O Teorema de Pitágoras Vivenciado em Laboratórios sob a Perspectiva Lúdica |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/09/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Fernando Pereira de Souza
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Edivaldo Romanini
- Eugenia Brunilda Opazo Uribe
- Fernando Pereira de Souza
- Jose Antonio Menoni
- Vitor Moretto Fernandes da Silva
|
Resumo |
Esta dissertação tem por objetivo o estudo sobre um importante Teorema que é introduzido nos anos finais do Ensino Fundamental e que pode ser aprofundado no Ensino Médio, sendo este o famoso e fascinante Teorema de Pitágoras, sobre o qual é pouco sabido na educação básica que há mais de 400 demonstrações dele. Assim, aqui se encontram algumas dessas demonstrações escolhidas por afinidades. O trabalho aborda algumas demonstrações algébricas, geométricas e possui um enfoque em atividades laboratoriais, as quais foram desenvolvidas em sala de aula. Logo espera-se que este estudo seja um importante aliado dos Professores, com o objetivo de diminuir a distância entre os estudantes e a Matemática, colaborando assim para uma aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Pitágoras, Quebra Cabeça, Desafios, Lúdico. |
|
O ensino de combinatória e o método da contagem dupla |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/08/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
|
Resumo |
|
|
O ensino de combinatória e o método da contagem dupla. |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/08/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Valter Paulo Pereira Mendes
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Antonio Carlos Tamarozzi
- Eugenia Brunilda Opazo Uribe
- Fernando Pereira de Souza
- Raildo Santos de Lima
|
Resumo |
Este trabalho tem como objetivo explorar o ensino da Análise Combinatória dentro do contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual enfatiza a importância do desenvolvimento do pensamento combinatório desde o ensino fundamental. A dissertação inicia com uma revisão das abordagens tradicionais que incluem conceitos clássicos como: arranjos, combinações e permutações. Contudo, o foco principal é a proposta de uma nova metodologia de ensino centrada na contagem dupla, que substitui a utilização direta das fórmulas convencionais. A proposta se baseia na análise do Coeficiente Binomial em conexão com a Teoria dos Conjuntos e o Princípio Fundamental da Contagem, buscando assim promover uma compreensão mais profunda e intuitiva dos conceitos combinatórios. Essa abordagem visa facilitar o aprendizado significativo, tornando o ensino da Análise Combinatória mais acessível para os alunos do ensino médio, contribuindo assim para uma base sólida no raciocínio matemático.
Palavras-chave: Análise Combinatória, Contagem Dupla, Ensino de Matemática, BNCC, Metodologia de Ensino. |
|
Frações: Uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de rotação por estações |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/08/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Adriana Matsuura de Oliveira
|
Banca |
|
Resumo |
Neste trabalho, apresentamos uma proposta de ensino para as noções básicas de Frações com o uso de Metodologias Ativas para alunos dos 6º anos do ensino fundamental. Esta proposta foi elaborada na perspectiva do modelo de Rotação por Estações, e o uso das tecnologias digitais foi contemplado em duas dentre quatro estações de aprendizagem. Foi utilizada a plataforma Wordwall como recurso tecnológico para o desenvolvimento desses dois ambientes virtuais de aprendizagem que possibilitaram a aplicação da nossa proposta de ensino em sala de aula. Destacamos que a aplicação de nossa proposta de ensino em sala de aula apresentou resultados favoráveis, uma vez que o modelo de rotação por estações contribuiu significativamente para o aprendizado de Frações e promoveu uma aula mais dinâmica, interativa e com maior engajamento. Além disso, observamos que os alunos apresentaram uma melhora considerável na cooperação, autonomia, proatividade e colaboração em grupo. Os desafios encontrados incluíram a necessidade de um planejamento detalhado e a gestão eficiente dos recursos tecnológicos, bem como a formação contínua dos professores para o uso eficaz dessas metodologias. Ainda assim, diante dos resultados positivos apresentados, surgiram perspectivas futuras de continuidade desse trabalho no contexto do uso das tecnologias digitais e do modelo de rotação por estações para novas propostas de ensino-aprendizagem de matemática.
Palavras-chave: Fração; metodologias ativas; ensino-aprendizagem; rotação por estações; tecnologias digitais. |
|
Frações: Uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de rotação por estações" |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/08/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Adriana Matsuura de Oliveira
|
Banca |
- Edivaldo Romanini
- Fernando Pereira de Souza
- Jose Antonio Menoni
- Renato Cesar da Silva
- Rosana Satie Takehara
|
Resumo |
|
|
RACIOCÍNIO LÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UTILIZAÇÃO DE PORTAS LÓGICAS NO ENSINO |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/08/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Fernando Pereira de Souza
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- IGOR GUSTAVO DA COSTA PASSETTI
|
Banca |
- Antonio Carlos Tamarozzi
- Edivaldo Romanini
- Eugenia Brunilda Opazo Uribe
- Fernando Pereira de Souza
- Jose Antonio Menoni
|
Resumo |
A implementação do novo ensino médio, acompanhada das novas normas e diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem propiciado a introdução de uma gama de disciplinas eletivas, que transcendem a esfera da formação Geral Básica. Essas disciplinas visam aprimorar e aprofundar os conteúdos do currículo tradicional, buscando intensificar o conhecimento dos alunos em diversas áreas do saber. Ao serem apresentadas aos alunos e incorporadas à carga horária curricular, estas disciplinas permitem aos estudantes optarem por áreas específicas de interesse e aprofundamento de conhecimento. Uma dessas disciplinas eletivas é o Raciocínio Lógico. Este trabalho delineia uma estratégia empregada para o ensino desta disciplina, visando não apenas a consolidação do conhecimento pelo aluno, mas também o estímulo lúdico para promover o interesse e a motivação dos educandos nesta área de estudo. O presente estudo oferece uma análise minuciosa da Lógica proposicional, estruturada por meio de uma sequência pedagógica elaborada pelo autor deste material. Além disso, são fornecidas orientações para a concepção de um experimento destinado a colocar em prática os conceitos da tabela verdade de dois conectivos lógicos: conjunção e disjunção. Também são apresentadas diretrizes para a aplicação deste experimento em sala de aula, de acordo com o cronograma e a sequência didática propostos neste estudo. |
|
Produto de Números Inteiros: Uma nova proposta de Ensino |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/09/2023 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Vitor Moretto Fernandes da Silva
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- EDÉLCIO LOURENÇO DE PAULA BORGES MENEZES
|
Banca |
- Aline Graciele Mendonça
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Jose Antonio Menoni
- Renato Cesar da Silva
- Vitor Moretto Fernandes da Silva
|
Resumo |
Esta dissertação investiga possibilidades didáicas para o ensino da
multiplicação de números inteiros, destacando o potencial das atividades ao
ar livre e dos jogos de cartas como ferramentas educacionais eficazes. O
estudo busca explorar como a combinação de aprendizado ao ar livre e
abordagens lúdicas podem melhorar o entendimento e a aprendizagem dos
conceitosmatemáticos pelos alunos. No contexto de atividades ao ar livre, o
foco está na criação de ambientes saudáveis de aprendizado que fujam do
ambiente delimitado pelas quatro paredes dasala de aula convencional. Assim,
o uso de jogos de cartas como instrumento lúdico baseia-se na ideia de que o
engajamento emocional e a diversão promove a aprendizagem significativa.
Esses jogos estimulam a aplicação prática dos conceitos matemáticos, o
desenvolvimento do raciocínio estratégico e a colaboração entre os estudantes.
Foi desenvolvido a implementação de atividades ao ar livre e jogos de cartas,
acompanhada da análise do desempenho dos alunos e de suas percepções
sobre as abordagens utilizadas. Os resultados indicam que a integração de
elementos lúdicos e o aprendizado ao ar livre contribuem significativamente
para um maior entendimento da multiplicação de números inteiros. Os alunos
relataram um aumento do interesse pelo conteúdo, uma consolidação na
retenção do conhecimento e uma maior confiança em suas habilidades
matemáticas. |
|
Produto de Números Inteiros: Uma nova proposta de Ensino |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/09/2023 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Jose Antonio Menoni
- Renato Cesar da Silva
- Vitor Moretto Fernandes da Silva
|
Resumo |
|
|
MATEMÁGICA: A MATEMÁTICA ESCONDIDA EM TRUQUES E MACETES |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/09/2023 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Anne Ellen Fernandes Rocha
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Antonio Carlos Tamarozzi
- Fernando Pereira de Souza
- Sérgio Brazil Junior
|
Resumo |
As facilidades de comunicação e de divulgação propiciadas pela internet trazem consigo diversos materiais na forma de truques, macetes ou mágicas envolvendo cálculos matemáticos e, muitas vezes, conteúdos de Matemática relevantes podem ser destacados nestas apresentações. Neste trabalho são analisadas alguns destes materiais, com o objetivo de evidenciar o raciocínio lógico envolvido e sugerir sua utilização como complemento para aulas de Matemática no ensino básico, possibilitando uma abordagem lúdica que desperta a curiosidade dos estudantes. |
|
Explorando as Funções Quadráticas: Estratégias e Atividades Práticas para o Ensino Efetivo |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
21/09/2023 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Allan Edley Ramos de Andrade
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Eugenia Brunilda Opazo Uribe
- Renato Cesar da Silva
- Vitor Moretto Fernandes da Silva
|
Resumo |
O estudo de função quadrática é um dos conceitos presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os estudantes do ensino médio. Esse trabalho tem como objetivo mostrar ao leitor uma atividade realizada com alunos de uma escola estadual no interior de São Paulo com o intuito desenvolver as habilidades EM13MAT402 e EM13MAT502, fazendo uso do lançamento de uma bola de basquete na quadra da escola, além de demonstrações e o uso dos softwares Tracker e o GeoGebra. |
|
Estudo sobre áreas de figuras planas, com utilização de recursos variados, para uma aprendizagem significativa |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/09/2023 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Jose Antonio Menoni
- Renato Cesar da Silva
- Vitor Moretto Fernandes da Silva
|
Resumo |
|
|
"ESTUDO SOBRE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS, COM EMPREGO DE MÉTODOS E RECURSOS VARIADOS." |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/09/2023 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Vitor Moretto Fernandes da Silva
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Bruna Silveira Pavlack
- Jose Antonio Menoni
- Renato Cesar da Silva
- Vitor Moretto Fernandes da Silva
|
Resumo |
Santos, LEILA. Estudo sobre áreas de figuras planas, com emprego de métodos e recursos variados. Dissertação (MESTRADO PROFISSIONAL) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, 2023.
O principal objetivo desta dissertação é contribuir para um ensino de qualidade e inclusivo. Essa contribuição será através de um estudo sobre Áreas de Figuras Planas, com a utilização de vários recursos e metodologias. O conceito de área será abordado de maneira concreta, contextualizada e inclusiva. Este trabalho, embora possa parecer, não é sobre inclusão ou como trabalhar determinado conteúdo com estudantes com algum tipo de deficiência. É sobre o estudo de Áreas de Figuras Planas e como ensiná-las, de maneira simples, concreta, em que todos aprendam, possuindo ou não alguma deficiência. Para isso, são apresentadas algumas técnicas para o cálculo de área, que podem ser aprofundadas, de acordo com o avanço de cada turma.
Palavras-chave: Área. Aprendizagem. Figuras Planas. Polígonos. Recursos. Teorema de Pick.
Método por Excesso e Falta. Tangram. Decomposição de Polígonos. Método de Gauss. Regra do Cadarço. |
|
Metodologias Ativas no Ensino de Sistemas Lineares no Ensino Fundamental. |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/08/2023 |
Área |
ALGEBRA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Edivaldo Romanini
- Fernando Pereira de Souza
- Jose Antonio Menoni
- Renato Cesar da Silva
|
Resumo |
A ideia central neste trabalho foi analisar o tema Metodologias Ativas, suas aplicações em sala de aula, quais são os objetivos e apresentar alguns exemplos relacionados. Os conceitos das Metodologias Ativas foram aplicados para um tema específico do ensino fundamental, a saber, Sistemas Lineares. Elaboramos uma sequência didática com a aplicação de algumas Metodologias Ativas em atividades de Sistemas Lineares para o ensino fundamental, tais como atividades de desafios com figuras (linguagem pictórica), jogos com planos cartesianos, resolução de problemas com Sistemas Lineares fazendo uso de linguagem algébrica e representação geométrica com auxílio do software Geogebra.
Fazendo uma pesquisa rápida pelo site do Profmat sobre dissertações relacionadas a Metodologias Ativas, percebemos que há 18 dissertações que contém “Metodologias Ativas” e 5 dissertações que contém “Metodologia Ativa” em seus títulos, num total de 6.608 registros até a data de 03 de setembro de 2022. Atualmente esse tema é constantemente abordado em orientações técnicas oferecidas pela diretoria de ensino de Araçatuba - SP e nas formações oferecidas pela secretaria de educação do Estado de São Paulo, logo percebemos que embora as Metodologias Ativas não sejam algo novo, elas têm sido bastante utilizadas.
Esse trabalho foi aplicado em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Araçatuba – SP, no 2º bimestre de 2022, porém não pudemos concluir os resultados, pois durante a aplicação houve um surto de covid 19 e muitos estudantes faltaram, atrapalhando a sequência e os resultados.
|
|
UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE CONGRUÊNCIAS DE NÚMEROS INTEIROS |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/11/2021 |
Área |
TEORIA DOS NÚMEROS |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Evaristo Liberto Nascimento Leiva
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Antonio Carlos Tamarozzi
- Fernando Pereira de Souza
- Gilberto Rodrigues dos Santos
|
Resumo |
O presente estudo propõe a introdução de tópicos básicos de Aritmética, sobretudo congruências, para alunos do ensino básico. A proposta objetiva contribuir para a complementação da formação Matemática nas escolas, através de atividades extracurriculares com a utilização de uma sequência de jogos. Relatamos a experiência adquirida com a aplicação do jogo, onde os alunos são desafiados a elaborarem estratégias de soluções que se tornam efetivas com a formalização do conceito matemático. |
|
Aplicações de Matrizes e Sistemas Lineares Utilizando do Scilab e o Geogebra |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2021 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Natália Aparecida Sylvestrino Pereira Santiago
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Lúcio Borges de Araújo
- Osmar Jesus Macedo
- Renato Cesar da Silva
|
Resumo |
Neste trabalho são apresentados conceitos sobre Matrizes e Sistemas Lineares, vistos
no 2º ano do Ensino Médio, com a proposta de resolução de problemas contextualizados
com a utilização de softwares educacionais livres, o Scilab e o GeoGebra, que trarão uma
abordagem mais dinâmica dos conteúdos. |
|
ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA JOVENS E ADULTOS |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/09/2021 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Edivaldo Romanini
- Fernando Pereira de Souza
- Jose Antonio Menoni
- Renato Cesar da Silva
|
Resumo |
Vivemos uma triste realidade no país, a saber, milhões de brasileiros têm seus nomes inscritos em órgãos de proteção ao crédito, como SCPC e SERASA. Isso não ocorre apenas porque estas pessoas são más pagadoras, mas sim pela falta de uma educação financeira quando estão entrando na idade adulta. Outro ponto que merece destaque diz respeito ao fato que, muitas vezes, por ignorar as armadilhas financeiras embutidas em operações de empréstimos, muitas pessoas ficam nas mãos de agentes emprestadores de crédito, sejam eles oficiais ou não. Outro agravante é o consumo inadequado, seja de bens ou serviços, sendo que o consumo sem necessidade prejudica o poder de compra.
Esse trabalho foi voltado para o ensino médio, buscando a melhora da educação dos jovens através da matemática financeira. Procuramos descrever casos reais na qual uma decisão errada pode prejudicar uma pessoa por um longo período de sua vida. Adicionalmente, destacamos neste trabalho exemplos práticos envolvidos em situações financeiras como: juros, tabelas de amortização, formas de pagamentos e principalmente a equivalência de capitais, que é como se comporta o dinheiro no decorrer do tempo.
Palavras-chave: Juros, taxa, financiamento, amortização, matemática financeira, tomada de decisões. |
|
UMA INTRODUÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA (EAM) COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE DESENHO GEOMÉTRICO |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/08/2021 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- JULIANA DE MELO FERRACINI
|
Banca |
- Edivaldo Romanini
- Fernando Pereira de Souza
- Renato Cesar da Silva
- Waleria Andrade Martins
|
Resumo |
O presente trabalho tem como proposta apresentar o resultado da pesquisa em que o objetivo foi analisar a experiência da aprendizagem mediada (EAM) como metodologia aplicada ao ensino de desenho geométrico, como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Apresentar os conteúdos matemáticos de forma prática, prazerosa e real é essencial para a construção de conhecimento e conceitos aplicáveis na vida cotidiana. O ensino de desenho geométrico utilizando a EAM, como metodologia que permite uma perspectiva diferente, com proposta diversificada, faz com que a aprendizagem ocorra com significado para o estudante. Nesse contexto, propõem-se nesse trabalho atividades de Desenho Geométrico com metodologia da experiência da aprendizagem mediada (EAM), pois dessa forma acredita-se que o aprendizado dos estudantes ocorra de forma transcendente. Observa-se o quanto é importante esse processo, ao realizar-se a aplicação de uma das atividades propostas e a análise dos dados obtidos. Evidenciou-se que os alunos se apropriaram de habilidades que lhes permitiram resolver com facilidade as questões propostas, refletindo a evolução do ensino-aprendizado.
|
|
Artefatos para o ensino e aprendizagem das cônicas em sala de aula |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/05/2021 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Fernando Pereira de Souza
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Antonio Carlos Tamarozzi
- Edivaldo Romanini
- Fernando Pereira de Souza
- Rinaldo Vieira da Silva Junior
|
Resumo |
SOLERA, MARLI. Artefatos para o Ensino e Aprendizagem das Cônicas em Sala de Aula. 2021. 88p. Dissertação (MESTRADO PROFISSIONAL) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, 2021.
Este trabalho sugere um estudo das seções cônicas: elipse, hipérbole e parábola, através de cortes no cone e utilizando cálculos algébricos estudados no ensino médio como: multiplicação de matrizes, trigonometria e sistema linear. Também apresenta construções com artefatos para estabelecer uma relação geométrica e algébrica dando enfoque na geometria euclidiana. O final desde trabalho, destaca uma aplicação deste conteúdo em uma sala da terceira série do ensino médio usando os cinco níveis hierárquicos do conhecimento segundo Van Hiele.
Palavras-chave: Cônicas. Elipse. Hipérbole. Parábola,
|
|
Razão e Proporção: Uma proposta de ensino explorando problemas do cotidiano |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/05/2021 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Edivaldo Romanini
- Fernando Pereira de Souza
- Jose Antonio Menoni
- Renato Cesar da Silva
|
Resumo |
Esse trabalho tem como propósito dar sentido ao ensino de razão e proporção a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, utilizando como ferramenta pedagógica a aprendizagem significativa associada a recursos tecnológicos que estão cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes. Diante das transformações que nossa sociedade vem enfrentando ao longo do tempo deve-se admitir tais mudanças também no cenário educacional. O professor assim como a escola devem acompanhar essas transições buscando métodos e estratégias para que o processo ensino-aprendizagem seja significativo ao aluno. Dessa forma, propõem-se algumas atividades utilizando recursos tecnológicos articulados com o cotidiano dos estudantes, pois acredita-se que o processo de memorização e aprendizagem ocorram de maneira bem mais eficiente.
Palavras-chave: Razão e Proporção; Aprendizagem significativa; Recursos tecnológicos. |
|
ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/03/2021 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Allan Edley Ramos de Andrade
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Allan Edley Ramos de Andrade
- Diogo Ramalho de Oliveira
- Fernando Pereira de Souza
- Renato Cesar da Silva
|
Resumo |
Neste trabalho apresentaremos uma nova abordagem no ensino da lógica matemática, que faz uso de tabelas verdade, álgebra booleana e desafios de verdade ou mentira, além de diversos exemplos de aplicações com o objetivo de desenvolver algumas das habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo é
fornecer uma material de apoio aos professores que ministram aulas no ensino fundamental II e ensino médio disponibilizando um capı́tulo com atividades para cada etapa do ensino, que varia do 6º até 3º do ensino médio, através do uso de algoritmos
executados no software VisuAlg. |
|