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20151036: Alfabetização Midiática e Informacional - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Numa sociedade midiatizada e mediada pela tecnologia e os dispositivos móveis, com
acelerada multiplicação de noticias falsas, tanto a escola quanto os veículos de comunicação
de massa são colocados à prova, impelidos a uma revisão de seus princípios, valores e
práticas. A partir da reflexão epistemológica sobre a relação Comunicação e Educação, a
disciplina se propõe a apresentar a urgência da alfabetização midiática e informacional. Com a
aplicação do arcabouço teórico-prático da Educomunicação, com base nos pressupostos
freireanos presentes nos estudos do jornalismo, a proposta é uma reflexão sobre o resgate do
diálogo e da formação crítica para o exercício de um jornalismo que seja capaz de promover a
emancipação de sujeitos.
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20151008: Comunicação em Ciência e Tecnologia - 60h |
60 |
Optativa |
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20151035: Comunicação e Mobilização dos Movimentos Sociais da Internet - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Elaborar propostas para investigação da comunicação dos movimentos em rede. A disciplina busca identificar e refletir sobre as diferentes práticas comunicativas e jornalísticas realizadas por movimentos e agregações sociais na cibercultura. E, nesse sentido, problematizar experiências de midialivrismo e ciberativismo para entender o fenômeno da mobilização e participação em rede, no recorte dos movimentos de perspectivas socioambientais e feministas.
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20151009: Comunicação e Responsabilidade Social - 60h |
60 |
Optativa |
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20151014: Comunicação, Persuasão, Manipulação - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Princípios básicos da retórica clássica e contribuições recentes das áreas de pragmática e teoria da persuasão constituem o ponto de partida da disciplina para estimular novas investigações acerca de construção, reforço e negação de valores, estereótipos e outras formas de representações sociais em produtos e processos midiáticos. Por métodos multidisciplinares de análise de discurso são estudadas também condições de criação de conhecimento, informação, opinião e motivação frente a desafios próprios da mídia relacionados à condensação, simplificação, descontextualização, sedução e manipulação.
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20151031: Cotidiano e Estética Jornalística - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Estética e jornalismo: a racionalidade imbricada na estética jornalística e sua relação com os padrões culturais e ideológicos presentes na vida cotidiana. O dimensionamento da narrativa jornalística como um dos elementos estético-expressivos mais consistentes na sustentação da experiência cotidiana moderna. A construção cultural dos critérios de noticiabilidade em interface com as modificações históricas nos padrões estéticos e narrativos do jornalismo.
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20151015: Criatividade e Redundância na Comunicação Midiática - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Na perspectiva heurística, que permite compreendê-la como meio de solucionar problemas mediante aproximação de conceitos de âmbitos distintos, a criatividade é enfocada nesta disciplina como desafio central e permanente nas várias etapas de elaboração de produtos midiáticos, geralmente marcados por condicionantes relacionadas a repetição, padronização, redundância, massificação. Contribuições de outras áreas como retórica, lingüística, semiótica, pragmática e teoria literária permitem estudar os processos de criação na mídia explorando possíveis relações dialéticas entre o lugar-comum e novas representações sociais.
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20151004: Defesa de Dissertação - 90h |
90 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
- Produzir relatório de pesquisa para Exame final do relatório – dissertação de pesquisa; desenvolver atividades de pesquisa bibliográfica, documental, pessoal e de campo conforme indicação do professor orientador; produzir dissertação como relatório final do Projeto de Pesquisa aprovado
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20151029: Docência no Ensino Superior - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Docência do ensino superior e as principais técnicas didático pedagógicas. Reflexões sobre o papel do ensino, as funções da docência de nível superior. Análise do conceito de didática, modelo e planejamento de ensino, estratégias de ensino e aprendizagem.
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20151027: Documentário e semiótica - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O documentário é compreendido como uma forma de enunciação audiovisual que realiza asserções a respeito da Realidade. A Realidade, na forma como é percebida e representada pelo ser humano, trata-se de um sistema complexo, composto por fenômenos que podem ser ou não ser cognoscíveis. Nossa capacidade de compreender essa Realidade é mediada por signos que compõe um complexo “mapa mental”. O documentário é um desses signos. As Teorias do Cinema propõem diferentes formas de se considerar o problema, sendo que dentre as diferentes teorias, a abordagem da Estética Realista, bem como da Teoria do Conhecimento e da Semiótica Americana, são aquelas que mais se aproximam e melhor fundamentam a atividade representacional do documentário.
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20151030: Estágio de Docência I - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Compreende atribuições relativas a encargos acadêmicos associados a atividades acadêmicas de Graduação, sob a supervisão de seu orientador, seguindo regulamentação específica das agências financiadoras e Regulamento do Curso.
- Acompanhamento de prática docente do professor orientador; elaborar Plano de Ensino de disciplina objeto do Estágio Docência; Produzir Plano de Aula; Elaborar processo de avaliação para as aulas ministradas na disciplina objeto do Estágio Docência.
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20151012: Estudos de Comunicação Regional - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Em razão de seu distanciamento geográfico dos grandes centros do país e seus traços políticos e fatores históricos, Mato Grosso do Sul possui características econômicas, culturais, políticas e comunicacionais diferenciadas. A partir desse preceito, a disciplina tem como foco o estudo e análise dos meios de comunicação, notadamente a imprensa escrita inserida no estado. Investiga a influência dos veículos de comunicação no meio social em que atuam, as interferências e relações com os sistemas político e econômico regionais, suas representações sociais, linguagem discursiva, a estrutura empresarial e os modos de produção. Estuda também o jornalista que atua neste segmento e seu vínculo comunitário, bem como o público e suas representações sociais formuladas a partir das mensagens emitidas por estes veículos.
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20151006: Geografia da Mídia Radiofônica e Regionalidade - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Mato Grosso do Sul é um estado com grande extensão de fronteira seca, o que permite um intercâmbio sócio, econômico, político e cultural significativo nas cidades fronteiriças. Esse contexto acaba por influenciar na composição dos sistemas e das estruturas da mídia radiofônica no âmbito regional. Além disso, na região fronteiriça, as emissoras de rádio apresentam uma estrutura diferenciada com relação à produção dos conteúdos e a disseminação de informações e de entretenimento. Um dos diferenciais é a transmissão em mais de um idioma, configurando um cenário de múltiplos significados com relação à estrutura de produção e de veiculação dos programas radiofônicos. Algumas emissoras trabalham também com o conceito de binacionalidade, caracterizada por uma “legalidade” fronteiriça que perpassa os conteúdos divulgados e agentes da comunicação regional como as fontes e os responsáveis pela produção das informações. Na proposta de Geografia da Mídia Radiofônica e Regionalidade está também a análise de como meios de comunicação extrapolam os limites geográficos de um país e as discussões sobre a territorialidade, os espaços da fronteira sul-mato-grossense e as relações midiáticas que acontecem nesta região.
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20151018: Geografias da Comunicação - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Mato Grosso do Sul é um estado com grande extensão de fronteira seca, o que permite um intercâmbio sócio, econômico, político e cultural significativo nas cidades fronteiriças. Esse contexto acaba por influenciar na composição dos sistemas e das estruturas da mídia radiofônica no âmbito regional. Além disso, na região fronteiriça, as emissoras de rádio apresentam uma estrutura diferenciada com relação à produção dos conteúdos e a disseminação de informações e de entretenimento. Um dos diferenciais é a transmissão em mais de um idioma, configurando um cenário de múltiplos significados com relação à estrutura de produção e de veiculação dos programas radiofônicos. Algumas emissoras trabalham também com o conceito de binacionalidade, caracterizada por uma “legalidade” fronteiriça que perpassa os conteúdos divulgados e agentes da comunicação regional como as fontes e os responsáveis pela produção das informações. Na proposta de Geografia da Mídia Radiofônica e Regionalidade está também a análise de como meios de comunicação extrapolam os limites geográficos de um país e as discussões sobre a territorialidade, os espaços da fronteira sul-mato-grossense e as relações midiáticas que acontecem nesta região.
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20151033: Geografias da Comunicação e Regionalidade - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Mato Grosso do Sul é um estado com grande extensão de fronteira seca, o que permite um intercâmbio sócio, econômico, político e cultural significativo nas cidades fronteiriças. Esse contexto acaba por influenciar na composição dos sistemas e das estruturas da mídia radiofônica no âmbito regional. Além disso, na região fronteiriça, as emissoras de rádio apresentam uma estrutura diferenciada com relação à produção dos conteúdos e a disseminação de informações e de entretenimento. Um dos diferenciais é a transmissão em mais de um idioma, configurando um cenário de múltiplos significados com relação à estrutura de produção e de veiculação dos programas radiofônicos. Algumas emissoras trabalham também com o conceito de binacionalidade, caracterizada por uma “legalidade” fronteiriça que perpassa os conteúdos divulgados e agentes da comunicação regional como as fontes e os responsáveis pela produção das informações. Na proposta de Geografia da Mídia Radiofônica e Regionalidade está também a análise de como meios de comunicação extrapolam os limites geográficos de um país e as discussões sobre a territorialidade, os espaços da fronteira sul-mato-grossense e as relações midiáticas que acontecem nesta região.
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20151028: Linguagem audiovisual e documentário - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
A linguagem audiovisual, enquanto um sistema formado por elementos básicos, organizados em diferentes níveis de complexidade, exerce sua ação sinestésica no espectador, construindo sentido, sem que a consciência perceba claramente os mecanismos de produção de significado. Se historicamente já houve uma domesticação dos espectadores para o entendimento do discurso audiovisual, principalmente de natureza ficcional, no âmbito dos estudos de comunicação, faz-se necessária a compreensão dos processos fisiológicos, psicológicos e de linguagem propriamente dita, que proporcionam a construção do significado através da interação ente imagens e sons. O documentário (filme não-ficcional), como gênero audiovisual, utiliza essa linguagem para representar a realidade, todavia em função de suas características há grande controvérsia em torno do conceito de verdade. A análise da linguagem audiovisual em filmes documentários permite a avaliação da coerência entre o discurso audiovisual e a realidade representada.
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20151007: Linguagens da Mídia Contemporânea - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
A mídia e sociedade estabelecem linguagens que evoluem, desenvolvem a cada período, a cada época, por isso é importante compreender essas linguagens que definem as representações sociais; essas linguagens, tanto na forma conceitual como técnica devem ser compreendidas em sua história, no estabelecimento das representações sociais e como meio privilegiado de comunicação midiática. Para isso é necessário investigar e compreender as teorias da comunicação e seus substratos no jornalismo, como meio privilegiado de enunciação das mensagens informativas.
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20151001: Metodologia de Pesquisa em Comunicação - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Natureza do conhecimento científico. Características da pesquisa científica. As etapas de uma pesquisa científica. O projeto de pesquisa: formulação de problema, objetivos, hipóteses etc. Ênfase na revisão bibliográfica. As fontes. Sistemas de organização de trabalhos acadêmicos. Métodos quantitativos e qualitativos. Pressupostos teóricos e técnicas de análise de conteúdo, discussão em grupo (DG), observação participante, pesquisa-ação, entrevistas e elaboração de questionários. Normas técnicas da ABNT para elaboração de trabalhos científicos.
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20151011: Mídia e Representação Social - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Partindo da apresentação das abordagens teóricas sobre as representações sociais de Marx, Weber, Durkheim e Schutz, a disciplina visa introduzir e discutir a relação entre representação social e mídia, contando nesse quesito com os aportes teóricos de autores contemporâneos que refletem sobre essa relação. Com respeito às representações sociais midiáticas serão discutidos aspectos relativos à construção social de conhecimento, à identidade social, e as relações entre cultura, linguagem e interação social.
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20151032: Mídia Fronteiriça - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Compreender os processos de comunicação permeados cada vez mais pela mídia em um ambiente de fronteira exige o aprofundamento de muitas questões. Implica na observação dos aspectos sociais a respeito das cidades fronteiriças com suas interações, identidades e características. A proposta da disciplina é debater conceitos e teorias sobre território, fronteira, globalização da informação e os processos de comunicação existentes em áreas de fronteira. Discutir, também, os fluxos comunicacionais, a mídia televisiva e as atividades telejornalísticas que ocorrem nestas áreas e proporcionar novas discussões e reflexões sobre telejornalismo fronteiriço. Analisar a importância da informação local e o direito dos fronteiriços de receberem notícias relacionadas com os dois lados da fronteira. Descrever a respeito da mídia fronteiriça existente na divisa do Brasil com outros países sul-americanos, observar a relevância da comunicação e das informações que circulam em áreas de divisas internacionais e analisar criticamente as principais características da comunicação e do telejornalismo fronteiriço.
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20151010: Mídia Televisiva na Fronteira - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Compreender os processos de comunicação permeados cada vez mais pela mídia em um ambiente de fronteira exige o aprofundamento de muitas questões. Implica na observação dos aspectos sociais a respeito das cidades fronteiriças com suas interações, identidades e características. A proposta da disciplina é debater conceitos e teorias sobre território, fronteira, globalização da informação e os processos de comunicação existentes em áreas de fronteira. Discutir, também, os fluxos comunicacionais, a mídia televisiva e as atividades telejornalísticas que ocorrem nestas áreas e proporcionar novas discussões e reflexões sobre telejornalismo fronteiriço. Analisar a importância da informação local e o direito dos fronteiriços de receberem notícias relacionadas com os dois lados da fronteira. Descrever a respeito da mídia fronteiriça existente na divisa do Brasil com outros países sul-americanos, observar a relevância da comunicação e das informações que circulam em áreas de divisas internacionais e analisar criticamente as principais características da comunicação e do telejornalismo fronteiriço.
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20151005: Mobilidade, Globalização e Cultura Regional - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Sociedades em movimento; globalização, multiculturalismo e mundialização da cultura; mobilidade, comunicação e cultura na sociedade contemporânea; cultura(s) e identidade regional; diversidade cultural e os desafios da cultura regional; hibridismo e etnicidade nos espaços fronteiriços; comunicação: local e global no contexto das manifestações populares sul-matogrossenses.
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20151025: Narrativas audiovisuais em displays digitais - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Alteração do sistema analógico para digital da televisão. Alteração no modelo tradicional nos processos de construção da narrativa televisiva. Interatividade, multiprogramação, mobilidade e alta definição. Evolução do mercado de radiodifusão, suas tendências e perspectivas. Os displays digitais como nova mídia. A articulação e estratégia das redes sociais em consonância com a produção audiovisual televisiva. Conteúdos produzidos para TV e celular. Novos produtos, novas narrativas e processos comunicacionais.
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20151019: Seminário I - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Os Seminários poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
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20151020: Seminário II - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Os Seminários poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
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20151002: Teorias da Comunicação - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
O objeto da Comunicação Social. Contribuições interdisciplinares para a constituição de uma Teoria da Comunicação. As diversas correntes teóricas. Teorias voltadas para a construção de significado e as representações sociais no processo comunicativo. Mídia, sistemas simbólicos e imaginário contemporâneo. Codificação, transmissão e decodificação de textos e imagens da mídia Produção, distribuição e consumo de bens culturais na realidade brasileira. A comunicação de massa e a cultura latino-americana. Transformações históricas, processo de comunicação e seu inter-relacionamento, com ênfase no período contemporâneo.
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20151013: Teorias do Jornalismo - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
A disciplina estuda os fundamentos epistemológicos do jornalismo considerando a natureza social da informação e os fatores políticos, econômicos e culturais como estruturantes da prática e do discurso jornalístico. Analisa a origem e evolução das teorias do jornalismo, do pioneirismo de Peceur ao Newsmaking. Busca identificar como as estruturas operacionais, organizacionais, tecnológicas e a mediação pessoal intervêm no processo de produção da notícia. Visa ainda compreender a atuação do jornalismo na construção social da realidade.
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20151024: Tópicos Especiais - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
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20151021: Tópicos Especiais - 15h |
15 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
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20151034: Tópicos Especiais - 105h |
105 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
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20151023: Tópicos Especiais - 45h |
45 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
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20151022: Tópicos Especiais - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
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