|
20199026: Alfabetização e Letramento - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Discussão sobre a relação entre Alfabetização e Letramento como processo contínuo e seus desdobramentos no Ensino Fundamental. Avaliação das propostas da Escola e de sua pedagogia de inclusão. Níveis de alfabetismo. Analfabeto funcional. O papel das políticas afirmativas.
|
|
|
20199027: Aspectos sociocognitivos e metacognitivos da leitura e da escrita - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo de processos sociocognitivos relacionados à aquisição da linguagem e ao aprendizado e desenvolvimento da leitura e da escrita. Reflexão sobre a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento. Elaboração de didáticas para o ensino de Língua Portuguesa com base na construção sociocognitiva do significado relacionada ao trato com textos orais e escritos.
|
|
|
20199025: Elaboração de projetos - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Letramento científico do docente e elaboração de projetos educacionais. Fundamentos para apropriação das TICs. Embasamento para o desenvolvimento de competências específicas em postagem, representação e recuperação de informação na WEB em plataforma da UAB, MOODLE e outras.
|
|
|
20199033: Elaboração de Trabalho de Conclusão - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Após a integralização curricular de disciplinas, o aluno deverá, com anuência de seu orientador, matricular-se, semestralmente, em "Elaboração de Trabalho de Conclusão".
|
|
|
20199028: Ensino da escrita, didatização e avaliação - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Análise dos documentos oficiais orientadores da produção textual e sua adequação à sala de aula. Elaboração de descritores de avaliação de textos de alunos. Prática de análise linguística e reescritura de textos. Protocolos para docência. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
|
|
|
20199009: Ensino da Escrita, Didatização e Avaliação - 45h |
45 |
Optativa |
|
|
|
20199021: Fonologia, Variação e Ensino - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Revisão dos conceitos fundamentais para os estudos fonético-fonológicos. Estudo de processos fonológicos com ênfase na realidade da escrita e da oralidade de alunos do Ensino Fundamental. Subsídios teóricos para explicar processos fonológicos que envolvam os usos linguísticos nas modalidades falada e escrita. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
|
|
|
20199011: Função Sociossimbólica da Linguagem - 45h |
45 |
Optativa |
|
|
|
20199029: Gêneros discursivos/textuais e práticas sociais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os gêneros do discurso/textuais nos estudos contemporâneos da linguagem. Procedimentos analíticos. Os gêneros no ensino e aprendizagem da escuta, da leitura e da produção de textos. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
|
|
|
20199023: Gramática, Variação e Ensino - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Avaliação de gramáticas pedagógicas. Análise epilinguística e metalinguística considerando os fenômenos gramaticais mais produtivos e mais complexos na ampliação da competência comunicativa dos alunos na escuta, na leitura e na produção de textos orais e escritos. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
|
|
|
20199030: Leitura do texto literário - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Concepção de literatura e seu ensino. O ensino da literatura como experimentação: entre a leitura e a crítica. Processos de hibridização dos gêneros. O livro e o leitor: prazer e conhecimento. Práticas pedagógicas direcionadas à formação do leitor do texto literário. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
|
|
|
20199031: Linguagem, práticas sociais e ensino - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Bases epistemológicas relativas à definição do conceito de linguagem como prática discursiva. Princípios e procedimentos de análise dos discursos. Estudo de práticas discursivas em diversos contextos escolares e não escolares. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
|
|
|
20199024: Literatura e Ensino - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Concepções de literatura e ensino. Apreensão do literário: modelos redutores vs. crítico-criativos e suas repercussões na educação literária. O ensino da literatura no Ensino Fundamental. A literatura na construção de um sujeito agente de conhecimento. O professor de literatura no contexto sociocultural. Elaboração de projetos vinculados ao ensino da literatura no material didático e na prática docente.
|
|
|
20199032: Literatura infantil e juvenil - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Considerações sobre a especificidade da literatura infantil. Relação texto e ilustração. Memória e formas de narrar no passado e no presente. Literatura e performance: gêneros orais e gestualidade. Aproximações entre poesia e infância. O clássico em adaptação e transcriação. Experiência estética e afetividade na infância e na adolescência. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
|
|
|
20199018: Literatura Infanto-Juvenil - 45h |
45 |
Optativa |
|
|
|
20199022: Texto e Ensino - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo da organização do texto e sua relação com as condições de produção. Plurissemiose e hipertexto na textualização e produção de sentidos. Avaliação do papel do texto nas aulas de Língua Portuguesa. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
|
|