Especialização em Tutoria em Educação a Distância

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TRABALHO Ações
TUTORIA EM FOCO: ANÁLISE CRÍTICA E PROPOSTAS DE MELHORIA PARA UMA DISCIPLINA EXTENSIONISTA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA AGEAD/UFMS
Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
Tipo Trabalho Final de Curso
Data 02/07/2025
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • Célia Cristina Valero Souza
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • CLAUDIANE DO ROCIO KUPKA PIANARO
    Banca
    • Célia Cristina Valero Souza
    • SALIETE DOMINGOS SOUZA
    • Stella Sanches de Oliveira Silva
    Resumo Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso
    Especialização Lato Sensu em Tutoria na Educação a Distância da Agência de Educação
    Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),
    como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo deste trabalho é
    apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma disciplina extensionista
    dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da Agead/UFMS. O AVA Modelo
    analisado foi da disciplina Práticas Pedagógicas em História III, que possui a carga
    horária de 102 horas, sendo 68 horas dedicadas à realização de ações de extensão. O
    plano de ação foi desenvolvido com base no material didático, enunciados, modelos e
    rubricas de avaliação do AVA Modelo analisado. As ações propostas destacam e indicam
    possíveis caminhos que podem impactar a qualidade da tutoria e o bom aproveitamento e
    aprendizagem dos estudantes, com destaque para: fale com a tutoria há questionamentos
    sem respostas, gerando insatisfação, nos fóruns, observa-se a ausência de interação
    tanto entre os alunos quanto entre o tutor e os estudantes, a não participação do tutor
    compromete a mediação pedagógica e contribui para a diminuição do engajamento dos
    alunos. Os vídeos complementares dos módulos I e II não possuem audiodescrição,
    legenda nem intérprete de Libras, no módulo III, o vídeo complementar apresenta
    legenda, porém ainda não conta com intérprete de Libras. Na aba enunciado da atividade
    a professora encerra o tema incentivando respostas dos alunos, mas não esclarece o
    papel do tutor na atividade. Falta feedback qualitativo, dificultando o acompanhamento do
    desempenho e a motivação dos estudantes. Tais aspectos comprometem a mediação
    pedagógica, o engajamento e a aprendizagem dos estudantes. Diante disso, o trabalho
    aponta caminhos para qualificar a tutoria, destacando a importância da atuação proativa
    do tutor, da acessibilidade nos recursos e da oferta de devolutivas formativas, como
    estratégias essenciais para promover um ambiente virtual mais inclusivo,
    participativo e eficaz.
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      PLANO DE AÇÃO: ANALISANDO UMA DISCIPLINA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
      Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
      Tipo Trabalho Final de Curso
      Data 02/07/2025
      Área EDUCAÇÃO
      Orientador(es)
      • Solange Izabel Balbino
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Cleane da Costa Silva
        Banca
        • Alex Barbosa de Lima
        • MARCIO GONCALVES
        • Solange Izabel Balbino
        Resumo Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo deste trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma disciplina extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da Agead/UFMS. O AVA Modelo analisado foi da disciplina Educação, Ludicidade e Brincadeiras, que possui a carga horária de 68 horas, sendo 17 horas dedicadas à realização de ações de extensão. O plano de ação foi desenvolvido com base no material didático, enunciados, modelos e rubricas de avaliação do AVA Modelo analisado. As ações propostas destacam e indicam possíveis caminhos que podem impactar a qualidade da tutoria e o bom aproveitamento e aprendizagem dos estudantes, com destaque para: a falta de retorno em algumas atividades, ausência de feedbacks qualitativos, demora em responder alguns questionamentos dos estudantes, assim como, baixa interação com os mesmos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem e entre outros, com isso, esse espaço de aprendizagem que deveria ser um local de troca de ideias e experiências passa a ser um visto apenas como um ambiente de postagem de atividades exigidas.
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          MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EAD: ESTRATÉGIAS PARA FORTALECER A TUTORIA E A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NO AVA
          Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
          Tipo Trabalho Final de Curso
          Data 02/07/2025
          Área EDUCAÇÃO
          Orientador(es)
          • MATHEUS FELIPE CRISTALDO DE OLIVEIRA
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Andrea Cristina Alves Rodrigues
            Banca
            • FLÁVIA MARTINS MALAQUIAS
            • MATHEUS FELIPE CRISTALDO DE OLIVEIRA
            • Natalia Cristina de Oliveira
            Resumo Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no
            Curso de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da
            Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato
            Grosso do Sul (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O
            objetivo deste trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de
            uma disciplina extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da
            Agead/UFMS. O AVA Modelo analisado foi da disciplina Saúde, Segurança e
            Qualidade de vida no Trabalho, que possui a carga horária de 68 horas, sendo 17
            horas dedicadas à realização de ações de extensão. O plano de ação foi
            desenvolvido com base no material didático, enunciados, modelos e rubricas de
            avaliação do AVA Modelo analisado. As ações propostas indicam possíveis
            caminhos para qualificar a mediação pedagógica, promover a acessibilidade,
            aprimorar a organização e usabilidade da plataforma, bem como ampliar os recursos
            de apoio aos estudantes e estimular a interação. E assim contribuir para a melhoria
            da tutoria e o bom aproveitamento dos acadêmicos na EaD.
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              PLATAFORMA EAD DE ENSINO: UMA AVALIAÇÃO PRÁTICA
              Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
              Tipo Trabalho Final de Curso
              Data 02/07/2025
              Área EDUCAÇÃO
              Orientador(es)
              • DANIELLE DOS SANTOS BARRETO
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Fernando Cesar Guedes Baptista
                Banca
                • DANIELLE DOS SANTOS BARRETO
                • Elisangela Mitiko Higa Kubota Maekawa
                • Mariana Aparecida Euflausino dos Santos Vieira
                Resumo Resumo: Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo deste trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma disciplina extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da Agead/UFMS. O AVA Modelo analisado foi da disciplina Práticas Pedagógicas em História III, que possui a carga horária de 102 horas, sendo 68 horas dedicadas à realização de ações de extensão. O plano de ação foi desenvolvido com base no material didático, enunciados, modelos e rubricas de avaliação do AVA Modelo analisado. As ações propostas indicam possíveis caminhos que podem impactar a qualidade da tutoria e o bom aproveitamento e aprendizagem dos estudantes, com destaque aos problemas relacionados com a interação e feedback do Tutor Orientador com o aluno, a indisponibilidade de horários flexíveis aos encontros semanais, ausência de aulas ao vivo com Professores Formadores.
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                PREVENÇÃO, BEM ESTÁ E APRENDIZAGEM PROPOSTAS DE MELHORIA PARA O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EM SST
                Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                Tipo Trabalho Final de Curso
                Data 02/07/2025
                Área EDUCAÇÃO
                Orientador(es)
                • Mariana Cavalcante
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • GILVAN AVELINO DA SILVA
                  Banca
                  • LIANA DA SILVA CUNHA
                  • MARCIO GONCALVES
                  • Mariana Cavalcante
                  Resumo Este plano de ação apresenta uma análise crítica do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina “Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho”, ofertada no âmbito do Programa UFMS Digital, com carga horária total de 68 horas, das quais 17 horas são destinadas à curricularização da extensão. O objetivo é propor melhorias voltadas à qualificação da tutoria e ao fortalecimento da aprendizagem dos estudantes na modalidade a distância. A partir da observação sistemática dos materiais e recursos disponibilizados na trilha de aprendizagem, foram identificados aspectos que comprometem a acessibilidade, a comunicação pedagógica e a organização didática. A análise considerou elementos como videoaulas, materiais complementares, avaliações, fóruns e feedbacks. Com base nessa investigação, foram elaboradas dez propostas de melhoria que buscam promover uma tutoria mais ativa, responsiva e inclusiva, valorizando o papel do tutor como mediador do processo de aprendizagem, especialmente em disciplinas que envolvem atividades de extensão. O plano está fundamentado nos princípios da educação a distância, nas diretrizes de acessibilidade educacional e na importância do acompanhamento pedagógico contínuo como estratégia para potencializar o engajamento e a permanência dos estudantes.
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                    REFLEXÕES SOBRE A TUTORIA EM EDUCREFLEXÕES SOBRE A TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - UM PLANO DE AÇÄOAÇÃO À DISTÂNCIA - UM PLANO DE
                    Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                    Tipo Trabalho Final de Curso
                    Data 02/07/2025
                    Área EDUCAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • MATHEUS FELIPE CRISTALDO DE OLIVEIRA
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • ERICA POSSIDONEA PEREIRA
                      Banca
                      • KEROLLAYNE CARVALHO
                      • MATHEUS FELIPE CRISTALDO DE OLIVEIRA
                      • Stella Sanches de Oliveira Silva
                      Resumo Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso
                      de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da Agência de
                      Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
                      (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo deste
                      trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma disciplina
                      extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da Agead/UFMS. O
                      AVA Modelo analisado foi da disciplina Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no
                      Trabalho, que possui a carga horária de 68 horas, sendo 17 horas dedicadas à realização
                      de ações de extensão. O plano de ação foi desenvolvido com base no material didático,
                      enunciados, modelos e rubricas de avaliação do AVA Modelo analisado. As ações
                      propostas destacam indicam possíveis caminhos que podem impactar a qualidade da
                      tutoria e o bom aproveitamento e aprendizagem dos estudantes, com destaque para
                      criação de um programa de ensino que seja específico, objetivo, atraente e eficiente no
                      desempenho e interesse dos alunos; oferecer plugins e layouts de temas específicos e
                      direcionados para tornar a experiência do aluno a melhor possível com os recursos e
                      propiciando a inserção de experiências novas; deixar os conteúdos mais evidentes
                      e atraentes focados no tema principal; alinhar o ambiente com a identidade do
                      aluno e a marca do tutor nas interações dos fóruns e adicionar atividades
                      síncronas como lives para aproximar o aluno e a turma; realizar interação com os
                      participantes do fórum, direcionando o aprendizado com reflexões pertinentes ao
                      autodesenvolvimento de cada participante do grupo; realizar avaliação individual da
                      participação e comentários construtivos que colaborem no autodesenvolvimento e na avaliação do aprendizado e progresso do aluno; acompanhar o progresso do aluno
                      identificando em que nível está cada estudante e possibilitar o planejamento de alguma
                      atividade que o engaje e o estimule a melhorar; facilitar o acesso à matriz de avaliação;
                      devolutivas do tutor às atividades dos alunos com comentários detalhados e
                      individualizados; realizar interação com os participantes do fórum, direcionando o
                      aprendizado com reflexões pertinentes ao autodesenvolvimento de cada participante do
                      grupo; programar a plataforma EaD para dar continuidade no ponto do último acesso e
                      mostrar seu progresso.
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                        AVALIAÇÃO DE TUTORIA DO CURSO SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
                        Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                        Tipo Trabalho Final de Curso
                        Data 02/07/2025
                        Área EDUCAÇÃO
                        Orientador(es)
                        • Maria Elisa Ennes Bartholomei
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Larissa Candido de Lemos
                          Banca
                          • Daiani Damm Tonetto Riedner
                          • Maria Elisa Ennes Bartholomei
                          • RUAN CARLOS FERNANDES DA SILVA
                          Resumo “Saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho”
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                            PLANO DE AÇÃO PARA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTE VIRTUAL DE UMA DISCIPLINA EXTENSIONISTA
                            Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                            Tipo Trabalho Final de Curso
                            Data 02/07/2025
                            Área EDUCAÇÃO
                            Orientador(es)
                            • MATHEUS FELIPE CRISTALDO DE OLIVEIRA
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • LEILA MORAES NOGUEIRA AZEVEDO
                              Banca
                              • ADRIANI PEREIRA
                              • MARCIO GONCALVES
                              • MATHEUS FELIPE CRISTALDO DE OLIVEIRA
                              Resumo Resumo: Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo deste trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma disciplina extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da Agead/UFMS. O AVA Modelo analisado foi da disciplina “Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho”, que possui a carga horária de 68 horas, sendo 17 horas dedicadas à realização de ações de extensão. O plano de ação foi desenvolvido com base no material didático, enunciados, modelos e rubricas de avaliação do AVA Modelo analisado. As ações propostas destacam e indicam possíveis caminhos que podem impactar a qualidade da tutoria e o bom aproveitamento e aprendizagem dos estudantes, com destaque para melhor uso do feedback pelo tutor; videoaulas com conteúdo mais elaborado e layout mais dinâmicos e interativos; participação ativa dos estudantes nos fóruns mantendo integração com demais alunos e tutor; checkout de presença bem estruturado; fale com a tutoria estreitando a relação tutor-aluno.
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                                CONTRIBUIÇÕES PARA APRIMORAMENTO PARA A DISCIPLINA GESTÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS
                                Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                                Tipo Trabalho Final de Curso
                                Data 02/07/2025
                                Área EDUCAÇÃO
                                Orientador(es)
                                • Geraldo Garbelini Neto
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Lilian Oliveira Daniel
                                  Banca
                                  • ADÉRITO ARLINDO MAGULE
                                  • Geraldo Garbelini Neto
                                  • MARCIO GONCALVES
                                  Resumo Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo deste
                                  trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma disciplina extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da Agead/UFMS. O AVA Modelo analisado foi da disciplina Gestão de Conteúdos Digitais, que possui a carga horária de 51 horas, sendo 17 horas dedicadas à realização de ações de extensão. O plano de ação foi desenvolvido com base no material didático, enunciados, modelos e rubricas de avaliação do AVA Modelo analisado. As ações propostas destacam indicam possíveis caminhos que podem impactar a qualidade da tutoria e o bom aproveitamento e aprendizagem dos estudantes, com destaque para: o papel da tutoria na trilha “Fale com a tutoria”, para a mediação dos “ Fóruns dos Módulos”, uma proposta para melhorar e fortalecer o engajamento dos estudantes na atividade de “Checkout de Presença”. Trago também, para este texto, sugestões para aprimorar as vídeo aulas obrigatórias da Disciplina, e também sugestões para aperfeiçoamento do relatório de atividades de Extensão.
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                                  ATIVIDADE DE ANÁLISE E PLANO DE AÇÃO PARA O APERFEIÇOAMENTO DA TUTORIA NA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO, LUDICIDADE E BRINCADEIRAS
                                  Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                                  Tipo Trabalho Final de Curso
                                  Data 02/07/2025
                                  Área EDUCAÇÃO
                                  Orientador(es)
                                  • ROSINEIA PIVA MANCIN
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • maevi barboza soares
                                    Banca
                                    • Natalia Cristina de Oliveira
                                    • Rose Cristiani Franco Seco Liston
                                    • ROSINEIA PIVA MANCIN
                                    Resumo Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo deste trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma disciplina extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da Agead/UFMS. O AVA Modelo analisado foi da disciplina Educação, Ludicidade e Brincadeiras, que possui a carga horária de 68 horas, sendo 17 horas dedicadas à realização de ações de extensão. O plano de ação foi desenvolvido com base no material didático, enunciados, modelos e rubricas de avaliação do AVA Modelo analisado. As ações propostas destacam e indicam possíveis caminhos que podem impactar a qualidade da tutoria e o bom aproveitamento e aprendizagem dos estudantes, observa-se por exemplo, uma deficiência na comunicação eficaz entre o tutor e os alunos, evidenciada tanto pela demora nas respostas quanto pela completa ausência de retorno às dúvidas apresentadas. Além disso, não há oferta de feedbacks qualitativos sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos, restringindo-se à avaliação somativa como único critério de aferição da aprendizagem. Isso compromete a criação de momentos de discussão e reflexão, fundamentais para o desenvolvimento de competências e habilidades. Também se nota uma escassa interação entre os cursistas nos fóruns, que acabam sendo utilizados apenas como espaço para cumprimento de exigências formais, em vez de funcionarem como ambientes colaborativos de troca de saberes.
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                                      CONEXÃO QUE TRANSFORMA: ESTRATÉGIAS PARA HUMANIZAR E OTIMIZAR A TUTORIA NA EAD
                                      Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                                      Tipo Trabalho Final de Curso
                                      Data 02/07/2025
                                      Área EDUCAÇÃO
                                      Orientador(es)
                                      • FELIPE DE LIMA SILVA
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Maria Angélica Assis Victor
                                        Banca
                                        • FELIPE DE LIMA SILVA
                                        • LUIZ CARLOS GOMES JÚNIOR
                                        • Stella Sanches de Oliveira Silva
                                        Resumo Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo deste trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma disciplina extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da Agead/UFMS. O AVA Modelo analisado foi da disciplina Mediação e Conciliação de Conflitos, que possui a carga horária de 51 horas, sendo 17 horas dedicadas à realização de ações de extensão. O plano de ação foi desenvolvido com base no material didático, enunciados, modelos e rubricas de avaliação do AVA Modelo analisado. As ações propostas destacam possíveis caminhos que podem impactar a qualidade da tutoria e o bom aproveitamento e aprendizagem dos estudantes, com destaque para o fortalecimento da comunicação entre tutores e alunos, a organização intuitiva do ambiente virtual de aprendizagem e a oferta de feedbacks formativos que incentivem o engajamento e a construção do conhecimento de forma significativa.
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                                          PROPOSTAS DE MELHORIAS PARA O AVA “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM HISTÓRIA III” DA UFMS
                                          Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                                          Tipo Trabalho Final de Curso
                                          Data 02/07/2025
                                          Área EDUCAÇÃO
                                          Orientador(es)
                                          • DANIELLE DOS SANTOS BARRETO
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Maria Cristina Inácio
                                            Banca
                                            • Alvaro Jose dos Santos Gomes
                                            • BRUNA TÁSSIA DOS SANTOS PANTOJA
                                            • DANIELLE DOS SANTOS BARRETO
                                            Resumo Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso
                                            de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da Agência de
                                            Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
                                            (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo deste
                                            trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma disciplina
                                            extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da Agead/UFMS. O
                                            AVA Modelo analisado foi da disciplina "Práticas Pedagógicas em História III", que possui
                                            a carga horária de 30 horas, sendo 10 horas dedicadas à realização de ações de
                                            extensão. O plano de ação foi desenvolvido com base no material didático, enunciados,
                                            modelos e rubricas de avaliação do AVA Modelo analisado. As ações propostas indicam
                                            possíveis caminhos que podem impactar a qualidade da tutoria e o bom aproveitamento e
                                            aprendizagem dos estudantes, com destaque para: aprimoramento da comunicação entre
                                            tutor e cursista, qualificação das videoaulas com recursos didáticos interativos,
                                            reestruturação dos espaços de avaliação e feedback, além da valorização da prática
                                            docente reflexiva como eixo formativo nos ambientes virtuais de aprendizagem.
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                                              PLANO DE AÇÃO PARA MELHORIA CONTÍNUA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)
                                              Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                                              Tipo Trabalho Final de Curso
                                              Data 02/07/2025
                                              Área EDUCAÇÃO
                                              Orientador(es)
                                              • EVERTON DOS SANTOS DE SANTANA
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Maria José Ferreira
                                                Banca
                                                • EVERTON DOS SANTOS DE SANTANA
                                                • MARCIO GONCALVES
                                                • WILMA SANTOS SILVA
                                                Resumo Resumo: Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso
                                                de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da Agência de
                                                Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
                                                (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo deste
                                                trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma disciplina
                                                extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da Agead/UFMS. O
                                                AVA Modelo analisado foi da disciplina Mediação e Conciliação de Conflitos, que possui a
                                                carga horária de 51 horas, sendo X horas dedicadas à realização de ações de extensão.
                                                O plano de ação foi desenvolvido com base no material didático, enunciados, modelos e
                                                rubricas de avaliação do AVA Modelo analisado. As ações propostas destacam indicam
                                                possíveis caminhos que podem impactar a qualidade da tutoria e o bom aproveitamento e
                                                aprendizagem dos estudantes, com destaque para o papel do tutor, que é a peça central
                                                no cenário da Educação a Distância (EaD), atuando como um agente facilitador e
                                                mediador essencial no processo de ensino-aprendizagem. Em um ambiente onde a
                                                interação presencial é limitada, o tutor assume um papel multifacetado que vai muito além
                                                de um simples "tirador de dúvidas". Ele é o elo humano que conecta o aluno ao conteúdo,
                                                à instituição e à comunidade de aprendizagem.
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                                                  PROPOSTAS DE MELHORIA PARA A TUTORIA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA EAD: O CASO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO, LUDICIDADE E BRINCADEIRAS
                                                  Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                                                  Tipo Trabalho Final de Curso
                                                  Data 02/07/2025
                                                  Área EDUCAÇÃO
                                                  Orientador(es)
                                                  • Solange Izabel Balbino
                                                  Coorientador(es)
                                                    Orientando(s)
                                                    • Patricia Raimundo dos santos
                                                    Banca
                                                    • Ana Carolina Pontes Costa
                                                    • Mariana Aparecida Euflausino dos Santos Vieira
                                                    • Solange Izabel Balbino
                                                    Resumo Resumo: Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo deste trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma disciplina extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da Agead/UFMS. O AVA Modelo analisado foi da disciplina Educação, Ludicidade e Brincadeiras, que possui a carga horária de 68 horas, sendo 17 horas dedicadas à realização de ações de extensão. O plano de ação foi desenvolvido com base no material didático, enunciados, modelos e rubricas de avaliação do AVA Modelo analisado. As ações propostas destacam indicam possíveis caminhos que podem impactar a qualidade da tutoria e o bom aproveitamento e aprendizagem dos estudantes, com destaque para as questões relacionadas à ausência de incluir intérpretes de libras e audiodescrição nas vídeo aulas, compreender a importância do Feedback, e fale com a tutoria, para que os cursistas consigam dar andamento nos seus trabalhos nos cursos EAD.
                                                    Download
                                                      APRIMORAMENTO DA TUTORIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO PARA A DISCIPLINA MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO DE CONFLITOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
                                                      Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                                                      Tipo Trabalho Final de Curso
                                                      Data 02/07/2025
                                                      Área EDUCAÇÃO
                                                      Orientador(es)
                                                      • FELIPE DE LIMA SILVA
                                                      Coorientador(es)
                                                        Orientando(s)
                                                        • OSVALDO ARAUJO PENA
                                                        Banca
                                                        • DAMIAO SAMPAIO DE SOUSA
                                                        • FELIPE DE LIMA SILVA
                                                        • MARCIO GONCALVES
                                                        Resumo Este Plano de Ação é fruto do Trabalho Final de Curso (TFC) da Especialização em Tutoria em Educação a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e tem como objetivo propor estratégias de aprimoramento da tutoria em uma disciplina extensionista ofertada na modalidade EaD. A disciplina analisada, Mediação e Conciliação de Conflitos, integra o Programa UFMS Digital e possui carga horária de 51 horas, sendo 17 destinadas a atividades de extensão. A análise crítica do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) contemplou elementos centrais da trilha pedagógica, como fóruns, videoaulas, instrumentos avaliativos e interações com a tutoria. O diagnóstico revelou boas práticas, mas também fragilidades relacionadas à mediação pedagógica, acessibilidade e clareza nos critérios de avaliação. Com base nesses achados, foram elaboradas dez propostas de melhoria, fundamentadas teoricamente e voltadas à construção de uma tutoria mais ativa, formativa, inclusiva e responsiva. O trabalho inspira-se na teoria da interação a distância, conforme Moore e Kearsley (2013); nos princípios de uma educação personalizada e dialógica, segundo Moran (2015); e nas contribuições de Santaella (2013) sobre os impactos da cultura digital na aprendizagem. Ao propor soluções viáveis e contextualizadas, este plano busca fortalecer a EaD como espaço de mediação qualificada, inovação pedagógica e formação cidadã.
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                                                        A TUTORIA ONLINE COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
                                                        Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                                                        Tipo Trabalho Final de Curso
                                                        Data 02/07/2025
                                                        Área EDUCAÇÃO
                                                        Orientador(es)
                                                        • ANA CAROLINA PEREIRA DE SOUZA
                                                        Coorientador(es)
                                                          Orientando(s)
                                                          • Yuri Harlen Vasconcelos
                                                          Banca
                                                          • ANA CAROLINA PEREIRA DE SOUZA
                                                          • Hercules da Costa Sandim
                                                          • Mariana Aparecida Euflausino dos Santos Vieira
                                                          Resumo Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso
                                                          de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da Agência de
                                                          Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
                                                          (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo deste
                                                          trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma disciplina
                                                          extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da Agead/UFMS. O
                                                          AVA Modelo analisado foi da disciplina Gestão Socioambiental, que possui a carga horária de 51 horas, sendo 17 horas dedicadas à realização de ações de extensão. O plano de ação foi desenvolvido com base no material didático, enunciados, modelos e rubricas de avaliação do AVA Modelo analisado. As ações propostas destacam e indicam possíveis caminhos que podem impactar a qualidade da tutoria e o bom aproveitamento e aprendizagem dos estudantes, sendo uma ferramenta indispensável para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, alinhado com um planejamento estratégico e proposta de avaliação adequada. Destaca-se a inexistência de uma comunicação eficiente por parte do tutor com o grupo de estudantes, evidenciada tanto pela lentidão nas respostas às dúvidas quanto pela completa ausência de retorno em alguns casos. Observa-se também a carência de feedbacks qualitativos nas atividades realizadas pelos alunos, limitando-se à aplicação de avaliações somativas como único critério de aferição da aprendizagem, o que compromete a criação de espaços de debate fundamentais para o desenvolvimento das competências dos discentes. Além disso, nota-se a escassa interação entre os participantes nos fóruns, que deixam de cumprir sua função como espaços colaborativos de compartilhamento de saberes, tornando-se meramente canais para entrega de tarefas obrigatórias. Este trabalho analisa o papel da tutoria online como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação a distância (EaD). Com o avanço das tecnologias digitais e a ampliação do acesso ao ensino superior remoto, a figura do tutor ganhou destaque como mediador pedagógico. Por meio de revisão bibliográfica e análise de práticas tutorais, identificam-se estratégias que promovem a autonomia do estudante, o engajamento nas atividades e a superação de desafios acadêmicos. Os resultados evidenciam que a atuação proativa, empática e comunicativa do tutor contribui significativamente para a permanência e o sucesso dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem.
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                                                          APRIMORAMENTO DA TUTORIA NA EAD: UM PLANO DE AÇÃO
                                                          Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                                                          Tipo Trabalho Final de Curso
                                                          Data 02/07/2025
                                                          Área EDUCAÇÃO
                                                          Orientador(es)
                                                          • ROSINEIA PIVA MANCIN
                                                          Coorientador(es)
                                                            Orientando(s)
                                                            • TARCILA IRAIMA GERUSA FERREIRA DOS SANTOS SOUZA MARTINS
                                                            Banca
                                                            • Aline Cristina Maziero
                                                            • Ana Karla Pereira de Miranda
                                                            • ROSINEIA PIVA MANCIN
                                                            Resumo Resumo: Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado
                                                            no Curso de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da
                                                            Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato
                                                            Grosso do Sul (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O
                                                            principal objetivo deste estudo é propor melhorias na tutoria da disciplina de Educação,
                                                            Ludicidade e Brincadeiras, que integra os cursos de graduação do Programa UFMS
                                                            Digital. Com uma carga horária total de 68 horas, das quais 17 horas são dedicadas a
                                                            ações extensionistas, o plano de ação foi baseado em uma análise detalhada do
                                                            material didático, além de apresentações, modelos e critérios de avaliação utilizados no
                                                            Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As ações propostas visam impactar
                                                            positivamente a qualidade da tutoria e proporcionar um melhor aproveitamento e
                                                            aprendizado dos estudantes. Entre as propostas destacadas estão a melhoria da
                                                            comunicação entre tutor e alunos, a personalização do acompanhamento pedagógico,
                                                            o incentivo à participação ativa em atividades extensionistas e o uso estratégico das
                                                            ferramentas do AVA. O papel do tutor é reforçado como mediador essencial do
                                                            aprendizado, além de ser um motivador que busca criar vínculos, promover a
                                                            autonomia dos estudantes e estimular a construção coletiva do conhecimento ao longo
                                                            do processo educativo no contexto da Educação a Distância
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                                                              PLANO DE AÇÃO: ANÁLISE AMBIENTE 6 - EDUCAÇÃO, LUDICIDADE E BRINCADEIRAS
                                                              Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                                                              Tipo Trabalho Final de Curso
                                                              Data 02/07/2025
                                                              Área EDUCAÇÃO
                                                              Orientador(es)
                                                              • JÉSSICA DA SILVA OLIVEIRA
                                                              Coorientador(es)
                                                                Orientando(s)
                                                                • Thiago Barboza Dos Santos
                                                                Banca
                                                                • JÉSSICA DA SILVA OLIVEIRA
                                                                • Mariana Aparecida Euflausino dos Santos Vieira
                                                                • TÚLIO HENRIQUE PINHEIRO
                                                                Resumo Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo deste trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma disciplina extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da Agead/UFMS. O AVA Modelo analisado foi da disciplina Educação, Ludicidade e Brincadeiras, que possui a carga horária de 68 horas, sendo 17 horas dedicadas à realização de ações de extensão. O plano de ação foi desenvolvido com base no material didático, enunciados, modelos e rubricas de avaliação do AVA Modelo analisado. As ações propostas apresentam caminhos estratégicos para potencializar a qualidade da tutoria e o aproveitamento discente, destacando-se: a mediação pedagógica ativa e personalizada, fundamentada na abordagem sociocultural de Vygotsky, que fortalece a interação tutor-aluno; estratégias lúdicas adaptadas ao virtual, baseadas em Brougère e Kishimoto, que ampliam o engajamento; acessibilidade universal conforme os princípios do DUA, garantindo inclusão; transparência e organização mediante padronização de prazos e materiais verificados; e feedback qualitativo contínuo à luz de Luckesi, orientando o processo formativo.
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                                                                  ANÁLISE DO PAPEL DA TUTORIA ON-LINE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM UM COMPONENTE EXTENSIONISTA DO CURSO DE PEDAGOGIA
                                                                  Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                                                                  Tipo Trabalho Final de Curso
                                                                  Data 02/07/2025
                                                                  Área EDUCAÇÃO
                                                                  Orientador(es)
                                                                  • JÉSSICA DA SILVA OLIVEIRA
                                                                  Coorientador(es)
                                                                    Orientando(s)
                                                                    • ESTER ANGELO BONFIM
                                                                    Banca
                                                                    • JÉSSICA DA SILVA OLIVEIRA
                                                                    • Natalia Cristina de Oliveira
                                                                    • Tamires Sousa Araujo
                                                                    Resumo Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso
                                                                    de Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da Agência de
                                                                    Educação Digital e a Distância (Agead) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
                                                                    (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo deste
                                                                    trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma disciplina
                                                                    extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da Agead/UFMS. O AVA
                                                                    Modelo analisado foi da disciplina ‘Educação, Ludicidade e Brincadeiras’, que possui a
                                                                    carga horária de 68 horas, sendo 17 horas dedicadas à realização de ações de extensão.
                                                                    O plano de ação foi desenvolvido com base no material didático, enunciados, modelos e
                                                                    rubricas de avaliação do AVA Modelo analisado. As ações propostas indicam possíveis
                                                                    caminhos que podem impactar a qualidade da tutoria e o bom aproveitamento e
                                                                    aprendizagem dos estudantes, com destaque para a importância de feedbacks
                                                                    personalizados e humanizados nas atividades específicas, uma vez que, é a base em que
                                                                    o estudante se apoiará para avançar ou retroceder diante de suas perspectivas sobre o
                                                                    componente curricular, assunto específico ou tarefa proposta. A interação com o estudante
                                                                    da Educação à Distância (EaD) é extremamente importante, pois isso irá engajar os
                                                                    estudantes nas mais diversas instâncias da educação, tais como, atividades, fóruns,
                                                                    avaliações etc., é por meio da interação que é possível conquistar esse aluno para avanços
                                                                    na educação. Além disso, é válido destacar que o prazo de respostas ou devolutivas deve
                                                                    ser o menor possível, acolhendo o estudante e esclarecendo suas dúvidas, pois certamente
                                                                    esse é um diferencial para uma boa experiência de estudos na Educação à Distância.
                                                                    Download
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                                                                      Curso Especialização em Tutoria em Educação a Distância
                                                                      Tipo Trabalho Final de Curso
                                                                      Data 02/07/2025
                                                                      Área EDUCAÇÃO
                                                                      Orientador(es)
                                                                      • Alex Barbosa de Lima
                                                                      Coorientador(es)
                                                                        Orientando(s)
                                                                        • Edivan Gonçalves de Farias
                                                                        Banca
                                                                        • Alex Barbosa de Lima
                                                                        • Dalva Maciel Correa
                                                                        • Hercules da Costa Sandim
                                                                        Resumo Este plano de ação é resultado do Trabalho Final de Curso realizado no Curso de
                                                                        Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância, da Agência de
                                                                        Educação Digital e a Distância (AGEAD) da Universidade Federal de Mato Grosso do
                                                                        Sul (UFMS), como pré-requisito para obtenção do título de especialista. O objetivo
                                                                        deste trabalho é apresentar um Plano de Ação para o modelo de tutoria de uma
                                                                        disciplina extensionista dos cursos de graduação do Programa UFMS Digital da
                                                                        AGEAD/UFMS. O AVA Modelo analisado foi o da disciplina Gestão Ambiental, que
                                                                        possui a carga horária de 51 horas, sendo 17 horas dedicadas à realização de ações
                                                                        de extensão, dessas quais 5 devem ser realizadas com a comunidade local do
                                                                        estudante. O plano de ação foi desenvolvido com base no material didático,
                                                                        enunciados, fóruns de discussão, modelos e rubricas de avaliação do AVA Modelo
                                                                        analisado. As ações propostas destacam o perfil atual do aluno em EaD e pontuam
                                                                        possíveis caminhos que podem impactar a qualidade da tutoria, o bom aproveitamento
                                                                        curricular e a aprendizagem dos estudantes, com atenção ao papel do tutor e da
                                                                        instituição de ensino contra o uso indiscriminado de inteligências artificiais.
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