Especialização em Práticas Inovadoras no Ensino de Matemática

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
10171015: Avaliação para Equidade - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

O que é avaliação? Estrutura do processo avaliativo.
Modalidades e instrumentos avaliativos. Avaliação formativa: evidências de pesquisas. Plano e Política
de avaliação. Rubricas. Devolutivas. Atribuição de notas ou conceitos. Avaliações externas.

10171019: Ciclo de Mentorias I, II e III - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Construção do portfólio. Realização de ciclos de
devolutiva individual. Revisão da coletânea dos trabalhos finais de cada disciplina. Avaliação de
performance docente. Planejamento e avaliação. Implementação de aula e reflexão.

10171016: Ensino de Matemática para Equidade I - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Do que é feita a matemática? Descobertas da
neurociência. Compreensão matemática. Conversas numéricas. Desenvolvendo a flexibilidade
numérica. Aprendizagem de temas de números e operações.

10171017: Ensino de Matemática para Equidade II - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Ideias fundamentais, grandes ideias. Resolução de
problemas. Tornando atividades matemáticas mais abertas. O erro no processo de ensino-aprendizagem
da matemática. Matemática e justiça social. Modelagem matemática. Pensamento proporcional.
Generalizações numéricas e operatórias. Regularidade e generalização de padrões. Desenvolvendo
fórmulas para áreas de formas geométricas. Desenvolvendo fórmulas para volumes de sólidos
geométricos. Investigando o Teorema de Pitágoras.

10171018: Ensino de Matemática para Equidade III - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Compreendendo a matemática em uma comunidade
de aprendizes. A importância dos objetivos específicos de aprendizagem. Cinco práticas para orquestrar
uma discussão matemática. Da antecipação ao sequenciamento. Conectando as ideias matemáticas na
comunidade de aprendizes. Níveis de profundidade de uma discussão matemática. Normas
sociomatemáticas.

10171003: Ensino e Aprendizagem Centrados no(a) Estudante - 45h 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo.
Dimensões do(a) aprendiz e da aprendizagem. Aprendizagem enquanto ciência. Relação entre cérebro, mente e experiência. Desenvolvimento social e formação de identidade. Quem sou eu? Raça e identidade. Aprendizagem e percepção de gênero. Entrevista a estudante e família. Desenvolvimento em múltiplos contextos. Cultura doméstica e escolar. Pares, amizade e mídia social. Estudos de caso.

10171002: Gestão e Organização da Sala de Aula - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

A escola. A sala de aula como um sistema social. O contexto do meu trabalho, minha sala de aula e meus alunos. Gestão e organização da sala de aula para a aprendizagem. Expectativas para a criação de uma comunidade de aprendizagem.
Planejando e construindo um ambiente efetivo, desafiador, acolhedor e cooperativo para a aprendizagem. Refletindo sobre um incidente em minha sala de aula. Respondendo eficientemente a problemas de comportamento e estabelecendo parcerias para a gestão. Construindo relações com as famílias. Telefonema positivo para uma família. Plano de gestão e organização da sala de aula.

10171005: Planejamento de Currículo em Ação - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Planejamento reverso do currículo em ação.
Planejando para a compreensão. Definindo objetivos de aprendizagem. Como sabemos que os
estudantes estão aprendendo? - Evidências de aprendizagem. Ensinando para a equidade. Planejando as
atividades de aprendizagem. Ensinando para a compreensão. Do plano de aula à unidade de ensino.

10171012: Projeto Integrador I - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estrutura do programa, seu currículo. Articulação
entre disciplinas do curso e estudo de caso sobre um(a) estudante.

10171013: Projeto Integrador II - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estrutura do programa II e seu currículo.
Articulação entre disciplinas do curso e planejamento de uma aula com trabalho em grupo.

10171014: Projeto Integrador III - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estrutura do programa III e seu currículo.
Articulação entre disciplinas do curso e planejamento e da implementação de uma unidade de ensino
completa.

10171004: Trabalho em Grupo e Salas de Aula Heterogêneas - 45h 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Salas de aula equitativas. Condições necessárias para o trabalho em grupo. Contexto do meu trabalho. Organizando a sala de aula.
Planejamento e implementação de atividades adequadas ao trabalho em grupo. Problemas de status e intervenções. Planejando e realizando orientações para múltiplas habilidades. Linguagem acadêmica para acessar, para participar e para demonstrar. Avaliação do trabalho em grupo. .

10171011: Trabalho Final de Curso - 0h 0 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Realizar-se-á em forma da entrega um portfólio reflexivo com todos os trabalhos de conclusão dos módulos e, com base nas reflexões, estruturar um evento docente. Esse trabalho final consiste da elaboração de uma sequência didática, sua implementação junto aos(às) estudantes na escola de educação básica, a coleta de evidências sobre a implementação (filmagem de uma das aulas e exemplos de atividades dos(as) estudantes) e preparação de uma reflexão sobre como esse evento reflete as habilidades que foram construídas ao longo do programa e as teorias que as orientam.