|
10216004: Alfabetização e Diversidade Linguística no Brasil - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Alfabetização e Letramento: concepções, processos históricos e políticos de sua construção. Processo de alfabetização: consciência fonológica e princípio alfabético. Alfabetizar letrando. Abordagens de letramento: diferentes perspectivas. A diversidade linguística da sociedade brasileira: debates contemporâneos. Diversidade linguística e pluralidade cultural no Brasil. A variação linguística em sala de aula. Relações entre alfabetização e diversidade linguística.
|
|
|
10216007: Educação Especial e Inclusiva na infância - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos históricos da educação especial e inclusiva; Conceitos gerais e políticas públicas da educação especial e inclusiva; Público-alvo da educação especial e inclusiva, diagnóstico precoce e o direito de atendimento na infância. Metodologia e adaptações curriculares para crianças público-alvo da educação especial
e inclusiva.
|
|
|
10216005: Educação, Fronteira e Infância - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Relações entre educação, fronteiras e infância, considerando como as experiências e vivências das crianças em contextos de diversidade e interculturalidade afetam suas trajetórias educacionais e sociais. Serão analisadas as fronteiras culturais, geográficas e simbólicas que permeiam a educação das crianças em espaços de pluralidade cultural, abordando a infância em regiões fronteiriças e a inclusão de culturas e identidades diversas no ambiente escolar. A disciplina também examina políticas públicas e práticas pedagógicas inclusivas, que valorizem a diversidade e contribuam para uma educação significativa e transformadora.
|
|
|
10216006: Educação Indígena e infâncias plurais - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Infâncias indígenas. Modo próprio de ser e de aprender das crianças indígenas. Infâncias e as perspectivas antropológicas. Articulação entre a cultura das infâncias, cultura familiar e a cultura
escolar.
|
|
|
10216002: Educação Infantil e Diversidade Cultural - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos históricos da Educação Infantil no Brasil. O currículo na Educação Infantil. Função da creche e da pré-escola.Diversidade cultural e educação das relações étnico-raciais.
|
|
|
10216009: Educação, Mídias e Tecnologia para a Diversidade - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Educação midiática. Ementa midiática e sua importância no contexto interdisciplinar. Uso das mídias no processo de aprendizagem. Utilização das mídias no ensino. Aspectos teóricos das tecnologias digitais. Ambientes tecno-pedagógicos. Cultura hacker/maker na educação.
|
|
|
10216008: Gênero, Sexualidade e Diversidade Cultural - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Educação escolar e diversidade cultural. Sexualidade humana, gênero e questões de gênero. Abordagens Contemporâneas para educação sexual. Modelos de educação sexual presente nas escolas.
|
|
|
10216001: HISTÓIRA DA INFÂNCIA NO BRASIL - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Infância como objeto de estudo transdisciplinar. A construção social do conceito de infância. História da infância no Brasil. A criança e sua condição de sujeito histórico, político e cultural. A diversidade de infâncias no Brasil. A infância na contemporaneidade: produtos culturais, mídia, trabalho e violência.
|
|
|
10216003: Trabalho acadêmico - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
investigativo, estrutura e normas da redação científica e técnicas de análise de dados. Enfatiza a importância da ética na pesquisa e propõe a construção de um projeto de pesquisa aplicável ao contexto da educação, diversidade e infâncias. O conteúdo oferece ferramentas teóricas e práticas para que o estudante compreenda e aplique as normas e procedimentos da metodologia científica, aprimorando sua capacidade investigativa e crítica.
|
|
|
10216010: Trabalho Final de Curso - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Trabalho Final de Curso.
|
|