Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
JOGO DA SENHA: Uma Abordagem Divertida para a Memorização de Conceitos Matemáticos
Curso Especialização em Ensino de Matemática
Tipo Monografia
Data 20/03/2025
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Alessandro Bagatini
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • ROSA ARLENE DA SILVA MACHADO
    Banca
    • Adriana Wagner
    • Alessandro Bagatini
    • Susilene Garcia da Silva Oliveira
    Resumo Este projeto de intervenção tem como objetivo incentivar os alunos do 8º ano que apresentam desmotivação e resistência ao aprendizado da matemática. A falta de conhecimento prévio e de uma base sólida dificulta a compreensão da disciplina, tornando o processo de aprendizagem desafiador e desestimulante. A principal dificuldade observada é a ausência da memorização de conceitos fundamentais, como a tabuada, o que compromete o desenvolvimento das habilidades matemáticas. Para combater a desmotivação e resistência ao aprendizado da matemática, foi implementada uma estratégia diferente durante as aulas: a utilização de uma “senha” pré determinada e baseada na tabuada e que, se dita corretamente, liberaria a saída da sala de aula. Vale ressaltar que o uso da memorização não seria de maneira punitiva, mas sim como uma
    brincadeira envolvendo todos os alunos do oitavo ano, matutino, da escola estadual Romalino Alves de Albres, localizada na rua João Leite Ribeiro, 1545 - centro, Anastácio - MS, 79210-000. Essa abordagem lúdica transformou a memorização da tabuada em um desafio divertido, incentivando o estudo contínuo e promovendo maior engajamento dos estudantes. Com o tempo, os alunos passaram a encarar a atividade como um jogo, ajudando-se mutuamente e fortalecendo sua base matemática de maneira mais natural e
    eficaz. Embora diversos artigos questionem a eficácia da memorização no aprendizado, argumentando que o foco excessivo na repetição pode limitar a compreensão conceitual e a aplicação do conhecimento de maneira crítica e criativa, será feita uma análise referencial sobre o tema, investigando como a memorização, aliada a estratégias lúdicas e interativas, pode influenciar a retenção do conhecimento e contribuir para um aprendizado mais eficaz.
    Download
      PERCEPÇÃO DOS CLIENTES SOBRE AS AÇÕES DO PÓS-VENDA EM CONCESSIONÁRIAS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS E SEU EFEITO NA SATISFAÇÃO E FIDELIZAÇÃO
      Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
      Tipo Artigo Científico
      Data 17/03/2025
      Área ADMINISTRAÇÃO
      Orientador(es)
      • Lia Moretti e Silva
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Isac Lopes Teixeira
        Banca
        • Alexandre Honig Goncalves
        • Gemael Chaebo
        • Lia Moretti e Silva
        Resumo Este trabalho analisa a percepção dos clientes sobre as ações de pós-venda em
        concessionárias de máquinas agrícolas e seu efeito na satisfação e fidelização.
        Diante da crescente competitividade do setor agrícola, o pós-venda se destaca como
        uma ferramenta estratégica para garantir que os produtores rurais mantenham suas
        máquinas em pleno funcionamento, minimizando perdas e maximizando a
        produtividade. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa exploratória de
        caráter qualitativo, explorando a relação entre marketing de relacionamento,
        fidelização de clientes e a importância de um serviço de pós-venda. A análise dos
        resultados demonstra que fatores como a rapidez no fornecimento de peças, a
        manutenção preventiva e a personalização do atendimento são essenciais para
        garantir a satisfação dos clientes. Além disso, a pesquisa revelou que o pós-venda
        focado no cliente, que leva em consideração suas necessidades específicas, é mais
        eficaz na fidelização do cliente em comparação com o pós-venda focado apenas no
        produto. Conclui-se que as concessionárias que investem em um serviço de pósvenda
        estruturado e personalizado têm maiores chances de garantir a fidelização
        dos clientes, contribuindo para sua competitividade no mercado. A abordagem
        centrada no cliente se mostrou fundamental para a criação de relacionamentos
        comerciais duradouros, além de fortalecer a imagem da marca no setor agrícola.
        Marketing de Conteúdo: O Impacto das Redes Sociais Sobre a Decisão dos Consumidores na Contratação de Profissionais do Setor de Estética
        Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
        Tipo Artigo Científico
        Data 17/03/2025
        Área ADMINISTRAÇÃO
        Orientador(es)
        • Lia Moretti e Silva
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Amanda Sanchez Borini
          Banca
          • Alexandre Honig Goncalves
          • Gemael Chaebo
          • Lia Moretti e Silva
          Resumo O marketing de conteúdo corresponde a um processo essencial na construção de
          valor de marca e para captação de clientes em diversos segmentos, incluindo o setor
          de estética. Considerando esse cenário, o presente estudo teve como objetivo
          identificar a influência do marketing de conteúdo nas redes sociais sobre a decisão de
          contratação de um profissional da área da estética. Metodologicamente, a pesquisa
          caracteriza-se como quantitativa e descritiva, sendo realizada por meio da aplicação
          de um questionário online direcionado ao público consumidor desse setor. Foi
          realizada uma análise do impacto de diferentes formatos de conteúdo na percepção e
          na confiança dos consumidores em relação aos profissionais. Os resultados
          demonstraram que a qualidade e a relevância das publicações são fatores
          determinantes para a atração e fidelização de clientes, bem como a interação dos
          profissionais com o público, por meio de conteúdos informativos e humanizados. Por
          fim, conclui-se que o marketing de conteúdo nas redes sociais é uma ferramenta
          fundamental para profissionais da estética, exercendo influência significativa na
          decisão dos consumidores.
          A realidade do teletrabalho em duas instituições de ensino de referência em Nova Andradina - MS
          Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
          Tipo Artigo Científico
          Data 17/03/2025
          Área ADMINISTRAÇÃO
          Orientador(es)
          • Gemael Chaebo
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Juliano Ferreira dos Santos Silva
            Banca
            • Alexandre Honig Goncalves
            • Gemael Chaebo
            • Lia Moretti e Silva
            Resumo O presente artigo busca compreender a percepção de profissionais da educação
            que realizam teletrabalho em Nova Andradina – MS. É uma modalidade de trabalho
            que pode ser adotado tanto por instituições privadas como públicas, que pode
            contribuir na qualidade de vida dos colaboradores, além de refletir para que as
            organizações economizem nos seus gastos. É um fato que tem ganhado cada vez
            mais espaço nas empresas e órgãos públicos e que a evolução tecnológica tem
            levado as organizações a se adaptarem as novas ferramentas com atendimentos
            mais eficientes. Toda organização também precisa entender da importância de se
            investir no bem-estar e na qualidade de vida de seus trabalhadores. O teletrabalho
            é uma realidade pós-pandemia que tem sido uma prática dentro das organizações e
            das instituições públicas e que tem auxiliado inclusive para desafogar o trânsito das
            cidades.
            Psicologia do Consumo: uma abordagem teórica sobre estratégias para um mercado em transformação
            Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
            Tipo Artigo Científico
            Data 17/03/2025
            Área ADMINISTRAÇÃO
            Orientador(es)
            • Lia Moretti e Silva
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Natália Eleuterio Garcia
              Banca
              • Alexandre Honig Goncalves
              • Gemael Chaebo
              • Lia Moretti e Silva
              Resumo O estudo da psicologia e o comportamento do consumidor permite
              entender os diversos fatores que envolvem a decisão de compra, desta forma o
              objetivo deste estudo é destacar a importância das emoções e os fatores
              psicológicos que envolvem esse processo, para tanto o trabalho explora como
              estratégias de marketing são moldadas por influências sociais, culturais e
              tecnológicas, enfatizando a evolução do mercado digital ,baseado em um apanhado
              de teorias que analisam as mudanças no perfil do consumidor e suas motivações.
              Além disso, a pesquisa destaca a importância da personalização e inovação para
              atender as novas demandas do mercado.
              DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PASTOR REGINALDO MIGUEL HOYENÓ’O - ALUNOS INDÍGENAS TERENA
              Curso Especialização em Ensino de Matemática
              Tipo Monografia
              Data 14/03/2025
              Área MATEMÁTICA
              Orientador(es)
              • Claudio Eduardo Pupim
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Ruthe Fernandes da Silva
                Banca
                • Adriana Wagner
                • Claudio Eduardo Pupim
                • Thales Fernando Vilamaior Paiva
                Resumo Este trabalho tem como objetivo entender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do ensino médio da escola Pastor Reginaldo Miguel Hoyenó’o em relação às operações matemáticas básicas. O interesse por essa temática surgiu a partir da minha experiência como educadora na própria instituição, localizada na aldeia Lagoinha PI Taunay/Ipegue, no município de Aquidauana. Percebi
                que muitos alunos, oriundos de diversas aldeias e áreas de retomada, apresentam dificuldades significativas na compreensão da matemática básica. A escola atende estudantes que enfrentam longos deslocamentos: aqueles que moram em retomadas saem de casa às 5h da manhã e retornam por volta das 16h, podendo chegar até às 19h caso ocorram imprevistos, como problemas no ônibus. Desde 2022, a escola adotou o regime de tempo integral, atendendo a uma demanda de 7 aldeias, 1 distrito e 5 áreas de retomada, com cerca de 140 alunos matriculados. O público-alvo são estudantes da região Taunay/Ipegue. Para facilitar a compreensão dos conceitos, em alguns casos, foi necessário explicar em língua terena aos alunos cuja primeira língua é o terena. Diante disso, surge a pergunta: onde está a falha
                no processo de ensino-aprendizagem? Para investigar, foi formulada a seguinte questão para os
                alunos:
                “Para você, que ingressou no 1º ano do ensino médio, qual foi sua maior dificuldade ao sair do
                ensino fundamental e entrar no ensino médio? Quais dificuldades encontraram no ensino médio?”
                Download
                  OS RESULTADOS DA UTILIZAÇÃO DO EBITDA NA AVALIAÇÃO ECONÔMICA DAS EMPRESAS
                  Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                  Tipo Artigo Científico
                  Data 13/03/2025
                  Área CIÊNCIAS AMBIENTAIS
                  Orientador(es)
                  • Antonio Sergio Eduardo
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Wantuir Smaniotto
                    Banca
                    • Antonio Sergio Eduardo
                    • Fabiano Greter Moreira
                    • Vitor Cardoso da Silveira
                    Resumo O presente estudo analisa a eficácia do EBITDA como indicador de mensuração na avaliação econômica das empresas, destacando seus benefícios e limitações. A pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica sobre o uso desta ferramenta na análise de desempenho financeiro e sua comparação com outras métricas, como lucro líquido e fluxo de caixa operacional. No entanto, sua aplicação isolada pode resultar em distorções, pois não considera variações no capital de giro, investimentos em ativos fixos e custos financeiros. A ausência de padronização na divulgação do EBITDA também possibilita manipulações contábeis, comprometendo sua confiabilidade. Com a pesquisa entende-se que, embora seja uma métrica útil, deve ser combinado com outros indicadores financeiros para uma avaliação mais precisa da situação econômico-financeira das empresas.
                    DESAFIOS NAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: A PERSPECTIVA DE ALUNOS INDÍGENAS TERENAS
                    Curso Especialização em Ensino de Matemática
                    Tipo Monografia
                    Data 07/03/2025
                    Área MATEMÁTICA
                    Orientador(es)
                    • Susilene Garcia da Silva Oliveira
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • ELOHAYNA ESTEVÃO TIAGO
                      Banca
                      • Adriana Wagner
                      • Claudio Eduardo Pupim
                      • Susilene Garcia da Silva Oliveira
                      Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem nas operações básicas de adição e multiplicação dos alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Indígena Francisco Farias, localizada na Aldeia Água Branca, distrito de Taunay, no município de Aquidauana-MS. A pesquisa busca identificar onde essas dificuldades começam e como se manifestam na realização de operações básicas e na resolução de problemas matemáticos. A escola, que atende cerca de 160 alunos de 6 a 18 anos, além das disciplinas obrigatórias, promove o ensino da cultura terena, por meio de disciplinas como língua e arte cultura terena. Este contexto educativo valoriza a preservação cultural e o resgate linguístico, proporcionando um ambiente escolar que favorece a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes. Com base em minha experiência docente, lecionando matemática para esta turma desde o 6º ano, foi possível observar que os alunos apresentam dificuldades em compreender algoritmos matemáticos, como o reagrupamento na adição com reserva, e a resolução de multiplicações com números de múltiplos algarismos. Além disso, enfrentam desafios na interpretação e compreensão de problemas matemáticos, dificultando a aplicação desses conceitos em situações práticas. A pesquisa visa investigar as causas dessas dificuldades e propor estratégias pedagógicas eficazes para superá-las, contribuindo para o aprimoramento do ensino da matemática e para a formação acadêmica dos alunos.
                      Download
                        DESCOMPLICANDO AS FRAÇÕES
                        Curso Especialização em Ensino de Matemática
                        Tipo Monografia
                        Data 07/03/2025
                        Área MATEMÁTICA
                        Orientador(es)
                        • Adriana Wagner
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • EDUARDA VILHARVA CARDOSO
                          Banca
                          • Adriana Wagner
                          • Claudio Eduardo Pupim
                          • Susilene Garcia da Silva Oliveira
                          Resumo Nesse Trabalho Final de Curso apresentamos o projeto de intervenção "Descomplicando as Frações" que tem como objetivo principal desenvolver a compreensão de frações entre alunos do 6º ano da Escola Polo Pantaneira Ensino Fundamental, aplicando o conceito de maneira prática e relacionada ao dia a dia. Através de atividades interativas, os alunos aprenderão a identificar, comparar e operar com frações de forma contextualizada. O projeto será realizado ao longo de quatro semanas, abordando tópicos como a definição
                          de frações, representações visuais, operações básicas (soma, subtração, multiplicação) e a aplicação de frações em situações cotidianas, como dividir alimentos ou calcular descontos. A metodologia inclui aulas expositivas, atividades práticas, jogos matemáticos e projetos em grupo, estimulando o trabalho colaborativo e a resolução de problemas.
                          Download
                            HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO: CONVERSANDO SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM A TERCEIRA IDADE
                            Curso Especialização em Ensino de Matemática
                            Tipo Monografia
                            Data 07/03/2025
                            Área MATEMÁTICA
                            Orientador(es)
                            • Susilene Garcia da Silva Oliveira
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • NICÉA APARECIDA DOS SANTOS MAYER
                              Banca
                              • Adriana Wagner
                              • Claudio Eduardo Pupim
                              • Susilene Garcia da Silva Oliveira
                              Resumo O presente trabalho tem como foco ressaltar a importância do Ensino da Educação Financeira na terceira idade e como o conhecimento sobre a aplicação de juros para os bancos pode impactar positivamente ou negativamente na vida financeira dos indivíduos, sendo nesse caso dos idosos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada na UnAPI durante as aulas de
                              matemática e a turma é composta por alunos com a faixa etária de 59 a 80 anos e com baixo nível de escolaridade. A aula ministrada teve o intuito orientar e explicar as diversas modalidades de crédito ofertadas pelas instituições financeiras na atualidade e levantar o
                              questionamento se é viável resolver problemas financeiros através do empréstimo. O trabalho foi baseado no conhecimento empírico adquirido pela pós graduanda Nicéa Mayer durante o período em que trabalhou em uma instituição de liberação de crédito como consultora de negócios relacionando assim o conhecimento prático com o teórico. Para finalizar, a pesquisa prevê que o indivíduo que obtém acesso ao conhecimento sobre Educação Financeira ao se deparar com uma situação em que precisa de ajuda financeira consiga identificar qual a modalidade de crédito possui melhor vantagem para o indivíduo e que possa a médio e/ou longo prazo tornar-se poupador a partir da mudança de hábitos.
                              Download
                                O Papel da Liderança nas Organizações: um estudo bibliográfico
                                Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                                Tipo Artigo Científico
                                Data 06/03/2025
                                Área ADMINISTRAÇÃO
                                Orientador(es)
                                • Luciana Codognoto da Silva
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Frederico Dutra Cararo
                                  Banca
                                  • Amelia de Lorena Stanzani
                                  • Luciana Codognoto da Silva
                                  • Vitor Cardoso da Silveira
                                  Resumo No ambiente empresarial, o papel do líder e seu estilo de liderança são fundamentais para desenvolver e promover um clima organizacional que contribua para a motivação, a satisfação e o empenho dos colaboradores, a fim de alcançar as metas traçadas. Por tal razão, os líderes são cada vez mais exigidos, em relação ao sucesso ou ao fracasso de suas equipes, uma vez que a influência do líder contribui de forma decisiva para o processo de avanço e de mudanças no contexto da administração. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é apresentar as principais características de um líder e a importância de sua atuação para uma boa gestão de pessoas e também nas organizações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, baseada em autores da área de gestão de pessoas, como Robbins, Kotter, Chiavenato e Drucker, que abordaram as características e os tipos de liderança mais comuns. Os resultados demonstram que a liderança eficaz é essencial para motivar equipes, promover um ambiente organizacional saudável e impulsionar a produtividade. O estudo da literatura ressalta que um líder deve ser capaz de alinhar estratégias organizacionais às necessidades dos colaboradores, promovendo engajamento e inovação. A compreensão dos diferentes estilos de liderança permite uma gestão mais assertiva e adaptável às exigências do mercado.
                                  GERENCIAMENTO DE PROJETOS: Benefícios da Ferramenta na Organização
                                  Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                                  Tipo Artigo Científico
                                  Data 05/03/2025
                                  Área ADMINISTRAÇÃO
                                  Orientador(es)
                                  • Vitor Cardoso da Silveira
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Jorge Junior Contini Carvalho
                                    Banca
                                    • Antonio Sergio Eduardo
                                    • Fabiano Greter Moreira
                                    • Vitor Cardoso da Silveira
                                    Resumo Esta pesquisa tem como objetivo propor o uso e abordagem da gestão de projetos com os benefícios de gerenciamento, que poderá ter sua relevância ajustada de acordo com a característica do projeto. A abordagem deste tema tem evoluído nos últimos anos e devido ao progresso dos projetos nas empresas de diferentes ramos, apostam em concepções de transformação para otimizar e garantir melhores resultados. Existe uma dependência nas organizações em gerenciar o comprometimento, os recursos humanos, a qualidade, os riscos, bem como orçamentos e evitar custos anormais com gastos financeiros excessivos, perda de tempo, o que prejudica a rentabilidade da organização. As empresas precisam constantemente de inovações de forma eficaz e eficiente para otimizar o controle e aperfeiçoamento destas transformações. Ferramentas com metodologias de gestão ágil, tem como o principal objetivo em agregar valor no negócio. Desta forma, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema abordado e após a realização do estudo, conclui-se que para atingir o sucesso no gerenciamento de projetos, a gestão deve ser excelente e os benefícios dessa ferramenta na organização inclui as etapas de iniciação, planejamento, organização, execução, supervisão e controle e a finalização de todos os aspectos do projeto, em um processo contínuo para alcançar objetivos e valor sem custos excessivos.
                                    ÊXODO RURAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: Uma pesquisa bibliográfica sobre os problemas e causas desse fenômeno
                                    Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                                    Tipo Artigo Científico
                                    Data 03/03/2025
                                    Área ADMINISTRAÇÃO
                                    Orientador(es)
                                    • Fabiano Greter Moreira
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Andréia Ribeiro da Silva
                                      Banca
                                      • Amelia de Lorena Stanzani
                                      • Fabiano Greter Moreira
                                      • Gemael Chaebo
                                      Resumo O presente trabalho traz como tema o êxodo rural na agricultura familiar, uma
                                      manifestação social que se intensificou ao longo das últimas décadas, resultando na
                                      migração da população do campo para os centros urbanos. Esse processo atinge
                                      diretamente a agricultura familiar que desempenha um papel fundamental na produção
                                      de alimentos e seguimento das tradições rurais. Dessa forma o objetivo deste trabalho
                                      é analisar os principais fatores que impulsionam o êxodo rural na agricultura familiar
                                      brasileira, bem como as suas consequências para o desenvolvimento rural sustentável.
                                      Para isso será realizado uma pesquisa bibliográfica com base em estudos acadêmicos
                                      que abordam a relação entre a migração rural urbana e os desafios enfrentados pela
                                      agricultura familiar, visando compreender o fenômeno e propor reflexões para a
                                      mitigação de seus efeitos. A busca por melhores condições de vida, acesso a serviços
                                      essenciais, educação, oportunidades de empregos, falta de incentivos governamentais,
                                      a modernização da agricultura e as adversidades climáticas são alguns dos principais
                                      fatores que impulsionam essa migração. Esse êxodo provoca o envelhecimento da
                                      população agrícola, a redução da mão de obra no campo e o enfraquecimento das
                                      comunidades rurais. Os principais resultados mostram que para mitigar esses
                                      impactos, políticas públicas externas para o fortalecimento da agricultura familiar, como
                                      o acesso ao crédito rural, a assistência técnica, promover a valorização do campo e
                                      melhorar a qualidade de vida no meio rural são estratégias fundamentais para conter o
                                      êxodo rural e garantir a sustentabilidade da agricultura familiar.
                                      A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR À LUZ DOS 4 Ps COM FOCO NO COMÉRCIO DE NOVA ANDRADINA – MS
                                      Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                                      Tipo Artigo Científico
                                      Data 28/02/2025
                                      Área ADMINISTRAÇÃO
                                      Orientador(es)
                                      • Paulo Cesar Schotten
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Ângela Cristina de Menezes
                                        Banca
                                        • Fabiano Greter Moreira
                                        • Lia Moretti e Silva
                                        • Paulo Cesar Schotten
                                        Resumo Estudos sobre a percepção dos consumidores com relação ao comércio é de extrema importância por trazer à tona subsídios para tomadas de decisões e planos de melhoria e desenvolvimento. Este artigo teve como objetivo identificar a percepção dos consumidores quanto ao atendimento prestado pelo comércio de Nova Andradina, tendo por objetivos específicos a identificação dos principais pontos geradores de insatisfação, e a apresentação de sugestões que possam ser aplicadas, de acordo com as necessidades. Bibliograficamente, para dar suporte à pesquisa foi descrito sobre comportamento e satisfação do consumidor e composto de marketing 4Ps, identificando preço, praça, produto e ponto de venda. Metodologicamente, classifica se essa pesquisa como descritiva quanto ao objetivo, estudo de campo em relação aos procedimentos técnicos e quantitativa quanto ao método de análise. Na pesquisa identificou-se aspectos relacionados ao composto praça, promoção, ponto de venda e preço, além de destacar alguns aspectos específicos do comércio de Nova Andradina. Analisados os resultados provenientes das respostas obtidas, foi possível destacar os pontos fortes do comercio e os pontos geradores de insatisfação, culminando na proposição de melhorias para serem implantadas.
                                        ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO MARKETING COMO FERRAMENTA DE DIFERENCIAÇÃO NO MERCADO
                                        Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                                        Tipo Artigo Científico
                                        Data 28/02/2025
                                        Área ADMINISTRAÇÃO
                                        Orientador(es)
                                        • Paulo Cesar Schotten
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Mailza Aparecida de Paiva
                                          Banca
                                          • Fabiano Greter Moreira
                                          • Lia Moretti e Silva
                                          • Paulo Cesar Schotten
                                          Resumo Este artigo aborda o tema das tecnologias digitais aplicadas ao marketing, tendo como estudo uma microempresa local do ramo alimentício situado no Vale do Ivinhema. O objetivo principal foi identificar a aplicação de estratégias de marketing digital em uma microempresa do Vale do Ivinhema, tendo como objetivos específicos descrever quais e como são as estratégias aplicadas. A revisão bibliográfica incluiu conceitos de marketing, marketing digital e estratégias de marketing. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva deu-se através da aplicação de uma entrevista semiestruturada com os proprietários da empresa. O estudo evidenciou quais estratégias de marketing foram utilizadas pela empresa e como estas são essenciais para o alcance de melhores resultados. Finaliza com as considerações finais por destacar a importância do marketing digital como uma ferramenta para o crescimento e a competitividade da microempresa em contexto interiorano, ao mesmo tempo ressalta a importância do investimento na coleta de feedbacks dos clientes, na análise contínua de resultados e no uso de aplicativos para mensuração de dados, que permitem monitorar o impacto das redes sociais no retorno financeiro, otimizando os resultados.
                                          PRECONCEITO E ESTIGMA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR
                                          Curso Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural
                                          Tipo Trabalho Final de Curso
                                          Data 25/02/2025
                                          Área CIÊNCIAS HUMANAS
                                          Orientador(es)
                                          • Rubia Correa Ottoni
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • ANDRÉA ROGERIA VAREIRO LESCANO
                                            Banca
                                            • Aparecida de Sousa dos Santos
                                            • Franchys Marizethe Nascimento Santana
                                            • Rubia Correa Ottoni
                                            Resumo O preconceito e o estigma contra alunos com deficiência transcendem barreiras físicas, envolvem questões estruturais, culturais e históricas que dificultam a inclusão educacional. Embora avanços significativos tenham ocorrido, como a Declaração de Salamanca (1994) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) de 2015, a implementação efetiva dessas diretrizes ainda enfrenta desafios. A falta de infraestrutura acessível, materiais pedagógicos adequados e formação continuada para educadores são obstáculos que perpetuam a exclusão. Estudos destacam que a construção social da deficiência reflete práticas históricas de segregação e marginalização, reforçando estigmas e capacitismo. Essas atitudes, muitas vezes inconscientes, impactam negativamente a convivência escolar, dificultando a valorização da diversidade e a aceitação das diferenças. Para alcançar uma inclusão efetiva, é essencial promover mudanças profundas na mentalidade de educadores, gestores e da comunidade escolar, aliadas a investimentos em infraestrutura, capacitação e programas de conscientização. Esta pesquisa bibliográfica propõe explorar os impactos do preconceito no desenvolvimento educacional de alunos com deficiência e as estratégias para combatê-lo. Obras de Martins e Silva (2020), Souza e Almeida (2019), Lima e Ferreira (2021) e Costa e Pereira (2022) foram analisadas para compreender os desafios e avanços na inclusão escolar, abordando tanto barreiras estruturais quanto atitudes capacitistas. A abordagem crítica permitirá identificar limitações e práticas bem-sucedidas, contribuindo para o desenvolvimento de políticas educacionais mais inclusivas e eficazes.
                                            A DESCOBERTA DO AUTISMO NA IDADE ADULTA
                                            Curso Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural
                                            Tipo Trabalho Final de Curso
                                            Data 25/02/2025
                                            Área CIÊNCIAS HUMANAS
                                            Orientador(es)
                                            • Rubia Correa Ottoni
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • Roberto de Lima
                                              Banca
                                              • Aparecida de Sousa dos Santos
                                              • Franchys Marizethe Nascimento Santana
                                              • Rubia Correa Ottoni
                                              Resumo O objetivo deste artigo é refletir, por meio de uma revisão de literatura, sobre o diagnóstico tardio do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos. Além disso, o documento busca compreender e analisar as consequências desse diagnóstico na vida dos pacientes adultos e como eles percebem sua condição após a confirmação do autismo. Foram utilizados artigos e livros sobre a temática, selecionados em bases de dados relevantes. Observou-se que há pouco material disponível sobre o tema, pois o foco médico predominante é o diagnóstico precoce em crianças neurotípicas, o que impacta negativamente a vida dos adultos autistas. A revisão literária destacou a importância do diagnóstico precoce do autismo e da criação de novos estudos sobre o diagnóstico tardio, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos adultos diagnosticados com o transtorno e aliviar os sintomas, que frequentemente se agravam devido à falta de tratamentos específicos. Além disso, é essencial sensibilizar e conscientizar os profissionais de saúde para que considerem o diagnóstico de TEA na fase adulta, abrangendo assim uma parcela significativa da população.
                                              ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVAS DOS PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS
                                              Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                                              Tipo Artigo Científico
                                              Data 24/02/2025
                                              Área ADMINISTRAÇÃO
                                              Orientador(es)
                                              • Silvana Dalmutt Kruger
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Elisiane Helena Gomes
                                                Banca
                                                • Luciana Codognoto da Silva
                                                • Silvana Dalmutt Kruger
                                                • Solange Fachin
                                                Resumo O estudo tem por objetivo identificar estratégias para atrair e reter colaboradores nas organizações, na
                                                percepção de gestores. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada através de questionário, com
                                                perguntas abertas, por meio eletrônico, enviado via e-mail e whatsapp para preenchimento na
                                                plataforma Google Forms. Tivemos a participação de 36 profissionais de recursos humanos e 35
                                                profissionais atuantes em áreas de gestão e processos. Os resultados indicam que os principais
                                                desafios da atração de talentos se referem à divulgação das vagas (Redes sociais/Agência e site de
                                                emprego/ Propaganda Volante/Diversos meio de comunicação), política de cargos, salários e carreira,
                                                benefícios e salários atrativos, enquanto os aspectos de retenção evidenciados pelos respondentes se
                                                referem salários (49%), benefícios (43%), política de cargos e salários e carreira (40%), programa de
                                                qualificação (40%). Os resultados indicam, de forma geral, que a atração e retenção de talentos tanto
                                                na visão dos profissionais de recursos humanos como dos profissionais de processos, é influenciada
                                                principalmente pelas estratégias financeiras que as organizações adotam no processo de gestão de
                                                pessoas.
                                                INDICADORES DO BALANCED SCORECARD PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTES
                                                Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                                                Tipo Artigo Científico
                                                Data 24/02/2025
                                                Área ADMINISTRAÇÃO
                                                Orientador(es)
                                                • Silvana Dalmutt Kruger
                                                Coorientador(es)
                                                  Orientando(s)
                                                  • Mara Lucia Martins Perigo Cararo
                                                  Banca
                                                  • Fabiano Greter Moreira
                                                  • Paulo Cesar Schotten
                                                  • Silvana Dalmutt Kruger
                                                  Resumo O estudo tem por objetivo propor um conjunto de iniciativas para o planejamento estratégico de uma transportadora a partir das perspectivas do Balanced Scorecard (BSC). Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva, realizada por meio de um estudo de caso, com análise qualitativa. Para o desenvolvimento foi feito um estudo aprofundado da literatura básica e análise de estudos correlatos na área de transportes em que as perspectivas do BSC foram aplicadas, bem como a abordagem da análise SWOT para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em relação a atuação da empresa, desenvolvida com base em uma pesquisa realizada com colaboradores de diferentes cargos e funções da empresa para coleta de dados. Os resultados indicaram que a adaptação pela transportadora das linhas mestras do BSC podem auxiliar a empresa para o alcance da estratégia definida, por meio do monitoramento dos pontos críticos para o sucesso da organização, destacando-se que a aplicação do BSC é uma proposta para que a transportadora possa concentrar esforços e gerar aperfeiçoamentos no seu sistema de gestão estratégica e avaliação de desempenho.
                                                  APLICAÇÃO DO JUST IN TIME NA GESTÃO DE ESTOQUES: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA RAMO ENERGÉTICO
                                                  Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                                                  Tipo Artigo Científico
                                                  Data 24/02/2025
                                                  Área ADMINISTRAÇÃO
                                                  Orientador(es)
                                                  • Silvana Dalmutt Kruger
                                                  Coorientador(es)
                                                    Orientando(s)
                                                    • Lilia Roberta Pereira Batista
                                                    Banca
                                                    • Fabiano Greter Moreira
                                                    • Silvana Dalmutt Kruger
                                                    • Vitor Cardoso da Silveira
                                                    Resumo O estudo tem por objetivo analisar à aplicação da metodologia Just in Time em uma organização ramo energético. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como descritiva, realizada por meio de um estudo de caso, com análise de cunho qualitativo. A empresa estudada possui cerca de 3.500 itens em estoque, os quais são controlados por meio da parametrização sistemática de estoques mínimos e máximos. Os resultados do estudo evidenciam como principais vantagens da implementação do Just in Time a redução de custos associados ao armazenamento e a manutenção dos estoques, bem como a diminuição dos riscos e atrasos de entregas de fornecedores, o que favorece a gestão de estoques mínimos e justos, com reposições sem desperdícios e sem aumentar o nível de recursos financeiros em estoques. No entanto, identificou-se que a metodologia Just in Time exige uma cadeia de suprimentos extremamente confiável e flexível, para evitar transtornos e atrasos em processos de produção, diante das reposições. De forma geral, a gestão de estoques por meio da metodologia Just in Time requer uma cultura organizacional engajada com seus objetivos e a gestão de todos os elos da cadeia de suprimentos.
                                                    Página 1 de 608 (20 de 12.153 registros).