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10144013: A criança com deficiência e a sociologia da infância: Perspectivas das Infâncias Possíveis - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Reflexão sobre quem é a criança em condição de deficiência na perspectiva da
Sociologia da Infância em populações indígenas e não indígenas, ribeirinhas e
rurais. As representações destas crianças em relação a si e as outras crianças; O
modelo de infância que lhe é permitido viver. Compreensões acerca da deficiência
– eficiência – valia e menos valia – pertencimento e não pertencimento – relações
de poder entre estes elementos.
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10144007: Alfabetização-Letramento na Educação de Jovens e Adultos em Contextos Inclusivos - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
As contribuições da educação à Educação de Jovens e Adultos com
necessidades educacionais especiais. Análise da legislação e políticas públicas
para a EJA. Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos nas
diferentes classificações de deficiência. Os conhecimentos necessários à
formação do professor alfabetizador no contexto inclusivo.
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10144012: As linguagens Expressivas da Arte, Cultura e Educação - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Conceito, estruturas e elementos das linguagens artísticas e culturais no processo
de alfabetização: arte como linguagem e construção de sentidos.
Desenvolvimento do grafismo. Materiais, recursos, procedimentos em projeto de
intervenção na educação. A arte com ênfase no respeito às diferenças e a
valorização da diversidade cultural.
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10144010: Aspectos Neurológicos da Aquisição da Leitura e Escrita - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Compreensão sobre determinados processos que envolvem a leitura e como o
sistema visual trabalha na progressiva extração do conteúdo dos grafemas, sílabas
e prefixos, sufixos e radicais das palavras. A Ciência da Leitura. Dos sons aos
significados. A unidade biológica e a diversidade cultural. Como lemos? O sonho
impossível da transparência ortográfica. A escrita criativa.
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10144006: Avaliação no processo de alfabetização e letramento no contexto da inclusão educacional - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
XXXXX
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10144016: Cegueira e Baixa Visão no Contexto da Alfabetização e Letramento na DiversidadeCultura - 30h |
30 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
- Diferença entre Educação Inclusiva e Educação Especial;
- Público-alvo e atendimentos da Educação Especial;
- Políticas Públicas da Educação Especial;
- Definição de deficiência visual;
- Práticas Pedagógicas para o atendimento a estudantes com cegueira no ensino
comum e no Atendimento Educacional Especializado: sistema braile,
operacionalização do soroban, orientação e mobilidade, práticas educativas para
uma vida independente, tecnologias assistivas;
- Práticas Pedagógicas para o atendimento a estudantes com baixa visão no ensino comum e no Atendimento Educacional Especializado: considerações
gerais sobre algumas patologias, avaliação funcional da visão, adaptações nas
atividades e avaliações, tecnologias assistivas.
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10144005: Contribuições da Neurociência para a Educação: Bases Neurológicas da Aprendizagem (Neuro aprendizagem) - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Conceito de Neurociência e suas contribuições para a Educação; Funções
Cognitivas e Aprendizagem. Distúrbios, diagnóstico e intervenção. Distúrbios de
leitura. Dislexia. Distúrbios na escrita. Discalculia. Transtorno do Déficit de
Atenção e Hiperatividade e as implicações no processo ensino-aprendizagem.
Deficiência intelectual. Transtorno do déficit de atenção. Transtorno do espectro
autista. Casos clínicos. Planejamento de Estratégias para atuação do
profissional.
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10144004: Currículo na Educação Especial e a Questão das Adequações Curriculares - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Concepção da história da educação especial. O currículo e novos cenários
educacionais Aspectos políticos e pedagógicos do currículo escolar. Estratégias e
adaptações curriculares. Diferenciações curriculares.
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10144018: Deficiência Física/Motora e Deficiências Múltiplas no Contexto da Alfabetização e Letramento na Diversidade Cultural - 30h |
30 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Conceitos filosóficos, sociológicos e antropológicos de Ser Humano, Educação e
Cidadania. Procedimentos Didáticos Metodológicos na classe comum e no
Atendimento Educacional Especializado a alunos com deficiência física e
deficiências múltiplas. Estágios do crescimento e desenvolvimento da criança em
fase escolar. A relação entre professor, aluno, familiares e a equipe
multiprofissional. A deficiência física e a deficiência múltipla e a inclusão escolar.
Principais patologias que interferem no desenvolvimento físico da criança.
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10144019: Deficiência Intelectual e Altas Habilidades/Superdotação no Contexto da Alfabetização e Letramento na Diversidade Cultural - 30h |
30 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Concepção da história da educação especial. O currículo e novos cenários educacionais Aspectos políticos e pedagógicos do currículo escolar. Estratégias
e adaptações curriculares. Diferenciações curriculares.
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10144009: Desenvolvimento Humano e Aprendizagem - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
O ciclo vital. Processos psicopatológicos no desenvolvimento humano. Principais
bases teóricas sobre o desenvolvimento humano e as relações conceituais
estabelecidas entre comportamento e processo de ensino e aprendizagem.
Distúrbios e dificuldades na aprendizagem.
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10144011: Educação Moral na Perspectiva de Kolberg e Piaget e sua contribuição para a formação de uma ambiência inclusiva - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
As fases do desenvolvimento da criança e adolescentes, segundo Piaget e sua
correlação com o desenvolvimento do juízo moral. Conhecimento da interligação
dos processos de construção da moralidade, segundo Kolberg e seu impacto no
desenvolvimento do raciocínio lógico, assim como na forma de crianças e
adolescentes se correlacionam em diferentes contextos, quanto às escolhas
referentes a conflitos morais.
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10144001: História da alfabetização e Letramento no Brasil e as Matrizes teórico-metodológicas-éticas das práticas de alfabetização e letramento junto ao público da Educação Especial na Escola - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Histórico da alfabetização e do letramento no Brasil. Compreensão das relações
entre fala e escrita na alfabetização e no letramento. Abordagens linguísticas na
aquisição da linguagem oral e escrita. Alfabetização e letramento para o público da
Educação Especial.
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10144003: Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento em contextos diversificados inclusivos como eixo da práxis - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Ludicidade: conceitos e concepções. Ludicidade na educação da criança.
Importância das linguagens lúdicas no processo da alfabetização. O lúdico e a
prática pedagógica inclusiva. Lúdico: espaço para aprender a ler, escrever e
pensar. Concepções teórico-metodológicas da alfabetização. A alfabetização e o
letramento em diferentes contextos culturais. Ambiente alfabetizador inclusivo.
Propostas Pedagógicas de Alfabetização e Letramento e a diversidade cultural. A
ação docente na perspectiva da inclusão e da diversidade cultural.
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10144008: Metodologia Científica - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Fundamentos da Metodologia Científica. Ética na pesquisa. A Comunicação
Científica. Elemento de Apoio ao Texto. Texto Acadêmico. Métodos e Técnicas
de Pesquisa. Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. O Pré-projeto
de Pesquisa. O Projeto de Pesquisa. Estrutura do Projeto de Pesquisa.
Embasamento teórico. A organização de texto científico (Normas ABNT). Artigo
científico. Resenhas. Fichamento.
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10144015: Novas Linguagens Tecnológicas Educacionais no Processo de Alfabetização e Letramento - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Educação e Tecnologia. Tecnologia Educacional. Informática na Educação.
Geração digital. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas
na Educação Básica. As novas tecnologias e a transformação social. TIC para
mediação pedagógica na alfabetização e letramento. O Letramento digital. A
relação entre a cognição e as tecnologias. As tecnologias e a Educação Especial.
As novas tecnologias e suas interfaces com o aprender.
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10144020: O transtorno do Espectro Autista no contexto da Alfabetização e Letramento - 30h |
30 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
A disciplina prevê uma imersão nos temas que perpassam os conteúdos
específicos do Transtorno do Espectro Autista no processo da alfabetização e
letramento com meio de produção de conhecimentos necessários à teoria e
prática voltados a ludicidade.
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10144002: Políticas Públicas de Inclusão - O fenômeno educativo da Educação Especial e da Inclusão - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Concepção da história da educação especial e as políticas educacionais que
proporcionam a educação inclusiva como direito público subjetivo. A legislação que
amparam o acesso, a participação e aprendizagem do público da educação
especial.
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10144014: Processo de Alfabetização e Letramento em contextos culturais diversificados (Comunidades Indígenas, quilombolas, ribeirinhas, pantaneira, rural e urbana) - 15h |
15 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
O processo de alfabetização e letramento em contextos étnicos culturais
diversificados regionais: indígena, pantaneiro, rural, quilombola e ribeirinhos.
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10144021: Projeto Integrador (I Simpósio Internacional de Alfabetização e Letramento: Perspectiva da Inclusão e V Encontro de Educação do UFMS, VII Fórum de Educação Especial e Inclusiva, VII Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de P - 30h |
30 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
O Projeto Integrador compreende estudos e atividades de articulação teóricoprática das disciplinas desenvolvidas para sua formação durante o curso, através
da interdisciplinaridade destas. Este implica atividade grupal, em relação às
diferentes habilidades e conceitos que são aprendidos ao longo do curso. Para
tanto, deve ser escolhido um percurso por um tema-problema sobre a construção
da alfabetização e letramento de crianças e adolescentes público da Educação
Especial na perspectiva inclusiva que favoreça a análise, a interpretação e o
aprofundamento de conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas do curso,
num esforço de diálogo entre diferentes aspectos ali presentes. O cursista
desenvolverá um plano de atividades, numa perspectiva de projeto de pesquisa,
contendo os passos do trabalho a ser realizado, devendo ser acompanhado por
um(a) orientador(a) da prática.
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10144022: Seminário Integradores - 30h |
30 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Este componente curricular apresenta caráter diferenciado dos demais sendo
metade de suas aulas teóricas e metade práticas. Nas aulas teóricas, o professor
objetiva desencadear e articular o eixo de cada tema, a partir da apresentação,
problematização e aprofundamento dos temas relacionados a cada eixo. Esta apresentação pode ser feita em forma de seminário por especialistas convidados.
As práticas são atividades vinculadas às aulas, mas que ocorrem fora do ambiente
acadêmico, mas supervisionado pelo professor: pesquisas, entrevistas, estudos
em grupos, leituras, filmes, produção, visitas técnicas e intervenções educativas.
Integra os estudos dos módulos e propicia a interação dos conceitos, dos temas e
dos dados desenvolvidos em cada componente disciplinar.
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10144017: Surdez e deficiência auditiva no Contexto da Alfabetização e Letramento na Diversidade Cultural - 30h |
30 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
- Noções básicas sobre a surdez, o surdo e Libras;
- Tópicos legais e teórico-práticos da inclusão escolar dos surdos;
- Reflexões sobre a condição bilíngue do surdo: L1, L2 e acessibilidade
linguística;
- Pedagogia visual: teoria e prática.
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10144023: Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo) - 0h |
0 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Trabalho de Conclusão de Curso
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