Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE CONGRUÊNCIAS DE NÚMEROS INTEIROS
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 22/11/2021
Área TEORIA DOS NÚMEROS
Orientador(es)
  • Antonio Carlos Tamarozzi
Orientando(s)
  • Evaristo Liberto Nascimento Leiva
Banca
  • Allan Edley Ramos de Andrade
  • Antonio Carlos Tamarozzi
  • Fernando Pereira de Souza
  • Gilberto Rodrigues dos Santos
Resumo O presente estudo propõe a introdução de tópicos básicos de Aritmética, sobretudo congruências, para alunos do ensino básico. A proposta objetiva contribuir para a complementação da formação Matemática nas escolas, através de atividades extracurriculares com a utilização de uma sequência de jogos. Relatamos a experiência adquirida com a aplicação do jogo, onde os alunos são desafiados a elaborarem estratégias de soluções que se tornam efetivas com a formalização do conceito matemático.
Aplicações de Matrizes e Sistemas Lineares Utilizando do Scilab e o Geogebra
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 30/09/2021
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Osmar Jesus Macedo
Orientando(s)
  • Natália Aparecida Sylvestrino Pereira Santiago
Banca
  • Allan Edley Ramos de Andrade
  • Lúcio Borges de Araújo
  • Osmar Jesus Macedo
  • Renato Cesar da Silva
Resumo Neste trabalho são apresentados conceitos sobre Matrizes e Sistemas Lineares, vistos
no 2º ano do Ensino Médio, com a proposta de resolução de problemas contextualizados
com a utilização de softwares educacionais livres, o Scilab e o GeoGebra, que trarão uma
abordagem mais dinâmica dos conteúdos.
ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA JOVENS E ADULTOS
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 11/09/2021
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Edivaldo Romanini
Orientando(s)
  • FÁBIO ROGÉRIO FARDIN
Banca
  • Edivaldo Romanini
  • Fernando Pereira de Souza
  • Jose Antonio Menoni
  • Renato Cesar da Silva
Resumo Vivemos uma triste realidade no país, a saber, milhões de brasileiros têm seus nomes inscritos em órgãos de proteção ao crédito, como SCPC e SERASA. Isso não ocorre apenas porque estas pessoas são más pagadoras, mas sim pela falta de uma educação financeira quando estão entrando na idade adulta. Outro ponto que merece destaque diz respeito ao fato que, muitas vezes, por ignorar as armadilhas financeiras embutidas em operações de empréstimos, muitas pessoas ficam nas mãos de agentes emprestadores de crédito, sejam eles oficiais ou não. Outro agravante é o consumo inadequado, seja de bens ou serviços, sendo que o consumo sem necessidade prejudica o poder de compra.
Esse trabalho foi voltado para o ensino médio, buscando a melhora da educação dos jovens através da matemática financeira. Procuramos descrever casos reais na qual uma decisão errada pode prejudicar uma pessoa por um longo período de sua vida. Adicionalmente, destacamos neste trabalho exemplos práticos envolvidos em situações financeiras como: juros, tabelas de amortização, formas de pagamentos e principalmente a equivalência de capitais, que é como se comporta o dinheiro no decorrer do tempo.

Palavras-chave: Juros, taxa, financiamento, amortização, matemática financeira, tomada de decisões.
UMA INTRODUÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA (EAM) COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE DESENHO GEOMÉTRICO
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 28/08/2021
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Renato Cesar da Silva
Orientando(s)
  • JULIANA DE MELO FERRACINI
Banca
  • Edivaldo Romanini
  • Fernando Pereira de Souza
  • Renato Cesar da Silva
  • Waleria Andrade Martins
Resumo O presente trabalho tem como proposta apresentar o resultado da pesquisa em que o objetivo foi analisar a experiência da aprendizagem mediada (EAM) como metodologia aplicada ao ensino de desenho geométrico, como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Apresentar os conteúdos matemáticos de forma prática, prazerosa e real é essencial para a construção de conhecimento e conceitos aplicáveis na vida cotidiana. O ensino de desenho geométrico utilizando a EAM, como metodologia que permite uma perspectiva diferente, com proposta diversificada, faz com que a aprendizagem ocorra com significado para o estudante. Nesse contexto, propõem-se nesse trabalho atividades de Desenho Geométrico com metodologia da experiência da aprendizagem mediada (EAM), pois dessa forma acredita-se que o aprendizado dos estudantes ocorra de forma transcendente. Observa-se o quanto é importante esse processo, ao realizar-se a aplicação de uma das atividades propostas e a análise dos dados obtidos. Evidenciou-se que os alunos se apropriaram de habilidades que lhes permitiram resolver com facilidade as questões propostas, refletindo a evolução do ensino-aprendizado.

Artefatos para o ensino e aprendizagem das cônicas em sala de aula
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 28/05/2021
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Fernando Pereira de Souza
Orientando(s)
  • Marli Solera
Banca
  • Antonio Carlos Tamarozzi
  • Edivaldo Romanini
  • Fernando Pereira de Souza
  • Rinaldo Vieira da Silva Junior
Resumo SOLERA, MARLI. Artefatos para o Ensino e Aprendizagem das Cônicas em Sala de Aula. 2021. 88p. Dissertação (MESTRADO PROFISSIONAL) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, 2021.

Este trabalho sugere um estudo das seções cônicas: elipse, hipérbole e parábola, através de cortes no cone e utilizando cálculos algébricos estudados no ensino médio como: multiplicação de matrizes, trigonometria e sistema linear. Também apresenta construções com artefatos para estabelecer uma relação geométrica e algébrica dando enfoque na geometria euclidiana. O final desde trabalho, destaca uma aplicação deste conteúdo em uma sala da terceira série do ensino médio usando os cinco níveis hierárquicos do conhecimento segundo Van Hiele.

Palavras-chave: Cônicas. Elipse. Hipérbole. Parábola,
Razão e Proporção: Uma proposta de ensino explorando problemas do cotidiano
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 22/05/2021
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Renato Cesar da Silva
Orientando(s)
  • Priscilla Delatorre
Banca
  • Edivaldo Romanini
  • Fernando Pereira de Souza
  • Jose Antonio Menoni
  • Renato Cesar da Silva
Resumo Esse trabalho tem como propósito dar sentido ao ensino de razão e proporção a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, utilizando como ferramenta pedagógica a aprendizagem significativa associada a recursos tecnológicos que estão cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes. Diante das transformações que nossa sociedade vem enfrentando ao longo do tempo deve-se admitir tais mudanças também no cenário educacional. O professor assim como a escola devem acompanhar essas transições buscando métodos e estratégias para que o processo ensino-aprendizagem seja significativo ao aluno. Dessa forma, propõem-se algumas atividades utilizando recursos tecnológicos articulados com o cotidiano dos estudantes, pois acredita-se que o processo de memorização e aprendizagem ocorram de maneira bem mais eficiente.
Palavras-chave: Razão e Proporção; Aprendizagem significativa; Recursos tecnológicos.
ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 01/03/2021
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Allan Edley Ramos de Andrade
Orientando(s)
  • JULIANO FERREIRA DE LIMA
Banca
  • Allan Edley Ramos de Andrade
  • Diogo Ramalho de Oliveira
  • Fernando Pereira de Souza
  • Renato Cesar da Silva
Resumo Neste trabalho apresentaremos uma nova abordagem no ensino da lógica matemática, que faz uso de tabelas verdade, álgebra booleana e desafios de verdade ou mentira, além de diversos exemplos de aplicações com o objetivo de desenvolver algumas das habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo é
fornecer uma material de apoio aos professores que ministram aulas no ensino fundamental II e ensino médio disponibilizando um capı́tulo com atividades para cada etapa do ensino, que varia do 6º até 3º do ensino médio, através do uso de algoritmos
executados no software VisuAlg.
Um estudo sobre os exercícios de probabilidade na OBMEP
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 26/02/2021
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Allan Edley Ramos de Andrade
Orientando(s)
  • JONATHAN WILLIAN DE SOUZA
Banca
  • Allan Edley Ramos de Andrade
  • Osmar Jesus Macedo
  • Régis Leandro Braguim Stábile
  • Vitor Moretto Fernandes da Silva
Resumo A OBMEP desde 2005 incentiva o estudante a buscar na Matemática mais do que simplesmente fazer
cálculos, mas sim desenvolver o raciocínio lógico matemático presente em suas questões. Com bolsas de
estudo, medalhas e títulos, a instituição busca somar novos talentos para o Brasil, como bem diz a sua
logo. Neste trabalho, abordaremos as temáticas de probabilidade e combinatória, utilizando questões
da OBMEP de 2005 a 2019. Pretende-se enunciar novas soluções para os exercícios, bem como inserir
comentários e sugestões, com o intuito de auxiliar os docentes que venham a utiliza-lo em sala de aula,
como material de apoio. O foco principal, é um olhar pedagógico para cada questão, um auxílio sobre
como um professor pode utilizar o banco de questões e as provas anteriores como objeto de estudo para
motivar seus alunos a buscarem algo a mais. Sempre ressaltando as diversas oportunidades que essa e
outras competições estudantis têm a oferecer.
Palavras-chave: Probabilidade, OBMEP, Ensino de Matemática.
ATIVIDADES PRÁTICAS DE MATEMÁTICA APLICADAS NA TOPOGRAFIA
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 26/02/2021
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Fernando Pereira de Souza
Orientando(s)
  • Paulo Julio de Freitas
Banca
  • André Vicente
  • Antonio Carlos Tamarozzi
  • Fernando Pereira de Souza
  • Vitor Moretto Fernandes da Silva
Resumo Este trabalho apresenta exemplos de atividades práticas de matemática utilizando conceitos do ensino médio aplicadas na topografia. Inicialmente será apresentada uma breve introdução à topografia, seu histórico, definições, e referencial teórico matemático com todas as demonstrações dos conceitos que serão utilizados nas atividades práticas. O referencial topográfico ajudará o professor de matemática a ter mais familiaridade nos assuntos relacionados à topografia. Ao final, o projeto didático é iniciado com a construção de um teodolito caseiro, para fazer as medições de ângulos, após tem-se a apresentação de vários exemplos de atividades práticas envolvendo os assuntos da topografia como a determinação de distâncias verticais e horizontais, determinação da área de terrenos poligonais e também a representação em escala dos levantamentos. Assim, com estas atividades o professor terá um ensino bastante atrativo e contextualizado.
CONGRUÊNCIA MODULAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 15/01/2021
Área TEORIA DOS NÚMEROS
Orientador(es)
  • Antonio Carlos Tamarozzi
Orientando(s)
  • Diego Sampaio Santiago
Banca
  • Allan Edley Ramos de Andrade
  • Antonio Carlos Tamarozzi
  • Fernando Pereira de Souza
  • José Ivan da Silva Ramos
Resumo
Exponencial e Logarítimo: aplicação utilizando notas musicais
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 04/12/2020
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Vitor Moretto Fernandes da Silva
Orientando(s)
  • Anderson Leandro Marques
Banca
  • Allan Edley Ramos de Andrade
  • Marcos Vinicius Pereira Spreafico
  • Renato Cesar da Silva
  • Suetônio de Almeida Meira
  • Vitor Moretto Fernandes da Silva
Resumo
A importância da educação financeira como fator de influência nas tomadas de decisões
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 21/11/2020
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Renato Cesar da Silva
Orientando(s)
  • Rogerio de Oliveira Lima
Banca
  • Edivaldo Romanini
  • Jose Antonio Menoni
  • Renato Cesar da Silva
  • Vitor Moretto Fernandes da Silva
Resumo
Um estudo sobre equações e inequações trigonométricas
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 12/11/2020
Área ALGEBRA
Orientador(es)
  • Allan Edley Ramos de Andrade
Orientando(s)
  • Camila Costa Menezes Monteiro
Banca
  • Allan Edley Ramos de Andrade
  • Fernando Pereira de Souza
  • Jose Antonio Menoni
  • Renato Cesar da Silva
Resumo
Potencialização e radiciação de números complexos: uma abordagem geométrica
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 31/10/2020
Área GEOMETRIA ALGÉBRICA
Orientador(es)
  • Renato Cesar da Silva
Orientando(s)
  • Jefferson Magalhães Franceschini
Banca
  • Edivaldo Romanini
  • Fernando Pereira de Souza
  • Jose Antonio Menoni
  • Renato Cesar da Silva
Resumo
Um estudo sobre inequações e médias do ponto de vista geométrico
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 30/10/2020
Área GEOMETRIA ALGÉBRICA
Orientador(es)
  • Allan Edley Ramos de Andrade
Orientando(s)
  • Roger Gomes Soares da Silva
Banca
  • Allan Edley Ramos de Andrade
  • Eugenia Brunilda Opazo Uribe
  • Fernando Pereira de Souza
  • Renato Cesar da Silva
Resumo
Um esttudo sobre inequações e médias do ponto de vista geométrico
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Artigo Científico
Data 30/10/2020
Área GEOMETRIA ALGÉBRICA
Orientador(es)
    Orientando(s)
      Banca
        Resumo
        Geometria Analítica e Vetores no Ensino Médio
        Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
        Tipo Dissertação
        Data 19/09/2020
        Área GEOMETRIA E TOPOLOGIA
        Orientador(es)
        • Edivaldo Romanini
        Orientando(s)
        • Carlos Gabriel Germano de Oliveira
        Banca
        • Edivaldo Romanini
        • Fernando Pereira de Souza
        • Jose Antonio Menoni
        • Renato Cesar da Silva
        Resumo
        O uso da lógica matemática para interpretação e resolução de problemas
        Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
        Tipo Dissertação
        Data 27/01/2020
        Área LÓGICA MATEMÁTICA
        Orientador(es)
        • Antonio Carlos Tamarozzi
        Orientando(s)
        • Vanessa de Freitas Travello
        Banca
        • Antonio Carlos Tamarozzi
        • Eugenia Brunilda Opazo Uribe
        • Fernando Pereira de Souza
        • Rangel Ferreira do Nascimento
        Resumo
        Cônicas no Ensino Médio: experiências com o uso de materiais manipuláveis e novas tecnologias.
        Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
        Tipo Dissertação
        Data 07/12/2019
        Área GEOMETRIA E TOPOLOGIA
        Orientador(es)
        • Eugenia Brunilda Opazo Uribe
        Orientando(s)
        • Celson André de Lima Júnior
        Banca
        • Antonio Carlos Tamarozzi
        • Eugenia Brunilda Opazo Uribe
        • Fernando Pereira de Souza
        • Jose Antonio Menoni
        Resumo
        A CRIPTOGRAFIA USADA COMO FERRAMENTA CAPAZ DE FIXAR CONTEÚDOS E DE DESPERTAR O INTERESSE PELA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR
        Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
        Tipo Dissertação
        Data 14/11/2019
        Área LÓGICA MATEMÁTICA
        Orientador(es)
        • Fernando Pereira de Souza
        Orientando(s)
        • Rafael de Oliveira Lima
        Banca
        • Antonio Carlos Tamarozzi
        • Eugenia Brunilda Opazo Uribe
        • Fernando Pereira de Souza
        • Nair Rodrigues de Souza
        Resumo
        Página 1 de 3 (20 de 55 registros).