Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
Marketing contábil: um estudo de caso em Escritórios de Contabilidade na região do Vale do Ivinhema
Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
Tipo Artigo Científico
Data 28/08/2025
Área CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Orientador(es)
  • Vitor Cardoso da Silveira
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • EDILAINE RODRIGUES FERREIRA
    Banca
    • Antonio Sergio Eduardo
    • Fernanda Evilin de Jesus Fortunato Lima
    • Vitor Cardoso da Silveira
    Resumo O estudo analisou a percepção de profissionais da contabilidade da região do Vale do Ivinhema, estado de Mato Grosso do Sul, sobre a relevância do marketing contábil. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, descritiva, com a realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a contadores de escritórios de contabilidade. Os resultados revelam que os participantes compreendem o marketing contábil como uma ferramenta estratégica essencial para o crescimento dos negócios, fortalecimento da marca e ampliação do relacionamento com os clientes. Os dados demonstram o uso crescente de estratégias digitais, a importância da formação continuada, a valorização da comunicação clara e ética profissional. Conclui-se que, mesmo em contextos conservadores, o marketing contábil pode gerar resultados significativos quando alinhado a uma visão empresarial moderna e ética. Entre as implicações, destaca-se que as práticas de marketing alinhadas à ética e à capacidade organizacional favorecem a fidelização de clientes, a competitividade e o alcance geográfico dos serviços. Como contribuições, o estudo fornece insights sobre a implementação de estratégias de marketing em diferentes perfis de escritórios e aponta lacunas e desafios para aprimoramento das práticas contábeis, além de indicar caminhos para pesquisas futuras, como análise da percepção dos clientes e ampliação da amostra para outras regiões.
    INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO SETOR SUCROENERGÉTICO
    Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
    Tipo Artigo Científico
    Data 27/08/2025
    Área CIÊNCIAS CONTÁBEIS
    Orientador(es)
    • Antonio Zanin
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • JONATAN CAROCINI
      Banca
      • Antonio Zanin
      • Victor Hugo Santos da Silva
      • Vitor Cardoso da Silveira
      Resumo Este estudo tem como objetivo investigar o uso de inovação e sustentabilidade no setor
      sucroenergético em uma usina do Vale do Ivinhema. A metodologia adotada foi um estudo de
      caso descritivo, utilizando uma abordagem qualitativa por meio de entrevista semiestruturada
      com um encarregado de produção agrícola da usina, realizada em junho de 2025. Os principais resultados revelaram que a usina tem implementado tecnologias inovadoras, como automação no plantio e na colheita, além do uso de drones para a aplicação de insumos, o que resultou em maior eficiência operacional e redução da dependência de mão de obra manual. Também foi identificado o reaproveitamento de subprodutos, como bagaço de cana e vinhaça, contribuindo para práticas de sustentabilidade e para a economia circular. Em 2024, a usina obteve a certificação de sustentabilidade, evidenciando que suas emissões de carbono foram inferiores às remoções, o que reforça seu compromisso com práticas ambientalmente responsáveis. Os resultados deste estudo destacam a relevância da inovação tecnológica para a melhoria da produtividade e sustentabilidade no setor sucroenergético. Além disso, evidenciam a necessidade de uma interação contínua entre inovações, políticas públicas e práticas sustentáveis, sugerindo que investigações futuras devem se concentrar nas dinâmicas que influenciam o desenvolvimento sustentável neste setor.
      OS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
      Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
      Tipo Artigo Científico
      Data 27/08/2025
      Área CIÊNCIAS CONTÁBEIS
      Orientador(es)
      • Antonio Zanin
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • JOSUE LOPES DA SILVA
        Banca
        • Antonio Zanin
        • CLAUDIANE DA SILVA DOS SANTOS
        • Vitor Cardoso da Silveira
        Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar os desafios da implantação de Sistemas de informações gerenciais em pequenas médias empresas, considerando a adoção de ferramentas gerenciais e a percepção de sua importância para a tomada de decisão. A metodologia adotada foi de abordagem quantitativa, de caráter descritivo através de questionários semiestruturado, aplicado de forma digital (via e-mail ou formulário online) sendo realizada por meio de entrevistas com 31 participantes selecionados com base em banco de dados da empresa que laboro, com os principais resultados apresentados: majoritariamente sócios/proprietários (61,3%), atuantes nos setores de serviços (48,4%) e comércio (41,9%). A amostra apresentou predominância masculina (61,3%), com faixa etária entre 36 e 50 anos (41,9%) e formação de nível médio (45,2%) ou técnico (32,3%). Os resultados indicam que a maioria das empresas é de pequeno porte, enquadrada no Simples Nacional (77,4%) e com até 5 funcionários (64,5%). Observou-se elevada percepção da importância de práticas como controle bancário (100%), fluxo de caixa (93,6%), contas a pagar (96,8%) e formação do preço de venda (83,9%). No entanto, ferramentas como ponto de equilíbrio, índices de pessoal e índices financeiros apresentam baixa aplicação, apesar do reconhecimento parcial de sua relevância. A pesquisa também revelou que 61,3% consideram “necessária” a separação entre despesas pessoais e empresariais e 32,3% a julgam “importante”, reforçando a consciência sobre boas práticas financeiras. Conclui-se que há alto nível de entendimento sobre a importância de ferramentas gerenciais, mas lacunas na implementação efetiva, apontando a necessidade de capacitação e incentivo à adoção de sistemas informatizados para otimizar processos e fortalecer a sustentabilidade empresarial.
        IMPACTOS DAS ATUALIZAÇÕES LEGAIS NO SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL PELA EMENDA CONSTITUCIONAL 132/2023 SOBRE O LUCRO PRESUMIDO
        Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
        Tipo Artigo Científico
        Data 27/08/2025
        Área CIÊNCIAS CONTÁBEIS
        Orientador(es)
        • Antonio Zanin
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • WESLEY AUGUSTO STOCCO
          Banca
          • Antonio Zanin
          • ISABELA GARCIA MEDINA DA SILVA
          • Vitor Cardoso da Silveira
          Resumo Existem alguns sistemas de recolhimento de tributos que podem ser utilizados, e a depender da condição do empresário é possível que opte por um deles. Dentre esses sistemas destacam-se: lucro real, lucro presumido e simples nacional. O regime do lucro presumido é aplicável para alguns tributos e apresenta vantagens e desvantagens. Este estudo tem como objetivo analisar de que forma as novas regras trazidas pela Reforma Tributária podem impactar, positiva ou negativamente, o setor do comércio das empresas optantes pelo regime normal de apuração do lucro presumido. Para a realização desta pesquisa utilizou-se metodologia bibliográfica e qualitativa a partir de estudos dos últimos dez anos. A Reforma Tributária, promovida pela EC 132, buscou adotar maior simplicidade em seu formato de recolhimento dispensado às empresas do comércio, desonerando-as e possibilitando maior taxa de lucratividade. Embora haja distinções relacionadas com a tributação pelo lucro real e pelo lucro presumido, a reforma evidencia preocupação em desburocratizar a forma de tributar empresas do comércio, permitindo, desse modo, sobrevida e competitividade. A criação de um modelo de tributação baseado em impostos agregados, a exemplo da CBS e do IBS, que juntos formam o IVA, é adotado internacionalmente e prevê menor custo com impostos para as empresas, além de permitir ao estado maior controle da receita, tendo em vista que a reforma, de maneira progressiva, visa colocar fim ao ICMS e à guerra fiscal entre os estados.
          O USO DAS FERRAMENTAS DO BUSINESS INTELLIGENCE (BI) NA GERAÇÃO DE RELATORIOS DESTINADOS A TOMADA DE DECISÕES
          Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
          Tipo Artigo Científico
          Data 21/08/2025
          Área CIÊNCIAS CONTÁBEIS
          Orientador(es)
          • Antonio Zanin
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • LUDMILA CAROLINE DE MATOS ARCHANJO
            Banca
            • Antonio Sergio Eduardo
            • Antonio Zanin
            Resumo O presente estudo tem por objetivo identificar o uso das ferramentas de Business Intelligence (BI), além dos benefícios proporcionados utilizando o sistema e como auxilia na geração de relatórios para as tomadas de decisões. O artigo tem por metodologia uma pesquisa descritiva, realizada por meio de pesquisa. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário produzido no Google Forms e de análise quantitativa. A amostra se compõe por 20 respondentes. Os resultados evidenciam que todas as empresas entrevistadas possuem de 1 a 2 softwares de apoio empresarial, onde ficou dividido a subordinação das informações entre os proprietários e dirigentes, gerentes financeiros e encarregados. O principal desafio apresentado com o uso do BI é a mão de obra qualificada, porque ainda no momento são poucas pessoas disponíveis no mercado que sabe utilizar e compreender os softwares. Os principais benefícios apontados foram a melhoria da eficiência e a maior assertividade na tomada de decisão, pois os mesmos reúnem diversas informações e demostra de maneira simplificada para melhor entendimento. O uso dessa ferramenta contribui na geração de informações para diversas áreas, tais como: fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, níveis de estoque e controle de orçamento e outras.
            PERCEPÇÃO DOS CONTADORES DO VALE DO IVINHEMA EM MATO GROSSO DO SUL SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA
            Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
            Tipo Artigo Científico
            Data 21/08/2025
            Área CIÊNCIAS CONTÁBEIS
            Orientador(es)
            • Antonio Zanin
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • PAMELA BRUNETTO DE LIMA
              Banca
              • Antonio Sergio Eduardo
              • Antonio Zanin
              Resumo O sistema tributário brasileiro, devido à sua complexidade e às peculiaridades que interferem tanto nas empresas quanto nos profissionais contábeis, foi objeto de discussão para sua simplificação durante muito tempo. A aprovação da Reforma Tributária através da Lei Complementar 214/25 traz um marco importante na legislação tributária brasileira representando um passo significativo na simplificação do atual regime tributário. Diante disso, este estudo se propôs a responder à seguinte questão: qual a percepção dos Contadores do Vale do Ivinhema em Mato Grosso do Sul sobre a reforma tributária? Como objetivo geral, procurou-se identificar a percepção dos contadores em relação às alterações tributárias e como estão se preparando na fase pré-operacional. A pesquisa foi realizada por meio de questionário fechado, adotando uma abordagem quantitativa e descritiva. Os resultados das entrevistas revelaram diversidade de opiniões, embora tenham sido identificados pontos em comum. A pesquisa demonstrou na visão dos respondentes uma incerteza em relação à reforma tributária devido à falta de informações, pois há partes que ainda serão definidas em leis complementares, essas preocupações ficaram evidentes nas tabelas 2, 3, 4, 6 e gráfico 1, onde apontam percentuais maiores como: dificuldade para as empresas, que o período de transição não será tranquilo e um dos maiores desafios está na interpretação da legislação. Na pesquisa identificou-se algumas dificuldades na implementação da reforma tributária no entendimento dos profissionais, que haverá impactos principalmente para pequenas e médias empresas, nas obrigações acessórias não haverá melhorias, inclusive o período de transição gerará dificuldades nos processos tributários. Espera-se que o referido estudo contribua para uma compreensão mais aprofundada das percepções dos contadores em relação à reforma tributária no Brasil.
              ASPECTOS AMBIENTAIS EM RELATÓRIOS DE ESG: ANÁLISE NA CADEIA PRODUTIVA DA CANA-DE-AÇÚCAR
              Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
              Tipo Artigo Científico
              Data 14/08/2025
              Área CIÊNCIAS CONTÁBEIS
              Orientador(es)
              • Antonio Zanin
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • VILKER AUGUSTO MASCULI DOS SANTOS
                Banca
                • Antonio Zanin
                • Fernanda Evilin de Jesus Fortunato Lima
                • LEONARDO DE LIMA NEVES
                Resumo Considerando o agravamento da crise climática, é imperativo que os setores produtivos alinhem
                suas práticas aos princípios de sustentabilidade preconizados pelas diretrizes de ESG. A cadeia
                produtiva da cana-de-açúcar, uma das mais tradicionais do Brasil, é recorrentemente associada
                a impactos socioambientais relevantes, havendo necessidade de transição para modelos
                agrícolas resilientes, ambientalmente responsáveis e socialmente justos. Este estudo teve como
                objetivo analisar a dimensão ambiental nos relatórios empresariais com enfoque em ESG.
                Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza documental, baseada na análise de relatórios
                ambientais de empresas do setor sucroenergético, com sede na região Centro-Oeste, de capital
                aberto e ranqueadas pela Forbes em 2024. Os dados foram organizados em uma tabela para
                identificação da aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Constatouse
                que os ODS 1 (Erradicação da pobreza), ODS 3 (Saúde e bem-estar), ODS 4 (Educação de
                qualidade), ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e ODS 14 (Vida na água) são
                abordados em menos de 50% dos relatórios, estando presentes em apenas três documentos em
                números absolutos, apontando a necessidade de maior ênfase pelas companhias. Esse resultado
                evidencia a necessidade de maior ênfase a essas temáticas por parte das empresas. Ademais,
                ressalta-se a importância de relatórios padronizados e com maior detalhamento, a fim de
                viabilizar o alcance das metas por meio da gestão eficiente dos processos.
                ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
                Curso Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural
                Tipo Artigo Científico
                Data 31/07/2025
                Área EDUCAÇÃO
                Orientador(es)
                • Franchys Marizethe Nascimento Santana
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Karyn Meyer
                  Banca
                  • Ana Lucia Gomes da Silva
                  • Aparecida de Sousa dos Santos
                  • Franchys Marizethe Nascimento Santana
                  Resumo Este artigo consiste em uma revisão sistemática da literatura sobre a alfabetização de crianças autistas, abordando desafios, metodologias e estratégias de ensino destacando as especificidades do transtorno e a necessidade de intervenções pedagógicas adequadas. A revisão sistemática permite um levantamento amplo e rigoroso das publicações sobre o tema. Foram estabelecidos critérios de busca e seleção, resultando em 23 textos válidos para análise. A busca foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES, com um recorte temporal de 2019 a 2024 e utilizou como descritores "autismo AND alfabetização" e "autista AND alfabetização. Os estudos foram categorizados em quatro grupos: tecnologias, metodologias, relatos de experiência e aspectos do desenvolvimento. A revisão aponta lacunas na formação docente e a importância da mediação do professor no processo de alfabetização de crianças autistas. As tecnologias são mencionadas, mas poucos estudos exploram sua relação com a alfabetização de crianças autistas. A discussão sobre metodologias tradicionais e o design universal de aprendizagem pode subsidiar práticas mais críticas na alfabetização. O estudo é uma síntese das discussões sobre alfabetização de crianças com TEA, com limitações em seu recorte temporal e na exclusão de revisões bibliográficas da amostra analisada.
                  AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
                  Curso Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural
                  Tipo Artigo Científico
                  Data 31/07/2025
                  Área EDUCAÇÃO
                  Orientador(es)
                  • Franchys Marizethe Nascimento Santana
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Jirlene dos Anjos Santos
                    • Fabiula Souza da Silva
                    • JULIANA CERQUEIRA DE ANDRADE
                    • Elaine dos Santos Carvalho Lins
                    • Francisca Jordânia Teixeira
                    Banca
                    • Ana Lucia Gomes da Silva
                    • Aparecida de Sousa dos Santos
                    • Franchys Marizethe Nascimento Santana
                    Resumo Este trabalho vincula-se ao Programa Pós-Graduação Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial da inclusão na Diversidade Cultural, área de concentração em Educação. Propõe-se apresentar as contribuições de Paulo Freire para a Alfabetização de Jovens e Adultos, além de enfatizar as principais transformações ao longo da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desse modo, a pesquisa adotará como referencial as obras de autores como Freire (1991, 2001), Galvão e Soares (2010) e Ramos (2014). A Educação de Jovens e Adultos é uma política pública crucial para assegurar o direito à educação para aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada. Embora sua importância seja garantida na Constituição de 1988, a EJA ainda enfrenta uma série de desafios. Nesse contexto, o pensamento de Paulo Freire se destaca como marco histórico, defendendo uma abordagem educacional que é dialógica, crítica e que leva em consideração as experiências dos educandos. Espera-se, com esta pesquisa, evidenciar que, embora o método freiriano seja amplamente reconhecido, sua aplicação prática ainda é limitada, o que contribui para a permanência de abordagens pedagógicas tradicionais. Diante disso, torna-se urgente o investimento na formação continuada de professores que atuam na EJA, com o propósito de promover uma educação verdadeiramente emancipadora.
                    SAÚDE MENTAL DAS MÃES ATÍPICAS NO CONTEXTO DO DIAGNÓSTICO DO TEA
                    Curso Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural
                    Tipo Artigo Científico
                    Data 31/07/2025
                    Área EDUCAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • Franchys Marizethe Nascimento Santana
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • ANDREA BORGES TEIXEIRA DE FREITAS
                      • Cleidja Barbosa Pereira de Souza
                      • Juliana de Sousa Pedrosa
                      • Juliana Ribeiro Carvalho
                      • Ormizia Neves de Ursino
                      • Mary Anne da Paixão Amaral
                      • Tatiane Guedes Castagna
                      Banca
                      • Ana Lucia Gomes da Silva
                      • Aparecida de Sousa dos Santos
                      • Franchys Marizethe Nascimento Santana
                      Resumo O presente trabalho tem como objetivo abordar e refletir sobre a produção de trabalhos relacionados à saúde mental das mães atípicas no contexto do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), compreender e analisar suas consequências. Foram utilizados artigos e livros sobre o tema, com busca por descritores específicos em bases de dados relevantes na plataforma Scielo e também no Google Acadêmico. Fez-se então um comparativo das produções realizadas utilizando as palavras-chave “Saúde mental e mães atípicas”, “mães atípicas e TEA”, “mães atípicas”. Como forma de delimitar a pesquisa, utilizou-se como descritores os filtros com os anos 2018 a 2024 e produções efetivadas em Português. A escolha do período (2018 a 2024) se deve aos anos que antecedem, aos anos que ocorreram e atualmente, após a pandemia, que foi um momento de extrema sensibilidade e comoção em todo o mundo. Consiste em uma pesquisa bibliográfica. Os dados analisados, referentes à produção de trabalho com a temática, mostram que há um hiato nas discussões sobre aplicações práticas dos cuidados às mães atípicas. Ressalta-se então a importância das discussões sobre a saúde mental dessas mães, no contexto do diagnóstico de TEA e da sua importância como método de prevenção, conscientização e intervenção em meios sociais, acadêmicos e profissionais.
                      O perfil do discente investidor de uma Instituição de Ensino Superior pública no Mato Grosso do Sul
                      Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
                      Tipo Artigo Científico
                      Data 05/07/2025
                      Área CONTABILIDADE E FINANÇAS PÚBLICAS
                      Orientador(es)
                      • Vitor Cardoso da Silveira
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • ALESSANDRA KLINK DA SILVA
                        Banca
                        • Luciana Codognoto da Silva
                        • Silvana Dalmutt Kruger
                        • Vitor Cardoso da Silveira
                        Resumo O presente estudo busca verificar o alinhamento dos produtos escolhidos pelo próprio discente investidor e o perfil avaliado pela corretora de valores, através da análise do perfil do investidor de uma instituição de ensino superior pública federal no Mato Grosso do Sul. Para identificar este perfil, foram investigados o nível de conhecimentos sobre investimentos, o nível de propensão a riscos e objetivos. Com este propósito, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo e abordagem qualitativa, através de estudo de campo com entrevistas semiestruturadas e participação voluntária entre os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia da Produção. Os resultados demonstraram, que entre os doze entrevistados, seis discentes apresentaram alinhamento dos seus produtos com o perfil avaliado, no entanto o perfil moderado de um dos discentes, não se corresponde a sua percepção sobre investimentos, mas está relacionado ao nível de tolerância a riscos que possuía de início e ao objetivo de longo prazo que permanece. Entre os seis discentes que não transparecem alinhamento entre produto e perfil, houve o avaliado como moderado, em que não se conecta ao nível de conhecimentos, mas possui compatibilidade com o nível de tolerância a riscos e objetivo. O perfil conservador de outro discente, não se relacionou com o nível de propensão a riscos, somente ao seu conhecimento mediano sobre investimentos e objetivo em adquiri-lo. Em relação a dois discentes classificados com o perfil conservador, não se conecta a nenhum aspecto, em que tiveram disciplina sobre investimentos durante a graduação, fator que os impulsionou a investir e recentemente optar também pela renda variável. Demonstrando assim, como o papel do ensino é relevante para capacitar os discentes/ investidores.
                        Análise de estudos envolvendo a bolsa de valores brasileira (B3) publicados no período de 2015 a 2024 no Congresso USP de Contabilidade
                        Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
                        Tipo Artigo Científico
                        Data 05/07/2025
                        Área CONTABILIDADE E FINANÇAS PÚBLICAS
                        Orientador(es)
                        • Vitor Cardoso da Silveira
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Bruna Moreira Tropaldi
                          Banca
                          • Antonio Sergio Eduardo
                          • Fabiano Greter Moreira
                          • Vitor Cardoso da Silveira
                          Resumo O presente estudo tem como objetivo avaliar o perfil das publicações científicas relativas à bolsa de valores brasileira (B3) no âmbito do Congresso USP de Contabilidade no período de 2015 a 2024. Para tal, a metodologia utilizada baseou-se em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e caráter descritivo. Inicialmente foram encontrados 317 artigos que tratavam de temáticas vinculadas à bolsa de valores brasileira (B3), a partir destes artigos utilizou-se um recorte através da temática dividendos, reduzindo a amostra a 98 artigos. A partir dos 98 artigos utilizou-se uma terceira filtragem para temática de distribuição de dividendos, possibilitando chegar à amostra final de 27 artigos. Os resultados destacam Tatiana Albanez como principal autora, com 5 publicações no período analisado, a Universidade de São Paulo (USP) como principal Instituição de Ensino Superior (IES), com 9 publicações, os anos de 2015 e 2020 com maiores quantidade de publicações, com 5 artigos publicados respectivamente. Com relação a palavra-chave, a mais utilizada foi dividendos/distribuição de dividendos, citada em 5 artigos. Destacando-se ainda a temática relativa ao mercado acionário, como principal tema abordado, seguido da temática dividendos/distribuição de dividendos. Assim, o presente estudo contribui à literatura, fornecendo conhecimento aos leitores sobre a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), principal bolsa de valores do país, permitindo-lhes entender sua história, a evolução dos investimentos e formas de se investir e a evolução do mercado de capitais como um todo.
                          FATORES DETERMINANTES NA VARIAÇAO DAS COTAÇOES DE EMPRESAS DO AGRONEGOCIO NA B3 DE 2020 A 2024
                          Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
                          Tipo Artigo Científico
                          Data 05/07/2025
                          Área CIÊNCIAS CONTÁBEIS
                          Orientador(es)
                          • Vitor Cardoso da Silveira
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • LUANA FERNANDA DOS SANTOS MOREIRA
                            Banca
                            • Antonio Sergio Eduardo
                            • Fabiano Greter Moreira
                            • Vitor Cardoso da Silveira
                            Resumo Este trabalho teve como objetivo analisar os principais fatores que influenciaram a variação das cotações das ações de empresas do agronegócio listadas na B3 entre os anos de 2020 e 2024. Foram selecionadas sete companhias do setor: BrasilAgro, AgroGalaxy, Terra Santa Agro, Raízen, SLC Agrícola, Boa Safra e 3tentos. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, de caráter descritivo por meio de análise documental, com base na análise de cinco indicadores financeiros: Liquidez Corrente, Margem Líquida, Retorno sobre Ativos (ROA), Preço sobre Valor Patrimonial (P/VP) e Dividend Yield (DY). A análise revelou que empresas com fundamentos financeiros consistentes apresentaram maior estabilidade nas cotações e melhor desempenho no mercado. Destaque para Boa Safra, SLC Agrícola e BrasilAgro, que mantiveram indicadores sólidos ao longo do período. Em contrapartida, a AgroGalaxy apresentou fragilidade em todos os indicadores analisados, o que se refletiu em sua crise financeira e posterior recuperação judicial. Outras empresas, como 3tentos, Terra Santa e Raízen, apresentaram desempenho intermediário, com oscilações relacionadas a fatores internos e externos, como clima e preços de commodities. O estudo reforça a importância dos indicadores contábeis-financeiros como ferramentas estratégicas para análise de desempenho empresarial e tomada de decisão por parte de investidores e gestores.
                            APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS NA PRECIFICAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UM RESTAURANTE DO SEGMENTO DE PESQUE-PAGUE
                            Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
                            Tipo Artigo Científico
                            Data 05/07/2025
                            Área CIÊNCIAS CONTÁBEIS
                            Orientador(es)
                            • Antonio Zanin
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • PALOMA DOS SANTOS SILVA
                              Banca
                              • Antonio Zanin
                              • Silvana Dalmutt Kruger
                              • Vitor Cardoso da Silveira
                              Resumo A pesquisa possui como objetivo propor o uso do custeio variável e índice de formação de preço Mark-up no cálculo do custo e precificação de venda em um restaurante de um pesque-pague do vale do Ivinhema (MS). A metodologia adotada consistiu em um estudo de caso de natureza descritiva e abordagem qualitativa, com a coleta de dados realizada através de entrevista semiestruturada e análise documental. Sua justificativa ancora-se na necessidade de conhecer os custos operacionais das atividades relacionadas coma piscicultura e de fomentar novas opções para as práticas de agricultura familiar em regiões com abundância hídrica. Os resultados indicaram que o prato “Pintado à moda da casa”, vendido a R$90,00, cobre os custos fixos, impostos, mas não proporciona a margem de lucro desejada. Com base no método do custeio variável, foi sugerido o uso do índice Mark-up de 44,37%, que resultou em um preço ideal de R$109,31, 17,66% acima do valor que se pratica atualmente pelo estabelecimento. Os achados evidenciam a importância das ferramentas gerenciais para correta formação de preços, análise dos custos e rentabilidade da empresa, para fins de comparação com o mercado concorrencial, conhecimento vital para viabilidade e perenidade do empreendimento.
                              Análise do valor econômico-financeiro das empresas do setor de carnes presentes na B3 no período de 2020 a 2024
                              Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
                              Tipo Artigo Científico
                              Data 05/07/2025
                              Área CIÊNCIAS CONTÁBEIS
                              Orientador(es)
                              • Vitor Cardoso da Silveira
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • PRISCILA DO NASCIMENTO MARQUES
                                Banca
                                • Luciana Codognoto da Silva
                                • Silvana Dalmutt Kruger
                                • Vitor Cardoso da Silveira
                                Resumo O artigo teve como objetivo verificar o comportamento dos indicadores econômico-financeiros das empresas do setor de carnes da B3 no período de 2020 a 2024. A pesquisa se caracteriza como descritiva, documental e qualitativa. Para o desenvolvimento, foram coletados dados das empresas: JBS, BRF, Excelsior Alimentos, Marfrig, Minerva e Minupar, por meio do site Investidor10. Os resultados indicaram que, embora o setor de carnes seja não cíclico, mostrou-se vulnerável a instabilidades. JBS e Marfrig se destacaram pela atuação no mercado internacional e valorização do câmbio. A Minerva apresentou queda na rentabilidade em 2024 devido ao aumento do endividamento e prejuízos com a aquisição da Marfrig. Já a BRF teve recuperação na margem líquida, ROE e dividendos. A Excelsior cresceu em vendas e rentabilidade, superando a média do setor no ROA, enquanto a Minupar apresentou baixa liquidez, estrutura frágil e ausência de distribuição de lucros. A pesquisa contribui ao mostrar como as empresas de carnes da B3 enfrentaram os desafios econômicos entre 2020 e 2024, ao abordar os impactos da pandemia de Covid-19, inflação e variações cambiais. O artigo apresenta um diferencial ao analisar indicadores de liquidez, rentabilidade e de mercado em conjunto, permitindo identificar forças, fragilidades e sinais de recuperação. Ademais, incluir indicadores de mercado torna a análise atrativa aos investidores. Conclui-se que, em 2024, houve melhora nos resultados da maioria das empresas, principalmente na JBS, BRF, Marfrig e Excelsior. Contudo, Minerva e Minupar devem adotar medidas para melhorar seu desempenho e atratividade.
                                Estudo comparativo dos principais indicadores econômico-financeiros das empresas do setor de papel e celulose listadas na B3.
                                Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
                                Tipo Artigo Científico
                                Data 05/07/2025
                                Área CIÊNCIAS CONTÁBEIS
                                Orientador(es)
                                • Vitor Cardoso da Silveira
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • SARAH ALVES DE SOUZA
                                  Banca
                                  • Antonio Sergio Eduardo
                                  • Silvana Dalmutt Kruger
                                  • Vitor Cardoso da Silveira
                                  Resumo O presente estudo tem como objetivo analisar os principais indicadores econômico-financeiros das empresas do setor de papel e celulose listadas na B3 no período de 2020 a 2024. A análise é composta por três empresas, sendo realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com natureza descritiva. O estudo se classifica como uma análise documental, a partir da investigação de dez indicadores econômico-financeiros divulgados na Bolsa de Valores (B3). Os resultados apontam diferenças marcantes no desempenho financeiro de cada empresa, onde a Suzano, apesar de sua sólida estrutura, apresentou volatilidade e resultados negativos em alguns dos indicadores durante os anos analisados, estes se justificam por meio de grandes investimentos. A empresa Klabin apresenta uma trajetória de recuperação de seus indicadores, após a crise que a pandemia do Covid-19 ocasionou. A Irani, mesmo sendo de menor porte em relação às outras duas, se destaca por sua solidez e consistência em seus indicadores, o que destaca sua eficiente gestão e capacidade de gerar valor diante de cenários desafiadores. Este estudo traz como principais contribuições a aplicabilidade dos indicadores econômico-financeiros para avaliação do desempenho empresarial, o estudo também enriquece a literatura ao apresentar uma análise longitudinal e comparativa entre empresas que compõem um mesmo setor, oferecendo assim contribuições relevantes tanto para o meio acadêmico quanto para investidores e gestores financeiros.
                                  ANÁLISE DOS MÉTODOS DE PREVENÇÃO A LAVAGEM DE DINHEIRO ADOTADOS PELA B3
                                  Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
                                  Tipo Artigo Científico
                                  Data 05/07/2025
                                  Área CIÊNCIAS CONTÁBEIS
                                  Orientador(es)
                                  • Vitor Cardoso da Silveira
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • VITOR HUGO GUTENDORFER VAZ
                                    Banca
                                    • Antonio Sergio Eduardo
                                    • Fabiano Greter Moreira
                                    • Vitor Cardoso da Silveira
                                    Resumo Este estudo avalia a eficácia dos mecanismos de prevenção à lavagem de dinheiro da B3, principal bolsa de valores do Brasil, em conformidade com normas nacionais (Lei nº 9.613/1998, CVM, COAF) e internacionais (FATF). Por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, com pesquisa bibliográfica e análise de casos práticos (BRF, Petrobras, OGX, JBS), examinam-se políticas como Conhecimento do Cliente (KYC), monitoramento por big data e machine learning, e auditorias internas. Os casos ilustram a sofisticação de esquemas ilícitos, como contratos fictícios e transferências internacionais, revelando limitações como falsos positivos em sistemas automatizados, adaptação lenta a criptomoedas e falta de integração interinstitucional. Apesar do arcabouço regulatório robusto da B3, recomenda-se intensificar o uso de inteligência artificial, fortalecer a due diligence transnacional e a colaboração com COAF, CVM e FATF, além de aprimorar a fiscalização de terceiros. A pesquisa destaca a necessidade de uma cultura de compliance mais profunda e de adaptação contínua para garantir a integridade do mercado financeiro brasileiro.
                                    EVIDÊNCIAS DE SUSTENTABILIDADE EM PROPRIEDADES RURAIS DE NOVA ANDRADINA - MATO GROSSO DO SUL
                                    Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
                                    Tipo Artigo Científico
                                    Data 04/07/2025
                                    Área CONTABILIDADE E FINANÇAS PÚBLICAS
                                    Orientador(es)
                                    • Silvana Dalmutt Kruger
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • ALCIR BARROS JUNIOR
                                      Banca
                                      • Fernanda Evilin de Jesus Fortunato Lima
                                      • Luciano Lucio Bezerra Farias
                                      • Silvana Dalmutt Kruger
                                      • Vitor Cardoso da Silveira
                                      Resumo Este estudo teve como objetivo identificar aspectos de sustentabilidade em propriedades rurais
                                      do Projeto de Assentamento Teijin, localizado no município de Nova Andradina – MS. A
                                      pesquisa utilizou dados de 118 produtores rurais, a partir das declarações de rebanho e
                                      informações econômico-financeiras extraídas de notas fiscais de venda. A investigação
                                      considerou no aspecto ambiental a certificação da produção animal conforme normas de bemestar,
                                      no aspecto econômico-financeiro observaram-se as receitas, os custos operacionais e os
                                      tributos pagos, e em relação ao aspecto social observou-se o número de trabalhadores e a
                                      geração de resultado anual e mensal. Os resultados evidenciaram disparidades entre os
                                      produtores quanto ao volume de certificações, rendimentos e grau de formalização. A
                                      movimentação da receita em 2024 totalizou R$ 5.805.704,23, no entanto o resultado médio
                                      anual por produtor foi de R$ 22.194,52. Nenhuma propriedade rural possui mão de obra de
                                      terceiros, apenas mão de obra familiar. A análise evidencia a importância econômica e social
                                      desse conjunto de produtores, na geração de renda e na produção de alimentos. De forma geral, destaca-se que a promoção do desenvolvimento sustentável no meio rural depende da
                                      integração entre práticas produtivas, apoio técnico e políticas públicas de apoio às realidades
                                      locais, especialmente para o contexto da agricultura familiar.
                                      ESTRATÉGIAS DE GESTÃO PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS: UM ESTUDO BASEADO NA PERCEPÇÃO DOS CLIENTES
                                      Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
                                      Tipo Artigo Científico
                                      Data 04/07/2025
                                      Área CONTABILIDADE E FINANÇAS PÚBLICAS
                                      Orientador(es)
                                      • Silvana Dalmutt Kruger
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • CÉSAR AUGUSTO FONTANETTI MORETTI
                                        Banca
                                        • Fernanda Evilin de Jesus Fortunato Lima
                                        • Luciana Codognoto da Silva
                                        • Silvana Dalmutt Kruger
                                        Resumo O estudo teve por objetivo propor melhorias estratégicas para a gestão de uma empresa de serviços contábeis a partir da percepção de seus clientes. Para os procedimentos metodológicos foi aplicado uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu através de aplicação de questionários a clientes de um escritório contábil no município de Nova Andradina-MS, onde obteve-se 51 respostas válidas. A partir dos dados analisados, foi possível mensurar o alto nível de satisfação dos clientes, com 98% dos respondentes indicando estar satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços prestados. Contudo, foram identificadas oportunidades de melhoria no atendimento ao cliente e na oferta de serviços adicionais a serem ofertados, com a consultoria indicada pelos respondentes com 37,30%, assistência administrativa com 29,20% e planejamento tributário com 25,40%, aparecendo como destaque na pesquisa, sendo indicados pelos clientes como diferencias que solucionariam necessidades das empresas, evidenciando oportunidades de novas receitas em uma mesma base de clientes. De forma geral, conclui-se que o uso de ferramentas de gestão estratégica, como o planejamento estratégico formal, baseados nos dados expostos pela pesquisa, pode contribuir para a melhoria contínua dos processos do escritório contábil.
                                        PROPOSTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA UMA CLÍNICA MÉDICA OFTALMOLÓGICA A PARTIR DO BALANCED SCORECARD
                                        Curso Especialização em Gestão Contábil e Controladoria
                                        Tipo Artigo Científico
                                        Data 04/07/2025
                                        Área CIÊNCIAS CONTÁBEIS
                                        Orientador(es)
                                        • Silvana Dalmutt Kruger
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Alessandra Gomes Bilar
                                          Banca
                                          • Fernanda Evilin de Jesus Fortunato Lima
                                          • Luciana Codognoto da Silva
                                          • Silvana Dalmutt Kruger
                                          Resumo O estudo tem por objetivo propor a implementação de estratégias de melhorias para uma clínica médica oftalmológica a partir do modelo Balanced Scorecard. Foi realizada a pesquisa conduzida por meio de estudo de caso, com aplicação de levantamento (survey) com clientes, a abordagem da análise é de cunho qualitativo. Os dados foram construídos com a contribuição direta dos envolvidos, a partir de um questionário aplicado. Primeiramente, foi estruturada a matriz de pontos fortes e fracos, a fim de identificar os principais fatores internos e externos que impactam o negócio, mapeando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT). A análise SWOT revelou forças como boa reputação, equipe médica qualificada e resultados satisfatórios. Entre as fraquezas, destacam-se a dependência de planos de saúde, altos custos e limitações estruturais. Posteriormente elaborou-se um quadro de melhorias com base nas quatro perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), definindo objetivos, iniciativas, indicadores, situação atual e metas. A proposta de melhorias contempla ações voltadas a fortalecer a marca, expandir atendimentos e atrair novos clientes (Clientes); aumentar a receita e reduzir custos por meio de diversificação e controle financeiro (Financeira); capacitar a equipe e elevar a produtividade cirúrgica (Aprendizado e Crescimento); e padronizar processos internos com foco na eficiência e na satisfação dos pacientes (Processos Internos). Os resultados da proposta estratégica, por meio da metodologia BSC evidenciam que o modelo é útil para alinhar objetivos estratégicos à prática da clínica, permitindo decisões mais assertivas, monitoramento e melhorias contínuas. De forma geral, o uso do BSC destaca-se para fortalecer a integração entre setores e impulsionar os resultados estratégicos da organização.
                                          Página 1 de 743 (20 de 14.849 registros).