|
20008005: Arte, educação estética e prática pedagógica - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A arte e a educação estética. Concepções de arte e educação. Arte e experiência estética nas práticas pedagógicas. Linguagens artísticas no trabalho pedagógico interdisciplinar. A educação estética e artística dos educandos. Estética, arte e criação na formação dos profissionais da educação.
|
|
|
20008006: Cultura Digital, Educação e Formação Docente - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Cultura digital, evolução da web e educação. Formação docente e tecnologias digitais. Letramento digital e competências digitais docentes. Educação midiática e Educomunicação. Tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem e metodologias ativas. Cultura da mobilidade e dispositivos móveis na educação. Recursos educacionais abertos e práticas docentes.
|
|
|
20008001: Docência e organização do trabalho pedagógico: fundamentos teóricos e práticos - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Fundamentos históricos e filosóficos da organização do trabalho docente. Perspectivas teóricas que orientam a prática pedagógica. A função da escola na sociedade contemporânea e a relação com a docência. Formação profissional do docente e prática pedagógica.
|
|
|
20008004: Educação, Diversidade e Inclusão - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Concepções sobre a diversidade e a inclusão. Abordagens teóricas e práticas com base na perspectiva cultural, multicultural e intercultural. Interface entre a educação e as relações étnicos e raciais, educação escolar indígena, educação e fronteira. Culturas híbridas e identidades.
|
|
|
20008007: Educação Infantil e Formação Docente - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
História da educação infantil no Brasil. Educação e Infância. Processos de aprendizagem com a criança na educação infantil. Sentidos e significados do brincar para as crianças. Práticas educativas para/com a infância. Fundamentos que englobam a formação docente para a educação infantil. História e memória da formação de professores da educação infantil. Formação de professores, caminhos e percalços da formação do professor da infância
|
|
|
20008008: Gênero, Sexualidade e Diversidade - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Histórico do conceito de gênero e sexualidade, dos estudos feministas e da sociedade patriarcal. A construção das masculinidades e das feminilidades na sociedade e na escola. Identidade de gênero e orientação sexual. Relações de gênero e diversidade sexual nas escolas. Educação sexual e diversidade familiar. Pesquisas contemporâneas sobre gênero, sexualidade, diversidade e interface com o campo da educação escolar.
|
|
|
20008009: Identidade Profissional e Atuação Docente na Educação Básica - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos históricos da formação para a docência no Brasil. Identidade profissional. Saberes docentes. Profissionalidade e profissionalização. Características, dimensões e desafios do trabalho docente na atualidade. A feminização do magistério. Atuação docente na Educação Básica.
|
|
|
20008002: Metodologia de Pesquisa - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Conhecimento científico e pesquisa científica. Fundamentos, abordagens, tipos de pesquisa e procedimentos de produção e coleta de dados. Pesquisa em educação: enfoque epistemológico e campo do conhecimento. Pesquisa e produção do conhecimento na educação básica. Análise de pesquisas em educação e seus produtos.
|
|
|
20008010: Políticas e Gestão da Educação Pública - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Democratização e qualidade da educação escolar. Limites e perspectivas das políticas educacionais referentes ao currículo, avaliação, formação de professores e profissionais da educação, gestão e financiamento escolar na atualidade. Implicações do neoliberalismo no campo educacional. Modelos e práticas de gestão.
|
|
|
20008012: Práticas de leitura e formação de leitores - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Práticas de leitura em uma perspectiva histórica. Leitura como forma de democracia cultural. Ideias e mitos em torno das práticas de leitura. Novas práticas de leitura na sociedade contemporânea. Políticas e programas de formação de leitores no Brasil. Escola e a formação de leitores: perspectivas e obstáculos. Leituras de professores e alunos.
|
|
|
20008011: Práticas Educativas e Sociais na Educação Básica - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
As práticas educativas e sociais no contexto da educação básica. Profissionais da educação e práticas educavas. Formação de educadores(as) sociais para a educação básica que atuam com crianças em situação de violação de direitos. Reflexões sobre a prática educativa e saberes diversos.
|
|
|
20008003: Seminário de Pesquisa - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo de abordagens e questões teórico-metodológicas a fim de auxiliar na reelaboração dos pré-projetos de pesquisa e produto educacional dos mestrandos.
|
|
|
20008013: Tópicos Especiais da Educação Especial Inclusiva - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos históricos e sociais da educação especial. Políticas Públicas para a educação especial. Fundamentos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Formação de professores e os desafios da inclusão escolar. Práticas pedagógicas e o público alvo da educação especial. Professor enquanto pesquisador no cotidiano da sala de aula.
|
|