|
10203012: Educação Pública no Brasil: Legislação e Sistemas de Avaliação - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Histórico da Educação no Brasil. Reforma do Estado e políticas educacionais Legislação Educacional. Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Parâmetros Curriculares. Planos Nacionais de Educação. Novas tecnologias e currículo. Globalização, Políticas educacionais e Diagnóstico da educação no Brasil: sistemas nacionais e internacionais de Avaliação da Educação. Dimensões, indicadores e índices de avaliação da qualidade em educação. Qualidade da educação pública como promotora do desenvolvimento e de reduções de iniquidade sociais: experiências internacionais.
|
|
|
10203010: Elaboração e Avaliação de Projetos na Escola - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Conceitos básicos sobre projetos na escola. Tipologia, políticas públicas e estruturação de projetos. Técnicas de elaboração e avaliação de projetos. Abordagens tradicionais versus princípios ágeis. Técnicas e ferramentas ágeis. Planos auxiliares: comunicação, risco e responsabilidades. Aspectos administrativos e legais. O papel do gestor escolar no delineamento, na execução e na finalização do projeto.
|
|
|
10203009: Gestão de Pessoas na Escola - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Abordagens e modelos de gestão de pessoas. Liderança e motivação: teorias e críticas. Políticas e gestão estratégica de pessoas na Administração Pública. Gestão de competências e desenvolvimento de pessoas. Gestão de pessoas no contexto da organização moderna. Tendências da área de gestão de pessoas no serviço público. Estudos de casos aplicados.
|
|
|
10203004: Gestão Pública - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Gestão pública como campo interdisciplinar. Teorias e modelos da Administração Pública: a visão clássica da dicotomia entre política e administração; as abordagens políticas da administração pública; a “Nova Gestão Pública”; e a abordagem da governança e do setor público não estatal. Transparência, accountability e responsiveness: as relações entre demandas, políticas, ação governamental, controles e resultados. Experiências de inovação e reforma administrativa na União e nos entes federados brasileiros: desburocratização
regulação, descentralização, parcerias, participação social e governo eletrônico.
|
|
|
10203001: Introdução à EaD - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. Organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processos de tutoria e avaliação. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EAD. Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação Metodologias Digitais.
|
|
|
10203007: Laboratório de Inovação na Gestão Escolar I - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Conceitos, metodologias e práticas inovadoras aplicadas à gestão escolar. Identificação de problemas e desafios no contexto da gestão escolar. Planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação na gestão escolar como parte do Trabalho Final de Curso (TFC). Referenciais teóricos e ferramentas metodológicas para diagnóstico, planejamento estratégico e elaboração de projetos. Produção de propostas inovadoras alinhadas às demandas institucionais e aos princípios de gestão democrática e participativa.
|
|
|
10203013: Laboratório de Inovação na Gestão Escolar II - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Prática em projetos inovadores em gestão escolar. Desenvolvimento e
monitoramento de produtos ou planos de gestão. Técnicas de avaliação de impacto e resultados em contexto educacional. Gestão de recursos e articulação de equipes na implementação de soluções. Produção de relatórios analíticos e entrega de produtos finais.
|
|
|
10203005: Metodologia da Pesquisa - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Metodologia de Pesquisa.
|
|
|
10203008: Planejamento Financeiro e Patrimonial em Organizações de Ensino - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Definição de Fundeb e principais fontes de financiamento da educação. Noções de Orçamento e Contabilidade aplicadas a instituições de ensino. Controle de caixa. Controle de materiais. Controle de contas a pagar e a receber. Controle de patrimônio. Execução de recursos associados ao Fundeb (ou outras fontes de financiamento da educação) e prestação de contas. Planejamento Financeiro de Eventos. Noções de projetos de captação de recursos. Estudos de casos aplicados.
|
|
|
10203002: Política e Sociedade - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Estado e sociedade no Brasil: participação social. Representação política e sistemas partidários: processo eleitoral brasileiro. Sistema político e instituições públicas brasileiras: presidencialismo de coalizão; relações entre os poderes; e judicialização da política
|
|
|
10203003: Políticas Públicas - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Modelos de decisão e o papel dos atores políticos: parlamentos, partidos, grupos de interesse, estruturas institucionais e mídia. O ciclo das políticas públicas: formulação, implementação, acompanhamento e avaliação. A participação da sociedade no ciclo das políticas públicas. Globalização e políticas públicas. Tendências e questões atuais neste campo de estudo.
|
|
|
10203011: Processos Administravos e Prestação de Contas na Educação - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Abordagens conceituais sobre processos: organizações educacionais e fomento e suas múltiplas configurações; Direito Administrativo e respectivas orientações; critérios de responsabilização; características da responsabilização; parcerias, fomentos e suas configurações; fases de instrução, defesa, julgamento e prescrição; padrões para prestação de contas; necessidade da capacitação e qualificação das pessoas; e necessidade legal e formas de prestação de contas no setor da Educação.
|
|
|
10203006: Projeto Pedagógico na Gestão Escolar - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Análise do Projeto político-pedagógico: Conceitos político administrativos de participação, investigação, identificação e alternativas na solução de problemas administrativos e educacionais. Procedimentos para elaboração e ou revisão de projetos pedagógicos. Debate e discussão de políticas de controle social. Estudos de casos aplicados.
|
|