NA PANDEMIA DE COVID-19 EM GUIA LOPES DA LAGUNA (MS): a produção de conteúdo nos quase-desertos de notícia |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
15/03/2023 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Danielle Errobidarte Matos
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Banca |
- Daniela Cristiane Ota
- Jacqueline da Silva Deolindo Curvello
- Marcos Paulo da Silva
- Mario Luiz Fernandes
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Resumo |
Marcada no Brasil pela desigualdade no acesso a medidas de biossegurança e pela
velocidade de contágio, a pandemia de Covid-19 afetou as cidades do interior de forma
diferente que as capitais e os grandes centros. O papel da mídia local e regional foi de
fundamental importância para a veiculação de informações sobre o coronavírus, desde os
primeiros meses da pandemia, a partir de fevereiro de 2020. Em Mato Grosso do Sul, o
pequeno município de Guia Lopes da Laguna tornou-se o epicentro da doença após a
contaminação de um caminhoneito vindo do estado de São Paulo até o frigorífico da cidade,
principal fonte econômica da região. A mídia local e a imprensa do interior tornaram-se uma
saída para dar voz às demandas de comunidades e promoveram um senso de identidade
geográfica para moradores locais, como cidades rurais e afastadas dos grandes centros,
segundo Abernathy (2018), pioneira na conceituação de deserto de notícias. O objetivo deste
trabalho foi analisar a cobertura jornalística produzida no jornal com maior circulação e mais
antigo do município, o Jornal Estado do Pantanal, durante os meses de maio de 2020 e maio
de 2021, a partir da aplicação do Protocolo de Análise de Cobertura Jornalística, proposto
por Silva (2011). Para se definir o objeto foi necessário também mapear e caracterizar a
mídia de Guia Lopes da Laguna através da realização de entrevista em profundidade,
pessoalmente, com os responsáveis pelos outros dois veículos: Rádio FM Kadiwéus e
Sudoeste MS NEWS. Ao final, constatou-se que, por mais que a rádio seja comunitária e o
Jornal Estado do Pantanal possua ampla distribuição nos segmentos impresso e online, a
influência de agentes de poder ainda estão presente nos veículos, principalmente Câmaras
Municipais e Prefeituras, uma vez que financiam as empresas jornalísticas. Também
constatou-se que, no caso do veículo do segmento rádio, os funcionários não são
remunerados, além de que os três representantes dos veículos não possuem formação na área
de comunicação. A aplicação do Protocolo também evidenciou que, de 202 matérias
coletadas no período, apenas 11 tiveram produção própria, ainda influenciadas por vícios de
fontes oficiais, como o secretário de saúde de Guia Lopes da Laguna e o prefeito, e pela
simples reprodução de boletins epidemiológicos divulgados pelos órgãos de fiscalização e
controle. |
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MEU CORPO, MEU POST, MINHA LUTA: Ciberativismo gordo e as possibilidades da comunicação contraperformativa feminista no Instagram Brasil |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/02/2023 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Rúbia Sibele Nogueira Rodrigues
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Banca |
- Daniela Cristiane Ota
- Katarini Giroldo Miguel
- Rose Mara Pinheiro
- Zaira de Andrade Lopes
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Resumo |
A ampla divulgação do pensamento feminista pela internet possibilitou a amplificação e
matização do ciberativismo feminista, dentro do qual se desenvolve a potência do movimento
ciberativista gordo na rede social Instagram. Considerando esse contexto, o presente trabalho
objetivou investigar, a partir da metodologia da Análise de Conteúdo (AC) categorial, os
movimentos ciberativistas Corpo Livre (@movimentocorpolivre) e Vai Ter Gorda
(@vaitergorda), para analisar como se desenvolvem as expressões comunicativas utilizadas
para visibilizar e mobilizar as temáticas da aceitação corporal e ativismo gordo. O período a ser
estudado contempla 45 dias (15 de setembro de 2022 a 31 de outubro de 2022). A metodologia
da AC categorial foi escolhida por ser uma técnica quantitativa, mas também qualitativa que
busca permitir a criação de inferências sobre determinado conteúdo. Para tanto, foram
desenvolvidos três capítulos, um para apresentar a investigação do corpo como
campo político, tendo em vista seu papel tanto nos processos de submissão feminina quanto
nas lutas por emancipação. Em outro capítulo há a contextualização das redes sociais e a
plataforma Instagram como palco dos ativismos em rede. Por fim, o último capítulo traz a
análise do movimento Corpo Livre e Vai Ter Gorda, por intermédio de uma AC categorial estruturada
que possibilitou compreender o potencial de cada um dos perfis estudados, assim como
suas principais estratégias comunicacionais e até mesmo conquistas, como movimentos
ciberativistas. Diante de tudo isso, conclui-se que o perfil Vai Ter Gorda, assim como o
Movimento Corpo Livre, com suas ações ciberativistas no Instagram se caracterizam como
representantes do movimento brasileiro ciberativista gordo, atuando em diversas frentes, na
conscientização, denúncia, combate à gordofobia, educação e celebração da diversidade
corporal. Neste movimento emancipatório feminino e feminista entendemos que nossos corpos
são uma parte fundamental de nossa vivência como sujeitas, e dessa forma estes movimentos
de insujeição e libertação precisam fazer parte de nossa luta como mulheres. |
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PROCESSOS MIDIATIVISTAS DE JORNALISMO AMBIENTAL: análise de cobertura jornalística da Amazônia Real |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
16/11/2022 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- ELOISA BELING LOOSE
- Katarini Giroldo Miguel
- Luciana Miranda Costa
- Marcos Paulo da Silva
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Resumo |
Esta dissertação tem como objetivo analisar a cobertura jornalística da Amazônia Real, iniciativa jornalística independente nascida na internet, que centraliza suas pautas em conteúdo ambiental, de modo que possamos entender e configurar um pretenso jornalismo ambiental midiativista. Partimos da hipótese de que as narrativas dessas mídias se apoderam das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a produção de táticas ativistas a partir de distintas linguagens. Por meio da abordagem qualitativa, o trabalho é metodologicamente fundamentado pela adaptação do protocolo de Análise de Cobertura Jornalística (SILVA, MAIA, 2011) a partir de três níveis analíticos: marcas de apuração, marcas da composição do produto e caracterização contextual socioambiental, aplicados a oito reportagens da editoria de Meio Ambiente da Amazônia Real, espaço que identificamos como o que mais se assemelha às características do jornalismo ambiental e do midiativismo por meio de um levantamento realizado no Mapa de Jornalismo Independente da Agência Pública. Evidenciamos, sobretudo, que apesar da Amazônia Real revelar algumas proximidades com o modelo de mídia convencional no que diz respeito ao formato e à exploração das fontes, as reportagens analisadas apontam uma ruptura no conteúdo jornalístico, visto que se aprofundam nas problemáticas e trazem em sua cobertura jornalística grande parte dos pressupostos inerentes ao jornalismo ambiental e ao midiativismo, o que nos leva a concluir que esse jornalismo ambiental midiativista pode estar em construção. |
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EDUCOMUNICAÇÃO E AS ESCOLAS DA AUTORIA EM CAMPO GRANDE-MS: O protagonismo juvenil para além das salas de aula |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
07/10/2022 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Marcia Cristina Gonçalves Freitas
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Banca |
- Carmen Lúcia Melges Elias Gattás
- Christiane Pitanga Serafim da Silva
- Katarini Giroldo Miguel
- Rose Mara Pinheiro
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Resumo |
O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as práticas educomunicativas dentro do
Programa da Escola da Autoria no Mato Grosso do Sul, tendo como metodologia o Estudo de
Caso da Escola Estadual Emygdio Campos Widal, em Campo Grande, capital do estado.
Realizada no período pandêmico, a investigação foi fundamentada em autores como Soares,
Citelli, Costa, Kaplún e Freire, passando pelas relações Comunicação e Educação,
Comunicação e Linguagem e a Educomunicação e pelo fortalecimento e consolidação de
políticas públicas na Educação. Estuda as bases legais e os princípios da Escola da Autoria,
para analisar a partir de entrevistas semi estruturadas e documentos oficiais a efetividade do
processo de ensino-aprendizagem focado no protagonismo do aluno e na construção do seu
Projeto de Vida. Sob o olhar de professores, foi possível identificar que o diálogo, o repertório
do aluno e a utilização de plataformas digitais e de meios de comunicação em sala de aula e
em projetos coletivos são algumas das características comuns à educomunicação que estão
presentes na prática e metodologia da Escola da Autoria, embora o conceito ainda não seja de
amplo conhecimento. O trabalho representa uma reflexão inicial que pretende estimular
outros pesquisadores a se debruçarem sobre o tema, para aprofundar a relação do ponto de
vista do aluno e contribuir para o fortalecimento de práticas educomunicativas tanto na
Educação Básica quanto na Educação Superior.
Palavras-chave: Comunicação; Educação; Educomunicação; Autonomia; Protagonismo. |
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A construção narrativa do cotidiano: análise da editoria "Capital" do ciberjornal Campo Grande News |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/09/2022 |
Área |
TEORIA DA COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Daniela Cristiane Ota
- Felipe Simão Pontes
- Marcos Paulo da Silva
- Mario Luiz Fernandes
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Resumo |
A dissertação visa desvelar os artifícios retóricos utilizados pela narração jornalística na atribuição de um sentido hegemônico de vida cotidiana em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, na região centro-oeste do Brasil. No plano teórico-conceitual, a pesquisa parte do pressuposto de que a relação entre jornalismo e vida cotidiana remete a um processo circular que envolve – de um lado – a transcodificação e – de outro – a disseminação pelo modo noticioso de narração (padrão estético-expressivo) dos parâmetros de racionalidade instrumental (padrão cultural) que pautam a sociabilidade moderna em seus mais diversos contratos simbólicos de organização da cotidianidade. Como recorte empírico, analisa-se a construção narrativa do cotidiano pelas lentes do jornalismo diário do portal Campo Grande News, um dos mais tradicionais veículos da capital. Para isso, a análise foi subdividida em duas etapas: a primeira, de natureza quantitativa, engloba um levantamento e sistematização das notícias publicadas no primeiro bimestre de 2022 na editoria Capital. A segunda etapa contempla uma análise das estratégias retóricas das notícias subdivididas em 13 unidades temáticas. Verificou-se ao longo da análise que a complexidade da vida cotidiana neste contexto regional é jornalisticamente abreviada em temas e recursos retóricos que atribuem um sentido de instrumentalização à cotidianidade como elemento constituinte da racionalidade e da regularidade hegemônicas do modo de produção capitalista. |
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ENSAIO PARA VOLTAR: PRODUÇÃO DE UM NEWSGAME PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/08/2022 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Gerson Luiz Martins
- Marcos Paulo da Silva
- Rita de Cássia Romeiro Paulino
- Tais Marina Tellaroli Fenelon
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Resumo |
Esta é uma pesquisa aplicada, com o objetivo de produzir um newsgame para dispositivos móveis, tendo como intuito demonstrar as possibilidades de implementação ainda pouco utilizadas para a difusão de informação jornalística via celulares inteligentes. Os smartphones foram escolhidos como plataforma de distribuição por suas características tecnológicas e físicas, bem como devido a sua participação junto ao indivíduo no ciberespaço em tempos de corpos e espaços híbridos. O jogo foi desenvolvido de acordo com estudos voltados aos newsgames, que unem conteúdo da reportagem multimídia Ensaio para Voltar à dinâmica de simulação e à de pergunta e resposta. A conclusão foi que o produto, desta pesquisa, caracteriza-se como um newsgame para celulares inteligentes. Esse jogo, porém, pode ser posteriormente enriquecido com a implementação do uso de sensores disponíveis nos dispositivos móveis, com intuito de aumentar o nível de interação do usuário com o espaço físico em que se encontra. |
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ESTEREÓTIPOS E VIOLÊNCIA EM NOTÍCIAS SOBRE A COMUNIDADE LGBTQIA+: UM ESTUDO SOBRE O CAMPO GRANDE NEWS |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/07/2022 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
- Tais Marina Tellaroli Fenelon
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Orientando(s) |
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Banca |
- Daniela Cristiane Ota
- Eveline dos Santos Teixeira Baptistella
- Mario Luiz Fernandes
- Tais Marina Tellaroli Fenelon
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Resumo |
O presente trabalho trata de uma investigação que tem por objetivo identificar se há presença de estereótipos e violências contra a comunidade LGBTQIA+ em matérias publicadas pelo portal de notícias Campo Grande News (Campo Grande - MS). A pesquisa analisa o conteúdo jornalístico em âmbito geral, seja no texto do repórter quanto nas falas dos entrevistados. O trabalho aborda o contexto das representações sociais e identidade LGBTQIA+, estereótipos, contexto de violência na mídia, homofobia e o jornalismo on-line. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e a análise de dados foi feita de forma quantitativa e qualitativa. Foram encontradas 49 reportagens, destas, 07 foram selecionadas para a análise, no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2019, totalizando 12 meses. Esse processo nasceu de uma leitura flutuante de matérias sobre a violência contra a comunidade LGBTQIA+ em portais de notícias brasileiros e com base nos resultados já obtidos em um trabalho de conclusão de curso. Foi possível identificar através do corpo teórico e material levantado a carência de dados estatísticos por parte do Estado voltados às violações dos direitos da comunidade LGBTQIA+, assim como as violências sofridas por ela. Foi por meio da análise de conteúdo que se tornou possível evidenciar com clareza a realidade da grande maioria dos entrevistados nas matérias. A pesquisa ainda revelou que o tema ainda apresenta uma visão deturpada da sociedade quanto à comunidade LGBTQIA+. |
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As notícias na sociedade da aceleração social do tempo |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/06/2022 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
- Helder Filipe Rocha Prior
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Orientando(s) |
- Caio Mateus Teruel de Paula
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Banca |
- Daniela Cristiane Ota
- Gerson Luiz Martins
- Helder Filipe Rocha Prior
- Michelle Prazeres Cunha
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Resumo |
O presente trabalho objetiva-se a compreender as imbricações entre jornalismo e aceleração social do tempo por meio da teoria desenvolvida pelo teórico alemão Hartmut Rosa. Neste sentido, parte-se da teoria da aceleração para compreender o jornalismo atual, de sua produção até o consumo final, considerando ao fim que a aceleração social do tempo potencializa o fenômeno da desinformação. Para averiguar a hipótese, o trabalho se propôs a colher dados de consumo jornalístico e percepção temporal por meio de um questionário composto de 21 questões com quatro áreas temáticas: Perfil sociodemográfico, jornalismo e consumo, aceleração social do tempo e desinformação. Foram 546 respostas de pessoas com faixa etária de 20-30 anos do Centro-Oeste Brasileiro. Por fim, os resultados levantaram indícios da correlação entre aceleração temporal e desinformação. |
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POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: PANORAMA DAS DIVULGAÇÕES CIENTÍFICAS EM QUATRO PORTAIS DE WEB NOTÍCIAS NO MATO GROSSO DO SUL |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
08/04/2022 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
- Tais Marina Tellaroli Fenelon
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Orientando(s) |
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Banca |
- Cristiane Portela de Carvalho
- Daniela Cristiane Ota
- Katarini Giroldo Miguel
- Tais Marina Tellaroli Fenelon
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Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo observar, identificar e analisar, por meio da
metodologia análise de conteúdo, as características que determinam a construção da divulgação da ciência em quatro portais de web notícias do estado de Mato Grosso do Sul, sendo eles de Campo Grande, Campo Grande News; de Dourados, Dourados Agora; de Três Lagoas, Hoje mais Três Lagoas; e de Corumbá, Diário Online. Para nortear a pesquisa foi feita a seguinte pergunta: Como os portais de web notícias no Mato Grosso do Sul divulgam a ciência? Foram analisadas 39 notícias coletadas nos quatro portais no mês de março de 2021, período que coincide com a nova onda de crescimento dos casos de Covid-19 no Brasil, fazendo com que os assuntos sobre ciência estivessem em alta. O trabalho visa identificar as características adotadas para a construção das notícias e entender até que ponto esses cibermeios contribuem para a divulgação da ciência no estado. Os objetivos específicos são;
analisar as matérias sobre divulgação científica divulgadas no mês de março de 2021 no quesito mensagem, fonte e localização e descrever através da pesquisa qualitativa detalhes das informações obtidas nas matérias locais. Foram criadas quatro categorias de análise: presença de ilustrações/explicações, gênero, local da pesquisa científica e conteúdo da mensagem sobre ciência. Constatou-se que a divulgação de pesquisas científicas por portais de web notícias de Mato Grosso do Sul são ínfimas, apontando como a ciência vem sendo negligenciada pela sociedade através de seus meios de comunicação. |
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Recepção e Mediações em Comunidades Rurais: um estudo etnográfico do caipira contemporâneo |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/03/2022 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Daniela Cristiane Ota
- Marcos Paulo da Silva
- Mario Luiz Fernandes
- Ricardo Pavan
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Resumo |
A presente dissertação é um estudo de recepção que visa investigar como moradores rurais decodificam as mensagens e produzem significados a partir do conteúdo dos meios de comunicação e das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), analisando a influência das mediações no processo. Nas últimas décadas, o mundo vivenciou uma revolução na comunicação que chegou até a zona rural. Inovações tecnológicas, mudanças econômicas e evoluções no jornalismo permitiram a criação de meios digitais, a ampliação do fluxo de informações e o maior intercâmbio entre diferentes localidades. O grupo investigado é formado por moradores rurais acaipirados de Rio Negro (MS) e de Cássia (MG). São analisados o processo da recepção no campo, o novo ecossistema comunicacional e a maneira como o uso dos meios de comunicação e das TICs é afetado por distintas mediações. O estudo de recepção se baseia em entrevista semiestruturada e em observação participante, com elementos de pesquisa etnográfica. O trabalho tem como principais teóricos Antonio Candido (2003), Jesús Martín-Barbero (2006) e Stuart Hall (2019) e aborda questões como identidade cultural, sociabilidade, pertencimento, memória coletiva e práticas cotidianas. Com o foco na articulação entre comunicação e cultura, a dissertação identifica um novo tipo de caipira, formado por um hibridismo cultural. |
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Jovens e consumo midiático: os usos sociais das mídias dos jovens campo-grandenses |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/03/2022 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Carlos Alberto Correia
- Katarini Giroldo Miguel
- Luiz Fernando da Silva
- Marcia Gomes Marques
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Resumo |
O uso crescente de aparelhos eletrônicos, entre eles os de comunicação, tem sido uma das características do ambiente doméstico a partir da segunda metade do século XX. Os jovens que nasceram a partir finais dos anos 90 cresceram em uma sociedade marcada pela presença social da internet e da tecnologia digital nos meios de comunicação, razão pela qual a essa geração é atribuída uma maior familiaridade e facilidade de uso das mídias. Este trabalho analisa a relação de jovens nativos digitais (Tapscott, 1999) com as mídias, explorando sobre seus usos sociais
e sobre como elas integram suas práticas cotidianas. A pesquisa contou com uma parte quantitativa e uma etapa qualitativa, a saber: foram aplicados 1.556 questionários em escolas e universidades de Campo Grande em 2019, respondidos por jovens com idades entre 16 a 18 anos, e foram realizados grupos focais com 27 desses adolescentes, com a finalidade de aprofundar os tópicos levantados com o questionário. Como resultado, a pesquisa apontou para jovens com gostos e costumes diversos, com um consumo guiado pela nostalgia e pelo confortável, mas ainda ignorante em relação às potencialidades dos possíveis usos sociais com
as mídias. |
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PROCESSOS MIDIATIVISTAS DE JORNALISMO AMBIENTAL: análise das estratégias narrativas dos portais Amazônia Real e Colabora |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
29/03/2022 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
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Resumo |
Este projeto tem como objetivo identificar iniciativas midiativistas de jornalismo ambiental e analisar como as
práticas jornalísticas se reconfiguram em rede, por meio de estratégias ativistas e da utilização das Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC’s) em portais que centralizam suas pautas em conteúdo socioambiental. A
pesquisa se justifica pelo interesse em investigar narrativas midiativistas neste escopo, visto que a cobertura da
mídia com relação à temática ambiental ainda encontra-se fragmentada e desconexa das consequências econômicas
e sociais. Por meio da abordagem qualitativa, o projeto é metodologicamente fundamentado pela análise de
conteúdo, com a finalidade de inferir condições e estratégias de produção das narrativas ambientais propagadas
em rede. Neste sentido, busca-se entender de que modo as experiências jornalísticas socioambientais comunicam,
refletem e repercutem. |
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Consumo de Mídias e Juventudes: Usos e repertórios midiáticos dos jovens sul-mato-grossenses |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/03/2022 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Julia Verena Pereira da Silva
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Banca |
- Carlos Alberto Correia
- Marcia Gomes Marques
- Raquel Marques Carriço Ferreira
- Tais Marina Tellaroli Fenelon
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Resumo |
O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar as práticas de consumo ligadas aos meios e à cultura
midiática, a partir dos usos sociais das mídias pelos jovens campo-grandenses. O tema foi escolhido devido a
importância de estudar e aprimorar conhecimentos sobre o modo como os jovens de Campo Grande interpretam,
utilizam e inserem as mídias e os produtos midiáticos em suas práticas cotidianas, compreendendo o contexto
social, cultural e econômico da capital de Mato Grosso do Sul. A partir disto, esse projeto de pesquisa tem o intuito
de analisar como os jovens, entre 16 a 24 anos, usam e integram as mídias, principalmente as plataformas digitais,
em suas atividades diárias. A coleta de dados será realizada a partir da aplicação de questionários e da realização
de entrevistas. Percebe-se que estudos sobre o consumo midiático são relevantes, sobretudo, quando o interesse
está em analisar as transformações nos hábitos e rituais de consumo, impulsionadas, principalmente, pela inserção
das novas tecnologias na sociedade.
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A construção performativa da felicidade feminina em tempos de pandemia: uma análise crítica dos discursos da Vogue Brasil |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
08/12/2021 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Elaine de Moraes Santos
- Katarini Giroldo Miguel
- Marcos Paulo da Silva
- Viviane Cristina Vieira
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Resumo |
As revistas denominadas femininas estão há décadas inseridas no cotidiano das mulheres nas mais diferentes faixas etárias, contribuindo para a construção de significados e de discursos performativos (BOURDIEU, 2008) que vão além de sua função meramente informativa. Nesse sentido, o principal objetivo desta pesquisa é analisar por intermédio da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2016; RESENDE; RAMALHO, 2011) os textos midiáticos das edições de 2020 da revista Vogue Brasil de forma a identificar a construção de discursos performativos sobre um projeto ideal de mulher feliz durante a crise de contágio da Covid-19, pandemia que teve forte impacto na vida privada e na vida cotidiana, alterando de modo significativo as relações sociais, com implicações ainda mais substanciais no universo feminino. A partir da análise crítica de 11 textos midiáticos da revista, com base nas categorias da avaliação, interdiscursividade, representação de atores sociais e estrutura genérica, os resultados mostram que a mulher feliz prescrita por Vogue Brasil na pandemia esteve alicerçada na busca por uma felicidade individual, fundamentada no consumo luxuoso, na alta produtividade, no imediatismo, em padrões de beleza hegemônicos e no sucesso. |
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Pós-verdade e desinformação nas eleições de 2018: exposição seletiva a fake news no município de Campo Grande |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/11/2021 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
- Helder Filipe Rocha Prior
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Orientando(s) |
- Michelle Araújo do Nascimento Albigesi
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Banca |
- Helder Filipe Rocha Prior
- Marcos Paulo da Silva
- Mario Luiz Fernandes
- Vera Lúcia Michalany Chaia
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Resumo |
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Rádio, Religião e Juventude: um estudo das mediações culturais na recepção da Rádio Hora por jovens de Campo Grande-MS |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/10/2021 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Fladima Rodrigues Christofari
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Banca |
- Daniela Cristiane Ota
- Lívia Reis Santos
- Marcos Paulo da Silva
- Mario Luiz Fernandes
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Resumo |
A religiosidade é um importante fator de mediação social. Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/Censo 2010) mostraram que mais de 20% da população é evangélica e as projeções são de que este grupo deve superar o número de católicos, religião predominante até o momento, na próxima década. A religiosidade são se limita aos espaços internos das igrejas, ela engloba todo o comportamento social a partir da inserção dos fiéis em espaços de poder, na participação política e com a presença nos meios de comunicação social. A partir desta perspectiva, esta pesquisa discutiu o uso de uma rádio gospel no cotidiano de jovens com idades entre 15 e 29 anos, de Campo Grande-MS. A emissora escolhida foi a rádio Hora (FM 92,3), de caráter comercial, que não possui vínculo com nenhuma denominação religiosa, o que lhe confere autonomia administrativa e a possibilidade de atingir um público mais vasto. Analisou-se as formas de consumo desta rádio pelo público selecionado e identificou-se como as principais mediações culturais que permeiam o cotidiano desses receptores: a identidade religiosa formada e fortalecida a partir da cotidianidade familiar, as narrativas de um movimento gospel cada vez mais próximo à cultura secular, as tecnicidades de uma emissora que utiliza-se de todos os recursos audiovisuais para adentrar à rotina de seus ouvintes e as redes e fluxos de informação que fortalecem a cultura gospel. As análises foram realizadas utilizando o modelo teórico-metodológico de Jesús Martín-Barbero: o quarto mapa das mediações. |
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DISCURSO DE ÓDIO HOMOFÓBICO NO FACEBOOK: UMA ANÁLISE DOS COMENTÁRIOS DAS PUBLICAÇÕES DE NOTÍCIAS NOS CIBERJORNAIS DE CAMPO GRANDE - MS. |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/10/2021 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
- Helder Filipe Rocha Prior
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Orientando(s) |
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Banca |
- Antonio Fausto Neto
- Gerson Luiz Martins
- Helder Filipe Rocha Prior
- Marcos Paulo da Silva
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Resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar o discurso de ódio contra a população LGBTQIA+ nos comentários das publicações de notícias no Facebook e a repercussão desta prática na manutenção do preconceito e da discriminação da população LGBTQIA+. O trabalho pretende abordar o contexto do ciberespaço, da interatividade digital e da crescente apropriação das empresas jornalísticas das redes sociais para a veiculação de notícias e as consequências deste fenômeno na manifestação do discurso de ódio no Facebook. Por meio do arcabouço teórico da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1992) e da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) buscou-se sistematizar e identificar traços ideológicos na propagação e circulação dos comentários classificados como discursos de ódio contra a população LGBTQIA+ nas publicações de notícias no Facebook dos três principais veículos de comunicação de Mato Grosso do Sul: Correio do Estado, Campo Grande News e Midiamax. |
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Quando as Marias falam: influência das assessorias de imprensa na temática da violência contra mulheres |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/09/2021 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Tathiane Espindola Panziera
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Banca |
- Katarini Giroldo Miguel
- Marcos Paulo da Silva
- Rayza Sarmento de Sousa
- Rose Mara Pinheiro
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Resumo |
O objetivo da presente pesquisa, iniciada em 2019, foi analisar a influência das assessorias de imprensa de órgãos voltados a divulgar políticas públicas para a mulher, especialmente no que diz respeito ao enfrentamento da violência de gênero, nos jornais: Campo Grande News e Correio do Estado em Campo Grande-MS. Adotamos a perspectiva quanti-qualitativa, e para desenvolver este estudo, incorporou-se nos procedimentos metodológicos o clipping e auditoria de imagem, instrumento da assessoria de imprensa. Foi este instrumento que possibilitou construir o corpus deste estudo — formado por divulgações desenvolvidas pelas assessorias de imprensa entre março e novembro de 2019 gerando dados quantitativos e consequentemente, possibilitando desenvolver uma análise qualitativa. A análise completou-se com as entrevistas em profundidade, que ampliaram o entendimento. A base epistêmica caminha entre estudos feministas, teorias de gênero, para o entendimento dos dispositivos para enfrentamento da violência de gênero e, no campo da comunicação, utilizou-se conceitos da comunicação organizacional para situar o contexto, as ferramentas e os dilemas da assessoria de imprensa. Como resultado desta, percebemos que cerca de 14% dos releases produzidos pelas três assessorias de imprensa da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Campo Grande-MS), Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para a Mulher, Coordenadoria da Mulher foram aproveitados parcialmente como sugestão de pauta pelos jornais locais. Este resultado equivale a 10% das matérias jornalísticas publicadas sobre o tema da mulher durante o ano de 2019. Considerando a ampliação do uso das tecnologias digitais, as assessorias de imprensa, que foram tratadas neste estudo como “Marias”, estão adotando estratégias para inserir o tema violência contra a mulher nas mídias, seja por meio das salas de imprensa on-line, para divulgar seus releases, seja com outros canais de comunicação, como os aplicativos de mensagens instantâneas entre eles o WhatsApp. Finalizamos o trabalho de maneira propositiva, com dez sugestões para aprimorar as ações das assessorias de imprensa.
Palavras-chave: Assessoria de imprensa. Violência de gênero. Política pública para mulheres. |
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EDUCOMUNICAÇÃO, DESENHO ANIMADO E PÚBLICO INFANTIL: Análise e Sugestão para a Alfabetização Midiática na infância |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/09/2021 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Thayná Rafaela de Oliveira
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Banca |
- Ademilde Silveira Sartori
- Cláudio Márcio Magalhães
- Marcia Gomes Marques
- Rose Mara Pinheiro
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Resumo |
O objetivo desta dissertação é discutir a relação da Educomunicação, do desenho animado e do público infantil no desenvolvimento do processo de Alfabetização Midiática na infância, a partir da utilização dos princípios da prática educomunicativa, por meio da análise crítica de um produto midiático conhecido pelas crianças, em sala de aula e mediada pelo professor. Busca-se, então, entender a relação entre ensino, mídia e criança, perpassando pelas formas de obtenção do conhecimento sobre o mundo pelo ser humano até sua interação e aprendizado com a mídia, levando-se em consideração as mediações discutidas por Martín-Barbero (1997) e Orozco-Gómez (2014). Nesse contexto, onde Comunicação e Educação se relacionam, são apresentados o conceito da Educomunicação e da Alfabetização Midiática, com base em Citelli e Orofino (2014), Ferrari, Machado e Ochs (2020), Buckingham (2012), Kellner e Share (2008), Bévort e Belloni (2009), Soares (1999; 2003; 2014), Freire (1985; 2010), Aparici (2014), entre outros. A pesquisa segue com a história da animação no mundo e no Brasil, suas características e linguagem, cinema e Educação, a televisão, os programas infantis e educativos, e a veiculação de desenhos animados na TV. Para a parte prática da pesquisa, a série animada brasileira de televisão “Irmão do Jorel” é utilizada como objeto de estudo empírico para a aplicação de uma atividade de análise crítica da mídia, realizada por professores e alunos de escolas municipais da cidade de Campo Grande, tendo como técnica de investigação o método de pesquisa qualitativa do Grupo Focal. Como resultado, a pesquisa aponta para a possibilidade dos princípios da Educomunicação como efetivos para iniciar o processo de Alfabetização Midiática na infância, por meio da análise de desenhos animados, sendo fundamental a capacitação docente para uma visão crítica sobre a mídia. |
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Radiojornalismo e Produção Local: um estudo sobre o programa Ronda do MS, da Rede Jota FM |
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Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
09/06/2021 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Cicilia Maria Krohling Peruzzo
- Daniela Cristiane Ota
- Marcos Paulo da Silva
- Mario Luiz Fernandes
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Resumo |
O rádio é considerado um veículo de informação especialmente vocacionado para o local, sobretudo nas pequenas e médias emissoras, por conta de algumas características como a prestação de serviços, a utilidade pública e a facilidade de produção local e regional. No entanto, o cenário atual, em que o digital começa a ocupar cada vez mais espaço na vida das pessoas, é importante perceber qual o papel que fica para os meios de comunicação tradicionais, em particular o rádio. Hoje, o local e o global dividem espaço nas ondas do rádio, trazendo reflexos na produção e programação radiojornalística das pequenas emissoras, voltadas à cobertura de fatos de âmbito local e regional. Focado nesta questão, este estudo tem como objeto de pesquisa o conteúdo de radiojornalismo local transmitido pelo programa Ronda do MS, da Rede Jota FM, maior grupo de mídia sonora do Mato Grosso do Sul, com nove veículos no interior do Estado. O objetivo é investigar se o conteúdo veiculado contempla os municípios onde o Grupo tem emissoras. Como metodologia, será utilizada a análise de conteúdo, tendo como referência Laurence Bardin, para o tratamento e interpretação dos resultados obtidos. |
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