Mestrado em Filosofia

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
20261010: Argumentação, dialética e retórica - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O objeto de estudo da disciplina é a retorica, seu sentido, origem, sua relação
com a Dialética, o modo como ela se distingue da filosofia e o seu uso didático. Nesse
sentido, propõe-se elencar as estruturas e princípios lógicos, as estruturas e princípios
dialéticos, bem como as estruturas, estratégias e argumentação retórica. A disciplina
compreende, porquanto, uma compreensão da retórica enquanto a arte do uso da palavra
e seu uso e descaso pelos professores de Filosofia, as possibilidades de correlação entre
ensino de filosofia e retórica e a questão da linguagem enquanto meio para a
compreensibilidade e simplificação do mundo. Os trabalhos se desenvolverão por meio
da análise de textos clássicos e modernos e produção de peças retóricas.

20261012: Defesa do Trabalho de Conclusão do Curso - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Organização metodológica do texto e estruturação final do projeto de pesquisa. Elaboração da Dissertação de Mestrado. Socialização da pesquisa e do texto elaborado. Defesa pública da Dissertação. Discussão teórica e prática do trabalho final de defesa. Divulgação científica.

20261011: Elaboração de Dissertação - 0h 0 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Elaboração em processo planejado e implementado pelo aluno no contexto de
sua prática docente como professor de Filosofia, onde busca alcançar resultados e levantar
discussões que interessem outras intervenções similares em favor de expansão e de melhora
do Ensino da Filosofia

20261009: Elaboração de Material Didático - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O objeto de estudo da disciplina é o material didático utilizado para a sua
prática. Tem em vista, portanto, a origem dos materiais didáticos, os principais recursos
didáticos atuais. Propõe, por um lado, uma análise sobre os objetivos, adequação,
diversidade de usos e o seu momento certo, o que compreende um levantamento dos
materiais mais apropriados para o ensino de Filosofia e uma reflexão sobre modos de
conciliação entre os instrumentos teóricos e metodológicos com os didáticos de acordo
com os objetivos do professor e respeitada a sua autonomia e peculiaridades da
disciplina. Por outro lado, propõe uma atividade prática de confecção e verificação dos
resultados do material didático.

20261001: Filosofia do Ensino de Filosofia - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

O propósito desta disciplina é problematizar filosoficamente o Ensino de
Filosofia, explorando a intrínseca relação entre a identidade e a didática da Filosofia.
Investigar-se-á o ensino da Filosofia entre a questão pedagógica e a problemática
filosófica, refletindo sobre os pressupostos filosóficos desse ensino. Serão discutidos:
os diferentes significados do ensinar e do aprender Filosofia; as correlações entre as
concepções de Filosofia e as metodologias de ensino; a radicalidade do perguntar
filosófico; o ensino de filosofia como intervenção filosófica.

20261005: Filosofia na Sala de Aula - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O objeto da disciplina são as atividades de filosofia na educação básica. Tal
objeto é abordado, de um lado, por meio da apresentação, contraposição e debate dos
procedimentos e estratégicas metodológicas utilizados em sala-de-aula pelos
professores-cursistas e, de outro, de estudos teóricos que configurem práticas
inovadoras, de modo a conduzir à compreensão crítica e aprofundada do tema.

20261008: História do Ensino de Filosofia no Brasil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

A disciplina tem como objeto de estudo amplo a História do ensino de filosofia no
Brasil, nos períodos colonial, imperial e republicano com ênfase especial ao ensino de
filosofia na legislação educacional brasileira. Seu propósito é realizar uma investigação
comparada sobre a presença da filosofia nos diversos sistemas escolares nacionais e um
estudo de abordagens teóricas, filosóficas e pedagógicas, sobre o ensino de filosofia e
sobre a filosofia como disciplina escolar e também acerca da constituição do campo de
pesquisa sobre o ensino de filosofia.

20261002: Laboratório de Ensino de Filosofia - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

A disciplina visa discutir o Ensino de Filosofia sob a perspectiva do
Laboratório, isto é, como um espaço de experimentação do pensamento e de
produção filosófica. Volta-se tanto para o aprofundamento teórico de temas e
problemas filosóficos como para a análise crítica e/ou criação de (novas) práticas.
Diversas propostas podem ser realizadas no âmbito do Laboratório: estudo de temas,
problemas e períodos históricos da Filosofia; exame e desenvolvimento de novas
técnicas de ensino, materiais didáticos, metodologias, programas de ensino e planos
de aula de Filosofia; reflexão crítica sobre a legislação vigente para o ensino da
Filosofia; projetos e atividades interdisciplinares.

20261007: Pesquisa em Filosofia e o seu Ensino - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O objetivo da disciplina é desenvolver a dimensão investigativa que
acompanha o processo de ensino-aprendizagem, tendo o campo da escola da educação
básica, notadamente no que tange à Filosofia e o seu ensino, como um espaço de
pesquisa e produção de conhecimento, restituindo assim ao professor da disciplina o seu
papel de pesquisador e produtor de conhecimento a partir de sua prática de ensino.

20261003: Seminário de Pesquisa - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

A disciplina tem como objetivo possibilitar aos pós-graduandos uma instância
de reflexão e aprimoramento de suas pesquisas em andamento. Pretende-se oferecer
um espaço em que sejam apresentadas, discutidas e aperfeiçoadas as versões
preliminares dos trabalhos de conclusão de curso. Nessa perspectiva, os seminários
que constituem e dão nome à disciplina compreenderão, não somente um momento
de exposição das pesquisas desenvolvidas, mas a oportunidade da própria prática do
exercício filosófico.

20261004: Seminário de Projetos - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

A disciplina tem como objetivo possibilitar aos pós-graduandos uma instância
de reflexão e aprimoramento de seus projetos de pesquisa. Pretende-se oferecer um
espaço em que sejam apresentadas, discutidas e aperfeiçoadas as diferentes
propostas de trabalho de conclusão. Nessa perspectiva, os seminários que constituem
e dão nome à disciplina compreenderão não somente um momento de exposição dos
projetos de pesquisas, mas a oportunidade da própria prática do exercício filosófico.

20261006: Tópicos Específicos de Filosofia e o seu Ensino - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O objetivo da disciplina é consolidar o campo teórico do ensino da Filosofia
na educação básica por meio da abordagem de conteúdos, fundamentos, valores e
sentidos de ensiná-la e aprendê-la, investigando temáticas e procedimentos de ensino de
diferentes tópicos específicos que tradicionalmente a compõem e que também se situam
na transdisciplinaridade e interdisciplinaridade de variadas situações ou contextos
escolares