Mestrado em Odontologia

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
20155001: Atividades Complementares - 150h 150 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Conjunto de Atividades instituídas na distribuição estrutural curricular do Curso de Mestrado em Odontologia para obtenção de créditos complementares conforme art. 15 do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul por meio da Resolução Nº 105, de 08 de Dezembro de 2011, conforme registro em Tabela de Equivalência aprovada pela Resolução nº 70, de 1º de novembro de 2016 deste programa, visando à atuação produtiva dos alunos sob a supervisão de seu orientador.

20155002: Defesa de Dissertação - 225h 225 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Oferecida em conformidade com os artigos 69, 70, 71 e 73 das Normas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul regulamentada pela Resolução Nº 96 de 25 de Outubro de 2011 pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação desta mesma Fundação, e conforme o Art. 32 do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Odontologia aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul por meio da Resolução Nº 105, de 08 de Dezembro de 2011, refere-se à fase final do curso de Mestrado em Odontologia na qual, após o cumprimento satisfatório de todas as exigências estipuladas por este Programa, o aluno defenderá a Dissertação de Mestrado perante Banca Examinadora, que examinará e avaliará o Trabalho Final.

20155003: Didática do Ensino Superior - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Ementa:
Formação para o ensino, estratégias de ensino e avaliação, políticas educacionais. Analisar e ressaltar a importância da didática na preparação e formação do professor universitário. Fundamentar princípios pedagógicos e didáticos que objetivam otimizar o desempenho do docente no ensino odontológico. Analisar de maneira sistêmica, os elementos do processo de ensino e aprendizagem. Conhecer e elaborar instrumentos de fins e meios visando à coerência entre as propostas teóricas e sua realização. Conhecer o papel social e educacional da didática.

Objetivos:
Identificar os elementos do processo de ensino, compreendendo e articulando-os politicamente, tendo em vista múltiplas possibilidades do “fazer” docente em sala de aula; fornecer subsídios para a elaboração de plano de ensino e planejamentos didáticos, operacionalização de recursos; refletir sobre a importância da articulação ensino-pesquisa para o “fazer” do professor universitário. Facilitar um clima de confiança e valorização pessoal e grupal a partir de dinâmicas de integração, trocar experiências e atividades.

Conteúdo Programático:
- Requisitos básicos do professor: legais, pessoais e técnicos.
- Processo de formação pedagógica do professor.
- Elaboração de plano de ensino.
- Processo de ensino-aprendizagem.
- Recursos tecnológicos no ensino superior.
- Avaliação de aprendizagem.

Metodologia:
As aulas serão ministradas através de aulas expositivas, seminários, recursos audiovisuais e grupos de discussão.A teoria será ensinada dentro de uma realidade metodológica prática e ativa, visando integrar os conhecimentos adquiridos para a prática da docência.

Avaliação:
Relatório de acompanhamento em aulas teóricas. Atividades em sala de aula. Seminários.
Bibliografia:
ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1985.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Superior, Comissão de Especialistas em Odontologia. Diretrizes Curriculares e Bases da Educação Nacional. 1996.
CARVALHO, ACP; KRIEGER, L. Educação Odontológica.São Paulo: Artes Médicas, 2006.
GIL, AC. Didática do ensino superior.São Paulo: Atlas,2011.
MARCOS, B. Reflexões sobre ensino e saúde. Belo Horizonte: La Maciel, 1988.
VEIGA, IPA; Viana CMQ (orgs). Docentes para a educação superior: processos formativos.Campinas: Papirus, 2010.

20155004: Elaboração de Dissertação - 0h 0 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Disponibilizada em consonância com a Resolução Nº 96 de 25 de Outubro de 2011, aprovada pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que estabelece as Normas de Pós-Graduação Stricto Sensu desta mesma Fundação, artigo 56 e artigo 21 do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Odontologia aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul por meio da Resolução Nº 105, de 08 de Dezembro de 2011, compreenderá o período posterior à integralização curricular das disciplinas pelo aluno, no qual deverá apresentar , no mínimo, 1 (um) artigo submetido para publicação em periódicos Qualis B3 ou superior, em conjunto com o seu orientador, e ser aprovado exame de qualificação deverá constar de arguição pela Banca Examinadora, versando sobre o tema escolhido para dissertação, para então preparar sua Defesa de Dissertação, finalizando-se com sua matrícula na Disciplina Defesa de Dissertação.

20155005: Estágio de Docência I - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Ementa:
Realizar atividades diversificadas correlatas ao trabalho docente.

Conteúdo Programático:
- Planejamento de disciplina;
- Elaboração de roteiros de aula teórica e prática;
- Produção de material didático;
- Organização de seminários temáticos;
- Pesquisas ou aulas de campo;
- Pesquisa bibliográfica e documental;
- Outras atividades correlatas docência.

Objetivos:
Objetiva a preparação do mestrando para a docência e a sua qualificação no ensino de graduação.

Avaliação:
- Relatório do acompanhamento em aulas teóricas e práticas nas áreas específicas;
- Produção de material didático na área;

Metodologia:
Acompanhamento na área específica em aulas teóricas e práticas na graduação.

Bibliografia:
ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1985.
MARCOS, B. Reflexões sobre ensino e saúde. Belo Horizonte: Ed. La Maciel, 1988.
CURY, C.R.J. et al Medo à liberdade e o compromisso democrático: LDB e plano Nacional de Educação. São Paulo: Editora do Brasil, 1997.
BRASIL. Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Superior, Comissão de Especialistas em Odontologia. Diretrizes Curriculares em Odontologia. Brasília: Ministério de Educação, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Superior, Comissão de Especialistas em Odontologia. Brasília:Ministério de Educação, 1998.
PERIÓDICOS:
Caderno de Resumos dos Encontros Anuais da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO).
Diretrizes Curriculares em Odontologia.

20155006: Estágio Supervisionado - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Ementa:
Estágios planejados e supervisionados pelo orientador,

Conteúdo Programático:
Conhecimentos prévios sobre pesquisa científica

Princípios de metodologia científica

Princípios sobre uso de laboratórios

Objetivos:
Com objetivo de obter conhecimentos específicos
necessários ao desenvolvimento da pesquisa.

Avaliação:
Relatório sobre o treinamento e a relização de várias técnicas de pesquisa

Metodologia:
Treinamento em várias técnicas da pesquisa cinetífica odontológica

Bibliografia
BRASIL. Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Superior, Comissão de Especialistas em Odontologia. Diretrizes Curriculares em Odontologia.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Superior, Comissão de Especialistas em Odontologia. Brasília:Ministério de Educação, 1998.
Brasília: Ministério de Educação, 1999.
CURY, C.R.J. et al Medo à liberdade e o compromisso democrático: LDB e plano Nacional de Educação. São Paulo: Editora do Brasil, 1997.
Estrela, Carlos. Metodologia Científica: Ensino e Pesquisa em Odontologia. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 2005.
MARCOS, B. Reflexões sobre ensino e saúde. Belo Horizonte: Ed. La Maciel, 1988.

20155011: Estudos Avançados em Biologia Oral - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Ementa:
Estudar a abordagem interdisciplinar quanto às características clínicas, imagenológicas, histopatológicas e cirúrgicas das doenças bucais.

Conteúdo Programático:
- Exame clínico, radiográfico e histopatológico;
- Como realizar biópsia;
- Tratamentos cirúrgicos;
- Realizar e interpretar radiografias intra e extra orais;
- Aplicação de imagem digital em várias especialidades da odontologia

Objetivos:
Proporcionar sólida formação acerca das doenças que acometem o Sistema Estomatognático como um todo, com ênfase em diagnóstico, clínica, epidemiologia, terapêutica cirúrgica e controle dessas doenças, que se integram em uma série de atividades, que primam e articulam no processo ensino/aprendizagem e pela inserção social e ética da saúde bucal, traçando estratégias preventivas e clínicas, usando recursos de laboratório, em animais e humanos.

Avaliação:
- Artigos científicos;
- Aulas práticas, através do desempenho de cada aluno;
- Produção de material didático;
- Apresentação de trabalhos em congressos e Jornadas.
-Seminários ligados a temas específicos das alterações do complexo maxilomandíbular;
-Prova prática.

Metodologia:
- Apresentação da disciplina e esclarecimentos sobre as normas da disciplina; - Atendimento a pacientes da comunidade com a realização de exame clínico, radiográfico e complementar; efetuar o devido tratamento, seja ele cirúrgico ou terapêutico, e encaminhamento dos casos mais complexos aos devidos tratamentos;
- Apresentação de 3 hipóteses diagnósticas, por escrito, para cada caso atendido
- Realização de estudos dirigidos;

Bibliografia:
LIVROS:
NEVILLE, B.W., DAMN, D.D., ALLEN, C.M., BOUQUOT, J.E. Patologia Oral e Maxilofacial. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 1988. 1 ed.
REGEZZI JA, SCIUBA, JJ. Patologia Bucal. Correlações Clínico-Patológicas. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 1991. 1 ed.
SCULLY C & CAWSON RA. Medical Problems in Dentistry. Wright: Oxford, 1998. 4 ed.
ANDREOLI TE, BENNET JC, CARPENTER CCJ, PLUM F. CECIL Essentials of Medicine. Saunders: Philadelphia, 1997.4ed.
ÁLVARES,L.C.; TAVANO.O. Curso de radiologia em Odontologia. São Paulo. Livraria Ed. Santos, 1987.
CAWSON, R.A.; EVERSON, J.W. Oral pathology and diagnosis. Philadelphia. W.B. Saunders, 1987.
GUIMARÃES, S.A.C. Patologia básica da cavidade bucal. Rio de Janeiro, Guanabara Kooganm 1982.
GORLIN, R.J.; GOLDMAN, H.M. Oral pathology. 6ª ed. St. Louis, Mosby, 1970.
LEONARDO, M.R.; LEAL, J.M. Endodontia: Tratamento de canais radiculares. 2ª ed. São Paulo, Panamericana, 1991.
LINDHE, J. Tratado de Periodontopatologia clínica. Rio de Janeiro, Interamericana, 1985.
PINDBORG, J.J. Pathology of the dental hard lissues. Philadelphia, Saunsders, 1970.
Freitas A, Rosa JE, Souza IF Radiologia Odontológica. 4.ed. São Paulo: Artes Médicas.1998.*
PERIÓDICOS:
Archives of Oral Biology
Cancer Research
Journal of Pathology
Journal of Periodontology
Journal of Oral Pathology and Medicine
Oral Oncology
Oral Diseases
Oral Surgery, Oral Medicine and oral Pathology
Quintessence International.

20155013: Estudos Avançados em Dentística Restauradora - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Ementa:
Será utilizado o laboratório para realização de preparos cavitários em manequim, com a finalidade de adestramento e aprofundando sobre temas para o conhecimento teórico prático como: diagnóstico e plano de tratamento em Dentística Restauradora e utilização na prática clinica de materiais restauradores diretos, praticando a docência no estágio supervisionado em clínica avançada e a obtenção de material didático que serão utilizados nos seminários.

Conteúdo Programático:
- Preparos cavitários em manequim no laboratório;
- Plano de tratamento em Dentística Restauradora;
- Prática clinica e aplicação dos materiais restauradores direto;
- Obtenção de material didático;
- Sistematização das apresentações das aulas teóricas e práticas.

Objetivos:
Orientar os mestrandos na aquisição de conhecimento teórico e prático aprofundado sobre o tema: preparos de cavidades adequadas para receber os diversos materiais odontológicos utilizados no tratamento odontológico.

Avaliação:
- Análise critica pelos mestrandos e professores;
- Seminários;
- Artigos científicos;
- Aulas práticas, através do desempenho de cada aluno;
- Produção de material didático;
- Apresentação de trabalhos em congressos e Jornadas.

Metodologia:
- Apresentação da disciplina, sorteio dos temas, grupos e apresentadores;
- Apresentação oral, plano de aula, estudo dirigido e elaboração de teste;
- Metodologia de Avaliação:
Nomenclatura e Classificação das Cavidades: 1. Princípios Gerais do Preparo Cavitário; 2. Preparos cavitários para Amálgama; 3. Preparos cavitários para Resinas Compostas; 4. Cárie, Diagnóstico e Plano de Tratamento; 5. Proteção do Complexo Dentino-Pulpar; 6. Cimento de Ionômero de Vidro; 7. Adesão Aplicada à Dentística; 8.Resinas Compostas.
Sistematização das atividades práticas: 1. Fotografias dos casos clínicos; 2. Diagnóstico e planejamento aprovados pelo orientador; 3. Tratamentos completos selecionados pelos orientadores; 4. As atividades clínicas deverão objetivar ilustrar os temas das aulas.
Bibliografia:
BARATIERI, L.N.; MONTEIRO JR. S. MELO, T. S. et al. Odontologia restauradora, fundamentos & técnicas. São Paulo. Santos Editora. 2010.
Volumes 1 e 2.
BUSATO, L. S. et al..Dentística, Filosofia, Conceito e Prática Clínica. Grupo Brasileiro de Professores de Dentística. São Paulo: Artes Médicas. 2005.
FEJERSKOV, O.; KIDD, E. Cárie dentária: a doença e seu tratamento. São Paulo: Editora Santos, 2005.
MONDELLI J. Proteção do Complexo Dentinopulpar. 1 ed. Artes Médicas, 1998.
MONDELLI, J. et al. Dentística. Procedimentos pré-clínicos. São Paulo. Santos Livraria e Editora. 1 ed. 2002.
NAKABAYASHI, N ; PASHLEY, D.H.. Hibridização dos Tecidos Dentários Duros, 1a Ed. São Paulo: Quintessence. 2000.
NAVARRO, M. F. L.; PASCOTTO, R. C. Cimentos de Ionômero de Vidro. Aplicações clínicas em Odontologia. Artes Médicas, São Paulo, 1998.
REIS A, LOGUERCIO AD. Materiais Dentários Restauradores Diretos: dos Fundamentos à Aplicação Clínica. 1 ed. Livraria Editora Santos, 2007.
CONCEIÇÃO EN. Dentística, Saúde e Estética. 2 ed. .Artes Médicas, 2005.
GARONE NETO, N..Inlays, Onlays Metálica e Estética, 1a Ed; São Paulo: Santos,1998.
SCOTTI R, FERRARI M. Pinos de Fibra: Considerações Teóricas e Aplicações Clínicas. 1 ed. Artes Médicas, 2003.
BOTTINO, M. A. Percepção e estética em próteses livres de metal em dentes naturais e implantes. Artes Médicas. 2009.
DELLA BONA, A. Adesão às cerâmicas: evidencias científicas para uso clínico. Artes Médicas. 2009.
CHICHE, G. J; PINAULT, A. Estética em próteses fixas anteriores. 1. ed. São Paulo: Ed. Santos, 1996.
ELIAS, C.N., LOPES, H.P. Materiais Dentários ? Ensaios Mecânicos. São Paulo, Santos, 2007.
HAMMERLE, C; SAILER, I; THOMA, A; HALG, G;. SUTER, A; RAMEL, C. Cerâmicas Odontológicas - Aspectos Essenciais para a Prática Clínica. 1ª
ed.;127 pg. Quintessence. 2009.
PERIÓDICOS:
American Journal Of Dentistry
Arquivos em Odontologia
Biomaterials
Caries Research
Dental Material Jounal
International Journal of Periodontics and Restorative Dentistry
Journal of Adhesive Dentistry
Journal of Esthetic Dentistry
Operative Dentistry
Arquivos em Odontología
Journal of Clinical Dentistry
Pesquisa Odontológica Brasileira
Quintessence International
Revista Brasileira de Odontologia
Revista da Pós-Graduação da USP

20155012: Estudos Avançados em Diagnóstico, Técnicas e Clínica em Reabilitação Bucal - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Ementa:
Deverá ser estudada a prótese sobre implantes, e todas as fases clínicas e laboratoriais, para a indicação, planejamento e execução de próteses totais, parciais removíveis, fixas e sobre implantes, bem como orienta-los quanto à necessidade de acompanhamento.

Conteúdo Programático:
1. Anatomia Protética; 2. Exames clínicos Exames clínicos; 3. Moldagem anatômica; 4. Moldagem funcional; 5. Movimentos mandibulares; 6. Articuladores; 7. Relações intermaxilares; 8. Instalação e orientação ao paciente; 9. Confecção de prótese total com rebordo reabsorvido e dimensão vertical alterado; 10. Planejamento de prótese parcial; 11. Elementos constituintes da prótese parcial removível; 12. Próteses parciais removíveis de extremidade livre; 13. Preparos cavitários com finalidade protética; 14. Preparos de condutos radiculares – modelagem em Duralay; 15. Pinos pré fabricados – metálicos e não metálicos; 16. Coroas provisórias – finalidades, tipos e técnicas de confecção; 17. Moldagem em Prótese Fixa; 18. Escolha da cor, aplicação da porcelana, ajustes estéticos e olcusais; 19. Próteses sobre implante; 20. Sucesso e inssucesso das próteses.

Objetivos:
Proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos, clínicos e de laboratório com pacientes e apresentará as alternativas de reabilitação oral, com a utilização de prótese parcial fixas e as próteses parciais ou de totalmente desdentados e prótese livre de metais, interagindo a fase clinica e laboratorial.

Avaliação:
- Seminários;
- Artigos científicos;
- Aulas práticas, através do desempenho de cada aluno;
- Produção de material didático;
- Apresentação de trabalhos em congressos e Jornadas.

Metodologia:
- A parte teórica composta de assuntos será ministrada na forma de aulas expositivas, com projeção de data show e seminários em grupos de trabalho.
- A parte prática consta da aplicação dos conhecimentos teóricos e adestramento em laboratório e clínica, entre os próprios alunos, e com pacientes portadores de necessidade de reabilitação oral, auxiliada por exposições teóricas, mesas demonstrativas e demonstrações práticas dos professores;
- Exposições teóricas com recursos audio-visuais;
- Aulas práticas em clínica de pacientes;
- Aulas práticas em laboratório de prótese;

Bibliografia:
ALONSO, A.A.; ALBERTINI, J.S. Oclusión y Diagnostico en Rehabilitación Oral. Buenos Aires: Panamericana, 2000.
BONACHELA, W.C. & ROSSETTI, P.H. Overdentures. São Paulo: Liv. Santos Ed., 2002.
BOTTINO, M.A. Estética em Reabilitação Oral Metal Free. São Paulo: Artes Médicas, 2000.
CARLSSON, G.E.; MAGNUSSON, T.; GUIMARÃES, A.S. Tratamento das Disfunções Temporomandibulares na Clínica Odontológica. 2ª ed., São
Paulo: Quintessence, 2006.
DINATO, J.C. & POLIDO, W.D. Implantes Osseointegrados. Cirurgia e Prótese. São Paulo: Artes Médicas, 2001.
FRANCISCHONE, C.E. Osseointegração e as Próteses Unitárias. São Paulo: Artes Médicas, 1998.
HOBO, O.S. Osseointegração e Reabilitação Oclusal. São Paulo: Liv. Santos Ed., 1997.
KLIEMANN, C.; OLIVEIRA, W. Manual de Prótese Parcial Removível. São Paulo: Liv. Santos Ed., 1999.
LUND, J.P. Dor Orofacial: da Ciência Básica à Conduta Clínica. Trad. São Paulo: Quintessence, 2002.
McNEIL, C. Ciência e Prática na Oclusão. Trad., São Paulo: Liv. Santos Ed., 2000.
MISCH, C.E. Implantes Dentários Contemporâneos. 2ª ed., São Paulo: Liv. Santos Ed., 2000.
OKESON, J.P. Tratamento das Desordens Temporomandibulares e Oclusão. Trad., 6ª ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
PEGORARO, L.F. et al. Prótese Fixa. São Paulo: Artes Médicas, 1998.
ROSENSTIEL, S.F.; LAND, M.; FUJIMOTO, J. Contemporary Fixed Prosthodontics. St. Louis: Mosby, 2000.
SAITO, T. Preparo de Dentes Funcionais em Prótese Fixa: Princípios Mecânicos, Biológicos e de Oclusão. 2ª ed., São Paulo:Liv. Santos Ed., 1999.
SHILLINGBURG, H.T. Fundamentos de Prótese Fixa. Trad., 3ª ed., São Paulo: Quintessence, 1998.
SPIEKERMANN, H. Color atlas of dental medicine ? Implantology. New York: Thieme Medical Publishers, 1995.
TODESCAN, R. Atlas de Prótese Parcial Removível. São Total. 5ª ed., São Paulo: Liv. Santos Ed., 2000.
TAMAKI, T. Dentaduras Completas. 4ª ed. São Paulo: Sarvier, 1988.
VICENTE JIMÉNES, L. Reabilitação Bucal em Prótese sobre Implantes. São Paulo: Quintessence, 2000
ZARB, G.; CARLSSON, G.E.; SESSLER, B.J.; MOHL, N.D. Disfunções da ATM e Músculos da Mastigação. Trad. São Paulo: Santos Ed., 2000.
Periódicos:
Journal of American Dental Association, Journal of Dental Research, Journal of Orofacial Pain, Journal of Prosthetic
Dentistry, Journal of Oral Rehabilitation, International Journal of Periodontics and Restorative Dentistry, International Journal
Pesquisa Odontológica Brasileira, Jornal Brasileiro de Oclusão ATM & Dor Orofacial, Jornal Brasileiro de Clínica & Estética
em Odontologia, Jornal Brasileiro de Clínica Odontológica Integrada, Jornal Brasileiro de Odontologia Clínica, Jornal
Brasileiro de Dentística e Estética, Revista Brasileira de Odontologia, Revista da ABO Nacional, Revista da APCD, Revista do CROMG.

20155014: Estudos Avançados em Endodontia - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Ementa:
Objetiva orientar o mestrando do conhecimento no ensino teórico e clínico em Endodontia, a utilização da prática clínica no diagnóstico e tratamento das infecções pulpares e periradiculares, estudo de métodos de investigação científica na área e confecção de material didático: informática e fotografia.

Conteúdo Programático:
1. Anatomia interna; 2. Abertura coronária; 3. Radiologia em Endodontia; 4. Instrumentos endodônticos; 5. Odontometria radiográfica; 6. Pulpotomia e pulpectomia; 7. Preparo biomecânico; 8. Soluções irrigadoras; 9. Medicação Intracanal; 10. Semiologia Endodôntica; 11. Materiais obturadores; 12. Obturação; 13. Histopatologia da polpa; 14. Alterações regressivas da polpa; 15. Alterações circulatórias da polpa; 16. Alterações inflamatórias da polpa; 17. Histopatologia do periápice; 18. Retratamento endodôntico; 19. Sucesso e insucesso endodôntico; 20. Acidentes e complicações endodônticas.

Objetivos:
Objetiva orientar o mestrando do conhecimento no ensino teórico e clínico em endodontia, a utilização da prática clínica no diagnóstico e tratamento das infecções pulpares e periradiculares, estudo de métodos de investigação científica na área e confecção de material didático: informática e fotografia.

Avaliação:
- Artigos científicos;
- Aulas práticas, através do desempenho de cada aluno;
- Produção de material didático;
- Apresentação de trabalhos em congressos e Jornadas.
- Seminários ligados a temas específicos da área;
- Prova escrita,
- Prova prática.

Metodologia:
- Interrelacionar a Endodontia com as demais disciplinas oferecidas pelo curso, enfocando sua importância na saúde oral do indivíduo.
- Capacitar o aluno a entender os mecanismos envolvidos nas afecções pulpares e periapicais, habilitando-o para efetuar o diagnóstico, tratamento e proservação de elementos comprometidos endodonticamente.
- Aulas práticas em laboratório, com uso de manequins dotados de dentes naturais e em clínica com atendimento ao paciente;
- Aulas teóricas com exposição de conteúdo.

Bibliografia:
STEPIEN, W.; GALLAGHER, S. Problem-Based Learning: As authentic as it gets. Educational Leadership, 2003, 132p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724:informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de
Janeiro, 2002.
BENDER, A.E. How to write a paper for publication. Heart Lung Circ, v.117, n.1, p.17-19, feb,1997.
KLIEWER, M.A. Writing it up: A step-by-step guide to publication for beginning investigators. AJR Am J Roentgenol, v.185, n.5, p.591-596, sept, 2005.
NAYLOR, W.P., MUÑOZ-VIVEROS, C.A.The art of scientific writing:how to get your research published! J Contemp Dent Pract, v.6, n.2, p.164-180,
may, 2005.
OLIVEIRA, S.L. Tratado de Metodologia Científica:projetos de pesquisa, TGI, TCC, dissertações e teses.São Paulo: Pioneira, 1997.320p.
REY, L. Planejar e redigir trabalhos científicos. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1997. 318p.
ESTRELA, C. Metodologia Científica : Ciência, Ensino, Pesquisa. 2ª Edição. São Paulo. Ed.Artes Médicas. 2005
TEIXEIRA, A. Universidades Corporativas X Educação corporativa: o desenvolvimento do aprendizado contínuo. Qualitymark Ed. 2001.
LUDWIIG, WALDEZ L. Aprender é a fórmula para Vencer. FIERGS, Porto Alegre, 15 de junho , 1999.
CONSOLARO, A. O "ser" professor: arte e ciência no ensinar e aprender. 2a. ed. Paraná: Dental Press Editora Ltda., 2000
Aprender a Aprender. HSM Management, São Paulo, no 9 , ano II, p.58-64,julho/agosto,1998.
FERRÉS J. Vídeo e Educação. Ed. Artes Médicas, Porto Alegre, RS. 1995.
ABREU, M. C.; MASETTO, M. T. -1990- O professor Universitário em aula : prática e princípios teóricos. MG Editores e Associados, São Paulo.
MARQUARDT, M.J. O poder da aprendizagem pela ação. Trad. Anna Lobo. Rio de Janeiro: editora Senac Rio, 2005. 11)
MORALES, P. A relação professor ? aluno. O que é, como se fez. 3ª. ed. Edições Loyola, são Paulo, 2001.
BAZARRA, L.; CASANOVA, O.; UGARTE, J.G. Ser professor e dirigir Professores em tempos de mudança. São Paulo. Paulinas, 2006.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724:informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de
Janeiro,2002.
PERIÓDICOS:
Acta Odontológica Scandinavica
Arquivos em Odontología
Bristish Dental Journal
Endodontics and Dental Traumatology
International Endodontics Journal
Journal of Endodontics
Pesquisa Odontológica Brasileira
Quintessence International
Revista Brasileira de Odontologia
Revista da Pós-Graduação da USP

20155015: Estudos Avançados em Periodontia - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Ementa:
Avaliar a resposta clínica obtida com diferentes formas de terapias periodontais.

Conteúdo Programático:
- Medidas preventivas e terapêuticas: Técnicas Cirúrgicas: gengivectomia e gengivoplastia;
- Medidas preventivas e terapêuticas: Cirurgias à Retalhos / Cirurgias Mucogengivais;
- Medidas preventivas e terapêuticas: Alterações agudas gengivais: GUN abscesso periodontal;
- Medidas preventivas e terapêuticas: Alterações agudas gengivais: gengivo-estomatite herpética aguda, abscesso pericoronário;
- Medidas preventivas e terapêuticas: Complexo cirúrgico das lesões periodontais;
-Medidas preventivas e terapêuticas: Regeneração tecidual guiada com membranas.

Objetivos:
Proporcionar sólida formação acerca dos fatores envolvidos no desenvolvimento da doença periodontal que acometem o sistema estomatognático como um todo para a com ênfase em clínica, epidemiologia, diagnóstico e controle dessas doenças no processo ensino/aprendizagem e pela inserção social para o futuro mestre.

Avaliação:
- Artigos científicos;
- Aulas práticas, através do desempenho de cada aluno;
- Produção de material didático;
- Apresentação de trabalhos em congressos e Jornadas.
-Seminários ligados a temas específicos das alterações das doenças periodontais;
-Prova prática.

Metodologia:
- Plano de tratamento restaurador e protético para periodonto delibitado;
-Relação da Periodontia com a Dentística e Prótese na complementação do tratamento periodontal;
-Conservação do estado de saúde alcançada: Terapia Periodontal de Suporte.

Bibliografia:
LINDHE, J. Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia Oral. Guanabara Koogan: 1999.
FERMIN, A.C., Newman, N.G. Periodontia Clínica. Guanabara Koogan, 1996.
1996 World Workshop in Periodontics.Annals of Periodontology, Chicago, v1, 1996.
Directions in Periodontal Medicine. Annals of Periodontology, Chicago, V3, 1998.
International Workshop for Classification of Periodontal Disease and Conditions. Annals of Periodontology, Chicago, V4, 1999
PERIÓDICOS:
Journal of Periodontology
Journal of Clinical Periodontology
Journal of Periodontal Research
Periodontology 2000
Community Dentistry and Oral Epidemiology
Journal of Dental Research
Oral Microbiology and Imunology
Quintessence International
International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry
Pesquisa Odontológica Brasileira
Revista Brasileira de Odontologia
Revista da Pós-Graduação da USP.

20155016: Estudos Avançados em Saúde Coletiva - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Ementa:
Visa o estudo da Promoção de Saúde aplicada à Odontologia e das práticas coletivas relacionadas às principais doenças da boca no cenário brasileiro

Conteúdo Programático:
Estudo da Promoção de Saúde aplicada à Odontologia e das práticas coletivas relacionadas às principais doenças da boca no cenário brasileiro, aliado a aspectos básicos das Ciências Sociais. Engloba as ciências básicas e sociais no entendimento dos aspectos populacionais relacionados às principais patologias. Nesse contexto, abrangerá o estudo dos principais agravos à saúde bucal, enfatizando os aspectos preventivos.

Objetivos:
Visa o estudo de políticas públicas de saúde, como a Estratégia de Saúde da Família, em todo o seu processo de construção e realização para a instauração das Políticas e Programas de Saúde

Avaliação:
Artigos científicos;

Metodologia:
Estudos epidemiológicos, instrumentos do planejamento de programas e políticas públicas, em diferentes populações.

Bibliografia
Kriger L (coordenador). Promoção de saúde bucal. Paradigma,ciência e humanização. São Paulo: Artes Médicas; 2003.
BUISCHI YP. Promoção de saúde bucal na clínica odontológica. Série EAP-APCD. São Paulo: Artes Médicas; 2000.
DIAS AA. Saúde bucal coletiva: Metodologia do trabalho e práticas. São Paulo: Santos Livraria Editora; 2006.
PEREIRA AC. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. Porto Alegre: Artmed; 2003.
ALMEIDA FILHO, N. A ciência da saúde. São Paulo: Hucitec, 2000. 255p.
MOYSÉS ST, KRIGER L, MOYSÉS SJ (coordenadores). Saúde bucal das famílias: trabalhando com evidências. São Paulo: Artes Médicas; 2008.
MACAU M. Saúde bucal coletiva: implementando idéias...concebendo integralidade. Rio de Janeiro: Editora Rubio; 2008.
CRIVELLO JÚNIOR (coordenador). Fundamentos de Odontologia: Epidemiologia da saúde bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006.
LUIZ RR, COSTA AJL, NADANOVSKY P. Epidemiologia e bioestatística na pesquisa odontológica. São Paulo: Editora Etheneu; 2005.
CAMPOS GWS, MINAYO MCS, AKERMAN M, DRUMOND JÚNIOR M, CARVALHO MY. Tratado de saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de
Janeiro: editora FIOCRUZ; 2006.
PINTO VG. Saúde bucal coletiva. 5 ed. São Paulo: livraria Editora Santos; 2008.

20155007: Ética e Bioética Aplicada à Pesquisa - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Ementa:
Fornecer as ferramentas conceituais e operacionais desenvolvidas pela Ética, a Ética Aplicada e a Bioética para entender e enfrentar os aspectos conflituosos implicados pela práxis humana.

Conteúdo Programático:
Analisar aspectos éticos relacionados com as práticas humanas;
Estudar as condições que colocam o sujeito em situação de vulnerabilidade;

Objetivos:
Estudar as possíveis relações entre a vulnerabilidade e a autonomia dos sujeitos da investigação

Avaliação:
Artigos científicos;

Metodologia:
Investigar e discutir aspectos éticos relacionados às interações entre seres humanos e o meio ambiente, globalização e qualidade de vida, impactos ambientais das formas de desenvolvimento e de incorporação de ciência e tecnologia, direitos das gerações futuras.

Bibliografia
Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Normas para Pesquisa envolvendo Seres Humanos (RES. CNS 196/96 e outras). Conselho Nacional de
Saúde. Brasília. Ministério da Saúde, 2000.
Costa, Jurandir Freire, O Desafio Ético, Rio de Janeiro: Garamond, 2000;
Garrafa, Volnei, A Bioética no Século XXI, Brasília, 2000;
REGO, Sergio Tavares de Almeida ; COSTA-MACEDO, Leda M . Subsídios para a educação moral nos cursos de graduação em saúde. In: Fermin -
Roland Schramm; Sergio Rego; Marlene Braz; Marisa Palacios. (Org.).
Bioética, riscos e proteção. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ - Editora Fiocruz, 2005, v. 1, p. 193-210.
SCHRAMM, Fermin Roland (Org.); REGO, Sergio Tavares de Almeida (Org.); BRAZ, Marlene (Org.); PALÁCIOS, Marisa (Org.). Bioética, Riscos e
Proteção. 1/1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

20155008: Fundamentos em Bioestatística e Epidemiologia na Saúde Bucal - 45h 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Análise estatística e sua aplicação na área da saúde, como ferramenta do método científico, com a interpretação e apresentação de resultados. Conceitos fundamentais da Bioestatística. Medidas de tendência central e de dispersão. Distribuições de frequência. Distribuição normal. Testes de hipóteses, análise de variância e de dados de frequência. Discussão de métodos epidemiológicos e índices utilizados na odontologia, de modo que o pós-graduando compreenda os princípios básicos da estatística e epidemiologia na saúde bucal, aplicando-os aos estudos em odontologia, tornando-o capaz de organizar e analisar os dados obtidos nos estudos, bem como de apresentá-los de forma descritiva, tabular e gráfica.

20155009: Metodologia da Pesquisa Científica - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Ementa:
Visa o conhecimento científico suas características e especificidades;

Conteúdo Programático:
- A relatividade da verdade científica: aspectos políticos, econômicos e éticos envolvidos na pesquisa científica;
- A ética na pesquisa envolvendo seres humanos;
- A pesquisa científica: passos para sua operacionalização;
- O projeto de pesquisa: elementos constitutivos;
- A escolha do tema e fontes para localização de produção e dados científicos;
- Citações e referências;
- A delimitação do problema-objeto da pesquisa;
- A definição de objetivos;
- A estruturação da justificativa;

Objetivos:
Desenvolver os procedimentos metodológicos: tipologia de pesquisa, delimitação de amostras em pesquisas quantitativas e qualitativas, estratégias/procedimentos para coleta de dados, análise dos dados;

Avaliação:
Redação do relatório final da pesquisa: estrutura, forma e conteúdo; Artigos científicos; Apresentações em eventos: resumos e elaboração de pôsteres e apresentações orais.

Metodologia:
Organização dos dados da pesquisa: construção de tabelas, figuras; modalidades de organização e análise de dados qualitativos;

Bibliografia:
BARBIERI, J. C. Produção e transferência de tecnologia. São Paulo: Ática, 1990.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Normas de pesquisa envolvendo seres
humanos. (Resolução 196/96 e outras). 2 ed. Ampl. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Manual operacional para comitês de ética em
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 2004.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P.A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
2005.
pesquisa. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
__ NBR 6023: referências: informação e documentação: apresentação. Rio de Janeiro, 2002b.
NBR 10520: Informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
__ NBR 10520: informação e documentação: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002a
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724. Informação e documentação: trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro,

20155010: Seminários em Pesquisa Odontológica - 45h 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Ementa:
Orientação no delineamento do plano de pesquisa junto ao orientador.

Conteúdo Programático:
- Avanço na definição do tema de pesquisa por meio de um melhor conhecimento das características e abrangência do campo de conhecimento onde o tema está inserido;
- Conhecimento dos problemas que caracterizam a área o objeto de estudo;
- Redefinindo, se for o caso, as hipóteses ou pressupostos;
- Definindo claramente os objetivos da pesquisa;
- Desenhado, com segurança, os procedimentos metodológicos a serem adotados.

Objetivos:
Objetiva constituir espaço de apresentação do projeto de pesquisa.

Avaliação:
Análise critica pelos professores.

Metodologia:
- Orientação quanto a definição do tema da pesquisa no objeto do estudo;
- Apresentação do Projeto de pesquisa;
- Sorteio dos temas, grupos e apresentadores;
- Estudo dirigido;
- Metodologia de Avaliação.

20155022: Tópicos Especiais - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Disciplina para aproveitamento de matéria.

20155024: Tópicos Especiais - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Disciplina para aproveitamento de matéria.

20155025: Tópicos Especiais - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Disciplina para aproveitamento de matéria.

20155023: Tópicos Especiais - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Disciplina para aproveitamento de matéria.

20155017: Tópicos Especiais I: Introdução ao estudo da EAD na Odontologia - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Ementa:
Avaliar a resposta clínica obtida com diferentes formas no diagnóstico e prognóstico das alterações dos tecidos moles e duros da cavidade bucal.

Conteúdo Programático:
- Vídeo conferência sobre alterações do complexo maxilomandíbular.

Objetivos:
Estudo de métodos de investigação científica aos mestrandos na aquisição do conhecimento na área do diagnóstico bucal.

Avaliação:
- Participação com análise critica pelos mestrandos e professores;

Metodologia:
Será acompanhado via on line com suporte técnico da EAD, uma vídeo conferência ministrada por Professor da USP- SP, com o Tema: As diversas alterações dos tecidos duros e moles com compõe o Sistema Estomatognático da cavidade bucal, com a participação dos alunos mestrando e professores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia.

20155021: Tópicos Especiais II: Pesquisa Clínica em Odontologia - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Ementa
- Níveis de evidência de trabalhos científicos.
- Estudos observacionais e estudos experimentais.
- Fundamentos do ensaio clínico randomizado controlado.
- Aspectos éticos.
- Construção de projetos clínicos

Objetivos
- Dominar a metodologia para a realização de trabalhos clínicos.
- Elaborar e discutir protocolos e projetos de pesquisas clínicas intervencionais
- Avaliar e discutir métodos de avaliação e forma de análise de resultados.
.

Conteúdo Programático
1 - Níveis de evidência de trabalhos científicos.
1.1 –Estudos in vitro e em animais
1.2- Estudos observacionais
1.3 – Estudos intervencionais
2 - Estudos observacionais e estudos experimentais.
2.1 – Caso-Controle
2.2 - Coorte
3 - Fundamentos do ensaio clínico randomizado controlado.
3.1 – PICO
4 - Aspectos éticos.
4.1 – Histórico
4.2 – Fundamentos
5 - Construção de projetos clínicos.
5.1 – Divisão setorizada por disciplinas
5.2 - Construção dos projetos de acordo com os parâmetros apresentados
5.3 - Discussão dos projetos

Avaliação
Elaboração e apresentação oral de projeto – de acordo com os fundamentos a serem apresentados.

Metodologia
- Aulas teóricas por videoconferência (dias 6 e 8 de março de 2012 – terça e quinta-feira, com início às 13 horas (14:00 do horário de Brasília), Local Teatro de bolso da UFMS)
- Desenvolvimento de projeto de pesquisa - Seminários (14hs)
- Aula presencial (dia 23 de abril de 2012 – dia todo – 8hs) com apresentação oral de seminários e discussão dos pontos essenciais na construção de cada projeto.

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução nº196/96, sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 1996.
ESTRELA, C. Metodologia científica. Ensino e pesquisa em odontologia. Artes Médicas, São Paulo. 2001
FRIEDMAN, L.M.; FURBERG, C.D.; DEMETS, D.L. Fundamentals of clinical trials. 3ª ed. Nova York, Springer, 1998.
LAR-Latin American Region; SBPqO-Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Handbook of scientific methodology. A guide for the dental researcher. Imprensa Científica, São Paulo, 2009.
HUJOEL, P. P.; DeROUEN, T. A. Determination and selection of the optimum number of sites and patients for clinical studies. J. Dent. Res., v.71, n.8, p. 1516-21, Aug. 1992.
RYGE, G. et al. Standardization of clinical investigators for studies of restorative materials. Swed Dent J, v.5, n(5-6), p.235-239, 1981.