Mestrado em Odontologia

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
Avaliação das alterações teciduais induzidas pelo ácido hialurônico na papila interdentária de ratos.
Curso Mestrado em Odontologia
Tipo Dissertação
Data 13/08/2019
Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
Orientador(es)
  • Jefferson Jose de Carvalho Marion
Orientando(s)
  • Diego Martins Chaparro
Banca
  • Andrea Freire de Vasconcelos Eckelberg
  • Jefferson Jose de Carvalho Marion
  • Jose Peixoto Ferrao Junior
  • Monica Cristina Toffoli Kadri
  • Paulo Zarate Pereira
Resumo O ácido hialurônico (AH) está em envidência na odontologia para o tratamento de inflamações, estética facial, lesões na boca e preenchimento de papila interdentária(PI). O objetivo deste estudo foi avaliar se a aplicação de AH na PI de ratos promove exacerbação do infiltrado leucocitário e hemorragia. Foram utilizados 51 animais divididos aleatoriamente em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), todos os animais receberam a primeira aplicação das substâncias (AH e solução salina - SS) ao mesmo tempo. Os GE1 (n=7), GE2 (n=9) e GE3 (n=9) e GC1 (n=7), GC2 (n=9) e GC3 (n=9), foram eutanasiados nos tempos experimentais de 12 horas, 72 horas e 7 dias respectivamente. Os GE4 (n=9), GE5 (n=8) e GE6 (n=9) GC4 (n=9), GC5 (n=8) e GC6 (n=9), receberam nova aplicação após 7 dias da primeira intervenção e foram eutanasiados nos tempos de 12 horas, 72 horas e 7 dias respectivamente. A avaliação das lâminas foi realizada por dois examinadores previamente calibrados e cegados. Na comparação entre os GE1 com GE6, a intensidade do infiltrado leucocitário diminui consideravelmente (p<0,005). O G1E apresentou maior intensidade de infiltrado inflamatório do que e G1C (12h) (p<0,005). No GE houve significante presença de hemorragia leve e moderada quando comparado ao GC (p<0,005). Quando se compara GC com GE nos mesmos tempos experimentais, houve diferença estatística entre os grupos: G1C e G1E (p = 0,0217), G2C e G2E (p<0,005) e G3C e G3E (p<0,005). Entre os G4C e G4E, G5C e G5E e G6C e G6E não houve diferença estatística (p > 0,05). Concluiu-se que a aplicação de AH na PI de ratos promoveu aumento da intensidade do infiltrado leucocitário e regrediu progressivamente até o 14° dia. A hemorragia causada pela aplicação de AH apresentou-se mais leve e moderada no GE além disso, houve siginificante presença de hemorragia nos grupos que receberam apenas uma aplicação de AH.
Download
    Validação e análise de confiabilidade de um instrumento de qualidade de higiene bucal do paciente crítico.
    Curso Mestrado em Odontologia
    Tipo Dissertação
    Data 06/08/2019
    Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
    Orientador(es)
    • Alessandro Diogo de Carli
    Orientando(s)
    • Carolina Mendes Corrêa Henrique
    Banca
    • Alessandro Diogo de Carli
    • Edilson Jose Zafalon
    • Janayna Gomes Paiva Oliveira
    • Livia Fernandes Probst
    • Paulo Zarate Pereira
    Resumo No ambiente dos Centros de Terapia Intensiva (CTI), a pneumonia é umas das principais infecções incidentes nos pacientes. Esta pode estar associada à composição bacteriana do biofilme dental, o qual acumula na cavidade bucal frente à higiene bucal negligenciada, favorecendo ou agravando a ocorrência de pneumonia durante o período de internação. Assim sendo, é relevante que na rotina hospitalar existam índices que averiguem a qualidade da higiene bucal dos pacientes e que sejam capazes de abranger todos os pacientes de maneira eficiente ao momento da internação. O objetivo desse estudo foi validar um instrumento e indicadores de avaliação do Índice de Higiene Oral do Paciente Crítico (IHO-PC). Os indicadores presentes no índice tanto condicionam quanto determinam a qualidade da higiene bucal, considerando a presença de fatores de retenção, prejudicadores da realização e manutenção adequada da higiene bucal. Seguindo os padrões da estratégia de validação de conteúdo, essa pesquisa compreendeu o julgamento do Manual Operacional dos Indicadores que compõe o IHO-PC e do índice por experts, avaliação da estrutura dos indicadores do instrumento e medição de cada item contido no índice separadamente. Posteriormente, foi realizado estudo piloto, seguido da aplicação do instrumento em um Centro de Terapia Intensiva Adulto, em pacientes sob ventilação mecânica. Os dados obtidos após à análise estatística analítica evidenciaram tanto a validade quanto a confiabilidade dos indicadores, com reformulação destes e do IHO-PC, que passou a possuir cinco itens. A estratégia de validação de conteúdo e confiabilidade legitimou os cinco indicadores assim como o IHO-PC após mudanças, denotando que estes mesmos indicadores: presença de placa/biofilme, gengivite, saburra, presença de secreção/crosta, presença de restos alimentares apresentam consistência para a medição de determinado domínio/conceito. Em relação a análise da confiabilidade do instrumento (consistência interna), o alpha de Cronbach obtido em todas a avaliações (α= 0,70), foi considerado bom, mostrando que os indicadores presentes são direcionados a medir a qualidade da higiene bucal. Partindo dos resultados obtidos nesse estudo, tanto de validação quanto da análise da confiabilidade, acredita-se no aprimoramento e proposição de novas possibilidades no cuidado da odontologia hospitalar, pois os resultados advindos da aplicação de um instrumento válido e confiável são importantes marcadores de qualidade, subsidiando melhores ajustes, fomentando a qualidade da atenção.

    Download
      Validação e propriedades psicométricas da versão brasileira do questionário ORIC – Prontidão organizacional para implementação de mudança em serviços de saúde.
      Curso Mestrado em Odontologia
      Tipo Dissertação
      Data 05/08/2019
      Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
      Orientador(es)
      • Rafael Aiello Bomfim
      Orientando(s)
      • Eduardo Cury Braff
      Banca
      • Ellen Cristina Gaetti Jardim
      • Felipe Henrique Fassina Domingues
      • Paulo Zarate Pereira
      • Rafael Aiello Bomfim
      • Valerio Antonio Parizotto
      Resumo O objetivo do trabalho foi validar o questionário ORIC Prontidão organizacional para implementação de mudança para a língua portuguesa. Compreender o grau em que os membros e organizações estão “prontos” para implementar uma mudança na área da saúde é de fundamental importância, principalmente no enfrentamento de doenças crônicas, bucais e tradução de conhecimento para a população na área da saúde. Desde 2006 as unidades básicas de saúde brasileiras (UBS) têm se transformado em unidades de estratégia de saúde da família (UBSF) para melhorias das práticas de saúde pública. Neste contexto, realizamos a tradução frente e trás do questionário ORIC, contendo 12 questões, por dois tradutores bilíngues (Português/Inglês) onde foram refinadas e ajustadas. Após, aplicamos em 150 trabalhadores de 10 unidades de Saúde em transformação para UBSF em 2018-2019. A análise estatística incluiu Alfa de Cronbach, analise fatorial exploratória e confirmatória por modelo de equação estrutural. A análise confirmou dois fatores principais (Eficácia e Comprometimento) com Eigenvalues >1. A rotação pelo método ortogonal varimax mostrou que as questões do instrumento confirmaram os fatores analisados pelo instrumento original. A análise confirmatória mostrou qualidade de ajuste com CFI>0.90, RMSEA < 0.06 e SRMR <0.05. O Alpha de Cronbach total do ORIC foi 0.94 (Eficácia=0.92 e Comprometimento=0.90), mostrando ótima confiabilidade. A versão brasileira-portuguesa do questionário ORIC apresentou boas propriedades psicométricas e ótima confiabilidade, podendo ser utilizado em serviços de saúde para medição da “Prontidão Organizacional”, um importante preditor para alcance de sucesso na implementação de mudança.
      Download
        Novas possibilidades em Cirurgia Virtual Guiada: uma revisão Sistemática da literatura
        Curso Mestrado em Odontologia
        Tipo Dissertação
        Data 02/08/2019
        Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
        Orientador(es)
        • Ellen Cristina Gaetti Jardim
        Orientando(s)
        • Guilherme Soares da Silva
        Banca
        • Ellen Cristina Gaetti Jardim
        • Jose Peixoto Ferrao Junior
        • Julio Cesar Leite da Silva
        • Key Fabiano Souza Pereira
        • Luciana Mara Negrao Alves
        Resumo Após o advento de melhores imagens diagnósticas, como tomografia de feixe cônico, novas técnicas de instalação de implantes foram criadas. A técnica de implantes guiados por computador é um exemplo de como a tecnologia pode ajudar o cirurgião dentista e melhorar a segurança do tratamento para o paciente. Porém novas tecnologias vêm sendo estudadas e testadas a fim de melhorar cada vez mais os padrões de precisão, conforto ao paciente e previsibilidade do tratamento com implantes. Este estudo pretende, através de uma revisão sistemática da literatura, percorrer os conceitos já estabelecidos em cirurgia virtual guiada, bem como evidenciar as novas tecnologias empregadas na área, uma vez que isso pode indicar uma tendência no campo da implantodontia.
        Download
          AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES SOLUÇÕES PARA DESINFECÇÃO DE CHUPETAS: UM ESTUDO IN VITRO
          Curso Mestrado em Odontologia
          Tipo Dissertação
          Data 02/08/2019
          Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
          Orientador(es)
          • Mariane Emi Sanabe
          Orientando(s)
          • Karina Severo Pupin
          Banca
          • Alessandro Diogo de Carli
          • Andrea Freire de Vasconcelos Eckelberg
          • Fabricia Araujo Pereira
          • Maria Carolina Silva Marques
          • Mariane Emi Sanabe
          Resumo O hábito de sucção da chupeta é utilizado para acalmar a criança, reduzir o choro e melhorar o sono. Entretanto, como qualquer outro levado a boca, a chupeta apresenta-se como um potencial reservatório de microrganismos, podendo ser colonizada por diferentes microrganismos e servir como fonte de transmissão de infecções na ausência de uma correta higienização. O objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro, diferentes soluções para desinfecção de chupetas, após contaminação em laboratório por três diferentes microrganismos. Para a realização da pesquisa foram utilizados 180 bicos de chupetas, divididos em seis grupos e cinco deles contaminados por três microrganismos diferentes: Candida albicans (CA) (n=30), Staphylococcus aureus (SA) (n=30) e Escherichia coli (EC) (n=30). Após a contaminação, cada grupo contendo 30 bicos de chupeta, foi exposto a um agente desinfetante: CLX- clorexidina 0,12%, SHB- spray higiênico bucal infantil, EAP- extrato aquoso de própolis e AMD- água mineral e detergente, com exceção dos grupos controle positivo e negativo. Após a desinfecção, os bicos foram cortados e colocados em solução salina estéril que, posteriormente, foi diluída e plaqueada em meio BHI ágar para que fossem contadas as unidades formadoras de colônia (UFC), em triplicata, avaliando a eficiência de cada agente desinfetante. Os dados foram submetidos à análise estatística de Kruskal-Wallis e pós teste de Bonferroni. Os resultados demonstraram a redução estatisticamente significante de UFC para todos os microrganismos e soluções testadas (p<0,0001), sendo o spray higiênico bucal o mais efetivo, seguido da lavagem com água mineral e detergente, clorexidina e extrato de própolis. Concluiu-se que todas as soluções avaliadas obtiveram efeitos satisfatório na desinfecção de chupetas contaminadas por bactérias e fungo.
          Download
            Emprego do Laser de baixa Intensidade no pós- operatório de Exodontia de Terceiros Molares.
            Curso Mestrado em Odontologia
            Tipo Dissertação
            Data 31/07/2019
            Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
            Orientador(es)
            • Key Fabiano Souza Pereira
            Orientando(s)
            • Rodrigo Hartmann Atuá
            Banca
            • Edilson Jose Zafalon
            • Ellen Cristina Gaetti Jardim
            • Fabio Nakao Arashiro
            • Key Fabiano Souza Pereira
            • Tulio Marcos Kalife Coelho
            Resumo O presente trabalho, um estudo “split mouth,” duplo cego, randomizado teve como proposta avaliar os efeitos do uso do laser de baixa intensidade no pós-operatório de pacientes submetidos a exodontias de terceiros molares inclusos. Para tanto, 10 voluntários de ambos os gêneros, entre 16 e 26 anos, sem patologias locais ou sistêmicas, exibindo terceiros molares inferiores inclusos bilateralmente, com disposição similar e extração indicada, foram submetidos a cirurgias para remoção dos mesmos. As intervenções foram realizadas, sempre pelo mesmo operador com intervalo mínimo de 21 dias. Para os procedimentos, o participante recebeu uma cápsula de nimesulida 100mg 10 minutos após o término da cirurgia, com dose de manutenção de 12x12 horas por 3 dias. Em um dos grupos, após a anestesia e sutura, foi utilizado laser vermelho 660 nm, com uma dose de 3 joules por 30 segundos nestes dois tempos cirúrgicos nas faces vestibular e lingual da região operada, e no pós-operatório mediato de 24 e 72 horas. O laser infravermelho 808 nm, com uma dose de 3 joules por 30 segundos também foi utilizado nos linfonodos submandibulares, submentuais e cervicais logo após a cirurgia e no pós-operatório de 24 e 72 horas como indicação de drenagem dos marcadores inflamatórios. Após análise estatística, realizada por meio do teste t-student pareado, os resultados mostraram diferença significativa entre os lados experimentais, mostrando melhora na dor pós-operatória, na diminuição de edema e na limitação da abertura bucal, no lado onde o laser foi aplicado. O laser de baixa intensidade mostrou-se eficiente no pós-operatório de exodontia de terceiros molares inferiores inclusos.
            Download
              Influência da Arginina na permeabilidade dentinária de um sistema adesivo.
              Curso Mestrado em Odontologia
              Tipo Dissertação
              Data 30/07/2019
              Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
              Orientador(es)
              • Margareth da Silva Coutinho
              Orientando(s)
              • Janaina Rodrigues Lopes da Silva
              Banca
              • Andrea Freire de Vasconcelos Eckelberg
              • Danilo Mathias Zanello Guerisoli
              • Fabricia Araujo Pereira
              • Margareth da Silva Coutinho
              • Mariane Emi Sanabe
              Resumo Tendo em vista que a permeabilidade dentinária apresenta relevantes implicações clínicas e pode prejudicar as expectativas de sucesso dos procedimentos adesivos, torna-se essencial o estudo de substâncias que reduzam esta permeabilidade e seus efeitos deletérios. O objetivo do estudo foi mensurar a capacidade oclusiva de substâncias a base de arginina, previamente a aplicação do sistema adesivo AdperTM Single Bond 2 (3M ESPE), por meio da avaliação da permeabilidade dentinária. Foram utilizados 55 discos de dentina, com espessura de 1,5 mm, distribuídos aleatoriamente em 5 grupos (n=11). Após condicionamento com ácido fosfórico 37% por 15 segundos obteve-se a permeabilidade máxima (Lp Max). Em seguida, os espécimes receberam a aplicação das substâncias propostas conforme os grupos: CTRL – sem substância; ARG – Solução de arginina 8%; ARGC – Solução de arginina 8% e carbonato de cálcio 0,15%; nARG – Suspensão de nanosílica incorporadas com arginina 8% e nSI – Suspenção de nanosílica. Os discos tratados com as substâncias oclusivas foram submetidos a avaliação da permeabilidade (Lp1), em seguida, aplicado o sistema adesivo e uma nova leitura da permeabilidade foi realizada (Lp2). A aplicação do sistema adesivo reduziu a condutividade hidráulica nos grupos ARG, ARGC e nSI. Entretanto, no grupo nARG, não foi encontrada diferença de condutividade hidráulica após a aplicação do sistema adesivo. Previamente à aplicação do sistema adesivo, não foi verificada diferença de permeabilidade dentinária entre todas as substâncias oclusivas testadas. Após a aplicação do sistema adesivo, apenas nARG apresentou permeabilidade dentinária menor que o grupo sem substância oclusiva (CRTL). Após a aplicação do sistema adesivo, não foi verificada diferença de permeabilidade dentinária entre todas as substâncias oclusivas testadas (arginina 8%, arginina associada ao carbonato de cálcio 0,15%, nanosílica incorporada com arginina 8% e nanosílica).
              Download
                Acupuntura no tratamento da disfunção temporomandibular.
                Curso Mestrado em Odontologia
                Tipo Dissertação
                Data 28/06/2019
                Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
                Orientador(es)
                • Elenir Rose Jardim Cury
                Orientando(s)
                • Evelyn de Freitas Boscaine
                Banca
                • Andrea Freire de Vasconcelos Eckelberg
                • Elenir Rose Jardim Cury
                • Elizeu Insaurralde
                • Ellen Cristina Gaetti Jardim
                • Tulio Marcos Kalife Coelho
                Resumo A disfunção temporomandibular (DTM) consiste em dores não dentárias frequentes da região orofacial, de origem multifatorial e de difícil tratamento. A acupuntura é uma terapia que tem sido utilizada com muito sucesso nas especialidades odontológicas. No tratamento da DTM atua tanto no relaxamento muscular quanto no controle da dor, como sistemicamente
                buscando o equilíbrio físico, mental e emocional do paciente, diminuindo a ansiedade e melhorando a qualidade de vida. Este trabalho teve como objetivo avaliar a acupuntura como tratamento da DTM. Participaram do estudo 34 pacientes triados e selecionados no projeto de extensão da disciplina Disfunção Temporomandibular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAODO/UFMS), diagnosticados com
                disfunção temporomandibular de origem muscular pelo Research Diagnostic Criteria (RDC/TMD). Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. O Grupo 1 (n=17) foi tratado com placa oclusal, massagem, termoterapia e orientações de autocuidado. O Grupo 2 (n=17) foi tratado com seis sessões de acupuntura com duração de 30 minutos cada. A dor foi avaliada pela escala visual analógica com auxílio de um algômetro para
                avaliar a tensão muscular dos músculos temporal e masseter. A limitação de abertura bucal foi medida com o uso do paquímetro. Não houve diferença das medidas de abertura de boca, dos escores de EVA e de limiar de tensão muscular segundo o tipo de tratamento utilizado, no entanto, em ambos os grupos houve melhora nos parâmetros avaliados após seis semanas de tratamento. Não houve diferença estatística dos valores obtidos após seis
                semanas e o final do tratamento, após quatro meses. Os resultados estatísticos mostraram que a acupuntura foi tão eficiente quanto as terapias convencionais mais utilizadas.
                Download
                  Ocorrências de imagens de ateroma de carótida em radiografias panorâmicas de pacientes com sinais da síndrome combinada
                  Curso Mestrado em Odontologia
                  Tipo Dissertação
                  Data 27/05/2019
                  Área MATERIAIS ODONTOLÓGICOS
                  Orientador(es)
                  • Albert Schiaveto de Souza
                  Orientando(s)
                  • Lais Marchetti Cabral Alves
                  Banca
                  • Albert Schiaveto de Souza
                  • Edilson Jose Zafalon
                  • Elizeu Insaurralde
                  • Ellen Cristina Gaetti Jardim
                  • Jeferson Adao de Almeida Matos
                  Resumo A Síndrome da Combinação (SC) constitui-se de um conjunto de fatores
                  que ocorrem quando há associação entre uma maxila totalmente edêntula que
                  se opõe à classe I de Kennedy. Pacientes que usam prótese total superior e
                  prótese parcial removível bilateral inferior são mais propensos a desenvolver os
                  sinais característicos desta Síndrome: reabsorção óssea na região anterior da
                  maxila, hiperplasia papilar do palato, aumento das tuberosidades, extrusão dos
                  dentes anteriores inferiores e reabsorção óssea nos extremos livres
                  mandibulares. O objetivo deste estudo foi verificar se nas radiografias
                  panorâmicas de pacientes que apresentam sinais da SC, há também imagens
                  sugestivas de ateroma de carótida, além de delimitarmos a prevalência da
                  Síndrome da Combinação e imagens sugestivas de ateroma de carótida em
                  pacientes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato
                  Grosso do Sul – FAODO/UFMS. Resultados: a partir da análise de 2057
                  radiografias panorâmicas, encontramos que a prevalência da SC foi de 3,9%
                  (n=80) e a idade dos indivíduos que apresentaram SC foi de 62,19±1,09 anos.
                  Dos sinais característicos da SC possíveis de serem analisados em radiografia
                  panorâmica, 22,5% (n=18) apresentou 1 sinal, 31,3% (n=25) apresentaram 2
                  sinais, e 46,3% (n=37) apresentaram 3 sinais. Com relação às imagens
                  sugestivas de ateroma de carótida, a prevalência foi de 6,0% (n=124) e a idade
                  dos indivíduos que apresentaram imagens sugestivas de ateroma de carótida foi
                  de 54,55±1,38 anos. Dos pacientes que apresentavam imagens sugestivas de
                  ateroma de carótida, 61,3 % (n=76) eram unilaterais e 38,7% (n=48), bilaterais.
                  Conclusão: Não houve associação entre as afecções e as variáveis gênero e
                  etnia; a idade de ambas afecções era mais elevada do que em relação às
                  pessoas que não as apresentavam; as imagens sugestivas de ateroma de
                  carótida ocorrem mais unilateralmente; houve associação entre as duas
                  afecções (razão de risco de 2,34).
                  Download
                    Ocorrência de imagens de ateroma de carótida em radiografias panorâmicas.
                    Curso Mestrado em Odontologia
                    Tipo Dissertação
                    Data 15/04/2019
                    Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
                    Orientador(es)
                    • Albert Schiaveto de Souza
                    Orientando(s)
                    • Gustavo Maroso Gessi
                    Banca
                    • Albert Schiaveto de Souza
                    • Daisilene Baena Castillo
                    • Ellen Cristina Gaetti Jardim
                    • Jose Luiz Guimaraes de Figueiredo
                    • Key Fabiano Souza Pereira
                    Resumo Este estudo avaliou a prevalência de imagens sugestivas de ateroma de carótida em Radiografias panorâmicas, e analisou a associação entre os fatores de risco para acidentes cardiovasculares e a presença de imagens de ateroma nas radiografias panorâmicas através de análise estatística dos dados coletados. O presente estudo foi devidamente aprovado no comitê de ética para pesquisa em seres humanos. Os participantes desta pesquisa concordaram com o termo de consentimento livre e esclarecido apresentado ao realizarem uma radiografia panorâmica de rotina nas clinicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e responderam um questionário médico sobre a presença de fatores de risco para acidentes cardiovasculares. Os dados foram tabulados e submetidos a uma análise estatística. Foram avaliadas 336 radiografias panorâmicas, sendo que em 28 delas foram observadas imagens sugestivas de ateroma de carótida, apresentando uma prevalência de 8,3% do total de participantes. A idade média dos pacientes que não apresentam ateroma de carótida foi de 38,33±0,87 anos, enquanto a idade média dos pacientes que apresentaram ateroma de carótida foi de 54,04±1,90 anos, sendo a idade dos pacientes que apresentaram ateroma de carótida, significativamente maior do que aquela observada entre os pacientes que não apresentaram ateroma de carótida (teste t-student, p<0,001). A presença do ateroma estava associada à dislipidemia (p=0,013) e à hipertensão (0,048). O percentual de participantes que apresentavam dislipidemia e que tiveram diagnóstico de ateroma (21,7% - n=5) foi significantemente maior do que daqueles participantes que não apresentavam dislipidemia, que também tiveram diagnóstico de ateroma (7,0% - n=19). O risco relativo de apresentar ateroma entre os dislipidêmicos foi de 3,71 vezes maior do que entre aqueles não dislipidêmicos. O percentual de participantes que eram apresentavam hipertensão e que tiveram diagnóstico de ateroma (14,3% - n=8) foi significantemente maior do que daqueles participantes que não apresentavam hipertensão, que também tiveram diagnóstico de ateroma (6,5% - n=17). O risco relativo de apresentar ateroma entre os hipertensos foi de 2,41 vezes maior do que entre aqueles não hipertensos. Concluímos através deste estudo que 28 das 336 radiografias avaliadas apresentaram imagens de ateromas, correspondendo a 8,3% da população total do estudo. Houve uma associação entre a idade dos pacientes, a dislipidemia e a hipertensão com a presença de imagens de ateroma de carótida. Uma análise precisa e minuciosa de todas as estruturas presentes nas radiografias panorâmicas é imprescindível para a detecção de imagens sugestivas de ateromas de carótida. O cirurgião dentista, se devidamente informado, pode detectar imagens sugestivas de ateromas de carótida e encaminhar os seus pacientes a um cardiologista para uma avaliação cardiovascular e a realização de exames complementares, para que ele possa receber um tratamento adequado e oportuno, prevenindo potencialmente um Acidente Vascular Encefálico (AVE).
                    Download
                      Efeito dos procedimentos de acabamento e polimento na resistência biaxial e em propriedades de superfície da cerâmica Cerec Bloc.
                      Curso Mestrado em Odontologia
                      Tipo Dissertação
                      Data 19/02/2019
                      Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
                      Orientador(es)
                      • Mário Alexandre Coelho Sinhoreti
                      Orientando(s)
                      • Ariel Farias da Silva
                      Banca
                      • Daniel Rodrigo Herrera Morante
                      • Joao Carlos Gomes
                      • Mário Alexandre Coelho Sinhoreti
                      • Nara Rejane Santos Pereira
                      • Paulo Zarate Pereira
                      Resumo O objetivo neste estudo foi verificar o efeito dos procedimentos de acabamento e polimento na resistência biaxial e em propriedades de superfície da cerâmica feldspática Cerec Blocs, fresada pelo sistema CAD/CAM. Para isso, quarenta amostras circulares da cerâmica feldspática CEREC Blocs (14 mm de diâmetro x 1,2 mm de espessura) foram fresadas, seguindo-se as especificações da ISO 6872-2008. Essas amostras foram separadas em quatro grupos (n=10) de acordo com o acabamento e polimento realizado: Grupo Controle (nenhum procedimento de acabamento e polimento); Grupo Acabamento e Polimento; Grupo Glaze; e Grupo Glaze + Acabamento e Polimento. As amostras de cada grupo foram submetidas ao ensaio de brilho superficial em um glossímetro, seguida da mensuração da rugosidade superficial em um rugosímetro. Após, foram submetidas ao ensaio de flexão biaxial em máquina de ensaio universal Instron (0,05 mm/min). Após a fratura, um fragmento de cada amostra foi submetido ao ensaio de dureza superficial (Vickers) em um durômetro, sob carga de 300 g, por 10 s. Os dados de todos os ensaios foram submetidos à análise de variância (one-way ANOVA) e as médias comparadas pelo teste de Tukey (α = 0,05). Pode-se observar que, para o ensaio de brilho, todos os grupos diferiram entre si (p<0,0001). O grupo Glaze mostrou a maior média de brilho, seguido pelos grupos Glaze + Polimento, Polimento e Controle. Para o ensaio de rugosidade, o grupo Controle mostrou a maior média e diferiu estatisticamente dos demais grupos (p<0,0001), os quais não diferiram entre si. Já para o ensaio de dureza, o grupo Glaze obteve a menor média e diferiu estatisticamente dos demais grupos. Em relação ao ensaio de flexão biaxial, o grupo Controle mostrou a menor média e diferiu estatisticamente dos demais grupos. Pode-se concluir que todos os métodos de acabamento e polimento mostraram propriedades de superfície igual ou superior ao grupo Controle, além de maior resistência à flexão. Entre os métodos de acabamento e polimento utilizados, o Glaze mostrou maior brilho superficial, porém apresentou menor dureza superficial e rugosidade.
                      Download
                        Lesões dentárias traumáticas e fatores individuais e contextuais associados entre adolescentes brasileiros: Um estudo de base populacional.
                        Curso Mestrado em Odontologia
                        Tipo Dissertação
                        Data 13/12/2018
                        Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
                        Orientador(es)
                        • Rafael Aiello Bomfim
                        Orientando(s)
                        • Rejane Cristina Leite da Fonseca Cerutti
                        Banca
                        • Alessandro Diogo de Carli
                        • Janayna Gomes Paiva Oliveira
                        • José Leopoldo Ferreira Antunes
                        • Rafael Aiello Bomfim
                        • Valeria Rodrigues de Lacerda
                        Resumo O objetivo do trabalho foi avaliar lesões dentárias traumáticas (LDTs) em adolescentes participantes da Pesquisa Estadual de Saúde Bucal de São Paulo (SBSP-15). Foram analisadas variáveis predisponentes individuais (sexo, idade, escolaridade, etnia, overjet e relação molar) e contextuais (porte das cidades e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), componentes facilitadores individuais (renda per capta e tipo de serviço utilizado) e contextuais (relação habitantes/dentista, cobertura da Equipe de Saúde da Família e renda média familiar) e necessidades individuais (satisfação e percepção em relação ao tratamento) e contextuais (média de escovação supervisionada, número de consultas e exodontias odontológicas por cidade), bem como comportamentos de saúde. O modelo comportamental de Andersen instruiu a análise de dados. Foi realizada regressão logística multinível com efeitos fixos para calculo das Odds Ratio (OR), com 95% de intervalo de confiança (IC). A prevalência de LDTs em adolescentes foi de 1,42% (IC 95% 0,94-2,13). Fatores individuais e contextuais de necessidade, predisponentes, facilitadores e comportamentos de saúde tiveram associação com LDTs. Na análise ajustada, sexo (OR=0,32; IC 95% 0,18-0,53), renda média familiar (OR=2,52; IC 95% 1,35-4,69), número de consultas (OR=0,40; IC 95% 0,19-0,84) e tempo da última consulta (OR=2,64; IC 95% 1,46-4,77) mantiveram-se significativos em relação ao trauma.
                        Download
                          Perfil epidemiológico de portadores de disfunção temporomandibular atendidos em uma instituição pública de ensino.
                          Curso Mestrado em Odontologia
                          Tipo Dissertação
                          Data 31/08/2018
                          Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
                          Orientador(es)
                          • Paulo Zarate Pereira
                          Orientando(s)
                          • Mônica Harumi Iquejiri
                          Banca
                          • Alessandro Diogo de Carli
                          • Daisilene Baena Castillo
                          • Danilo Mathias Zanello Guerisoli
                          • Marcelo Bichat Pinto de Arruda
                          • Paulo Zarate Pereira
                          Resumo Disfunção Temporomandibular (DTM) é um termo que abrange problemas clínicos, da articulação temporomandibular e dos músculos da mastigação, sendo caracterizada principalmente por dor, som na articulação e função irregular ou limitada da mandíbula. O objetivo deste estudo foi traçar um perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no Serviço de Dor Orofacial da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tratou-se de um estudo observacional, retrospectivo, onde foram utilizados dados de todos os pacientes atendidos no período de janeiro de 2008 a julho de 2017, diagnosticados com DTM (n=401). As variáveis analisadas foram idade, gênero, estado civil, queixa principal, duração, região afetada, intensidade, presença de hábitos parafuncionais e/ou bruxismo do sono/vigília, estresse, ansiedade, qualidade de sono, comorbidades e hipótese diagnóstica. Os testes qui-quadrado e exato de Fisher foram utilizados para avaliar associações entre as variáveis. Os resultados mostraram que 84,3% dos pacientes pertenciam ao gênero feminino; 88,3% queixaram-se de dor de intensidade moderada (EVN = 6,5) e 42,4% relataram hábitos parafuncionais. Bruxismo do sono esteve presente em 43,1% dos pacientes; constatou-se alta prevalência para ansiedade (76,2%) e estresse (71,8%). O diagnóstico mais prevalente foi de dor miofascial sem limitação de abertura (65,3%) e a região mais afetada foi a ATM (43,6%). Houve diferença significativa entre o gênero feminino e estresse (p=0,004) e dor (p=0,003); e estresse e ruído (p=0,046). Quando estresse foi associado com ansiedade houve associação com dor (p=0,021) e ruído (p=0,027). Concluiu-se que a demanda por tratamento para DTM foi de mulheres, jovens, solteiras, sofrendo de dor crônica na região da ATM, diagnosticadas com DTM muscular, sofrendo de ansiedade e estresse, com bruxismo, cefaleia e boa qualidade de sono. O gênero feminino foi associado significativamente com dor e estresse; estresse teve associação com ruído; estresse e ansiedade tiveram associação com dor e ruído. As demais variáveis não tiveram associação com os sintomas, de forma individual ou associadas.
                          Download
                            Relação entre a disfunção temporomandibular e alteração da pressão plantar de pacientes de duas clínicas odontológicas do município de Campo Grande - MS.
                            Curso Mestrado em Odontologia
                            Tipo Dissertação
                            Data 31/08/2018
                            Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
                            Orientador(es)
                            • Elizeu Insaurralde
                            Orientando(s)
                            • Carlos Magno de Oliveira Rodrigues
                            Banca
                            • Albert Schiaveto de Souza
                            • Anisio Lima da Silva
                            • Elizeu Insaurralde
                            • Ellen Cristina Gaetti Jardim
                            • Tulio Marcos Kalife Coelho
                            Resumo O equilíbrio corporal dinâmico difere do equilíbrio estável, no qual a situação se modifica constantemente, e existem relativamente poucas posições momentâneas ou nenhuma, em que se cumpram as condições do equilíbrio estável. Esse estudo avaliou a pressão plantar em pacientes de duas clínicas privadas do município de Campo Grande – MS, com disfunção temporomandibular instalada. O trabalho realizado foi do tipo série de casos experimental qualitativa sobre a disfunção temporomandibular e a pressão plantar do paciente durante a caminhada. Foram analisados 6 indivíduos do sexo masculino, com idades entre 18 e 60 anos. O estudo obteve a totalidade do grupo pesquisado apresentando algum grau de alteração temporomandibular, sendo 66,7% com DTM leve e 33,3% com DTM severa. A pressão plantar no mesiopé foi predominante sob o ponto de vista da análise da frequência relativa com 75% dos pacientes com DTM leve e 25% dos pacientes com DTM severa. E a pressão plantar sobre o antepé, também em frequência relativa, apresentou maior incidência em pacientes com DTM leve com 66,7%, e 33,3% para pacientes com DTM severa. A pressão plantar sobre o retropé apresentou equivalência entre os pacientes com DTM leve e severa, com 50% para cada grupo de DTM. Conclui-se, que não podemos afirmar que existe correlação entre pressão plantar e disfunção temporomandibular, pois um quadro disfuncional poderia indicar uma cronicidade da DTM, o que poderia indicar correlação com a pressão plantar, entretanto também poderia indicar que temos alterações independentes entre si.
                            Download
                              Avaliação in vitro da infiltração marginal em cavidades classe II restauradas com resinas do tipo bulk-fill.
                              Curso Mestrado em Odontologia
                              Tipo Dissertação
                              Data 28/08/2018
                              Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
                              Orientador(es)
                              • Jose Luiz Guimaraes de Figueiredo
                              Orientando(s)
                              • Maryanne de Mendonça e Silva
                              Banca
                              • Carmen Regina Coldebella
                              • Jeferson Adao de Almeida Matos
                              • Jose Luiz Guimaraes de Figueiredo
                              • Key Fabiano Souza Pereira
                              • Tulio Marcos Kalife Coelho
                              Resumo Introdução: Um novo conceito de resinas compostas surgiu nos últimos anos, com o objetivo de simplificar a aplicação e reduzir o tempo de trabalho nas resinas posteriores. As resinas Bulk- fill oferecem possibilidade de trabalho utilizando incrementos de até 05 mm. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a infiltração marginal in vitro em cavidades Classe II de 40 terceiros molares humanos com término cervical em esmalte e dentina. Material e método: As cavidades foram restauradas com as resinas Filtek Bulk Fill (3M ESPE), Aura Bulk Fill (SDI), Oppus Fill APS (FGM) e comparadas com a resina convencional Filtek Z- 350 XT (3M ESPE). As amostras foram submetidas a 500.000 ciclos de ciclagem mecânica. A infiltração marginal foi avaliada através de lupa estereoscópica com aumento de 10x e 40 x, após imersão em solução de azul de metileno a 1% durante 24 horas e utilizou software de análise de imagens que permitiu determinar a porcentagem de infiltração marginal dos preparos. Resultados: Os dados foram registrados e submetidos à análise estatística para avaliação e verificou-se que não houve diferenças significativas na infiltração marginal entre margens em esmalte e dentina (p=0,244). Em relação aos tipos de resinas, houve diferenças significantes entre as mesmas, observadas somente no esmalte (p=0,004) e em dentina, não foram observadas diferenças significantes na infiltração marginal entre as resinas (p> 0,05). As resinas Filtek BulkFill e Aura Fill configuraram-se semelhantes entre si, apresentando maior infiltração que a resina Filtek Z350 XT e Oppus Bulk Fill.
                              Download
                                Impacto de um programa odontológico na qualidade de vida relacionada a saúde bucal de bebês.
                                Curso Mestrado em Odontologia
                                Tipo Dissertação
                                Data 28/08/2018
                                Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
                                Orientador(es)
                                • Carmen Regina Coldebella
                                Orientando(s)
                                • Jéssica Alessandra Pieczykolan Peretti
                                Banca
                                • Benicia Carolina Iaskieviscz Ribeiro
                                • Carmen Regina Coldebella
                                • Edilson Jose Zafalon
                                • Mariane Emi Sanabe
                                • Michele Baffi Diniz
                                Resumo Os questionários de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal (QVRSB) geram indicadores que associados ao exame clínico, nos permitem avaliar o quanto as condições bucais afetam o domínio físico, psicológico e social. O objetivo desse trabalho foi avaliar a percepção de pais/responsáveis sobre a QVRSB de bebês 0 a 36 meses inseridos em um programa odontológico em uma clínica escola; bem como o impacto das características sociodemográficas, da doença cárie e da odontíase na QVRSB dos mesmos. Foram convidados a participar os bebês e seus pais/responsáveis que compareceram à clínica de Odontobebê da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no ano de 2017. Em seguida, os bebês foram inseridos no programa e foram avaliados clinicamente. O critério (Internacional Caries Detection and Assesment System (ICDAS) foi utilizado para a avaliação da doença cárie. Os pais/responsáveis responderam a versão brasileira do The Early Childhood Oral Health Impact Scale (B-ECOHIS) antes do atendimento, e novamente, de um a três meses após o final do protocolo de atendimento do programa. Amostra final (n=70). O
                                ICDAS foi convertido em ceo-d para análise estatística. No início do programa, 10% dos bebês ainda não tinham dentes irrompidos na cavidade bucal. Do restante, mais de 50% eram livres de cárie, 15% apresentaram lesões de manchas brancas ativas (ceo-d = 0, ICDAS = 1 ou 2) e, aproximadamente, 22% apresentaram lesões cavitadas. O escore total médio do ECOHIS foi de 6,01 (DP = 4,55) no início do estudo e de 3,63 (DP = 4,04) no final, teste Wilcoxon Signed-Rank, o que representa uma redução significativa aproximada de 60% (p < 0,001). Houve redução significativa também na pontuação dos domínios: sintomas (p = 0,036), aspectos psicológicos (p
                                < 0,001) e angústia dos pais (p = 0,002). As características socioeconômicas e a experiência de cárie não desempenharam influência significativa na qualidade de vida relacionada à saúde bucal dos bebês. Por outro lado, verificou-se associação significativa com os sinais e sintomas da odontíase (p < 0,05), teste de Mann-Whitney. Concluímos que houve melhora na qualidade de vida relacionada à saúde bucal das crianças após os atendimentos na clínica da Odonto Bebê.
                                Download
                                  Análise do processo de gerenciamento dos resíduos quimicos na rede de saúde pública odontológica em Campo Grande/MS.
                                  Curso Mestrado em Odontologia
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 10/08/2018
                                  Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
                                  Orientador(es)
                                  • Valeria Rodrigues de Lacerda
                                  Orientando(s)
                                  • Vanessa Sanchez do Nascimento Zeferino
                                  Banca
                                  • Daisilene Baena Castillo
                                  • Margareth da Silva Coutinho
                                  • Mariane Emi Sanabe
                                  • Sonia Maria Fernandes Fitts
                                  • Valeria Rodrigues de Lacerda
                                  Resumo Objetivo: verificar como se procede o processo de gerenciamento dos resíduos químicos odontológicos nos serviços públicos de saúde em Campo Grande/MS. Métodos: estudo observacional, descritivo, realizado em 36 unidades de saúde, por meio de observação direta do descarte dos resíduos químicos odontológicos com anotações do tipo check list e entrevista com a equipe de saúde bucal para preenchimento de um questionário estruturado. Resultados: em relação às etapas de identificação, segregação e acondicionamento, todas apresentaram falhas referentes ao amálgama dentário, efluentes de radiografia e filme radiográfico. Quanto à política reversa de medicamentos, 42% das unidades não a realizam. Observaram-se fragilidades referentes ao plano de gerenciamento de resíduos de saúde (PGRSS), assim como no processo de educação permanente. Conclusão: O processo de gerenciamento dos resíduos químicos de saúde em Campo Grande é falho. Políticas públicas de saúde necessitam fortalecer as ações em relação ao PGRSS e a educação permanente dos profissionais da saúde.
                                  Download
                                    Eficácia da Arnica Montana no controle de dor, edema e trismo após cirurgia de terceiro molar - ensaio clínico randomizado e split-mouth.
                                    Curso Mestrado em Odontologia
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 15/06/2018
                                    Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
                                    Orientador(es)
                                    • Paulo Zarate Pereira
                                    Orientando(s)
                                    • Murilo Moura Oliveira
                                    Banca
                                    • Ellen Cristina Gaetti Jardim
                                    • Janayna Gomes Paiva Oliveira
                                    • Julio Cesar Leite da Silva
                                    • Paulo Zarate Pereira
                                    • Valerio Antonio Parizotto
                                    Resumo A homeopatia é uma alternativa terapêutica que vem sendo utilizada desde o século XVIII; se difere da alopatia através do uso de diluições infinitesimais de certas substâncias, de forma a evitar os inconvenientes da toxicidade e da dependência das drogas alopáticas. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito anti-inflamatório da Arnica Montana, em modelo de exodontia bilateral. Tratou-se de um ensaio clínico randomizado, em modelo split-mouth. A amostra (n=17) foi composta de indivíduos entre 18 a 26 anos, de ambos os gêneros, classificação ASA I (American Society of Anesthesiologists). Os participantes apresentavam os terceiros molares inferiores impactados bilateralmente em posição similar. Cada paciente foi submetido a dois procedimentos cirúrgicos, com washout de 15 dias, sendo que em cada procedimento, um protocolo farmacológico foi utilizado, totalizando 34 cirurgias. No protocolo experimental foi utilizado Arnica Montana 6 CH por três dias antes e dois dias após a cirurgia. O grupo controle foi tratado com Dexametasona 8 mg, uma hora previamente à cirurgia. Como medicação de escape foi prescrito acetominofeno 750 mg. A escala de EVA (Escala Visual Analógica) foi utilizada para avaliação do quadro álgico, no período de 24 horas pós-cirúrgico. O edema e o trismo foram mensurados imediatamente antes, 24 e 48 horas e sete dias de pós-operatório. Na análise estatística foi empregado o teste de Wilcoxon ou teste t pareado, com nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que o pico de dor ocorreu nas duas primeiras horas e que não houve diferença significativa entre os protocolos (p>0,05) nos períodos de 2, 6 e 24 horas, com exceção do período de 12 horas onde a Dexametasona apresentou melhor controle álgico (p<0,05). A variável trismo teve pico nas 24 horas pós-operatórios, sem diferença significativa entre os tratamentos (p>0,05); contudo, nos períodos subsequentes, o tratamento com Dexametasona resultou em menor limitação de abertura bucal (p<0,05). O edema máximo ocorreu nas 24 horas pós-operatórias, sem diferença significativa entre os tratamentos em nenhum período pós-operatório (p>0,05). Concluiu-se que a Arnica Montana e a Dexametasona se equivalem em relação ao controle de dor e edema pós-operatórios, sendo a regressão do trismo decorrente de procedimento cirúrgico, mais bem conduzida pela Dexametasona.
                                    Download
                                      Impacto da doença cárie e do traumatismo dentário na Qualidade de Vida de crianças de 8 a 10 anos.
                                      Curso Mestrado em Odontologia
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 15/06/2018
                                      Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
                                      Orientador(es)
                                      • Carmen Regina Coldebella
                                      Orientando(s)
                                      • Kimberley dos Santos Moura Campos Arruda
                                      Banca
                                      • Carmen Regina Coldebella
                                      • Edilson Jose Zafalon
                                      • Fabio Nakao Arashiro
                                      • Mariane Emi Sanabe
                                      • Renata de Oliveira Guaré
                                      Resumo A qualidade de vida relacionada à saúde bucal é objeto de interesse em pesquisas por reforçar a integralidade da saúde. O objetivo deste estudo transversal observacional foi identificar o perfil socioeconômico e o impacto da doença cárie e do traumatismo dentário na qualidade de vida de crianças com 8 a 10 anos de idade. A coleta de dados foi feita por meio de questionários (CPQ8-10 e socioeconômico) e de exame clínico bucal por dois examinadores treinados de acordo com o Índice ICDAS para cárie dentária e classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS,1997) para traumatismo dentário. A inspeção clínica foi realizada após profilaxia, sob iluminação de refletor, com auxílio de espelho clínico e sonda ball point. Os dados ICDAS foram convertidos em ceo-d e CPO-D. Realizou-se análises estatísticas descritivas, testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e análise de correlação de Spearman, com nível de significância de 5%. Como resultado, observou-se que os pais possuíam mais de 35 anos de idade em 53,9%, o ensino médio completo em 43,8% e renda familiar de até dois salários mínimos em 50,0% dos casos. Em relação às crianças, 53,9% eram meninas e 40,6% possuíam 9 anos de idade. A média c2eo2-d foi 2,90 (DP±2,55) e c3eo3-d 1,51 (DP±2,01); C2PO2-D obteve média 3,54 (DP±3,05), enquanto C3PO3-D 1,15 (DP±1,60). Apenas 5,5% (n=7) da amostra apresentou traumatismo dentário e todos os casos envolveram apenas o esmalte dentário. Associação significativa foi observada apenas entre escolaridade do responsável e CPQ8-10 (p<0,05), principalmente nos domínios bem-estar emocional (p=0,015) e social (p=0,026). Logo, a cárie dentária e o traumatismo não demonstraram impacto significativo na qualidade de vida de crianças de 8 a 10 anos de idade.
                                      Download
                                        Análise de resinas compostas fotopolimerizadas por método tradicional e polimerização adicional
                                        Curso Mestrado em Odontologia
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 19/04/2018
                                        Área CLÍNICA ODONTOLÓGICA
                                        Orientador(es)
                                        • Jose Luiz Guimaraes de Figueiredo
                                        Orientando(s)
                                        • Emilia Ramos de Alcantara
                                        Banca
                                        • Cicero Rafael Cena da Silva
                                        • Jose Luiz Guimaraes de Figueiredo
                                        • Key Fabiano Souza Pereira
                                        • Paulo Zarate Pereira
                                        Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar comparativamente as propriedades finais de resinas polimerizadas por método tradicional e polimerização adicional de ciclo em autoclave através do método de espectroscopia na região do infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e a microdureza através do método de Vickers. Duas resinas foram testadas, uma comum e outra laboratorial, formando três grupos, G1: Opallis fotopolimerizada da forma como recomenda o fabricante; G2: Opallis fotopolimerizada da forma como recomenda o fabricante associada a polimerização em autoclave; G3 Opallis Lab fotopolimerizada da forma como recomenda o fabricante para a utilização de luz LED. Posteriormente foram realizados testes de microdureza e grau de conversão (GC) nos corpos de prova (CP). TOdos os resultados observados de GC e microdureza Vickers se mostraram superiores aos encontrados na literatura. O G1 apresentou 63.67% de GC e 85,38 de microdureza Vickers (VHN), o G2 62,54% e 150,5 VHN e o G3 79,68% e 65,47 VHN, respectivamente. O G2 apresentou valores elevados de microdureza quando comparados aos demais grupos, o que é atribuído a polimerização complementar, porém sem alteração do GC. A polimerização por LED se mostrou suficiente para a obtenção de um alto GC no G3, dispensando a utilização de equipamentos especiais para resinas laboratoriais.
                                        Download
                                          Página 1 de 5 (20 de 98 registros).