|
20004010: Anemias Hereditárias e Adquiridas - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Conceitos básicos sobre a eritropoiese, síntese da hemoglobina, metabolismo do ferro e exames de rotinas laboratoriais para detecção das anemias fazem parte inicial da disciplina. Definição de anemia, fisiopatologia das anemias mais comuns, classificação fisiológica e morfológica das anemias, correspondem o segundo momento da disciplina. Diagnóstico laboratorial, interpretação de hemograma, análise de exames adicionais, diagnóstico diferencial das anemias, com discussão de casos clínicos e com aulas práticas, finalizam os assuntos da disciplina. Implicações para a enfermagem.
|
|
|
20004033: Atividade Complementar - 15h |
15 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Atividades complementares são componentes curriculares obrigatórios que
possibilitam o aprimoramento de habilidades e competências profissionais. Em função de sua natureza, elas se distribuem nos seguintes grupos: Ensino, Pesquisa e Extensão e serão aprovados pelo Colegiado do Curso.
|
|
|
20004034: Atividade Complementar - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Atividades complementares são componentes curriculares obrigatórios que
possibilitam o aprimoramento de habilidades e competências profissionais. Em função de sua natureza, elas se distribuem nos seguintes grupos: Ensino, Pesquisa e Extensão e serão aprovados pelo Colegiado do Curso.
|
|
|
20004039: Atualidades em Diagnóstico e Terapêutica - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Avaliação de novas tecnologias voltadas ao diagnóstico e tratamento, pesquisas
translacionais, vantagens e impacto socioeconômico de novas alternativas no contexto da saúde pública e prática de enfermagem.
|
|
|
20004012: Bioestatística - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina contempla o estudo da bioestatística como ferramenta a ser utilizada na compreensão e análise de métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa nas áreas de Enfermagem e Saúde. Para tal, conceitos básicos de Estatística, noções de modelos probabilísticos, estudo de populações e amostragem, teste de hipóteses, inferências estatísticas e apresentação e organização dos dados, serão abordados no decorrer da disciplina. Visa, também, preparar o aluno em métodos estatísticos aplicados na área da saúde com análises mais robustas nos diferentes softwares estatísticos.
|
|
|
20004013: Cuidados Paliativos em Enfermagem e Saúde - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aborda os conceitos, princípios e antecedentes dos Cuidados Paliativos (CP). Apresenta as instituições e locais para esta modalidade de cuidados, no contexto mundial e nacional. Abrange a prática dos profissionais enfermeiros e de saúde em Cuidados Paliativos e suas perspectivas atuais e futuras.
|
|
|
20004014: Cuidar em Enfermagem e Saúde - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina busca discutir as dimensões ontológicas, epistemológicas e metodológicas do cuidado em Enfermagem e Saúde; conceituar os modelos de cuidado em enfermagem e saúde; entender as teorias de enfermagem; identificar a importância do raciocínio clínico em saúde; cuidar em saúde: a humanização e a integralidade do cuidado. Implementar a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Inovação e produção tecnológica nas práticas de cuidado.
|
|
|
20004015: Elaboração e Redação de Textos Científicos - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A divulgação do conhecimento constitui uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento científico, político, econômico e social. Considerando que a Pós-Graduação está diretamente relacionada com a produção do conhecimento, torna-se essencial instrumentalizar o estudante, enquanto pesquisador, para a disseminação do produto científico obtido no decorrer de sua pesquisa no formato de textos científicos que atendam exigências nacionais e internacionais.
|
|
|
20004016: Enfermagem e Saúde Baseada em Evidências - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas, avaliação crítica de informações conflitantes, determinação da confiabilidade de fontes, desenvolvimento e análise de pesquisas em saúde que fornecem subsídios para uma interpretação imparcial dos fatos. Inovações em saúde, papel da publicidade e marketing em novas estratégias e impacto no sistema de saúde.
|
|
|
20004032: Ensino e Prática em Docência - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Proporcionar aos alunos bases teórico-práticas para o exercício da docência no ensino superior. Elaboração, desenvolvimento e avaliação de programas de ensino: objevos, estratégias, avaliação. Recursos e técnicas de ensino. Análise crítica da formação de professores e dos desafios da educação superior e da relação professor aluno.
|
|
|
20004037: Estágio Docência I - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação. Deverá incluir atividades diversificadas, tais como planejamento da disciplina, elaboração de roteiros de práticas e planos de estágios e planejamento de aulas, produção de material didático, ministração de aulas teóricas, organização de seminários temáticos, pesquisas de campo, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental ou outras atividades correlatas ao trabalho docente.
|
|
|
20004038: Estágio Docência II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação. Deverá incluir atividades diversificadas, tais como planejamento da disciplina, elaboração de roteiros de práticas e planos de estágios e planejamento de aulas, produção de material didático, ministração de aulas teóricas, organização de seminários temáticos, pesquisas de campo, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental ou outras atividades correlatas ao trabalho docente.
|
|
|
20004005: Ética e Bioética em Saúde - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Fundamentos da ética e bioética; Bioética: antecedentes; Códigos nacionais e internacionais de ética científica; Temas de bioética e fundamentos das discussões, Comitês de ética em pesquisa com seres humanos e animais.
|
|
|
20004017: Fundamentos de Epidemiologia - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Bases conceituais da epidemiologia, história e a sua aplicabilidade na pesquisa científica e avaliação de serviços de saúde. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Métodos para o estudo de ocorrência de doenças. Estudos de morbimortalidade: coeficientes e padronização de taxas. Delineamentos da pesquisa epidemiológica, utilizando-se como exemplos estudos epidemiológicos clássicos e identificando a aplicabilidade desses estudos para os serviços de saúde e enfermagem. Análise epidemiológica básica.
|
|
|
20004018: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa Qualitativa - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Pressupostos epistemológicos e teóricos das pesquisas qualitativas no âmbito das pesquisas em enfermagem e saúde. Aspectos éticos das pesquisas qualitativas em saúde. Estudo dos métodos e técnicas de pesquisa qualitativa visando a elaboração de um trabalho científico, considerando a saúde enquanto questão humana e existencial. Apresentar e discutir formas de sistematização e análise de dados e analisar criticamente experiências de pesquisa qualitativa em saúde.
|
|
|
20004019: Fundamentos Teóricos e Metodológicos em Suicidologia - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina está voltada para apresentação dos principais conceitos da suicidologia, fundamentação teórica-metodológica do comportamento suicida e discussão dos avanços da investigação, prevenção e intervenção na área da suicidologia. Construção histórico-social do comportamento suicida, aspectos biológicos, psicológicos, sociológicos e psiquiátricos do comportamento suicida, panorama epidemiológico do suicídio e programas e políticas públicas de prevenção do suicídio.
|
|
|
20004040: Língua Inglesa no Contexto das Ciências da Saúde - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Uso da língua inglesa no contexto cientifico e acadêmico, aplicado à área da Saúde.
Foco na interpretação de textos técnicos, prática de conversação e redação cientifica básica.
|
|
|
20004006: Metodologia da Pesquisa - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina busca aprimorar os fundamentos teórico- metodológicos da pesquisa científica; estabelecer as relações epistemológicas com o pensamento técnico-científico; possibilitar a distinção dos desenho de pesquisa; elaborar projetos de pesquisa com tema, problema e hipóteses; fornecer embasamento teórico-prático de como realizar uma pesquisa bibliográfica e a leitura crítica dos artigos científicos; expandir o conhecimento das implicações metodológicas e éticas na pesquisa em seres humanos e animais de experimentação; conceituar impacto e Qualis.
|
|
|
20004020: O Cuidado em Gerontologia - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Gerontologia como ciência. Conceitos básicos em gerontologia. Produção e divulgação do conhecimento em gerontologia. Pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa em Gerontologia. Modelos de intervenção na saúde da população idosa e a prática da enfermagem. Perspectivas para as práticas de enfermagem nas áreas gerontológicas e geriátricas, na pesquisa, ensino e assistência. Análise e produção de artigos científicos em saúde e gerontologia.
|
|
|
20004007: Perspectivas para a Enfermagem no Brasil - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Aborda o contexto e as perspectivas para o ensino, pesquisa e atuação profissional em enfermagem e saúde. Aborda a enfermagem no contexto histórico, cultural, político, econômico, social, internacional e nacional, enfatizando aspectos específicos do trabalho em saúde; caracteriza o trabalho do enfermeiro nas dimensões de assistência, ensino e produção de conhecimento. Apresenta e discute os modelos de atenção à saúde, seus desafios e perspectivas. Apresenta conceitos e discussões sobre Redes de Atenção à Saúde no Brasil.
|
|
|
20004021: Pesquisa Quantitativa em Saúde - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina busca apresentar o conhecimento científico e a produção do conhecimento em enfermagem; fomentar discussões éticas sobre a pesquisa quantitativa em enfermagem; auxiliar na compreensão dos passos de um estudo quantitativo; estimular o aprimoramento das pesquisas bibliográfica em bases de dados computadorizadas; e estimular a confecção de revisões sistemáticas e integrativas da literatura.
|
|
|
20004022: Políticas Públicas em Saúde - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aborda e discute os componentes estruturantes do Sistema Único de Saúde, seus fundamentos, princípios, formulações e estratégias de ação. Apresenta e discute os modelos de atenção à saúde, seus desafios e perspectivas. Enfoca o conceito de saúde a partir dos determinantes do processo saúde doença.
|
|
|
20004023: Projetos Interdisciplinares em Saúde - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina apresenta como ementa a discussão, organização e apresentação de artigos científicos cujos assuntos em saúde estão focados em um entendimento de que a interdisciplinaridade representa uma abordagem real de como tratar a complexidade dos problemas de saúde, ao nível coletivo, existentes mundialmente. A interdisciplinaridade se caracteriza pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa. É uma relação de reciprocidade, de mutualidade, que pressupõe uma atitude diferente a ser assumida diante do problema do conhecimento, ou seja, é uma substituição de uma concepção fragmentada do ser humano para uma integral. Não se trata de postular uma nova síntese do saber, mas, sim de constatar um esforço por aproximar, comparar, relacionar e integrar os conhecimentos de interesse à saúde humana.
|
|
|
20004036: Psicofisiologia do Ensino e Aprendizado - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Bases neurobiológicas do aprendizado e aspectos psicofisiológicos que regulam o
processo. Metodologias, práticas e substâncias que interferem no processamento das
memórias e aprendizado no contexto do ensino. Contexto de aprendizado em saúde e
enfermagem.
|
|
|
20004008: Seminários dos Grupos de Pesquisa em Enfermagem e Saúde I - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Seminários sistemáticos do grupo de pesquisa do orientador, aborda os fundamentos teórico metodológicos dos projetos de investigação apresentados pelos orientadores, alunos de mestrado, iniciação cienfica e convidados em que são apresentados e discutidos o desenvolvimento do projeto de pesquisa, vinculado as Linhas de Pesquisa do Programa, tendo como foco as responsabilidades éticas e sociais do pesquisador, resultados das pesquisas em desenvolvimento e pesquisas publicadas na literatura quanto à análise de um artigo cientifico e
utilização de seus resultados na prática clínica de enfermagem e saúde. Por tratar-se de assuntos pertinentes a cada grupo de pesquisa a bibliografia pertinente é apresentada no decorrer da Disciplina.
|
|
|
20004009: Seminários dos Grupos de Pesquisa em Enfermagem e Saúde II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Seminários sistemáticos do grupo de pesquisa do orientador, aborda os fundamentos teórico metodológicos dos projetos de investigação apresentados pelos orientadores, alunos de mestrado, iniciação cienfica e convidados em que são apresentados e discutidos o desenvolvimento do projeto de pesquisa, vinculado as Linhas de Pesquisa do Programa, tendo como foco as responsabilidades éticas e sociais do pesquisador, resultados das pesquisas em desenvolvimento e pesquisas publicadas na literatura quanto à análise de um artigo cientifico e
utilização de seus resultados na prática clínica de enfermagem e saúde. Por tratar-se de assuntos pertinentes a cada grupo de pesquisa a bibliografia pertinente é apresentada no decorrer da Disciplina.
|
|
|
20004024: Tópicos Avançados na Segurança do Paciente - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina aborda assuntos atuais e/ou inovadores voltados para a segurança do paciente, de interesse para o cuidado, educação e pesquisa, fundamentados na gerência de riscos e análise de eventos adversos (EA) e estratégias para prevenção e redução de eventos adversos.
|
|
|
20004035: Tópicos em Farmacologia Clínica - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Atualidades sobre farmacologia e farmacoterapia aplicadas no contexto da
enfermagem: aspectos de farmacocinéca e regimes terapêuticos, desenvolvimento de novos fármacos e inovação, farmacoeconomia e farmacovigilância em saúde pública.
|
|
|
20004027: Tópicos Especiais - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tópicos necessários para atenção integral à saúde. Raciocínio clínico e julgamento crítico. A prática baseada em evidências.
|
|
|
20004029: Tópicos Especiais - 75h |
75 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tópicos necessários para atenção integral à saúde. Raciocínio clínico e julgamento crítico. A prática baseada em evidências.
|
|
|
20004028: Tópicos Especiais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tópicos necessários para atenção integral à saúde. Raciocínio clínico e julgamento crítico. A prática baseada em evidências.
|
|
|
20004026: Tópicos Especiais - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tópicos necessários para atenção integral à saúde. Raciocínio clínico e julgamento crítico. A prática baseada em evidências.
|
|
|
20004025: Tópicos Especiais - 15h |
15 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tópicos necessários para atenção integral à saúde. Raciocínio clínico e julgamento crítico. A prática baseada em evidências.
|
|
|
20004030: Tópicos Especiais em Abuso de Drogas - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Atualidades sobre o uso abusivo e nocivo de drogas: substâncias de uso terapêutico ou exclusivamente recreativas, ilícitas ou não. Abuso por prescritores, automedicação, intoxicação (intencional ou não), uso esportivo, uso recreativo/cultural de substâncias e impacto geral na saúde e qualidade de vida.
|
|
|
20004031: Vigilância e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina aborda tópicos avançados relacionados à Infecção Adquirida em Estabelecimentos de Saúde com vistas a analisar e refletir criticamente o cuidado em saúde e a assistência hospitalar, e consequentemente, desencadear a compreensão da relevância das medidas de vigilância, prevenção e controle dessas infecções. Discussão das precauções padrão e precauções por rota de transmissão. Conhecimento da legislação brasileira que regem as normas de controle de infecção. Abordagem epidemiológica na prevenção e controle das infecções relacionadas ao cuidado em saúde e enfermagem; Ecologia microbiana hospitalar; Principais síndromes infecciosas hospitalares e critérios de diagnóstico e prevenção; Controle racional de antimicrobiano; As precauções básicas no controle e prevenção de infecções nas instituições de saúde e comunidade e análise dos desenhos de pesquisa utilizados para produção de conhecimento na área de prevenção e controle de infecções relacionadas ao cuidado em saúde. Avanços, desafios, tendências e controvérsias em procedimentos básicos do ponto de vista do risco biológico: higienização das mãos, limpeza, desinfecção e esterilização.
|
|