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30010017: A criança nas instituições sociais - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O conceito de infância como construção sociocultural. História da construção do conceito de infância na
perspectiva de consideração dos meninos e meninas como sujeitos de direitos. Construção histórica das políticas de
educação e assistência para a infância no Brasil. A intervenção das organizações internacionais nas políticas para a
infância. O papel do Estado no processo de organização e manutenção das políticas para a infância. Os direitos das
crianças de 0 a 10 anos e a legislação brasileira (Constituição, ECA, LDB, SUAS e outras leis).
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30010018: A educação em John Dewey: contribuições para a formação de professores - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Fundamentos filosóficos, políticos e educacionais de John Dewey. Leituras e compreensões do ideário de
John Dewey. Apropriações do pensamento deweyano. O pensamento deweyano e a consolidação de uma pedagogia
poética e retórica. Reflexões e contribuições para a formação de professores.
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30010019: Análise de dados em pesquisa em educação - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Estudo de possibilidades de análises de dados na pesquisa em educação: Pesquisas qualitativas e/ou
quantitativas.
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30010072: Atividades Especiais do Doutorado - 60h |
60 |
Obrigatória |
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30010010: Atividades orientadas para o doutorado I - 45h |
45 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Atividades de orientação sobre o desenvolvimento da pesquisa do doutorando.
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30010011: Atividades orientadas para o doutorado II - 45h |
45 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Acompanhamento de atividades produção de Tese.
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30010012: Atividades orientadas para o doutorado III - 45h |
45 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Atividades de orientação sobre produção de Tese.
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30010013: Atividades orientadas para o doutorado IV - 45h |
45 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Atividades de orientação final da Tese.
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30010014: Atividades orientadas para o doutorado V - 45h |
45 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Atividades de orientação final da Tese.
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30010015: Atividades orientadas para o doutorado VI - 45h |
45 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Atividades de orientação final da Tese e sua defesa.
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30010020: Avaliação em Políticas Públicas e Programas - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Estudo dos Projetos, Programas e Ações Governamentais e Não-Governamentais de atenção à população.
Formulação e avaliação de políticas e programas nas áreas sociais. Diferentes aspectos que influenciam o pleno
atendimento dos direitos sociais da infância e da adolescência. Diferentes formas de atendimento a crianças e
adolescentes.
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30010021: Avaliação na/da Escola no contexto latinoamericano - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Experiências avaliativas no Brasil e países da América Latina. Avaliação de Larga escala. Avaliação escolar
da aprendizagem. Tipologias da avaliação. Governança escolar. Organismos Multilaterais e as políticas para
avaliação na região.
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30010070: Criança e Infância nas lentes do cinema - 60h |
60 |
Optativa |
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30010022: Cultura Escolar: instituições, atores e práticas de ensino - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O foco da disciplina incide sobre as possibilidades de uso do conceito Cultura Escolar no estudo de ideias,
sujeitos, objetos e práticas que influenciam na composição e no funcionamento das instituições de ensino. Busca
contemplar a educação na sua dimensão material e imaterial. O programa da disciplina valoriza a historicidade das
experiências de ensino e problematiza as relações entre projetos pedagógicos, currículos, práticas didáticas e
cotidiano escolar. Volta-se também para o estudo do material didático e para os seus múltiplos usos.
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30010073: Defesa da Tese - 750h |
750 |
Obrigatória |
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30010023: Diversidade, adversidade e identidade na formação de educadores e no exercício da docência - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
A formação e a profissão docente no Brasil. Desafios e possibilidades para a formação de professores e para
o exercício da docência: concepções de identidade, diversidade e diferença. Contribuições da Educação Social para
adversidade e diferença. Pesquisas sobre currículo e diversidade na formação e no trabalho docente.
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30010031: Educação, conceitos e teorias sobre violência contra mulheres - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Discutir as diferentes concepções e teorias sobre violência contra mulheres como um processo de construção
de conhecimentos. Dimensões sócio-políticas da violência baseada no gênero e suas interfaces com a educação
formal e não formal na região da América do Sul.
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30010024: Educação e Direitos Humanos - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Fontes e antecedentes históricos dos direitos humanos. Direitos Humanos e Direitos Sociais. Estudo das
relações entre a educação e os Direitos Humanos. Garantia de Direitos no mundo globalizado. Direito à Educação no
Brasil. Políticas públicas e desigualdades sociais. História e processo da constituição da cidadania na América Latina.
A educação como elemento de formação humana. A instituição escolar e o conhecimento dos princípios básicos dos
direitos humanos; Diretos Humanos nas relações pedagógicas.
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30010025: Educação e Estudos Subalternos - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
As diferentes perspectivas dos estudos subalternos para o campo da Educação. Aproximações teóricas queer,
feministas, pós-coloniais e decoloniais. A relação entre educação, poder, identidades e marcadores sociais da
diferença (classe, geração, raça/cor/etnia, gênero e sexualidade).
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30010026: Educação e Instituições Sociais - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O surgimento das instituições sociais e a assistência à pobreza no Brasil e no mundo. O público e o privado
na elaboração e implantação das políticas sociais no decorrer da história. Instituições e práticas de assistência à
infância e à adolescência. A abordagem socioeducacional em instituições sociais de atendimento à infância e à
adolescência. Instituições sociais e educação no mundo contemporâneo.
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30010027: Educação Especial como Política Pública no Brasil - 45h |
45 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Educação Especial brasileira no século XX; Protagonismo das instituições especializado-filantrópicas de
educação especial na constituição da política pública brasileira de educação especial; formação de órgão central
público para a Educação Especial no Brasil; estabelecimento de estratégias de ações para a escolarização de pessoas
com deficiências; criação de estabelecimentos de educação especial e movimento de matrículas de alunos com
deficiência durante o século XX.
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30010028: Educação Especial: políticas, processos e práticas - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Aspectos históricos, filosóficos e políticos da educação especial. O processo pedagógico em educação
especial. Proposta pedagógica no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência. O processo de
escolarização e as práticas pedagógicas direcionadas às pessoas com deficiência.
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30010032: Educação, Política Sociais e Terceiro Setor - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O terceiro setor e sua relação na implantação das políticas sociais, em especial com a educação. O universo
das organizações, associações, ONGs - Organizações não Governamentais, fundações e movimentos que compõem o
terceiro setor. O papel do terceiro setor na política social brasileira e a construção da cidadania na Sociedade. O
público e o privado. A participação do empresariado na elaboração e recomendação de políticas para a educação. A
Nova Pedagogia da Hegemonia.
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30010030: Educação Social e Pedagogia Social: história e contextos - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Surgimento da Pedagogia social e da educação social. Movimentos históricos do atendimento ao “indivíduo
inadaptado” à construção da perspectiva de direitos sociais.
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30010029: Educação Social, Identidade e Cultura - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Conceitos de etnia, raça, identidade, diversidade, diferença e suas relações com a educação social. Conceitos
de identidade à luz das principais perspectivas teóricas da educação com interfaces na educação social. Concepção de
cultura, identidade social e cultural no contexto do sistema educacional.
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30010016: Epistemologias feministas e Teoria Crítica - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
A disciplina tem como objetivo realizar estudos sobre diferentes epistemologias feministas, discutindo-as
por meio da perspectiva da teoria crítica da sociedade no que diz respeito a aspectos da cultura, da educação e da
sociedade.
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30010069: Epistemologias Feministas e Teoria Crítica: aspectos da cultura, educação e sociedade - 60h |
60 |
Optativa |
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30010033: Estágio de docência - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Observação participante de atividades didáticas, elaboração e análise-crítica de material didático,
acompanhamento aos acadêmicos, organização e desenvolvimento de seminários, registro e documentação relativos
às aulas e atividades, elaboração de relatórios dos cursos desenvolvidos, elaboração de textos e de material didático a
ser apresentado em seminários. Disciplina obrigatória apenas para bolsistas.
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30010071: Estética, criação e arte na formação humanista - 60h |
60 |
Optativa |
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30010002: Estudos Avançados em Educação Social - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Desenvolver estudos avançados na área de educação social para ampliação dos alcances teórico-práticos da
formação acadêmica e expansão do conhecimento científico sobre os determinantes sociais da educação, os contextos
sócio-políticos, as questões éticas e as formas de representação em sociedade para redução das desigualdades.
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30010001: Estudos avançados sobre fundamentos epistemológicos na Pesquisa em educação/educação social: diferentes enfoques - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
A disciplina, em um primeiro momento, realiza um estudo sobre as correntes filosóficas clássicas na área da
Epistemologia que oferecem os fundamentos à criação dos métodos científicos para a produção de conhecimento nas
ciências humanas. Em um segundo momento, a disciplina apresenta os diferentes métodos científicos utilizados para
a pesquisa em Educação Social desde o pensamento moderno até o pensamento pós-moderno, como também, efetua a
apresentação de obras que já trazem em si mesmas a aplicação dos respectivos métodos na investigação de
fenômenos sociais.
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30010034: Exclusão Social, Desigualdade e Educação - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Normatização e controle social. Biopolítica. Discursos e práticas de exclusão social. Os excluídos e os
marginalizados. Educação e Desigualdade Social. Relações entre Educação e Pobreza.
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30010035: Formação de educadores e exercício docente: educar na e para a construção da moralidade - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Desafios e possibilidades para a formação de professores. Desafios e possibilidades para o exercício da
docência. A construção da moralidade. Educar para a moralidade. A atualidade em pesquisas sobre educação moral,
formação e exercício docente.
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30010037: Formação docente, magistério e gênero - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Gênero como categoria analítica-histórica-política e como constituição identitária. Epistemologias dos
Estudos Feministas. Gênero e magistério. Representações sobre a docência e o ser professora e professor. A
construção das identidades docentes e as relações de gênero e de poder. A construção escolar das diferenças de
gênero e de demais marcadores sociais da diferença nas instituições escolares e não-escolares. Práticas pedagógicas
feministas. Gênero e/nas Pedagogias culturais.
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30010036: Formação docente na perspectiva dos estudos de Pierre Bourdieu - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Contribuições de Pierre Bourdieu para os estudos sobre formação docente, com destaque nas trajetórias e
estratégias de escolarização. Percurso biográfico e intelectual do autor. Conceitos fundamentais: habitus, (campo
intelectual, científico, cultural, político, linguístico, religioso, jurídico, artístico etc.), capital (cultural; econômico,
social, simbólico), prática, dominação, poder simbólico, violência simbólica, trocas simbólicas, reprodução.
Repercussões do método em autores, textos e estudos que focalizam a educação, especificamente a formação docente.
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30010038: Formação e prática docente para a alfabetização e o letramento - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Alfabetização e letramento: histórico, políticas e conceitos. Abordagens teóricas e metodológicas do
processo de aquisição da linguagem escrita. Identidade profissional do/a professor/a alfabetizador/a. Estudo de
pesquisas empíricas sobre formação e prática de professores alfabetizadores.
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30010039: Formação, identidade, profissionalização e atuação docente - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Aspectos da formação para a docência no Brasil. Trabalho docente. Identidade profissional para docência.
Profissionalidade e profissionalização. Representações sobre a profissão professor. Características, dimensões e
desafios do trabalho docente na atualidade. Processos de formação e organização do espaço profissional dos
professores. Paradigmas de formação continuada de professores: diferentes abordagens e metodologias. A
feminização do magistério. A educação para a diversidade na atuação docente.
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30010040: Fundamentos e práticas da educação infantil - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Contextualização histórica, cultural, social e política da Educação Infantil. Precursores da educação da
educação infantil. Evolução da Educação Infantil no Brasil e a função da educação pré-escolar. Aspectos legais que
norteiam a Educação Infantil no Brasil. Pedagogias da infância e da creche. A formação e o papel do professor na
Educação Infantil.
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30010041: Fundamentos Sociológicos e Educação Social - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Estudos dos autores clássicos da Sociologia e suas possíveis relações com a Educação Social.
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30010042: Fundamentos Teóricos da educação e diversidade - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Aspectos teórico-metodológicos da educação para a diversidade. Introdução aos aspectos históricos,
filosóficos, sociológicos e antropológicos da educação para a diversidade. Temas emergentes, relevantes, inovadores
e pertinentes à reflexão acerca da educação social, inclusão, diversidade e diferença na formação de professores.
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30010043: Gênero, Sexualidade e Educação - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Histórico do conceito de gênero e estudos feministas. As dimensões históricas e culturais da sexualidade.
Identidade de gênero e identidade sexual. Relações de gênero e diversidade sexual em contextos educativos.
Pesquisas contemporâneas sobre gênero, sexualidade e interface com a educação.
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30010044: História da Educação Feminina no Brasil - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O campo da História e da História da Educação. Estudos de História da Educação: pressupostos teóricos e
metodológicos. Aspectos históricos, políticos, sociais e filosóficos da educação nacional. Processo de formação
docente no Brasil. A emergência do conceito de gênero na história. História das Mulheres no Brasil e movimentos
feministas. Educação brasileira e o processo de feminização da docência. Emancipação feminina e a via educacional.
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30010045: Introdução aos Estudos Culturais - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Introdução aos Estudos Culturais e Educação. Pedagogia, Artefatos Culturais e Educação. Currículo,
Identidade, Poder e Diferença a partir dos Estudos Culturais.
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30010046: Metodologia de pesquisa específica com crianças - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Histórico, diferentes correntes e principais pensadores da Sociologia da Infância; contributos de diferentes
áreas do conhecimento (Antropologia, Filosofia, História e Psicologia); instrumentos e técnicas de recolha de dados
para estudos com crianças; unidades de análise/categorias analíticas do campo da Sociologia da Infância.
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30010047: O mundo do trabalho, a criança e o adolescente - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O Brasil e o cenário político e econômico mundial. O Desenvolvimento Humano na América Latina. A
sociedade capitalista e a relação da criança e do adolescente com o trabalho. A exploração do trabalho infantil. Leis
de proteção à criança e ao adolescente no trabalho. As piores formas de trabalho infantil. A escola e a criança
trabalhadora. Programas e Políticas de Erradicação do Trabalho Infantil.
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30010048: Organização do Trabalho Pedagógico na educação de bebês - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Concepções de criança(s) e bebê(s); desenvolvimento nos três primeiros anos de vida; a(s) linguagem(ns)
dos bebês; identidade profissional: formação e ação docente na creche; organização do tempo e do espaço na creche;
observação e escuta das crianças bem pequenas.
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30010049: Pessoas com deficiência e a construção de direitos - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
História da Educação de Pessoas com Deficiência. Planos e Programas Nacionais de Educação Especial.
Integração/Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Direitos Humanos e as pessoas com
deficiências.
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30010051: Políticas Públicas, Educação e Saúde no brasil - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Políticas públicas intersetoriais para atenção primária. Marcos históricos e conceituais da saúde pública no
Brasil. Política Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção Básica em Saúde. Política Nacional de
Humanização. Determinantes sociais e saúde. Políticas setoriais e atenção básica em saúde. Concepções teóricas e
metodológicas da educação na área da saúde. Política Nacional de Educação em Saúde. Educação popular em saúde.
Integralidade e educação permanente em saúde. Educação, saúde e desenvolvimento humano. Comunicação e
educação em saúde.
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30010050: Políticas Públicas para a infância e adolescência - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Movimento mundial e a construção dos direitos da criança e do adolescente. Desenvolvimento social e as
políticas de atendimento à criança e ao adolescente no Brasil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Programas
articulados de atendimento à infância e à Adolescência nas áreas da educação, assistência social e saúde.
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30010052: Seminários aprofundados de pesquisa em educação I - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teóricometodológicas e procedimentais.
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30010053: Seminários aprofundados de pesquisa em educação II - 45h |
45 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teóricometodológicas e procedimentais.
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30010054: Seminários aprofundados de pesquisa em educação III - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teóricometodológicas e procedimentais.
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30010055: Seminários aprofundados de pesquisa em educação IV - 15h |
15 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teóricometodológicas e procedimentais.
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30010004: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social – I - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Abordagens teóricas que fundamentam pesquisas e estudos sobre exclusão/inclusão social nas políticas e nas
práticas educacionais.
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30010005: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social – II - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Abordagens de procedimentos teórico-metodológicos em pesquisas e estudos sobre exclusão/inclusão social
e políticas e nas práticas educacionais: abordagens qualitativas, quanti-qualitativas, estudos de caso, estudos
bibliográficos, estudos documentais, estudos com microdados.
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30010006: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares I - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Abordagens teóricas e vertentes epistemológicas que fundamentam pesquisas sobre formação docente -
políticas e práticas.
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30010007: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares II - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Abordagens, tipologias e procedimentos teórico-metodológicos em pesquisas sobre formação docente -
políticas e práticas: abordagens qualitativas, quantitativas e quanti-qualitativas; estudo de caso, estudos
bibliográficos, documentais, etnográficos; pesquisa narrativa, (auto)biográfica; multireferencialismo; técnicas para
análise de dados.
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30010008: Seminários Aprofundados em Epistemologias e Educação Social: abordagens teóricas sobre gênero e sexualidades, cultura e saúde - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Estudos sobre diferentes teorias que fundamentam os métodos em pesquisas com temáticas sobre gênero e
sexualidades, cultura e saúde estabelecendo relação com a Educação Social. Dimensões socioculturais sobre gênero e
sexualidades. Conceitos e categorias de análise das relações culturais e das suas interações com a Educação Social.
Políticas públicas e interfaces entre a Saúde e a Educação Social.
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30010009: Seminários Aprofundados em Tipos, Abordagens e Metodologias de Pesquisa em Educação Social sobre gênero e sexualidades, cultura e saúde - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Estudos sobre os diferentes tipos de pesquisa no âmbito da Educação Social. Abordagens pertinentes para a
interpretação de dados referentes às temáticas de gênero e sexualidades, cultura e saúde. Diferentes procedimentos
metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas em Educação Social. Interações entre a pesquisa e a realidade
social.
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30010003: Seminários interdisciplinares de Pesquisa em educação/educação social - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Espaço para apresentação, análise, discussão e interlocução dos projetos de pesquisa dos doutorandos.
Apresentação de diferentes abordagens teórico-metodológicas no campo da pesquisa em Ciências Humanas, em
especial as dos campos da Educação/Educação Social, abrangendo: Pesquisas bibliográficas; Pesquisas de campo;
Abordagens qualitativa, quantitativa e mista. Ética em pesquisa em Educação/Educação Social.
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30010056: Subjetividade, saúde mental e trabalho na educação - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Discutir as articulações entre organização do trabalho e saúde mental dos educadores, de forma a fortalecer e
incrementar a produção científica e as investigações acerca da situação de trabalho de professores e educadores
sociais.
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30010057: Teoria Crítica e Educação Social - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Estudo dos temas, conceitos e teorias dos autores da Escola de Frankfurt e suas possíveis relações com a
Educação Social.
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30010058: Tópicos Especiais em educação/educação social I - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.
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30010059: Tópicos Especiais em educação/educação social II - 45h |
45 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.
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30010060: Tópicos Especiais em educação/educação social III - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.
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30010061: Tópicos Especiais em educação/educação social IV - 15h |
15 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.
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30010062: Tópicos Especiais em gênero e sexualidades, cultura e saúde I - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Estudos de questões de interesse da linha “Gênero e sexualidades, cultura e saúde”, como: conceito de
Gênero e interfaces com a Educação; Pluralidade cultural; Estudos Decoloniais e Pós-Coloniais; Cultura Corporal etc.
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30010063: Tópicos Especiais em gênero e sexualidades, cultura e saúde II - 15h |
15 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Estudos de questões de interesse da linha “Gênero e sexualidades, cultura e saúde”, como: Educação dos
Corpos; Saúde discente e docente; Corporeidade e Educação; Teoria Queer; entre outros.
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30010064: Tópicos Especiais em políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social I - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Temas de interesse da Linha “Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social”, como: Relações
entre Educação e Pobreza. Educação e Assistência Social. Educação e Ações Afirmativas. Políticas de Cotas; Direitos
humanos, Educação social e suas relações, Educação Especial e história; entre outros.
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30010065: Tópicos Especiais em políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social II - 15h |
15 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Temas de interesse da Linha “Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social”, como: Educação
de Jovens e Adultos; Educação Prisional; Currículo e Educação Especial; Políticas educacionais em diferentes
contextos e ações; Educação Especial e Inclusão escolar etc.
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30010066: Tópicos Especiais em práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares I - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Espaço para estudo e aprofundamento de temas de interesse da Linha “Práticas educativas, formação de
professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”, como: Princípios de interdisciplinaridade na
discussão e compreensão de temáticas relativas à a intervenção/ transformação do processo educativo em espaços
escolares e não escolares; entre outros.
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30010067: Tópicos Especiais em práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares II - 15h |
15 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Espaço para estudo e aprofundamento de temas de interesse da Linha “Práticas educativas, formação de
professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”, como: Fundamentos teóricos e práticos da
prática pedagógica em espaços escolares e não escolares; Fundamentos teóricos e práticos para a formação de
professores(as)/educadores(as) para atuação em espaços escolares e não escolares etc.
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30010068: Trabalho, Educação e Hegemonia - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O trabalho como categoria ontológica do ser social. Fundamentos da economia política e educação. Relações
entre trabalho e educação. Concepção de Estado para o materialismo histórico-dialético. Educação, políticas públicas
educacionais e hegemonia. A concepção de hegemonia em Gramsci. O papel dos intelectuais orgânicos na produção e
conservação da hegemonia. Manifestações da produção e conservação da hegemonia na educação: a nova pedagogia
da hegemonia.
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