|
20261010: Argumentação, dialética e retórica - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O objeto de estudo da disciplina é a retorica, seu sentido, origem, sua relação
com a Dialética, o modo como ela se distingue da filosofia e o seu uso didático. Nesse
sentido, propõe-se elencar as estruturas e princípios lógicos, as estruturas e princípios
dialéticos, bem como as estruturas, estratégias e argumentação retórica. A disciplina
compreende, porquanto, uma compreensão da retórica enquanto a arte do uso da palavra
e seu uso e descaso pelos professores de Filosofia, as possibilidades de correlação entre
ensino de filosofia e retórica e a questão da linguagem enquanto meio para a
compreensibilidade e simplificação do mundo. Os trabalhos se desenvolverão por meio
da análise de textos clássicos e modernos e produção de peças retóricas.
|
|
|
20261012: Defesa do Trabalho de Conclusão do Curso - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Organização metodológica do texto e estruturação final do projeto de pesquisa. Elaboração da Dissertação de Mestrado. Socialização da pesquisa e do texto elaborado. Defesa pública da Dissertação. Discussão teórica e prática do trabalho final de defesa. Divulgação científica.
|
|
|
20261011: Elaboração de Dissertação - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Elaboração em processo planejado e implementado pelo aluno no contexto de
sua prática docente como professor de Filosofia, onde busca alcançar resultados e levantar
discussões que interessem outras intervenções similares em favor de expansão e de melhora
do Ensino da Filosofia
|
|
|
20261009: Elaboração de Material Didático - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O objeto de estudo da disciplina é o material didático utilizado para a sua
prática. Tem em vista, portanto, a origem dos materiais didáticos, os principais recursos
didáticos atuais. Propõe, por um lado, uma análise sobre os objetivos, adequação,
diversidade de usos e o seu momento certo, o que compreende um levantamento dos
materiais mais apropriados para o ensino de Filosofia e uma reflexão sobre modos de
conciliação entre os instrumentos teóricos e metodológicos com os didáticos de acordo
com os objetivos do professor e respeitada a sua autonomia e peculiaridades da
disciplina. Por outro lado, propõe uma atividade prática de confecção e verificação dos
resultados do material didático.
|
|
|
20261001: Filosofia do Ensino de Filosofia - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
O propósito desta disciplina é problematizar filosoficamente o Ensino de
Filosofia, explorando a intrínseca relação entre a identidade e a didática da Filosofia.
Investigar-se-á o ensino da Filosofia entre a questão pedagógica e a problemática
filosófica, refletindo sobre os pressupostos filosóficos desse ensino. Serão discutidos:
os diferentes significados do ensinar e do aprender Filosofia; as correlações entre as
concepções de Filosofia e as metodologias de ensino; a radicalidade do perguntar
filosófico; o ensino de filosofia como intervenção filosófica.
|
|
|
20261005: Filosofia na Sala de Aula - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O objeto da disciplina são as atividades de filosofia na educação básica. Tal
objeto é abordado, de um lado, por meio da apresentação, contraposição e debate dos
procedimentos e estratégicas metodológicas utilizados em sala-de-aula pelos
professores-cursistas e, de outro, de estudos teóricos que configurem práticas
inovadoras, de modo a conduzir à compreensão crítica e aprofundada do tema.
|
|
|
20261008: História do Ensino de Filosofia no Brasil - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina tem como objeto de estudo amplo a História do ensino de filosofia no
Brasil, nos períodos colonial, imperial e republicano com ênfase especial ao ensino de
filosofia na legislação educacional brasileira. Seu propósito é realizar uma investigação
comparada sobre a presença da filosofia nos diversos sistemas escolares nacionais e um
estudo de abordagens teóricas, filosóficas e pedagógicas, sobre o ensino de filosofia e
sobre a filosofia como disciplina escolar e também acerca da constituição do campo de
pesquisa sobre o ensino de filosofia.
|
|
|
20261002: Laboratório de Ensino de Filosofia - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina visa discutir o Ensino de Filosofia sob a perspectiva do
Laboratório, isto é, como um espaço de experimentação do pensamento e de
produção filosófica. Volta-se tanto para o aprofundamento teórico de temas e
problemas filosóficos como para a análise crítica e/ou criação de (novas) práticas.
Diversas propostas podem ser realizadas no âmbito do Laboratório: estudo de temas,
problemas e períodos históricos da Filosofia; exame e desenvolvimento de novas
técnicas de ensino, materiais didáticos, metodologias, programas de ensino e planos
de aula de Filosofia; reflexão crítica sobre a legislação vigente para o ensino da
Filosofia; projetos e atividades interdisciplinares.
|
|
|
20261007: Pesquisa em Filosofia e o seu Ensino - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O objetivo da disciplina é desenvolver a dimensão investigativa que
acompanha o processo de ensino-aprendizagem, tendo o campo da escola da educação
básica, notadamente no que tange à Filosofia e o seu ensino, como um espaço de
pesquisa e produção de conhecimento, restituindo assim ao professor da disciplina o seu
papel de pesquisador e produtor de conhecimento a partir de sua prática de ensino.
|
|
|
20261003: Seminário de Pesquisa - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina tem como objetivo possibilitar aos pós-graduandos uma instância
de reflexão e aprimoramento de suas pesquisas em andamento. Pretende-se oferecer
um espaço em que sejam apresentadas, discutidas e aperfeiçoadas as versões
preliminares dos trabalhos de conclusão de curso. Nessa perspectiva, os seminários
que constituem e dão nome à disciplina compreenderão, não somente um momento
de exposição das pesquisas desenvolvidas, mas a oportunidade da própria prática do
exercício filosófico.
|
|
|
20261004: Seminário de Projetos - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina tem como objetivo possibilitar aos pós-graduandos uma instância
de reflexão e aprimoramento de seus projetos de pesquisa. Pretende-se oferecer um
espaço em que sejam apresentadas, discutidas e aperfeiçoadas as diferentes
propostas de trabalho de conclusão. Nessa perspectiva, os seminários que constituem
e dão nome à disciplina compreenderão não somente um momento de exposição dos
projetos de pesquisas, mas a oportunidade da própria prática do exercício filosófico.
|
|
|
20261006: Tópicos Específicos de Filosofia e o seu Ensino - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O objetivo da disciplina é consolidar o campo teórico do ensino da Filosofia
na educação básica por meio da abordagem de conteúdos, fundamentos, valores e
sentidos de ensiná-la e aprendê-la, investigando temáticas e procedimentos de ensino de
diferentes tópicos específicos que tradicionalmente a compõem e que também se situam
na transdisciplinaridade e interdisciplinaridade de variadas situações ou contextos
escolares
|
|