UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE CONGRUÊNCIAS DE NÚMEROS INTEIROS |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/11/2021 |
Área |
TEORIA DOS NÚMEROS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Evaristo Liberto Nascimento Leiva
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Antonio Carlos Tamarozzi
- Fernando Pereira de Souza
- Gilberto Rodrigues dos Santos
|
Resumo |
O presente estudo propõe a introdução de tópicos básicos de Aritmética, sobretudo congruências, para alunos do ensino básico. A proposta objetiva contribuir para a complementação da formação Matemática nas escolas, através de atividades extracurriculares com a utilização de uma sequência de jogos. Relatamos a experiência adquirida com a aplicação do jogo, onde os alunos são desafiados a elaborarem estratégias de soluções que se tornam efetivas com a formalização do conceito matemático. |
|
Aplicações de Matrizes e Sistemas Lineares Utilizando do Scilab e o Geogebra |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2021 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Natália Aparecida Sylvestrino Pereira Santiago
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Lúcio Borges de Araújo
- Osmar Jesus Macedo
- Renato Cesar da Silva
|
Resumo |
Neste trabalho são apresentados conceitos sobre Matrizes e Sistemas Lineares, vistos
no 2º ano do Ensino Médio, com a proposta de resolução de problemas contextualizados
com a utilização de softwares educacionais livres, o Scilab e o GeoGebra, que trarão uma
abordagem mais dinâmica dos conteúdos. |
|
ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA JOVENS E ADULTOS |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/09/2021 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Edivaldo Romanini
- Fernando Pereira de Souza
- Jose Antonio Menoni
- Renato Cesar da Silva
|
Resumo |
Vivemos uma triste realidade no país, a saber, milhões de brasileiros têm seus nomes inscritos em órgãos de proteção ao crédito, como SCPC e SERASA. Isso não ocorre apenas porque estas pessoas são más pagadoras, mas sim pela falta de uma educação financeira quando estão entrando na idade adulta. Outro ponto que merece destaque diz respeito ao fato que, muitas vezes, por ignorar as armadilhas financeiras embutidas em operações de empréstimos, muitas pessoas ficam nas mãos de agentes emprestadores de crédito, sejam eles oficiais ou não. Outro agravante é o consumo inadequado, seja de bens ou serviços, sendo que o consumo sem necessidade prejudica o poder de compra.
Esse trabalho foi voltado para o ensino médio, buscando a melhora da educação dos jovens através da matemática financeira. Procuramos descrever casos reais na qual uma decisão errada pode prejudicar uma pessoa por um longo período de sua vida. Adicionalmente, destacamos neste trabalho exemplos práticos envolvidos em situações financeiras como: juros, tabelas de amortização, formas de pagamentos e principalmente a equivalência de capitais, que é como se comporta o dinheiro no decorrer do tempo.
Palavras-chave: Juros, taxa, financiamento, amortização, matemática financeira, tomada de decisões. |
|
UMA INTRODUÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA (EAM) COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE DESENHO GEOMÉTRICO |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/08/2021 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- JULIANA DE MELO FERRACINI
|
Banca |
- Edivaldo Romanini
- Fernando Pereira de Souza
- Renato Cesar da Silva
- Waleria Andrade Martins
|
Resumo |
O presente trabalho tem como proposta apresentar o resultado da pesquisa em que o objetivo foi analisar a experiência da aprendizagem mediada (EAM) como metodologia aplicada ao ensino de desenho geométrico, como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Apresentar os conteúdos matemáticos de forma prática, prazerosa e real é essencial para a construção de conhecimento e conceitos aplicáveis na vida cotidiana. O ensino de desenho geométrico utilizando a EAM, como metodologia que permite uma perspectiva diferente, com proposta diversificada, faz com que a aprendizagem ocorra com significado para o estudante. Nesse contexto, propõem-se nesse trabalho atividades de Desenho Geométrico com metodologia da experiência da aprendizagem mediada (EAM), pois dessa forma acredita-se que o aprendizado dos estudantes ocorra de forma transcendente. Observa-se o quanto é importante esse processo, ao realizar-se a aplicação de uma das atividades propostas e a análise dos dados obtidos. Evidenciou-se que os alunos se apropriaram de habilidades que lhes permitiram resolver com facilidade as questões propostas, refletindo a evolução do ensino-aprendizado.
|
|
Artefatos para o ensino e aprendizagem das cônicas em sala de aula |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/05/2021 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Fernando Pereira de Souza
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Antonio Carlos Tamarozzi
- Edivaldo Romanini
- Fernando Pereira de Souza
- Rinaldo Vieira da Silva Junior
|
Resumo |
SOLERA, MARLI. Artefatos para o Ensino e Aprendizagem das Cônicas em Sala de Aula. 2021. 88p. Dissertação (MESTRADO PROFISSIONAL) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, 2021.
Este trabalho sugere um estudo das seções cônicas: elipse, hipérbole e parábola, através de cortes no cone e utilizando cálculos algébricos estudados no ensino médio como: multiplicação de matrizes, trigonometria e sistema linear. Também apresenta construções com artefatos para estabelecer uma relação geométrica e algébrica dando enfoque na geometria euclidiana. O final desde trabalho, destaca uma aplicação deste conteúdo em uma sala da terceira série do ensino médio usando os cinco níveis hierárquicos do conhecimento segundo Van Hiele.
Palavras-chave: Cônicas. Elipse. Hipérbole. Parábola,
|
|
Razão e Proporção: Uma proposta de ensino explorando problemas do cotidiano |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/05/2021 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Edivaldo Romanini
- Fernando Pereira de Souza
- Jose Antonio Menoni
- Renato Cesar da Silva
|
Resumo |
Esse trabalho tem como propósito dar sentido ao ensino de razão e proporção a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, utilizando como ferramenta pedagógica a aprendizagem significativa associada a recursos tecnológicos que estão cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes. Diante das transformações que nossa sociedade vem enfrentando ao longo do tempo deve-se admitir tais mudanças também no cenário educacional. O professor assim como a escola devem acompanhar essas transições buscando métodos e estratégias para que o processo ensino-aprendizagem seja significativo ao aluno. Dessa forma, propõem-se algumas atividades utilizando recursos tecnológicos articulados com o cotidiano dos estudantes, pois acredita-se que o processo de memorização e aprendizagem ocorram de maneira bem mais eficiente.
Palavras-chave: Razão e Proporção; Aprendizagem significativa; Recursos tecnológicos. |
|
ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/03/2021 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Allan Edley Ramos de Andrade
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Diogo Ramalho de Oliveira
- Fernando Pereira de Souza
- Renato Cesar da Silva
|
Resumo |
Neste trabalho apresentaremos uma nova abordagem no ensino da lógica matemática, que faz uso de tabelas verdade, álgebra booleana e desafios de verdade ou mentira, além de diversos exemplos de aplicações com o objetivo de desenvolver algumas das habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo é
fornecer uma material de apoio aos professores que ministram aulas no ensino fundamental II e ensino médio disponibilizando um capı́tulo com atividades para cada etapa do ensino, que varia do 6º até 3º do ensino médio, através do uso de algoritmos
executados no software VisuAlg. |
|
Um estudo sobre os exercícios de probabilidade na OBMEP |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/02/2021 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Allan Edley Ramos de Andrade
|
Orientando(s) |
- JONATHAN WILLIAN DE SOUZA
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Osmar Jesus Macedo
- Régis Leandro Braguim Stábile
- Vitor Moretto Fernandes da Silva
|
Resumo |
A OBMEP desde 2005 incentiva o estudante a buscar na Matemática mais do que simplesmente fazer
cálculos, mas sim desenvolver o raciocínio lógico matemático presente em suas questões. Com bolsas de
estudo, medalhas e títulos, a instituição busca somar novos talentos para o Brasil, como bem diz a sua
logo. Neste trabalho, abordaremos as temáticas de probabilidade e combinatória, utilizando questões
da OBMEP de 2005 a 2019. Pretende-se enunciar novas soluções para os exercícios, bem como inserir
comentários e sugestões, com o intuito de auxiliar os docentes que venham a utiliza-lo em sala de aula,
como material de apoio. O foco principal, é um olhar pedagógico para cada questão, um auxílio sobre
como um professor pode utilizar o banco de questões e as provas anteriores como objeto de estudo para
motivar seus alunos a buscarem algo a mais. Sempre ressaltando as diversas oportunidades que essa e
outras competições estudantis têm a oferecer.
Palavras-chave: Probabilidade, OBMEP, Ensino de Matemática. |
|
ATIVIDADES PRÁTICAS DE MATEMÁTICA APLICADAS NA TOPOGRAFIA |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/02/2021 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Fernando Pereira de Souza
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- André Vicente
- Antonio Carlos Tamarozzi
- Fernando Pereira de Souza
- Vitor Moretto Fernandes da Silva
|
Resumo |
Este trabalho apresenta exemplos de atividades práticas de matemática utilizando conceitos do ensino médio aplicadas na topografia. Inicialmente será apresentada uma breve introdução à topografia, seu histórico, definições, e referencial teórico matemático com todas as demonstrações dos conceitos que serão utilizados nas atividades práticas. O referencial topográfico ajudará o professor de matemática a ter mais familiaridade nos assuntos relacionados à topografia. Ao final, o projeto didático é iniciado com a construção de um teodolito caseiro, para fazer as medições de ângulos, após tem-se a apresentação de vários exemplos de atividades práticas envolvendo os assuntos da topografia como a determinação de distâncias verticais e horizontais, determinação da área de terrenos poligonais e também a representação em escala dos levantamentos. Assim, com estas atividades o professor terá um ensino bastante atrativo e contextualizado. |
|
CONGRUÊNCIA MODULAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
15/01/2021 |
Área |
TEORIA DOS NÚMEROS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Antonio Carlos Tamarozzi
- Fernando Pereira de Souza
- José Ivan da Silva Ramos
|
Resumo |
|
|
Exponencial e Logarítimo: aplicação utilizando notas musicais |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/12/2020 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Vitor Moretto Fernandes da Silva
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Marcos Vinicius Pereira Spreafico
- Renato Cesar da Silva
- Suetônio de Almeida Meira
- Vitor Moretto Fernandes da Silva
|
Resumo |
|
|
A importância da educação financeira como fator de influência nas tomadas de decisões |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
21/11/2020 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Edivaldo Romanini
- Jose Antonio Menoni
- Renato Cesar da Silva
- Vitor Moretto Fernandes da Silva
|
Resumo |
|
|
Um estudo sobre equações e inequações trigonométricas |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
12/11/2020 |
Área |
ALGEBRA |
Orientador(es) |
- Allan Edley Ramos de Andrade
|
Orientando(s) |
- Camila Costa Menezes Monteiro
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Fernando Pereira de Souza
- Jose Antonio Menoni
- Renato Cesar da Silva
|
Resumo |
|
|
Potencialização e radiciação de números complexos: uma abordagem geométrica |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/10/2020 |
Área |
GEOMETRIA ALGÉBRICA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Jefferson Magalhães Franceschini
|
Banca |
- Edivaldo Romanini
- Fernando Pereira de Souza
- Jose Antonio Menoni
- Renato Cesar da Silva
|
Resumo |
|
|
Um estudo sobre inequações e médias do ponto de vista geométrico |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/10/2020 |
Área |
GEOMETRIA ALGÉBRICA |
Orientador(es) |
- Allan Edley Ramos de Andrade
|
Orientando(s) |
- Roger Gomes Soares da Silva
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Eugenia Brunilda Opazo Uribe
- Fernando Pereira de Souza
- Renato Cesar da Silva
|
Resumo |
|
|
Um esttudo sobre inequações e médias do ponto de vista geométrico |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
30/10/2020 |
Área |
GEOMETRIA ALGÉBRICA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
|
Resumo |
|
|
Geometria Analítica e Vetores no Ensino Médio |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/09/2020 |
Área |
GEOMETRIA E TOPOLOGIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Carlos Gabriel Germano de Oliveira
|
Banca |
- Edivaldo Romanini
- Fernando Pereira de Souza
- Jose Antonio Menoni
- Renato Cesar da Silva
|
Resumo |
|
|
O uso da lógica matemática para interpretação e resolução de problemas |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/01/2020 |
Área |
LÓGICA MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Vanessa de Freitas Travello
|
Banca |
- Antonio Carlos Tamarozzi
- Eugenia Brunilda Opazo Uribe
- Fernando Pereira de Souza
- Rangel Ferreira do Nascimento
|
Resumo |
|
|
Cônicas no Ensino Médio: experiências com o uso de materiais manipuláveis e novas tecnologias. |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
07/12/2019 |
Área |
GEOMETRIA E TOPOLOGIA |
Orientador(es) |
- Eugenia Brunilda Opazo Uribe
|
Orientando(s) |
- Celson André de Lima Júnior
|
Banca |
- Antonio Carlos Tamarozzi
- Eugenia Brunilda Opazo Uribe
- Fernando Pereira de Souza
- Jose Antonio Menoni
|
Resumo |
|
|
A CRIPTOGRAFIA USADA COMO FERRAMENTA CAPAZ DE FIXAR CONTEÚDOS E DE DESPERTAR O INTERESSE PELA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
14/11/2019 |
Área |
LÓGICA MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Fernando Pereira de Souza
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Antonio Carlos Tamarozzi
- Eugenia Brunilda Opazo Uribe
- Fernando Pereira de Souza
- Nair Rodrigues de Souza
|
Resumo |
|
|