Especialização em Gestão Escolar

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
10203012: Educação Pública no Brasil: Legislação e Sistemas de Avaliação - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Histórico da Educação no Brasil. Reforma do Estado e políticas educacionais Legislação Educacional. Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Parâmetros Curriculares. Planos Nacionais de Educação. Novas tecnologias e currículo. Globalização, Políticas educacionais e Diagnóstico da educação no Brasil: sistemas nacionais e internacionais de Avaliação da Educação. Dimensões, indicadores e índices de avaliação da qualidade em educação. Qualidade da educação pública como promotora do desenvolvimento e de reduções de iniquidade sociais: experiências internacionais.

10203010: Elaboração e Avaliação de Projetos na Escola - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Conceitos básicos sobre projetos na escola. Tipologia, políticas públicas e estruturação de projetos. Técnicas de elaboração e avaliação de projetos. Abordagens tradicionais versus princípios ágeis. Técnicas e ferramentas ágeis. Planos auxiliares: comunicação, risco e responsabilidades. Aspectos administrativos e legais. O papel do gestor escolar no delineamento, na execução e na finalização do projeto.

10203009: Gestão de Pessoas na Escola - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Abordagens e modelos de gestão de pessoas. Liderança e motivação: teorias e críticas. Políticas e gestão estratégica de pessoas na Administração Pública. Gestão de competências e desenvolvimento de pessoas. Gestão de pessoas no contexto da organização moderna. Tendências da área de gestão de pessoas no serviço público. Estudos de casos aplicados.

10203004: Gestão Pública - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Gestão pública como campo interdisciplinar. Teorias e modelos da Administração Pública: a visão clássica da dicotomia entre política e administração; as abordagens políticas da administração pública; a “Nova Gestão Pública”; e a abordagem da governança e do setor público não estatal. Transparência, accountability e responsiveness: as relações entre demandas, políticas, ação governamental, controles e resultados. Experiências de inovação e reforma administrativa na União e nos entes federados brasileiros: desburocratização
regulação, descentralização, parcerias, participação social e governo eletrônico.

10203001: Introdução à EaD - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. Organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processos de tutoria e avaliação. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EAD. Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação Metodologias Digitais.

10203007: Laboratório de Inovação na Gestão Escolar I - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Conceitos, metodologias e práticas inovadoras aplicadas à gestão escolar. Identificação de problemas e desafios no contexto da gestão escolar. Planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação na gestão escolar como parte do Trabalho Final de Curso (TFC). Referenciais teóricos e ferramentas metodológicas para diagnóstico, planejamento estratégico e elaboração de projetos. Produção de propostas inovadoras alinhadas às demandas institucionais e aos princípios de gestão democrática e participativa.

10203013: Laboratório de Inovação na Gestão Escolar II - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Prática em projetos inovadores em gestão escolar. Desenvolvimento e
monitoramento de produtos ou planos de gestão. Técnicas de avaliação de impacto e resultados em contexto educacional. Gestão de recursos e articulação de equipes na implementação de soluções. Produção de relatórios analíticos e entrega de produtos finais.

10203005: Metodologia da Pesquisa - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Metodologia de Pesquisa.

10203008: Planejamento Financeiro e Patrimonial em Organizações de Ensino - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Definição de Fundeb e principais fontes de financiamento da educação. Noções de Orçamento e Contabilidade aplicadas a instituições de ensino. Controle de caixa. Controle de materiais. Controle de contas a pagar e a receber. Controle de patrimônio. Execução de recursos associados ao Fundeb (ou outras fontes de financiamento da educação) e prestação de contas. Planejamento Financeiro de Eventos. Noções de projetos de captação de recursos. Estudos de casos aplicados.

10203002: Política e Sociedade - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estado e sociedade no Brasil: participação social. Representação política e sistemas partidários: processo eleitoral brasileiro. Sistema político e instituições públicas brasileiras: presidencialismo de coalizão; relações entre os poderes; e judicialização da política

10203003: Políticas Públicas - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Modelos de decisão e o papel dos atores políticos: parlamentos, partidos, grupos de interesse, estruturas institucionais e mídia. O ciclo das políticas públicas: formulação, implementação, acompanhamento e avaliação. A participação da sociedade no ciclo das políticas públicas. Globalização e políticas públicas. Tendências e questões atuais neste campo de estudo.

10203011: Processos Administravos e Prestação de Contas na Educação - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Abordagens conceituais sobre processos: organizações educacionais e fomento e suas múltiplas configurações; Direito Administrativo e respectivas orientações; critérios de responsabilização; características da responsabilização; parcerias, fomentos e suas configurações; fases de instrução, defesa, julgamento e prescrição; padrões para prestação de contas; necessidade da capacitação e qualificação das pessoas; e necessidade legal e formas de prestação de contas no setor da Educação.

10203006: Projeto Pedagógico na Gestão Escolar - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Análise do Projeto político-pedagógico: Conceitos político administrativos de participação, investigação, identificação e alternativas na solução de problemas administrativos e educacionais. Procedimentos para elaboração e ou revisão de projetos pedagógicos. Debate e discussão de políticas de controle social. Estudos de casos aplicados.