Mestrado em Educação

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
20008005: Arte, educação estética e prática pedagógica - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

A arte e a educação estética. Concepções de arte e educação. Arte e experiência estética nas práticas pedagógicas. Linguagens artísticas no trabalho pedagógico interdisciplinar. A educação estética e artística dos educandos. Estética, arte e criação na formação dos profissionais da educação.

20008006: Cultura Digital, Educação e Formação Docente - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Cultura digital, evolução da web e educação. Formação docente e tecnologias digitais. Letramento digital e competências digitais docentes. Educação midiática e Educomunicação. Tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem e metodologias ativas. Cultura da mobilidade e dispositivos móveis na educação. Recursos educacionais abertos e práticas docentes.

20008001: Docência e organização do trabalho pedagógico: fundamentos teóricos e práticos - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Fundamentos históricos e filosóficos da organização do trabalho docente. Perspectivas teóricas que orientam a prática pedagógica. A função da escola na sociedade contemporânea e a relação com a docência. Formação profissional do docente e prática pedagógica.

20008004: Educação, Diversidade e Inclusão - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Concepções sobre a diversidade e a inclusão. Abordagens teóricas e práticas com base na perspectiva cultural, multicultural e intercultural. Interface entre a educação e as relações étnicos e raciais, educação escolar indígena, educação e fronteira. Culturas híbridas e identidades.

20008007: Educação Infantil e Formação Docente - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

História da educação infantil no Brasil. Educação e Infância. Processos de aprendizagem com a criança na educação infantil. Sentidos e significados do brincar para as crianças. Práticas educativas para/com a infância. Fundamentos que englobam a formação docente para a educação infantil. História e memória da formação de professores da educação infantil. Formação de professores, caminhos e percalços da formação do professor da infância

20008008: Gênero, Sexualidade e Diversidade - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Histórico do conceito de gênero e sexualidade, dos estudos feministas e da sociedade patriarcal. A construção das masculinidades e das feminilidades na sociedade e na escola. Identidade de gênero e orientação sexual. Relações de gênero e diversidade sexual nas escolas. Educação sexual e diversidade familiar. Pesquisas contemporâneas sobre gênero, sexualidade, diversidade e interface com o campo da educação escolar.

20008009: Identidade Profissional e Atuação Docente na Educação Básica - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Aspectos históricos da formação para a docência no Brasil. Identidade profissional. Saberes docentes. Profissionalidade e profissionalização. Características, dimensões e desafios do trabalho docente na atualidade. A feminização do magistério. Atuação docente na Educação Básica.

20008002: Metodologia de Pesquisa - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Conhecimento científico e pesquisa científica. Fundamentos, abordagens, tipos de pesquisa e procedimentos de produção e coleta de dados. Pesquisa em educação: enfoque epistemológico e campo do conhecimento. Pesquisa e produção do conhecimento na educação básica. Análise de pesquisas em educação e seus produtos.

20008010: Políticas e Gestão da Educação Pública - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Democratização e qualidade da educação escolar. Limites e perspectivas das políticas educacionais referentes ao currículo, avaliação, formação de professores e profissionais da educação, gestão e financiamento escolar na atualidade. Implicações do neoliberalismo no campo educacional. Modelos e práticas de gestão.

20008012: Práticas de leitura e formação de leitores - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Práticas de leitura em uma perspectiva histórica. Leitura como forma de democracia cultural. Ideias e mitos em torno das práticas de leitura. Novas práticas de leitura na sociedade contemporânea. Políticas e programas de formação de leitores no Brasil. Escola e a formação de leitores: perspectivas e obstáculos. Leituras de professores e alunos.

20008011: Práticas Educativas e Sociais na Educação Básica - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

As práticas educativas e sociais no contexto da educação básica. Profissionais da educação e práticas educavas. Formação de educadores(as) sociais para a educação básica que atuam com crianças em situação de violação de direitos. Reflexões sobre a prática educativa e saberes diversos.

20008003: Seminário de Pesquisa - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudo de abordagens e questões teórico-metodológicas a fim de auxiliar na reelaboração dos pré-projetos de pesquisa e produto educacional dos mestrandos.

20008013: Tópicos Especiais da Educação Especial Inclusiva - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Aspectos históricos e sociais da educação especial. Políticas Públicas para a educação especial. Fundamentos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Formação de professores e os desafios da inclusão escolar. Práticas pedagógicas e o público alvo da educação especial. Professor enquanto pesquisador no cotidiano da sala de aula.