expor o aluno a leituras e escritas diárias, sem intenções avaliativas, com correções entre os pares e autoavaliações, pode contribuir para a escrita do gênero textual relato pessoal, bem como para o processo de letramento. Para a condução de nosso trabalho, orientamo-nos nas seguintes perguntas: Ler e escrever, diariamente, podem contribuir para o aprimoramento das habilidades de escrita dos alunos de modo a proporcionar evidências da subjetividade do aluno escritor? A proposição de produções escritas embasadas em leituras realizadas de modo compartilhado pode influenciar para a melhoria da produção escrita? A prática de autoavaliações e correções colaborativas e dialogadas auxiliam no desenvolvimento de habilidades leitoras e escritoras dos alunos? Esta dissertação está organizada em três capítulos. O primeiro apresenta alguns conceitos básicos de leitura e escrita, no contexto escolar, de forma interativa, colaborativa e dialogada. No segundo capítulo, apresentamos as condições de produção do contexto histórico-social do desenvolvimento da pesquisa-ação e a apresentação da proposta de intervenção. O terceiro capítulo compreende a análise e a discussão das produções, seguido das considerações finais. Os resultados mostraram que a leitura é capaz de aprimorar a escrita dos alunos, propiciando, inclusive, a eclosão da subjetividade em suas escrituras, assim como, leituras compartilhadas embasaram as produções escritas, e por fim, a prática de autoavaliações e correções colaborativas e dialogadas apontaram melhorias consideráveis nas habilidades de escrita dos educandos.


Palavras-chave: Leitura; produção de texto; relato pessoal; interação e colaboração.
O dicionário escolar como material didático facilitador da aprendizagem: em busca de uma aplicação efetiva em sala de aula
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 12/02/2021
Área LÍNGUA PORTUGUESA
Orientador(es)
  • Renato Rodrigues Pereira
Orientando(s)
  • Patricia Ravagnani Despato Martinez
Banca
  • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
  • Ana Claudia Castiglioni
  • Renato Rodrigues Pereira
  • Solange de Carvalho Fortilli
Resumo Por defendermos a importância pedagógica que o dicionário possui, podendo propiciar ao aluno o aperfeiçoamento das práticas discursivas, é que esta pesquisa se desenvolveu. Com foco para a utilização efetiva de dicionários em sala de aula, elaboramos Atividades Dirigidas (ATD) com intuito de possibilitar a diminuição de usos inadequados de parônimos e homófonos não homógrafos por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, estabelecemos como objetivo geral: desenvolver uma pesquisa, cujo resultado almeja possibilitar o uso efetivo do dicionário monolíngue escolar, com vistas a diminuir equívocos ortográficos e semânticos na escrita de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, e os seguintes objetivos específicos: i) dissertar sobre a importância do dicionário escolar como material didático facilitador no processo de ensino-aprendizagem de português como língua materna, para amenizar usos inadequados do léxico; ii) discorrer sobre a importância da competência léxica no ensino-aprendizagem de português como língua materna, com foco para os parônimos e homófonos não homógrafos; iii) identificar e inventariar os equívocos ortográficos e semânticos relacionados aos usos de parônimos e homófonos não homógrafos mais frequentes na escrita dos alunos de 5º ano de uma escola pública de Três Lagoas/MS, por meio de questionário elaborado para este fim; iv) elaborar propostas de ATD que têm o dicionário como a principal fonte de consulta a ser utilizado durante a realização das atividades pedagógicas e de acordo com as necessidades dos alunos. Para tanto, estamos nos guiando pelos princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica e por estudos que versam sobre o Ensino do Vocabulário. Como primeiro passo, foi elaborada e aplicada uma atividade de constatação, com foco nas unidades léxicas parônimas e homônimas (homófonas não homógrafas). Após a aplicação da atividade foi feito o levantamento de dados, organizando o inventário dos problemas mais recorrentes na escrita dos alunos participantes da pesquisa. Com base no inventário foram elaboradas propostas de ATD objetivando que o dicionário seja explorado de forma efetiva, ampliando, a competência lexical dos alunos e, assim, possibilitando a diminuição de usos inadequados de parônimos e de homófonos não homógrafos na escrita dos alunos. As propostas de ATD foram organizadas em duas categorias, uma com vistas a desenvolver nos alunos a habilidade de uso do dicionário, e a outra, com o propósito de oferecer atividades que explorem o potencial didático do dicionário no processo de ensino e de aprendizagem, sobretudo para a ampliação do repertório lexical dos estudantes, e, por conseguinte, da leitura e da escrita.
Palavras-chave: Lexicografia Pedagógica. Produção escrita. Ensino do Vocabulário.
A COMPETÊNCIA LÉXICA DE ALUNOS DO EJA: A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO MEIO FACILITADOR PARA A AQUISIÇÃO DA ESCRITA
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 21/12/2020
Área LÍNGUA PORTUGUESA
Orientador(es)
  • Renato Rodrigues Pereira
Orientando(s)
  • CRISTIANE PAULA NASCIMENTO
Banca
  • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
  • Ana Claudia Castiglioni
  • Renato Rodrigues Pereira
  • Solange de Carvalho Fortilli
Resumo
A literatura como caminho para a aprendizagem das habilidades leitoras
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 28/05/2020
Área LITERATURA BRASILEIRA
Orientador(es)
  • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
Orientando(s)
  • Patrícia Marcelo Castor Rodrigues
Banca
  • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
  • Claudete Cameschi de Souza
  • Eunice Prudenciano de Souza
  • Rauer Ribeiro Rodrigues
  • Solange de Carvalho Fortilli
Resumo
EDUCAÇÃO CONECTADA: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 08/04/2020
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
Orientando(s)
  • DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO
Banca
  • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
  • Claudete Cameschi de Souza
  • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
  • Selma Marques da Silva Fávaro
  • Silvelena Cosmo Dias
Resumo Este trabalho tem por objetivo geral analisar a prática de produção textual a partir de recursos tecnológicos, visando ampliar e discutir o processo de letramento dos alunos e abordar a contribuição das tecnologias da informação e comunicação (TICs), como ferramenta de auxílio nas práticas de letramento em diversos contextos, entre eles, o escolar. Os objetivos específicos são: 1) envolver os alunos com metodologias de ensino e aprendizagem na criação e no uso do gênero suporte blog; 2) propor a produção e escrita do gênero rap e texto de opinião, tendo como suporte discussões sobre questões ambientais; e 3) analisar e interpretar a produção escrita, discutindo o uso de referentes, modais e verbos pelo olhar enunciativo. O suporte teórico-metodológico deu-se por meio da pesquisa-ação pautada em Thiollent (1996), para as questões de tecnologia em Lévy (1996), sobre letramento Marcuschi (2010), Rojo (2012) e Soares (2010) e ainda, Coracini (2007) para analisar as escritas no viés enunciativo-discursivo. As perguntas de pesquisa que nortearam a análise e discussões são: a) Como proporcionar práticas motivadora a partir da criação do blog? b) Como as TICs podem ser usadas enquanto recursos tecnológicos e ferramentas de aprendizagem para melhorar a qualidade de aulas, durante o processo de letramento? O córpus envolveu alunos do 8º ano “A" do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Pequeno Polegar, localizada na cidade de Viçosa do Ceará, estado do Ceará, a aproximadamente 370 km da capital Fortaleza. Esta dissertação divide-se em três capítulos: No primeiro, Condições de Produção, apresentamos uma reflexão sobre uma experiência exitosa do uso das TICs na educação e uma abordagem sobre os blogs, raps e videoclipes com noções de enunciador, sentido de letramento. Já no capítulo dois, cenário teórico-metodológico, tratamos do letramento, da multimodalidade, da geração tecnológica e da BNCC a fim de contextualizar os espaços e documentos que constituem a pesquisa. Finalmente, no capítulo três, interpretamos as práticas escritas resultantes da construção do blog, examinando os usos de modais, referenciações, verbos e outros elementos linguísticos, refletindo seus efeitos de sentido pelo olhar textual, enunciativo-discursivo. Como resultados, entendemos que o uso de recursos linguísticos foi produtivo no aprendizado dos alunos, no entanto, enfatizamos que se não houver uma metodologia, ou um projeto instrucional adequadamente desenvolvido, criará um ambiente virtual de aprendizagem pouco deslumbrante, mesmo dispondo de muitas funcionalidades ou recursos.
A LITERATURA NO CENTRO DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: SUPERANDO DEFASAGENS E AVANÇANDO NA APRENDIZAGEM
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 20/03/2020
Área LÍNGUA PORTUGUESA
Orientador(es)
  • Rauer Ribeiro Rodrigues
Orientando(s)
  • Heloiza de Souza Moreno
Banca
  • Eunice Prudenciano de Souza
  • Rauer Ribeiro Rodrigues
  • Regina Aparecida Marques de Souza
  • Renata Junqueira De Souza
Resumo
Adaptação do clássico literário Memórias de Um Sargento de Milícias para HQs: uma proposta de intervenção pedagógica.
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 20/02/2020
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
Orientando(s)
  • VALQUIRIA APARECIDA DE ASSIS GARCIA
Banca
  • Marcelo Saparas
  • Renato Rodrigues Pereira
  • Ricardo Magalhaes Bulhoes
  • Solange de Carvalho Fortilli
  • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
  • Vanessa Hagemeyer Burgo
Resumo
O poema, a crônica, o conto e o romance: Ecos intertextuais e semióticos da busca de sentido no texto
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 17/02/2020
Área LITERATURAS CLÁSSICAS
Orientador(es)
  • Valdenildo dos Santos
Orientando(s)
  • Mauricio Doneli
Banca
  • Antônio Francisco Magnoni
  • Silvelena Cosmo Dias
  • Valdenildo dos Santos
Resumo
LEITURA DE CONTOS EM SALA DE AULA: PELAS CATEGORIAS DA NARRATIVA
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 16/08/2019
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Rauer Ribeiro Rodrigues
Orientando(s)
  • Tatiane Dias Montanher
Banca
  • Alcione Maria dos Santos
  • Rauer Ribeiro Rodrigues
  • Solange de Carvalho Fortilli
Resumo No Ensino Fundamental, não se aborda a literatura com a extensão, o aprofundamento e a adequação necessárias para explorar as potencialidades únicas que a escolarização da literatura pode proporcionar aos estudantes. O presente trabalho tem por objetivo geral aprimorar a competência literária através da leitura de contos. Nossa proposta é proporcionar a exploração, pelos alunos das potencialidades de linguagem artística. Como objetivos específicos, pretendemos; 1. promover o olhar reflexivo na leitura literária no Ensino Fundamental; 2. explorar as potencialidades do texto literário nas condições plena de sentido para a sociedade em que todos estão inseridos; 3. Promover no ambiente escolar a análise literária; 4. Proporcionar que os alunos sejam capazes de descrever um conto a partir das categorias da narrativa. A literatura é um lugar de conhecimento. Nossa metodologia estará alicerçada no Método Recepcional, que valoriza o papel do leitor como parte do processo de produção do sentido da obra. Nossa estratégia será de pesquisa-ação, desenvolvida na turma do 8º ano A do ano de 2017 e futuro 9º ano A em 2018 na E.E. Manoel da Costa Lima, em Bataguassu, no Estado do Mato Grosso do Sul. O resultado esperado é de que os estudantes desenvolvam competência de leitores literários. Essa pesquisa terá como base teórica proposições de Mikhai Bakhtin, Luzia de Maria, Antonio Candido, e Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini.
OLHAR ENUNCIATIVO-DISCURSIVO EM PRODUÇÕES DE ARTIGOS DE OPINIÃO: UMA QUESTÃO DE AUTORIA
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 18/07/2019
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
Orientando(s)
  • Mirlene Ribeiro de Lima
Banca
  • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
  • Claudete Cameschi de Souza
  • Silvane Aparecida de Freitas
Resumo O objetivo do presente projeto é problematizar o ensino de Língua Portuguesa, visando contribuir com o desenvolvimento das competências e habilidades, ampliando práticas relacionadas à leitura, interpretação e produção textual. A Linguística Textual-Interacionista em interface com a Linguística Aplicada numa abordagem discursiva oportunizou reflexões sobre a materialidade da linguagem, buscamos entender a relação existente entre contexto, sujeito e prática discursiva, uma vez que o sujeito interage com o mundo a partir de sua prática social, isto é, a linguagem é uma forma de interação. Com o intuito de colaborar com o ensino de Língua Portuguesa assumimos um trabalho pedagógico capaz de ampliar os saberes relacionados à leitura, interpretação e produção textual dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública, na cidade Rio Verde/GO. Focamos no gênero discursivo artigo de opinião, pois pensamos no desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Para tanto estabelecemos uma discussão entre texto e discurso. O suporte teórico usado para a análise foi Cardoso (2000), (2003) Bakhtin (2011), Geraldi (1997), (2012) A metodologia desenvolvida é de pesquisa-ação na qual é possível unir teoria à prática enfocamos a transformação da prática docente.
ADAPTAÇÕES DE UM CLÁSSICO DA LITERATURA INFANTO JUVENIL NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 14/03/2019
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
Orientando(s)
  • Maria Eliza Paula de Freitas
Banca
  • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
  • Cristiane Rodrigues de Souza
  • Ricardo Magalhaes Bulhoes
  • Solange de Carvalho Fortilli
Resumo O presente projeto de pesquisa visa buscar a solução para um dos problemas mais comuns na sala de aula, a dificuldade de promover a formação de leitores na educação básica através de um trabalho de intervenção voltado para esse fim. Será uma investigação baseada na análise metodológica proposta por autores renomados de livros especializados no assunto em estudo. Será alvo da pesquisa uma turma de 9º ano de uma escola da rede estadual localizada na cidade de Cachoeira Alta, no estado de Goiás. O estudo será pautado através do seguinte questionamento inicial: A mediação na promoção da leitura literária poderia ser facilitada com o uso de obras clássicas adaptadas para histórias em quadrinhos em uma análise paralela à obra original? Para responder tal questionamento para a pesquisa seriam usados questionários aplicados aos alunos com o fim de se identificar a forma como lidam com os textos literários. Ao final do desenvolvimento do projeto outro questionário seria aplicado aos alunos envolvidos com o intuito de permitir aos alunos a exposição de suas opiniões e de analisar a percepção dos mesmos quanto ao seu envolvimento e evolução diante das atividades realizadas. Para tal intervenção pedagógica seria usado um romance clássico da literatura de ficção, Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne, sendo duas as versões, a clássica, com texto traduzido na íntegra e a versão em quadrinhos. Esse trabalho seria pautado por orientações de Cosson (2014) e Kleiman (2010), dentre outros, buscando auxiliar os alunos na aquisição de níveis de proficiência de leitura em textos literários e, consequentemente, em textos não literários.
MEDIAÇÕES DE LEITURA A PARTIR DOS CONTOS POPULARES DE RICARDO AZEVEDO: UMA EXPERIÊNCIA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 28/02/2019
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Ricardo Magalhaes Bulhoes
Orientando(s)
  • Rosana Benevides Ferreira
Banca
  • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
  • Cristiane Rodrigues de Souza
  • Ricardo Magalhaes Bulhoes
  • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
Resumo O presente projetotem por objetivo realizar um trabalho de mediação de leitura,tendo como ponto de partida os personagens fantásticos do livro infantojuvenilContos de enganar a morte (2003), de Ricardo Azevedo, no segundo ano do Ensino FundamentalI de uma escola pública do município de Araçatuba/SP. Tal autor dedica parte de sua produção literária à perspectiva mágica, fantástica, relendo narrativas originárias da cultura popular. A questão central aqui proposta relaciona-se diretamente à formação de crianças leitoras que possam construir também seus próprios textos narrativos, com linguagens verbais e não verbais. Para tanto, será desenvolvida, em sala de aula, a Sequência Básica proposta por Cosson (2016), a qual é constituída pelas seguintes etapas: motivação (preparação dos educandos), introdução (apresentação do autor e do texto), leitura (conhecimento do enredo do texto) e interpretação (compreensão por inferências para construir os sentidos do texto). Para embasamento teórico, destacamos os autores Benjamin (1996), Cascudo (2006), Candido (1985), Bussato (2008), Lajolo (1993), Todorov (2007),Zilberman (1989) eCosson (2014 e 2016).
LETRAMENTO LITERÁRIO E ESTRATÉGIAS DE LEITURA: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM UM 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 27/02/2019
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Onilda Sanches Nincao
Orientando(s)
  • Eva Lúcia de Oliveira Silva
Banca
  • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
  • Claudete Cameschi de Souza
  • Maria Leda Pinto
  • Onilda Sanches Nincao
Resumo Cada vez mais a sociedade atual valoriza a cultura escrita, fazendo com que a habilidade leitora seja uma precondição para a formação do cidadão consciente, ativo e de sucesso nessa sociedade. Entretanto, inúmeras pesquisas apontam uma deficiência da escola em formar o sujeito que possui o pleno domínio da leitura de textos que demandam maior complexidade. Nessa direção, o presente trabalho apresenta um projeto investigativo, ainda em decurso que objetiva a elaboração de uma sistematização didática no ensino das estratégias de compreensão leitora por meio de textos literários com vistas à formação do sujeito leitor. Por se tratar de ações e transformações de situações dentro da própria escola, a pesquisa se qualifica segundo a abordagem do objeto como qualitativa e como pesquisa-ação, e se desenvolverá ao longo do ano letivo, tendo como sujeitos alunos de duas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental. Nessa direção, como referencial teórico nos apropriamos das teorias do ensino da literatura e do letramento literário, bem como do ensino da leitura e suas estratégias de compreensão, sendo que todas elas serão complementares no que tange a formação do aluno leitor. Por fim, este trabalho postula que os textos literários, por possuírem grande influência no imaginário infantil, aliados às atividades de compreensão leitora mediadas pelas estratégias de leitura, poderão ser capazes de formar o leitor competente, bem como, despertar o seu gosto pela leitura.
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO A PARTIR DA LEITURA DE "SAPOMORFOSE OU O PRÍNCIPE QUE COAXAVA"
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 26/02/2019
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
Orientando(s)
  • Fabiane Lemos de Freitas Garcia
Banca
  • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
  • Edmir Perrotti
  • Ricardo Magalhaes Bulhoes
  • Solange de Carvalho Fortilli
Resumo O presente projeto tem por objetivo a formação de leitores literários através da metodologia denominada Sequência Básica utilizada por Cosson (2016) em Letramento literário: teoria e prática. Nosso corpus analisado será a turma do 6º ano “D” da escola municipal Parque São Carlos, localizada em região periférica da cidade de Três Lagoas, MS. Partiremos de uma análise geral sobre hábitos de leitura identificados na pesquisa Retratos do Brasil (2012), COSSON (2017), de como tem sido o ensino da leitura literária no dia a dia escolar, o papel fundamental que o professor exerce como mediador, até a concretização metodológica da pesquisa. Entendemos que as obras literárias não podem simplesmente ser entregues aos alunos, como se falassem por si mesmas, mas devem sim ser trabalhadas, buscando novos formas de ler. Nesse sentido, o letramento literário é de extrema importância já que vai além de uma simples leitura, buscando proporcionar aos alunos uma nova visão de leitura do texto literário. Cosson( 2016). Autores como BORDINI (1988), JUNQUEIRA (2004), PERROTTI (1999), além do próprio COSSON (2016) e (2017) conferiram unanimidade quanto a importância da formação leitora de literatura. A escolha da obra Sapomorfose ou o príncipe que coaxava (1983) ocorreu devido a sua visão contemporânea dos contos de fadas. Além dele, apresentaremos aos discentes a obra de ficção Contos de fadas, editado por Maria Tatar (2013), que contém as histórias clássicas de autores como Perrault, os irmãos Grimm, entre outros. Serão realizadas oficinas e, ao final, uma feira literária com produções textuais literárias elaboradas pelos alunos.
O APRIMORAMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITORA EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS: OS CONECTIVOS NO ARTIGO DE OPINIÃO
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 26/02/2019
Área LÍNGUA PORTUGUESA
Orientador(es)
  • Solange de Carvalho Fortilli
Orientando(s)
  • José Artur Alegria
Banca
  • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
  • Michel Gustavo Fontes
  • Renato Rodrigues Pereira
  • Solange de Carvalho Fortilli
Resumo Este projeto busca analisar as construções argumentativas em gêneros textuais como os artigos de opinião, dos alunos do 9º ano do ensino fundamental II, e refletir como o aluno constrói seu texto e avalia as várias possibilidades que o mesmo tem de reescrevê-lo nos moldes apropriado da tipologia argumentar. Nota-se que, nas escolas estaduais do Estado de São Paulo, de acordo com a base curricular vigente, os alunos têm contato com agrupamentos de gêneros textuais, de acordo com as capacidades de linguagem dominante dos indivíduos durante o ano/série em que estão, e assim, são submetidos ao letramento escolar de gêneros, que serão cumulativos até o fim do Ensino Médio. No entanto, devido à demanda de textos, depreende-se que os estudantes aprendem tais gêneros de maneira inconsistente, principalmente os textos do gênero argumentativo, e isso pode acarretar problemas, uma vez que no ensino médio, e também ao longo de vestibulares e concursos, capta-se que o discente necessita ter o domínio consolidado das estruturas de argumentação. Essa pesquisa investigará, então, as fragilidades encontradas nas estruturas do artigo de opinião a fim de saná-las a partir do viés da linguística textual, buscando fortificá-los para que os educando tenha a apropriação do gênero.
ORALIDADE E ESCRITA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA ESCRITA DE MEMÓRIAS
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 22/02/2019
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Cleonice Candida Gomes Leite
Orientando(s)
  • Fernando Kovaleski
Banca
  • Cássia Regina Tomanin
  • Claudete Cameschi de Souza
  • Cleonice Candida Gomes Leite
  • Solange de Carvalho Fortilli
Resumo
A VOZ DO OUTRO NO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 28/02/2018
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
Orientando(s)
  • Alex Sander Belduscho
Banca
  • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
  • Claudete Cameschi de Souza
  • Filomena Elaine Paiva Assolini
  • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
Resumo A Literatura e nossa prática têm mostrado que a produção textual é um dos grandes desafios na escola e do professor, uma vez que entendemos que ensinar a produzir textos é uma forma de dar voz aos alunos, fazendo-os sujeitos de sua história, por ser uma forma de garantir-lhes a participação na vida em sociedade; organizada, basicamente, pela escrita (BAKHTIN, 2004. 2011). Partimos do seguinte questionamento: como desenvolver práticas de produção textual em que o aluno articule, aqui e agora, um ponto de vista sobre o mundo, vinculado a certa interdiscursividade, de forma que contribua para uma significativa mudança na elaboração da argumentação em artigos de opinião? (GERALDI, 1997, p. 135-137). Temos como objetivo geral aplicar uma proposta de Ensino/Aprendizagem de textos na escola e não para a escola, a partir de Geraldi (1997, 2010), em que se questione no enunciado, a razão para dizer de forma que o locutor se constitua como tal para o outro, num processo dialógico na construção argumentativa, a partir do gênero discursivo artigo de opinião. Nossos objetivos específicos são: 1) analisar as vozes no texto pelos argumentos e contra-argumentos e seus efeitos de sentido; e 2) discutir como e por quais discursos manifesta-se a ideologia nos textos produzidos em dois momentos diferentes: primeira produção e terceira e última produção. Tendo como pressuposto que o artigo de opinião enquanto um gênero discursivo, constituído pela linguagem com função social é perpassado por vozes num processo dialógico, temos como hipótese de pesquisa que a intervenção do professor-pesquisador pode contribuir para que a voz do outro apareça ou não pela heterogeneidade constitutiva marcada no texto do aluno. Trata-se de uma pesquisa-ação, a partir de Thiollent (1994), que parte dos pressupostos teóricos do dialogismo interacional discutido por Bakhtin (2004, 2011), com apoio na Linguística Textual-Interacionista discutido por Koch (1996; 2009) e Cavalcante (2013) para tratar da referenciação, em interface com a Linguística Aplicada a partir de Coracini (2002) e Geraldi (1997, 2010), desenvolvida com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Estadual no interior de São Paulo, por um período de seis meses. As aulas foram organizadas em uma produção inicial, medial e final com atividades sobre o gênero discursivo Artigo de Opinião e sobre a presença de vozes do outro. Os resultados indicam que é imprescindível uma proposta de ensino em que se possa refletir com os alunos sobre a importância da utilização da voz marcada do outro no texto como recurso argumentativo, uma vez que a prática diária não aponta o uso de tais mecanismos. Esta Dissertação divide-se em três capítulos. No primeiro, procuramos apresentar algumas reflexões sobre conceitos principais para a pesquisa-ação, sobre a prática da leitura, sujeito, discurso, interdiscurso, interdiscursividade, formação discursiva, produção textual, enunciado, dialogia, argumentação e referenciação. No segundo, apresentamos o contexto de produção e realização da pesquisa-ação, as informações referentes à escola e aos alunos; bem como a própria pesquisa, em seus treze diferentes momentos. No terceiro capítulo, analisamos os textos produzidos pelos alunos nos três momentos propostos para a produção textual, discutindo os discursos pela voz do outro e seus efeitos de sentido. Por fim, fizemos uma reflexão sobre a intervenção do professor e as práticas e posturas dos alunos.
ENTRE BILHETES E VERSÕES: A ANÁLISE DE UM CONTO DE AVENTURA NA PERSPECTIVA TEXTUAL-INTERATIVA
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 28/02/2018
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Claudete Cameschi de Souza
Orientando(s)
  • Chirle Aparecida Rosa de Oliveira Henig
Banca
  • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
  • Claudete Cameschi de Souza
  • Filomena Elaine Paiva Assolini
  • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
Resumo Este trabalho é resultante da pesquisa de caráter qualitativo, pesquisa-ação, desenvolvida junto a alunos do 6º ano de uma escola pública de Alto Garças (MT), que teve como objetivo geral refletir as tematizações e as práticas didático-metodológicas no processo de ensino-aprendizagem; e, como objetivos específicos: desenvolver ações que possibilitem a melhoria do ensino de língua portuguesa, no que se refere ao domínio da leitura e da escrita; introduzir e desenvolver um trabalho pedagógico com base nas práticas de produção e reescrita textual por meio da perspectiva dos gêneros discursivos; e sugerir uma proposta metodológica que tem como eixo o bilhete orientador no processo de (re)escrita dos textos. Em busca de tais objetivos, considerou-se a pesquisa-ação como metodologia que atende aos objetivos do programa PROFLETRAS, em virtude da intervenção no 6º ano do ensino fundamental com o trabalho realizado, uma vez que atuo como professora na sala pesquisada. Como suporte teórico, elegemos, sobretudo, os textos de Zilberman (1985); Lajolo e Zilbermam (1991); Thiollent (2011); Abramovich (1995); Brasil (1998); Coelho (2000); Antunes (2003); Dolz e Schneuwly (2004); Gotlib (2006); Rojo (2006); Signorini (2006); Souza (2008); Gregorin Filho (2009); Koch (2011); Barbosa (2012); Ruiz (2015), entre outros. O corpus desta pesquisa constitui-se, portanto, de 22 textos de alunos do 6º ano, suas primeiras e últimas produções, cuja proposta foi desenvolvida na perspectiva dos gêneros discursivos em situações sociocomunicativas, tendo como ponto de partida para as produções o gênero discursivo conto de aventura e, como eixo didático-metodológico, uma sequência didática e o bilhete orientador. Partindo do suporte teórico dos gêneros discursivos, numa abordagem interacionista e dialógica, que toma o texto como unidade de ensino e os gêneros discursivos como objeto deste ensino, a hipótese que orienta esta pesquisa é a de que, ao trabalhar com o gênero discursivo conto de aventura por meio do procedimento metodológico do bilhete orientador na produção escrita e (re)escrita de textos, organizados por sequências didáticas (SD), o professor contribui com a qualidade do processo de ensino- aprendizagem da língua portuguesa em ambiente escolar.
DO CAUSO À NOTÍCIA: ANÁLISE DA TRANSPOSIÇÃO DA ESTRUTURA DA NARRATIVA PARA A ESTRUTURA DO RELATO COM ALUNOS DE 6º ANO
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 28/02/2018
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Solange de Carvalho Fortilli
Orientando(s)
  • Gislene Eligia Bilalva Bordin
Banca
  • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
  • Marcos Luiz Wiedemer
  • Solange de Carvalho Fortilli
  • Vanessa Hagemeyer Burgo
Resumo Este trabalho teve como objetivo estudar a transposição da estrutura narrativa
para a estrutura do gênero textual notícia. Há indícios de que a familiaridade com a tipologia
narrativa interfere na construção da estrutura de gêneros que contemplem outras tipologias, no
caso em questão, a tipologia relatar. O domínio da linguagem constitui-se como elemento
primordial para o desenvolvimento de outras habilidades necessárias ao aluno, sendo da
escola o dever de proporcionar situações de aprendizagem que promovam a construção da
competência comunicativa, de forma que os estudantes estejam aptos para se comunicarem
em qualquer contexto. Assim, saber lidar com duas tipologias próximas, porém diversas,
auxilia o aluno no desenvolvimento de suas habilidades escolares e extra-escolares. A
pergunta de pesquisa era de que forma se podem sanar as dificuldades dos educandos para se
desvencilhar da estrutura narrativa e lidar com a estrutura de outras tipologias O objetivo
geral era validar a eficácia da intervenção aqui proposta para o desenvolvimento da
competência escritora do gênero notícia. Nossa pesquisa, de natureza pesquisa-ação
(THIOLLENT, 2011), deu-se por meio do desenvolvimento de uma Sequência Didática,
conforme postulam Dolz e Schneuwly (2004) e teve como produção final um folhetim para a
divulgação das notícias da unidade escolar, intitulado Fanzine do Brandão. Os resultados
indicam que, com a intervenção nos moldes da SD e motivados por uma situação real de
produção textual, os alunos demonstraram maior apropriação das estruturas e elementos
textuais inerentes ao gênero discutido. Além disso, apresentaram maior domínio das
especificidades dos gêneros jornalísticos e interesse pelas práticas sociais, já que a produção
de um jornal oportunizou que os textos, de fato, circulassem na comunidade escolar.
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