Doutorado em Educação

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
30010017: A criança nas instituições sociais - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O conceito de infância como construção sociocultural. História da construção do conceito de infância na
perspectiva de consideração dos meninos e meninas como sujeitos de direitos. Construção histórica das políticas de
educação e assistência para a infância no Brasil. A intervenção das organizações internacionais nas políticas para a
infância. O papel do Estado no processo de organização e manutenção das políticas para a infância. Os direitos das
crianças de 0 a 10 anos e a legislação brasileira (Constituição, ECA, LDB, SUAS e outras leis).

30010018: A educação em John Dewey: contribuições para a formação de professores - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Fundamentos filosóficos, políticos e educacionais de John Dewey. Leituras e compreensões do ideário de
John Dewey. Apropriações do pensamento deweyano. O pensamento deweyano e a consolidação de uma pedagogia
poética e retórica. Reflexões e contribuições para a formação de professores.

30010019: Análise de dados em pesquisa em educação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo de possibilidades de análises de dados na pesquisa em educação: Pesquisas qualitativas e/ou
quantitativas.

30010072: Atividades Especiais do Doutorado - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

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30010010: Atividades orientadas para o doutorado I - 45h 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Atividades de orientação sobre o desenvolvimento da pesquisa do doutorando.

30010011: Atividades orientadas para o doutorado II - 45h 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Acompanhamento de atividades produção de Tese.

30010012: Atividades orientadas para o doutorado III - 45h 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Atividades de orientação sobre produção de Tese.

30010013: Atividades orientadas para o doutorado IV - 45h 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Atividades de orientação final da Tese.

30010014: Atividades orientadas para o doutorado V - 45h 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Atividades de orientação final da Tese.

30010015: Atividades orientadas para o doutorado VI - 45h 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Atividades de orientação final da Tese e sua defesa.

30010020: Avaliação em Políticas Públicas e Programas - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo dos Projetos, Programas e Ações Governamentais e Não-Governamentais de atenção à população.
Formulação e avaliação de políticas e programas nas áreas sociais. Diferentes aspectos que influenciam o pleno
atendimento dos direitos sociais da infância e da adolescência. Diferentes formas de atendimento a crianças e
adolescentes.

30010021: Avaliação na/da Escola no contexto latinoamericano - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Experiências avaliativas no Brasil e países da América Latina. Avaliação de Larga escala. Avaliação escolar
da aprendizagem. Tipologias da avaliação. Governança escolar. Organismos Multilaterais e as políticas para
avaliação na região.

30010070: Criança e Infância nas lentes do cinema - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

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30010022: Cultura Escolar: instituições, atores e práticas de ensino - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O foco da disciplina incide sobre as possibilidades de uso do conceito Cultura Escolar no estudo de ideias,
sujeitos, objetos e práticas que influenciam na composição e no funcionamento das instituições de ensino. Busca
contemplar a educação na sua dimensão material e imaterial. O programa da disciplina valoriza a historicidade das
experiências de ensino e problematiza as relações entre projetos pedagógicos, currículos, práticas didáticas e
cotidiano escolar. Volta-se também para o estudo do material didático e para os seus múltiplos usos.

30010073: Defesa da Tese - 750h 750 Obrigatória
Ementa da Disciplina

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30010023: Diversidade, adversidade e identidade na formação de educadores e no exercício da docência - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

A formação e a profissão docente no Brasil. Desafios e possibilidades para a formação de professores e para
o exercício da docência: concepções de identidade, diversidade e diferença. Contribuições da Educação Social para
adversidade e diferença. Pesquisas sobre currículo e diversidade na formação e no trabalho docente.

30010031: Educação, conceitos e teorias sobre violência contra mulheres - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Discutir as diferentes concepções e teorias sobre violência contra mulheres como um processo de construção
de conhecimentos. Dimensões sócio-políticas da violência baseada no gênero e suas interfaces com a educação
formal e não formal na região da América do Sul.

30010024: Educação e Direitos Humanos - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Fontes e antecedentes históricos dos direitos humanos. Direitos Humanos e Direitos Sociais. Estudo das
relações entre a educação e os Direitos Humanos. Garantia de Direitos no mundo globalizado. Direito à Educação no
Brasil. Políticas públicas e desigualdades sociais. História e processo da constituição da cidadania na América Latina.
A educação como elemento de formação humana. A instituição escolar e o conhecimento dos princípios básicos dos
direitos humanos; Diretos Humanos nas relações pedagógicas.

30010025: Educação e Estudos Subalternos - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

As diferentes perspectivas dos estudos subalternos para o campo da Educação. Aproximações teóricas queer,
feministas, pós-coloniais e decoloniais. A relação entre educação, poder, identidades e marcadores sociais da
diferença (classe, geração, raça/cor/etnia, gênero e sexualidade).

30010026: Educação e Instituições Sociais - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O surgimento das instituições sociais e a assistência à pobreza no Brasil e no mundo. O público e o privado
na elaboração e implantação das políticas sociais no decorrer da história. Instituições e práticas de assistência à
infância e à adolescência. A abordagem socioeducacional em instituições sociais de atendimento à infância e à
adolescência. Instituições sociais e educação no mundo contemporâneo.

30010027: Educação Especial como Política Pública no Brasil - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Educação Especial brasileira no século XX; Protagonismo das instituições especializado-filantrópicas de
educação especial na constituição da política pública brasileira de educação especial; formação de órgão central
público para a Educação Especial no Brasil; estabelecimento de estratégias de ações para a escolarização de pessoas
com deficiências; criação de estabelecimentos de educação especial e movimento de matrículas de alunos com
deficiência durante o século XX.

30010028: Educação Especial: políticas, processos e práticas - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Aspectos históricos, filosóficos e políticos da educação especial. O processo pedagógico em educação
especial. Proposta pedagógica no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência. O processo de
escolarização e as práticas pedagógicas direcionadas às pessoas com deficiência.

30010032: Educação, Política Sociais e Terceiro Setor - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O terceiro setor e sua relação na implantação das políticas sociais, em especial com a educação. O universo
das organizações, associações, ONGs - Organizações não Governamentais, fundações e movimentos que compõem o
terceiro setor. O papel do terceiro setor na política social brasileira e a construção da cidadania na Sociedade. O
público e o privado. A participação do empresariado na elaboração e recomendação de políticas para a educação. A
Nova Pedagogia da Hegemonia.

30010030: Educação Social e Pedagogia Social: história e contextos - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Surgimento da Pedagogia social e da educação social. Movimentos históricos do atendimento ao “indivíduo
inadaptado” à construção da perspectiva de direitos sociais.

30010029: Educação Social, Identidade e Cultura - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Conceitos de etnia, raça, identidade, diversidade, diferença e suas relações com a educação social. Conceitos
de identidade à luz das principais perspectivas teóricas da educação com interfaces na educação social. Concepção de
cultura, identidade social e cultural no contexto do sistema educacional.

30010016: Epistemologias feministas e Teoria Crítica - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

A disciplina tem como objetivo realizar estudos sobre diferentes epistemologias feministas, discutindo-as
por meio da perspectiva da teoria crítica da sociedade no que diz respeito a aspectos da cultura, da educação e da
sociedade.

30010069: Epistemologias Feministas e Teoria Crítica: aspectos da cultura, educação e sociedade - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

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30010033: Estágio de docência - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Observação participante de atividades didáticas, elaboração e análise-crítica de material didático,
acompanhamento aos acadêmicos, organização e desenvolvimento de seminários, registro e documentação relativos
às aulas e atividades, elaboração de relatórios dos cursos desenvolvidos, elaboração de textos e de material didático a
ser apresentado em seminários. Disciplina obrigatória apenas para bolsistas.

30010071: Estética, criação e arte na formação humanista - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

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30010002: Estudos Avançados em Educação Social - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Desenvolver estudos avançados na área de educação social para ampliação dos alcances teórico-práticos da
formação acadêmica e expansão do conhecimento científico sobre os determinantes sociais da educação, os contextos
sócio-políticos, as questões éticas e as formas de representação em sociedade para redução das desigualdades.

30010001: Estudos avançados sobre fundamentos epistemológicos na Pesquisa em educação/educação social: diferentes enfoques - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

A disciplina, em um primeiro momento, realiza um estudo sobre as correntes filosóficas clássicas na área da
Epistemologia que oferecem os fundamentos à criação dos métodos científicos para a produção de conhecimento nas
ciências humanas. Em um segundo momento, a disciplina apresenta os diferentes métodos científicos utilizados para
a pesquisa em Educação Social desde o pensamento moderno até o pensamento pós-moderno, como também, efetua a
apresentação de obras que já trazem em si mesmas a aplicação dos respectivos métodos na investigação de
fenômenos sociais.

30010034: Exclusão Social, Desigualdade e Educação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Normatização e controle social. Biopolítica. Discursos e práticas de exclusão social. Os excluídos e os
marginalizados. Educação e Desigualdade Social. Relações entre Educação e Pobreza.

30010035: Formação de educadores e exercício docente: educar na e para a construção da moralidade - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Desafios e possibilidades para a formação de professores. Desafios e possibilidades para o exercício da
docência. A construção da moralidade. Educar para a moralidade. A atualidade em pesquisas sobre educação moral,
formação e exercício docente.

30010037: Formação docente, magistério e gênero - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Gênero como categoria analítica-histórica-política e como constituição identitária. Epistemologias dos
Estudos Feministas. Gênero e magistério. Representações sobre a docência e o ser professora e professor. A
construção das identidades docentes e as relações de gênero e de poder. A construção escolar das diferenças de
gênero e de demais marcadores sociais da diferença nas instituições escolares e não-escolares. Práticas pedagógicas
feministas. Gênero e/nas Pedagogias culturais.

30010036: Formação docente na perspectiva dos estudos de Pierre Bourdieu - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Contribuições de Pierre Bourdieu para os estudos sobre formação docente, com destaque nas trajetórias e
estratégias de escolarização. Percurso biográfico e intelectual do autor. Conceitos fundamentais: habitus, (campo
intelectual, científico, cultural, político, linguístico, religioso, jurídico, artístico etc.), capital (cultural; econômico,
social, simbólico), prática, dominação, poder simbólico, violência simbólica, trocas simbólicas, reprodução.
Repercussões do método em autores, textos e estudos que focalizam a educação, especificamente a formação docente.

30010038: Formação e prática docente para a alfabetização e o letramento - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Alfabetização e letramento: histórico, políticas e conceitos. Abordagens teóricas e metodológicas do
processo de aquisição da linguagem escrita. Identidade profissional do/a professor/a alfabetizador/a. Estudo de
pesquisas empíricas sobre formação e prática de professores alfabetizadores.

30010039: Formação, identidade, profissionalização e atuação docente - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Aspectos da formação para a docência no Brasil. Trabalho docente. Identidade profissional para docência.
Profissionalidade e profissionalização. Representações sobre a profissão professor. Características, dimensões e
desafios do trabalho docente na atualidade. Processos de formação e organização do espaço profissional dos
professores. Paradigmas de formação continuada de professores: diferentes abordagens e metodologias. A
feminização do magistério. A educação para a diversidade na atuação docente.

30010040: Fundamentos e práticas da educação infantil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Contextualização histórica, cultural, social e política da Educação Infantil. Precursores da educação da
educação infantil. Evolução da Educação Infantil no Brasil e a função da educação pré-escolar. Aspectos legais que
norteiam a Educação Infantil no Brasil. Pedagogias da infância e da creche. A formação e o papel do professor na
Educação Infantil.

30010041: Fundamentos Sociológicos e Educação Social - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudos dos autores clássicos da Sociologia e suas possíveis relações com a Educação Social.

30010042: Fundamentos Teóricos da educação e diversidade - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Aspectos teórico-metodológicos da educação para a diversidade. Introdução aos aspectos históricos,
filosóficos, sociológicos e antropológicos da educação para a diversidade. Temas emergentes, relevantes, inovadores
e pertinentes à reflexão acerca da educação social, inclusão, diversidade e diferença na formação de professores.

30010043: Gênero, Sexualidade e Educação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Histórico do conceito de gênero e estudos feministas. As dimensões históricas e culturais da sexualidade.
Identidade de gênero e identidade sexual. Relações de gênero e diversidade sexual em contextos educativos.
Pesquisas contemporâneas sobre gênero, sexualidade e interface com a educação.

30010044: História da Educação Feminina no Brasil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O campo da História e da História da Educação. Estudos de História da Educação: pressupostos teóricos e
metodológicos. Aspectos históricos, políticos, sociais e filosóficos da educação nacional. Processo de formação
docente no Brasil. A emergência do conceito de gênero na história. História das Mulheres no Brasil e movimentos
feministas. Educação brasileira e o processo de feminização da docência. Emancipação feminina e a via educacional.

30010045: Introdução aos Estudos Culturais - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Introdução aos Estudos Culturais e Educação. Pedagogia, Artefatos Culturais e Educação. Currículo,
Identidade, Poder e Diferença a partir dos Estudos Culturais.

30010046: Metodologia de pesquisa específica com crianças - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Histórico, diferentes correntes e principais pensadores da Sociologia da Infância; contributos de diferentes
áreas do conhecimento (Antropologia, Filosofia, História e Psicologia); instrumentos e técnicas de recolha de dados
para estudos com crianças; unidades de análise/categorias analíticas do campo da Sociologia da Infância.

30010047: O mundo do trabalho, a criança e o adolescente - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O Brasil e o cenário político e econômico mundial. O Desenvolvimento Humano na América Latina. A
sociedade capitalista e a relação da criança e do adolescente com o trabalho. A exploração do trabalho infantil. Leis
de proteção à criança e ao adolescente no trabalho. As piores formas de trabalho infantil. A escola e a criança
trabalhadora. Programas e Políticas de Erradicação do Trabalho Infantil.

30010048: Organização do Trabalho Pedagógico na educação de bebês - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Concepções de criança(s) e bebê(s); desenvolvimento nos três primeiros anos de vida; a(s) linguagem(ns)
dos bebês; identidade profissional: formação e ação docente na creche; organização do tempo e do espaço na creche;
observação e escuta das crianças bem pequenas.

30010049: Pessoas com deficiência e a construção de direitos - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

História da Educação de Pessoas com Deficiência. Planos e Programas Nacionais de Educação Especial.
Integração/Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Direitos Humanos e as pessoas com
deficiências.

30010051: Políticas Públicas, Educação e Saúde no brasil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Políticas públicas intersetoriais para atenção primária. Marcos históricos e conceituais da saúde pública no
Brasil. Política Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção Básica em Saúde. Política Nacional de
Humanização. Determinantes sociais e saúde. Políticas setoriais e atenção básica em saúde. Concepções teóricas e
metodológicas da educação na área da saúde. Política Nacional de Educação em Saúde. Educação popular em saúde.
Integralidade e educação permanente em saúde. Educação, saúde e desenvolvimento humano. Comunicação e
educação em saúde.

30010050: Políticas Públicas para a infância e adolescência - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Movimento mundial e a construção dos direitos da criança e do adolescente. Desenvolvimento social e as
políticas de atendimento à criança e ao adolescente no Brasil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Programas
articulados de atendimento à infância e à Adolescência nas áreas da educação, assistência social e saúde.

30010052: Seminários aprofundados de pesquisa em educação I - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teóricometodológicas e procedimentais.

30010053: Seminários aprofundados de pesquisa em educação II - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teóricometodológicas e procedimentais.

30010054: Seminários aprofundados de pesquisa em educação III - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teóricometodológicas e procedimentais.

30010055: Seminários aprofundados de pesquisa em educação IV - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teóricometodológicas e procedimentais.

30010004: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social – I - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Abordagens teóricas que fundamentam pesquisas e estudos sobre exclusão/inclusão social nas políticas e nas
práticas educacionais.

30010005: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social – II - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Abordagens de procedimentos teórico-metodológicos em pesquisas e estudos sobre exclusão/inclusão social
e políticas e nas práticas educacionais: abordagens qualitativas, quanti-qualitativas, estudos de caso, estudos
bibliográficos, estudos documentais, estudos com microdados.

30010006: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares I - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Abordagens teóricas e vertentes epistemológicas que fundamentam pesquisas sobre formação docente -
políticas e práticas.

30010007: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares II - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Abordagens, tipologias e procedimentos teórico-metodológicos em pesquisas sobre formação docente -
políticas e práticas: abordagens qualitativas, quantitativas e quanti-qualitativas; estudo de caso, estudos
bibliográficos, documentais, etnográficos; pesquisa narrativa, (auto)biográfica; multireferencialismo; técnicas para
análise de dados.

30010008: Seminários Aprofundados em Epistemologias e Educação Social: abordagens teóricas sobre gênero e sexualidades, cultura e saúde - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudos sobre diferentes teorias que fundamentam os métodos em pesquisas com temáticas sobre gênero e
sexualidades, cultura e saúde estabelecendo relação com a Educação Social. Dimensões socioculturais sobre gênero e
sexualidades. Conceitos e categorias de análise das relações culturais e das suas interações com a Educação Social.
Políticas públicas e interfaces entre a Saúde e a Educação Social.

30010009: Seminários Aprofundados em Tipos, Abordagens e Metodologias de Pesquisa em Educação Social sobre gênero e sexualidades, cultura e saúde - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudos sobre os diferentes tipos de pesquisa no âmbito da Educação Social. Abordagens pertinentes para a
interpretação de dados referentes às temáticas de gênero e sexualidades, cultura e saúde. Diferentes procedimentos
metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas em Educação Social. Interações entre a pesquisa e a realidade
social.

30010003: Seminários interdisciplinares de Pesquisa em educação/educação social - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Espaço para apresentação, análise, discussão e interlocução dos projetos de pesquisa dos doutorandos.
Apresentação de diferentes abordagens teórico-metodológicas no campo da pesquisa em Ciências Humanas, em
especial as dos campos da Educação/Educação Social, abrangendo: Pesquisas bibliográficas; Pesquisas de campo;
Abordagens qualitativa, quantitativa e mista. Ética em pesquisa em Educação/Educação Social.

30010056: Subjetividade, saúde mental e trabalho na educação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Discutir as articulações entre organização do trabalho e saúde mental dos educadores, de forma a fortalecer e
incrementar a produção científica e as investigações acerca da situação de trabalho de professores e educadores
sociais.

30010057: Teoria Crítica e Educação Social - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo dos temas, conceitos e teorias dos autores da Escola de Frankfurt e suas possíveis relações com a
Educação Social.

30010058: Tópicos Especiais em educação/educação social I - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.

30010059: Tópicos Especiais em educação/educação social II - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.

30010060: Tópicos Especiais em educação/educação social III - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.

30010061: Tópicos Especiais em educação/educação social IV - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.

30010062: Tópicos Especiais em gênero e sexualidades, cultura e saúde I - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudos de questões de interesse da linha “Gênero e sexualidades, cultura e saúde”, como: conceito de
Gênero e interfaces com a Educação; Pluralidade cultural; Estudos Decoloniais e Pós-Coloniais; Cultura Corporal etc.

30010063: Tópicos Especiais em gênero e sexualidades, cultura e saúde II - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudos de questões de interesse da linha “Gênero e sexualidades, cultura e saúde”, como: Educação dos
Corpos; Saúde discente e docente; Corporeidade e Educação; Teoria Queer; entre outros.

30010064: Tópicos Especiais em políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social I - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Temas de interesse da Linha “Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social”, como: Relações
entre Educação e Pobreza. Educação e Assistência Social. Educação e Ações Afirmativas. Políticas de Cotas; Direitos
humanos, Educação social e suas relações, Educação Especial e história; entre outros.

30010065: Tópicos Especiais em políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social II - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Temas de interesse da Linha “Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social”, como: Educação
de Jovens e Adultos; Educação Prisional; Currículo e Educação Especial; Políticas educacionais em diferentes
contextos e ações; Educação Especial e Inclusão escolar etc.

30010066: Tópicos Especiais em práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares I - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Espaço para estudo e aprofundamento de temas de interesse da Linha “Práticas educativas, formação de
professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”, como: Princípios de interdisciplinaridade na
discussão e compreensão de temáticas relativas à a intervenção/ transformação do processo educativo em espaços
escolares e não escolares; entre outros.

30010067: Tópicos Especiais em práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares II - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Espaço para estudo e aprofundamento de temas de interesse da Linha “Práticas educativas, formação de
professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”, como: Fundamentos teóricos e práticos da
prática pedagógica em espaços escolares e não escolares; Fundamentos teóricos e práticos para a formação de
professores(as)/educadores(as) para atuação em espaços escolares e não escolares etc.

30010068: Trabalho, Educação e Hegemonia - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O trabalho como categoria ontológica do ser social. Fundamentos da economia política e educação. Relações
entre trabalho e educação. Concepção de Estado para o materialismo histórico-dialético. Educação, políticas públicas
educacionais e hegemonia. A concepção de hegemonia em Gramsci. O papel dos intelectuais orgânicos na produção e
conservação da hegemonia. Manifestações da produção e conservação da hegemonia na educação: a nova pedagogia
da hegemonia.