Especialização em Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia

Atenção! O edital referente ao processo seletivo de todas as Residências estará disponível no site da PROPP (www.propp.ufms.br).

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS PACIENTES SUBMETIDOS AO TRATAMENTO CIRÚRGICO DE FRATURA DO TORNOZELO EM HOSPITAL TERCIÁRIO, ENTRE OS ANOS DE 2017 A 2024
Curso Especialização em Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia
Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
Data 29/04/2025
Área ORTOPEDIA
Orientador(es)
  • Fernando Luiz de Arruda
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Lucas Feitosa Malzac
    Banca
    • Fernando Luiz de Arruda
    Resumo Objetivo: Fazer uma análise epidemiológica dos pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico de fratura do tornozelo, em hospital terciário, no período de janeiro de 2017 a junho de 2024. Métodos: Tratou-se de um estudo epidemiológico, individualizado, transversal, observacional e retrospectivo, sobre fratura de tornozelo, entre janeiro de 2017 a junho de 2024. A base da coleta de dados foram 400 prontuários com a referida conduta realizada em hospital terciário, avaliando os parâmetros como: idade, sexo, lateralidade, exposição, classificação da fratura pelos critérios AO, o mecanismo do trauma, o tempo para o tratamento definitivo e as complicações pós-operatórias precoces. Resultados: O estudo mostrou que 57,3% dos pacientes submetidos a este procedimento eram homens, 73,2% pretos e pardos e entre 18 e 29 anos, sendo 68,7% com a escolaridade de ensino fundamental incompleto. Conclusão: A pesquisa concluiu que, de um modo geral, são altos os índices do procedimento cirúrgico por fraturas de tornozelo, realçando que estas compreenderam 52,5% das urgências e a região específica mais afetada foi o maléolo lateral direito com 59,5%, sendo que os resultados se mostraram satisfatórios. Palavras-chave: Fratura de tornozelo. Estudo epidemiológico. Tratamento cirúrgico.
    OSTEOMIELITE NO BRASIL: ESTUDO RETROSPECTIVO SOBRE SEUSÍNDICES ESTATÍSTICOS REFERENTES À INTERNAÇÃO E CUSTOS HOSPITALARES EM PACIENTES IDOSOS
    Curso Especialização em Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia
    Tipo Artigo Científico
    Data 07/02/2025
    Área ORTOPEDIA
    Orientador(es)
    • Maria Helena Costa Vieira
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Liomar Jacob Gheno Junior
      Banca
        Resumo Objetivo: Analisar retrospectivamente as ocorrências de osteomielite no Brasil, no que se refere às internações e os custos hospitalares em pacientes idosos. Métodos: Foram estudados os dados estatísticos coletados no DATASUS, plataforma de informações do Sistema Único de Saúde (SUS), referentes aos dados sobre internação hospitalar e valor dos serviços hospitalares, entre os anos de 2020 a 2023, relacionados à idosos a partir de 60 anos de idade. Além disso, coletou-se dados associados ao tema, na literatura atual com as seguintes palavras-chave: Osteomielite. Idosos. Ortopedia e traumatologia. As fontes pesquisadas foram Scielo, LILACS, Web of Science, Revista Brasileira de Ortopedia, entre outras. Resultados: A pesquisa mostrou que existe um alto índice de osteomielite em idosos, a qual afeta consideravelmente a saúde pública do País, tanto pelos seus custos, quanto pelas crescentes taxas de internações geradas. Conclusão: O estudou revelou que, além das altas e crescentes ocorrências de internação hospitalar e dos custos exorbitantes gerados por esta patologia, a osteomielite afeta o cotidiano dos idosos e sua vida em família. Também, a literatura mostrou uma carência importante na estrutura dos serviços de saúde para o tratamento desta patologia.
        Página 1 de 1 (2 de 2 registros).