Mestrado em Letras

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
20199026: Alfabetização e Letramento - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Discussão sobre a relação entre Alfabetização e Letramento como processo contínuo e seus desdobramentos no Ensino Fundamental. Avaliação das propostas da Escola e de sua pedagogia de inclusão. Níveis de alfabetismo. Analfabeto funcional. O papel das políticas afirmativas.

20199027: Aspectos sociocognitivos e metacognitivos da leitura e da escrita - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo de processos sociocognitivos relacionados à aquisição da linguagem e ao aprendizado e desenvolvimento da leitura e da escrita. Reflexão sobre a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento. Elaboração de didáticas para o ensino de Língua Portuguesa com base na construção sociocognitiva do significado relacionada ao trato com textos orais e escritos.

20199025: Elaboração de projetos - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Letramento científico do docente e elaboração de projetos educacionais. Fundamentos para apropriação das TICs. Embasamento para o desenvolvimento de competências específicas em postagem, representação e recuperação de informação na WEB em plataforma da UAB, MOODLE e outras.

20199033: Elaboração de Trabalho de Conclusão - 0h 0 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Após a integralização curricular de disciplinas, o aluno deverá, com anuência de seu orientador, matricular-se, semestralmente, em "Elaboração de Trabalho de Conclusão".

20199028: Ensino da escrita, didatização e avaliação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Análise dos documentos oficiais orientadores da produção textual e sua adequação à sala de aula. Elaboração de descritores de avaliação de textos de alunos. Prática de análise linguística e reescritura de textos. Protocolos para docência. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

20199009: Ensino da Escrita, Didatização e Avaliação - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

-

20199021: Fonologia, Variação e Ensino - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Revisão dos conceitos fundamentais para os estudos fonético-fonológicos. Estudo de processos fonológicos com ênfase na realidade da escrita e da oralidade de alunos do Ensino Fundamental. Subsídios teóricos para explicar processos fonológicos que envolvam os usos linguísticos nas modalidades falada e escrita. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

20199011: Função Sociossimbólica da Linguagem - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

-

20199029: Gêneros discursivos/textuais e práticas sociais - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Os gêneros do discurso/textuais nos estudos contemporâneos da linguagem. Procedimentos analíticos. Os gêneros no ensino e aprendizagem da escuta, da leitura e da produção de textos. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

20199023: Gramática, Variação e Ensino - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Avaliação de gramáticas pedagógicas. Análise epilinguística e metalinguística considerando os fenômenos gramaticais mais produtivos e mais complexos na ampliação da competência comunicativa dos alunos na escuta, na leitura e na produção de textos orais e escritos. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

20199030: Leitura do texto literário - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Concepção de literatura e seu ensino. O ensino da literatura como experimentação: entre a leitura e a crítica. Processos de hibridização dos gêneros. O livro e o leitor: prazer e conhecimento. Práticas pedagógicas direcionadas à formação do leitor do texto literário. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

20199031: Linguagem, práticas sociais e ensino - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Bases epistemológicas relativas à definição do conceito de linguagem como prática discursiva. Princípios e procedimentos de análise dos discursos. Estudo de práticas discursivas em diversos contextos escolares e não escolares. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

20199024: Literatura e Ensino - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Concepções de literatura e ensino. Apreensão do literário: modelos redutores vs. crítico-criativos e suas repercussões na educação literária. O ensino da literatura no Ensino Fundamental. A literatura na construção de um sujeito agente de conhecimento. O professor de literatura no contexto sociocultural. Elaboração de projetos vinculados ao ensino da literatura no material didático e na prática docente.

20199032: Literatura infantil e juvenil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Considerações sobre a especificidade da literatura infantil. Relação texto e ilustração. Memória e formas de narrar no passado e no presente. Literatura e performance: gêneros orais e gestualidade. Aproximações entre poesia e infância. O clássico em adaptação e transcriação. Experiência estética e afetividade na infância e na adolescência. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

20199018: Literatura Infanto-Juvenil - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

-

20199022: Texto e Ensino - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudo da organização do texto e sua relação com as condições de produção. Plurissemiose e hipertexto na textualização e produção de sentidos. Avaliação do papel do texto nas aulas de Língua Portuguesa. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.