Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
A TANGENTE NA PRÁTICA: UMA PROPOSTA COM METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 12/09/2025
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Vitor Moretto Fernandes da Silva
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Gabriel Antônio da Silva Inácio
    Banca
    • Allan Edley Ramos de Andrade
    • Pedro Toniol Cardin
    • Renato Cesar da Silva
    • Silvia Regina Vieira da Silva
    • Vitor Moretto Fernandes da Silva
    Resumo Esta dissertação apresenta uma proposta didática fundamentada em metodologias
    ativas para o ensino da razão trigonométrica tangente no Ensino Médio. A pesquisa
    foi realizada com estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom
    Bosco de Três Lagoas (MS) e consistiu em uma atividade prática baseada na
    observação da sombra dos próprios estudantes e na medição de suas alturas. Os
    dados obtidos experimentalmente foram comparados com informações reais de
    elevação solar, utilizando ferramentas digitais como o site SunEarthTools. Além da
    análise quantitativa dos resultados, foram coletadas percepções escritas dos
    estudantes por meio de um instrumento reflexivo, permitindo observar o impacto
    pedagógico da proposta na perspectiva dos próprios participantes. A proposta teve
    como objetivo tornar o ensino da Trigonometria mais significativo, ao aproximar os
    conceitos matemáticos do cotidiano dos estudantes, promovendo o protagonismo
    discente, o pensamento investigativo e a interdisciplinaridade. Os resultados
    indicaram alto engajamento dos estudantes, melhor compreensão dos conceitos
    envolvidos e a construção de uma aprendizagem contextualizada e duradoura. A
    pesquisa evidenciou que a aplicação de metodologias ativas, aliadas a recursos
    tecnológicos e à investigação empírica, pode contribuir significativamente para
    superar as dificuldades no ensino tradicional da Trigonometria.
    Explorando Volume e Capacidade com Metodologias Ativas: Uma Experiência com Oficinas e Rotações por Estações no Ensino Médio.
    Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 05/09/2025
    Área MATEMÁTICA
    Orientador(es)
    • Edivaldo Romanini
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Bruno Otávio Alves Pereira
      Banca
      • Edivaldo Romanini
      • Fernando Pereira de Souza
      • Jose Antonio Menoni
      • Renato Cesar da Silva
      Resumo Analisamos, neste trabalho como o uso de metodologias ativas pode
      contribuir para a aprendizagem de conteúdos de Geometria Espacial no Ensino
      Médio, com foco na utilização de estações de aprendizagem associadas a
      recursos tecnológicos e atividades práticas, com o objetivo de engajar, e
      incentivar os estudantes. Com uma sequência didática centrada no
      protagonismo dos estudantes, articulando saberes teóricos e experiências
      concretas com sólidos geométricos.
      A aplicação ocorreu em uma escola da cidade de Presidente Epitácio –
      SP, com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, na disciplina de Orientação
      de Estudos – Matemática, que tem como foco a recomposição de habilidades e
      o estímulo à autonomia dos estudantes.
      A análise dos resultados foi realizada com base em registros das aulas,
      observações, quiz de perguntas e feedback dos estudantes. Os resultados
      apontam que a abordagem favoreceu a participação, trabalho em grupo e a
      compreensão dos conceitos geométricos, além de promover maior engajamento
      e autonomia dos estudantes. Com isso, reafirmamos a importância das
      metodologias ativas, que incentive a investigação, conceitos teóricos e práticos
      que valorizem o aprender fazendo e ampliem as possibilidades de ensinar
      Matemática de forma significativa.
      Palavras Chave: metodologias ativas; geometria espacial; ensino médio.
      A função quadrática no 9º ano: Práticas com roteiros e projetos como estratégias de ensino
      Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
      Tipo Dissertação
      Data 13/08/2025
      Área MATEMÁTICA
      Orientador(es)
      • Allan Edley Ramos de Andrade
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Danilo Aparecido Matias dos Santos
        Banca
        • Allan Edley Ramos de Andrade
        • Antonio Carlos Tamarozzi
        • Enio Garbelini
        • Vitor Moretto Fernandes da Silva
        Resumo Este projeto tem como objetivo investigar como a experiência com jogos, brinquedos e protótipos, bem como o uso de manuais e tutoriais, pode influenciar a aprendizagem da matemática, em especial, equações e funções do 2.º grau. Através de uma sequência didática inspirada na cultura maker, buscamos entender como essa abordagem pode promover a iniciativa e a autonomia dos alunos, além de facilitar a conexão entre atividades lúdicas com as convencionais, ajudando-os a desenvolver competências e habilidades em um ambiente de aprendizagem mais significativo.
        O PODCAST NA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO
        Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
        Tipo Dissertação
        Data 14/12/2024
        Área MATEMÁTICA
        Orientador(es)
        • Renato Cesar da Silva
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Jéfferson Frois Pontin
          Banca
          • Edivaldo Romanini
          • Renato Cesar da Silva
          • Rosana Satie Takehara
          • Vitor Moretto Fernandes da Silva
          • Waleria Andrade Martins
          Resumo A presente dissertação tem por foco a análise da utilização do podcast, como recurso de implementação da Metodologia de Resolução de Problemas e, para tanto, fundamenta-se na seguinte indagação: que potencial há na associação dos vieses metodológicos e instrumentais supracitados para a recomposição do processo de ensino-aprendizagem de objetos de conhecimento da Matemática no Ensino Médio? Diante disso, buscou-se aprimorar a compreensão das vertentes desta metodologia no universo educacional matemático e estudar as possibilidades pedagógicas de implementação do podcast a basilar do já explanado em Pontin (2020) e das diretrizes documentais do Currículo Paulista e da Base Nacional Comum Curricular. Em seguida, realizou-se um levantamento, à luz dos resultados obtidos nas últimas avaliações internas e externas, de conteúdos e habilidades estruturantes em defasagem, passíveis de integrarem um processo de “recomposição de aprendizagem” moldado pelos eixos temáticos. Para isso, foram produzidas duas situações-problema, divulgadas tanto em meio impresso como em episódios de podcast, sendo uma delas destinada à uma turma da 1ª série e outra a uma 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do interior paulista. A investigação, de natureza quantitativa e qualitativa, contou com a participação dos alunos dessas classes, que realizaram as atividades propostas e responderam a dois questionários físicos: o primeiro antes e o segundo após o contato com as problemáticas. Os resultados, de modo geral, corroboram as potencialidades estudadas diante do estímulo ao protagonismo e ao interesse estudantil em relação à contextualização, à organização processual e à aplicação do saber, valorizando a interação, a cooperação e os diferentes estilos de aprendizagem e de expressão.

          Palavras-chave: Ensino Médio. Metodologia de Resolução de Problemas. Podcast. Recomposição de Aprendizagem.
          O Teorema de Pitágoras Vivenciado em Laboratórios sob a Perspectiva Lúdica
          Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
          Tipo Dissertação
          Data 03/09/2024
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Fernando Pereira de Souza
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Claudia Roberta Truzi
            Banca
            • Edivaldo Romanini
            • Eugenia Brunilda Opazo Uribe
            • Fernando Pereira de Souza
            • Jose Antonio Menoni
            • Vitor Moretto Fernandes da Silva
            Resumo Esta dissertação tem por objetivo o estudo sobre um importante Teorema que é introduzido nos anos finais do Ensino Fundamental e que pode ser aprofundado no Ensino Médio, sendo este o famoso e fascinante Teorema de Pitágoras, sobre o qual é pouco sabido na educação básica que há mais de 400 demonstrações dele. Assim, aqui se encontram algumas dessas demonstrações escolhidas por afinidades. O trabalho aborda algumas demonstrações algébricas, geométricas e possui um enfoque em atividades laboratoriais, as quais foram desenvolvidas em sala de aula. Logo espera-se que este estudo seja um importante aliado dos Professores, com o objetivo de diminuir a distância entre os estudantes e a Matemática, colaborando assim para uma aprendizagem significativa.

            Palavras-chave: Pitágoras, Quebra Cabeça, Desafios, Lúdico.
            O ensino de combinatória e o método da contagem dupla
            Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
            Tipo Dissertação
            Data 29/08/2024
            Área MATEMÁTICA
            Orientador(es)
              Coorientador(es)
              Orientando(s)
                Banca
                  Resumo
                  O ensino de combinatória e o método da contagem dupla.
                  Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                  Tipo Dissertação
                  Data 29/08/2024
                  Área MATEMÁTICA
                  Orientador(es)
                  • Antonio Carlos Tamarozzi
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Valter Paulo Pereira Mendes
                    Banca
                    • Allan Edley Ramos de Andrade
                    • Antonio Carlos Tamarozzi
                    • Eugenia Brunilda Opazo Uribe
                    • Fernando Pereira de Souza
                    • Raildo Santos de Lima
                    Resumo Este trabalho tem como objetivo explorar o ensino da Análise Combinatória dentro do contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual enfatiza a importância do desenvolvimento do pensamento combinatório desde o ensino fundamental. A dissertação inicia com uma revisão das abordagens tradicionais que incluem conceitos clássicos como: arranjos, combinações e permutações. Contudo, o foco principal é a proposta de uma nova metodologia de ensino centrada na contagem dupla, que substitui a utilização direta das fórmulas convencionais. A proposta se baseia na análise do Coeficiente Binomial em conexão com a Teoria dos Conjuntos e o Princípio Fundamental da Contagem, buscando assim promover uma compreensão mais profunda e intuitiva dos conceitos combinatórios. Essa abordagem visa facilitar o aprendizado significativo, tornando o ensino da Análise Combinatória mais acessível para os alunos do ensino médio, contribuindo assim para uma base sólida no raciocínio matemático.
                    Palavras-chave: Análise Combinatória, Contagem Dupla, Ensino de Matemática, BNCC, Metodologia de Ensino.
                    Frações: Uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de rotação por estações
                    Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                    Tipo Dissertação
                    Data 28/08/2024
                    Área MATEMÁTICA
                    Orientador(es)
                    • Renato Cesar da Silva
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Adriana Matsuura de Oliveira
                      Banca
                        Resumo Neste trabalho, apresentamos uma proposta de ensino para as noções básicas de Frações com o uso de Metodologias Ativas para alunos dos 6º anos do ensino fundamental. Esta proposta foi elaborada na perspectiva do modelo de Rotação por Estações, e o uso das tecnologias digitais foi contemplado em duas dentre quatro estações de aprendizagem. Foi utilizada a plataforma Wordwall como recurso tecnológico para o desenvolvimento desses dois ambientes virtuais de aprendizagem que possibilitaram a aplicação da nossa proposta de ensino em sala de aula. Destacamos que a aplicação de nossa proposta de ensino em sala de aula apresentou resultados favoráveis, uma vez que o modelo de rotação por estações contribuiu significativamente para o aprendizado de Frações e promoveu uma aula mais dinâmica, interativa e com maior engajamento. Além disso, observamos que os alunos apresentaram uma melhora considerável na cooperação, autonomia, proatividade e colaboração em grupo. Os desafios encontrados incluíram a necessidade de um planejamento detalhado e a gestão eficiente dos recursos tecnológicos, bem como a formação contínua dos professores para o uso eficaz dessas metodologias. Ainda assim, diante dos resultados positivos apresentados, surgiram perspectivas futuras de continuidade desse trabalho no contexto do uso das tecnologias digitais e do modelo de rotação por estações para novas propostas de ensino-aprendizagem de matemática.
                        Palavras-chave: Fração; metodologias ativas; ensino-aprendizagem; rotação por estações; tecnologias digitais.
                        Frações: Uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de rotação por estações"
                        Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                        Tipo Dissertação
                        Data 27/08/2024
                        Área MATEMÁTICA
                        Orientador(es)
                        • Renato Cesar da Silva
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Adriana Matsuura de Oliveira
                          Banca
                          • Edivaldo Romanini
                          • Fernando Pereira de Souza
                          • Jose Antonio Menoni
                          • Renato Cesar da Silva
                          • Rosana Satie Takehara
                          Resumo
                          RACIOCÍNIO LÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UTILIZAÇÃO DE PORTAS LÓGICAS NO ENSINO
                          Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                          Tipo Dissertação
                          Data 23/08/2024
                          Área MATEMÁTICA
                          Orientador(es)
                          • Fernando Pereira de Souza
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • IGOR GUSTAVO DA COSTA PASSETTI
                            Banca
                            • Antonio Carlos Tamarozzi
                            • Edivaldo Romanini
                            • Eugenia Brunilda Opazo Uribe
                            • Fernando Pereira de Souza
                            • Jose Antonio Menoni
                            Resumo A implementação do novo ensino médio, acompanhada das novas normas e diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem propiciado a introdução de uma gama de disciplinas eletivas, que transcendem a esfera da formação Geral Básica. Essas disciplinas visam aprimorar e aprofundar os conteúdos do currículo tradicional, buscando intensificar o conhecimento dos alunos em diversas áreas do saber. Ao serem apresentadas aos alunos e incorporadas à carga horária curricular, estas disciplinas permitem aos estudantes optarem por áreas específicas de interesse e aprofundamento de conhecimento. Uma dessas disciplinas eletivas é o Raciocínio Lógico. Este trabalho delineia uma estratégia empregada para o ensino desta disciplina, visando não apenas a consolidação do conhecimento pelo aluno, mas também o estímulo lúdico para promover o interesse e a motivação dos educandos nesta área de estudo. O presente estudo oferece uma análise minuciosa da Lógica proposicional, estruturada por meio de uma sequência pedagógica elaborada pelo autor deste material. Além disso, são fornecidas orientações para a concepção de um experimento destinado a colocar em prática os conceitos da tabela verdade de dois conectivos lógicos: conjunção e disjunção. Também são apresentadas diretrizes para a aplicação deste experimento em sala de aula, de acordo com o cronograma e a sequência didática propostos neste estudo.
                            Produto de Números Inteiros: Uma nova proposta de Ensino
                            Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                            Tipo Dissertação
                            Data 22/09/2023
                            Área MATEMÁTICA
                            Orientador(es)
                            • Vitor Moretto Fernandes da Silva
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • EDÉLCIO LOURENÇO DE PAULA BORGES MENEZES
                              Banca
                              • Aline Graciele Mendonça
                              • Allan Edley Ramos de Andrade
                              • Jose Antonio Menoni
                              • Renato Cesar da Silva
                              • Vitor Moretto Fernandes da Silva
                              Resumo Esta dissertação investiga possibilidades didáicas para o ensino da
                              multiplicação de números inteiros, destacando o potencial das atividades ao
                              ar livre e dos jogos de cartas como ferramentas educacionais eficazes. O
                              estudo busca explorar como a combinação de aprendizado ao ar livre e
                              abordagens lúdicas podem melhorar o entendimento e a aprendizagem dos
                              conceitosmatemáticos pelos alunos. No contexto de atividades ao ar livre, o
                              foco está na criação de ambientes saudáveis de aprendizado que fujam do
                              ambiente delimitado pelas quatro paredes dasala de aula convencional. Assim,
                              o uso de jogos de cartas como instrumento lúdico baseia-se na ideia de que o
                              engajamento emocional e a diversão promove a aprendizagem significativa.
                              Esses jogos estimulam a aplicação prática dos conceitos matemáticos, o
                              desenvolvimento do raciocínio estratégico e a colaboração entre os estudantes.
                              Foi desenvolvido a implementação de atividades ao ar livre e jogos de cartas,
                              acompanhada da análise do desempenho dos alunos e de suas percepções
                              sobre as abordagens utilizadas. Os resultados indicam que a integração de
                              elementos lúdicos e o aprendizado ao ar livre contribuem significativamente
                              para um maior entendimento da multiplicação de números inteiros. Os alunos
                              relataram um aumento do interesse pelo conteúdo, uma consolidação na
                              retenção do conhecimento e uma maior confiança em suas habilidades
                              matemáticas.
                              Produto de Números Inteiros: Uma nova proposta de Ensino
                              Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                              Tipo Dissertação
                              Data 22/09/2023
                              Área MATEMÁTICA
                              Orientador(es)
                                Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                  Banca
                                  • Allan Edley Ramos de Andrade
                                  • Jose Antonio Menoni
                                  • Renato Cesar da Silva
                                  • Vitor Moretto Fernandes da Silva
                                  Resumo
                                  MATEMÁGICA: A MATEMÁTICA ESCONDIDA EM TRUQUES E MACETES
                                  Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 22/09/2023
                                  Área MATEMÁTICA
                                  Orientador(es)
                                  • Antonio Carlos Tamarozzi
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Anne Ellen Fernandes Rocha
                                    Banca
                                    • Allan Edley Ramos de Andrade
                                    • Antonio Carlos Tamarozzi
                                    • Fernando Pereira de Souza
                                    • Sérgio Brazil Junior
                                    Resumo As facilidades de comunicação e de divulgação propiciadas pela internet trazem consigo diversos materiais na forma de truques, macetes ou mágicas envolvendo cálculos matemáticos e, muitas vezes, conteúdos de Matemática relevantes podem ser destacados nestas apresentações. Neste trabalho são analisadas alguns destes materiais, com o objetivo de evidenciar o raciocínio lógico envolvido e sugerir sua utilização como complemento para aulas de Matemática no ensino básico, possibilitando uma abordagem lúdica que desperta a curiosidade dos estudantes.
                                    Explorando as Funções Quadráticas: Estratégias e Atividades Práticas para o Ensino Efetivo
                                    Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 21/09/2023
                                    Área MATEMÁTICA
                                    Orientador(es)
                                    • Allan Edley Ramos de Andrade
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • DANILO TADASHI IZUMITANI
                                      Banca
                                      • Allan Edley Ramos de Andrade
                                      • Eugenia Brunilda Opazo Uribe
                                      • Renato Cesar da Silva
                                      • Vitor Moretto Fernandes da Silva
                                      Resumo O estudo de função quadrática é um dos conceitos presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os estudantes do ensino médio. Esse trabalho tem como objetivo mostrar ao leitor uma atividade realizada com alunos de uma escola estadual no interior de São Paulo com o intuito desenvolver as habilidades EM13MAT402 e EM13MAT502, fazendo uso do lançamento de uma bola de basquete na quadra da escola, além de demonstrações e o uso dos softwares Tracker e o GeoGebra.
                                      Estudo sobre áreas de figuras planas, com utilização de recursos variados, para uma aprendizagem significativa
                                      Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 11/09/2023
                                      Área MATEMÁTICA
                                      Orientador(es)
                                        Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                          Banca
                                          • Allan Edley Ramos de Andrade
                                          • Jose Antonio Menoni
                                          • Renato Cesar da Silva
                                          • Vitor Moretto Fernandes da Silva
                                          Resumo
                                          "ESTUDO SOBRE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS, COM EMPREGO DE MÉTODOS E RECURSOS VARIADOS."
                                          Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 11/09/2023
                                          Área MATEMÁTICA
                                          Orientador(es)
                                          • Vitor Moretto Fernandes da Silva
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Leila da Silva Santos
                                            Banca
                                            • Allan Edley Ramos de Andrade
                                            • Bruna Silveira Pavlack
                                            • Jose Antonio Menoni
                                            • Renato Cesar da Silva
                                            • Vitor Moretto Fernandes da Silva
                                            Resumo Santos, LEILA. Estudo sobre áreas de figuras planas, com emprego de métodos e recursos variados. Dissertação (MESTRADO PROFISSIONAL) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, 2023.

                                            O principal objetivo desta dissertação é contribuir para um ensino de qualidade e inclusivo. Essa contribuição será através de um estudo sobre Áreas de Figuras Planas, com a utilização de vários recursos e metodologias. O conceito de área será abordado de maneira concreta, contextualizada e inclusiva. Este trabalho, embora possa parecer, não é sobre inclusão ou como trabalhar determinado conteúdo com estudantes com algum tipo de deficiência. É sobre o estudo de Áreas de Figuras Planas e como ensiná-las, de maneira simples, concreta, em que todos aprendam, possuindo ou não alguma deficiência. Para isso, são apresentadas algumas técnicas para o cálculo de área, que podem ser aprofundadas, de acordo com o avanço de cada turma.



                                            Palavras-chave: Área. Aprendizagem. Figuras Planas. Polígonos. Recursos. Teorema de Pick.
                                            Método por Excesso e Falta. Tangram. Decomposição de Polígonos. Método de Gauss. Regra do Cadarço.
                                            Metodologias Ativas no Ensino de Sistemas Lineares no Ensino Fundamental.
                                            Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 23/08/2023
                                            Área ALGEBRA
                                            Orientador(es)
                                            • Edivaldo Romanini
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • CECÍLIA MARTINEZ VELHO
                                              Banca
                                              • Edivaldo Romanini
                                              • Fernando Pereira de Souza
                                              • Jose Antonio Menoni
                                              • Renato Cesar da Silva
                                              Resumo A ideia central neste trabalho foi analisar o tema Metodologias Ativas, suas aplicações em sala de aula, quais são os objetivos e apresentar alguns exemplos relacionados. Os conceitos das Metodologias Ativas foram aplicados para um tema específico do ensino fundamental, a saber, Sistemas Lineares. Elaboramos uma sequência didática com a aplicação de algumas Metodologias Ativas em atividades de Sistemas Lineares para o ensino fundamental, tais como atividades de desafios com figuras (linguagem pictórica), jogos com planos cartesianos, resolução de problemas com Sistemas Lineares fazendo uso de linguagem algébrica e representação geométrica com auxílio do software Geogebra.
                                              Fazendo uma pesquisa rápida pelo site do Profmat sobre dissertações relacionadas a Metodologias Ativas, percebemos que há 18 dissertações que contém “Metodologias Ativas” e 5 dissertações que contém “Metodologia Ativa” em seus títulos, num total de 6.608 registros até a data de 03 de setembro de 2022. Atualmente esse tema é constantemente abordado em orientações técnicas oferecidas pela diretoria de ensino de Araçatuba - SP e nas formações oferecidas pela secretaria de educação do Estado de São Paulo, logo percebemos que embora as Metodologias Ativas não sejam algo novo, elas têm sido bastante utilizadas.
                                              Esse trabalho foi aplicado em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Araçatuba – SP, no 2º bimestre de 2022, porém não pudemos concluir os resultados, pois durante a aplicação houve um surto de covid 19 e muitos estudantes faltaram, atrapalhando a sequência e os resultados.
                                              UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE CONGRUÊNCIAS DE NÚMEROS INTEIROS
                                              Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                                              Tipo Dissertação
                                              Data 22/11/2021
                                              Área TEORIA DOS NÚMEROS
                                              Orientador(es)
                                              • Antonio Carlos Tamarozzi
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Evaristo Liberto Nascimento Leiva
                                                Banca
                                                • Allan Edley Ramos de Andrade
                                                • Antonio Carlos Tamarozzi
                                                • Fernando Pereira de Souza
                                                • Gilberto Rodrigues dos Santos
                                                Resumo O presente estudo propõe a introdução de tópicos básicos de Aritmética, sobretudo congruências, para alunos do ensino básico. A proposta objetiva contribuir para a complementação da formação Matemática nas escolas, através de atividades extracurriculares com a utilização de uma sequência de jogos. Relatamos a experiência adquirida com a aplicação do jogo, onde os alunos são desafiados a elaborarem estratégias de soluções que se tornam efetivas com a formalização do conceito matemático.
                                                Aplicações de Matrizes e Sistemas Lineares Utilizando do Scilab e o Geogebra
                                                Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                                                Tipo Dissertação
                                                Data 30/09/2021
                                                Área MATEMÁTICA
                                                Orientador(es)
                                                • Osmar Jesus Macedo
                                                Coorientador(es)
                                                  Orientando(s)
                                                  • Natália Aparecida Sylvestrino Pereira Santiago
                                                  Banca
                                                  • Allan Edley Ramos de Andrade
                                                  • Lúcio Borges de Araújo
                                                  • Osmar Jesus Macedo
                                                  • Renato Cesar da Silva
                                                  Resumo Neste trabalho são apresentados conceitos sobre Matrizes e Sistemas Lineares, vistos
                                                  no 2º ano do Ensino Médio, com a proposta de resolução de problemas contextualizados
                                                  com a utilização de softwares educacionais livres, o Scilab e o GeoGebra, que trarão uma
                                                  abordagem mais dinâmica dos conteúdos.
                                                  ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA JOVENS E ADULTOS
                                                  Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                                                  Tipo Dissertação
                                                  Data 11/09/2021
                                                  Área MATEMÁTICA
                                                  Orientador(es)
                                                  • Edivaldo Romanini
                                                  Coorientador(es)
                                                    Orientando(s)
                                                    • FÁBIO ROGÉRIO FARDIN
                                                    Banca
                                                    • Edivaldo Romanini
                                                    • Fernando Pereira de Souza
                                                    • Jose Antonio Menoni
                                                    • Renato Cesar da Silva
                                                    Resumo Vivemos uma triste realidade no país, a saber, milhões de brasileiros têm seus nomes inscritos em órgãos de proteção ao crédito, como SCPC e SERASA. Isso não ocorre apenas porque estas pessoas são más pagadoras, mas sim pela falta de uma educação financeira quando estão entrando na idade adulta. Outro ponto que merece destaque diz respeito ao fato que, muitas vezes, por ignorar as armadilhas financeiras embutidas em operações de empréstimos, muitas pessoas ficam nas mãos de agentes emprestadores de crédito, sejam eles oficiais ou não. Outro agravante é o consumo inadequado, seja de bens ou serviços, sendo que o consumo sem necessidade prejudica o poder de compra.
                                                    Esse trabalho foi voltado para o ensino médio, buscando a melhora da educação dos jovens através da matemática financeira. Procuramos descrever casos reais na qual uma decisão errada pode prejudicar uma pessoa por um longo período de sua vida. Adicionalmente, destacamos neste trabalho exemplos práticos envolvidos em situações financeiras como: juros, tabelas de amortização, formas de pagamentos e principalmente a equivalência de capitais, que é como se comporta o dinheiro no decorrer do tempo.

                                                    Palavras-chave: Juros, taxa, financiamento, amortização, matemática financeira, tomada de decisões.
                                                    Página 1 de 4 (20 de 72 registros).