Especialização em MBA em Marketing

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
10151002: Branding - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

A disciplina abordará os conceitos básicos, as atividades, os métodos e ferramentas para criar, desenvolver e gerir marcas, procurando apresentar cenários e contextos e situações que propiciem a discussão das competências e habilidades necessárias ao gestor de marcas contemporâneo

10151003: Comportamento do Consumidor - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Introdução ao Comportamento do Consumidor. Necessidades e Motivações. Percepção do Consumidor. Personalidade e Comportamento do Consumidor. Aprendizagem e Envolvimento do Consumidor. Atitudes e Mudança de Atitudes. Influências Sociais e Culturais. Processo Decisório Individual

10151007: Inteligência de Mercado (BI) e Big Data - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Inteligência de negócios, análise de dados e ciência de dados; Análise de dados descritiva; Análise de dados preditiva; Conceitos e ferramentas de big data

10151008: Marketing de Serviços - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Novas perspectivas de Marketing na economia de serviços; Desenvolvendo produtos de serviços: elementos centrais e complementares; Projetando e gerenciando processos de serviços; Construindo o ambiente de serviços; Melhorando a qualidade e a produtividade de serviços; Buscando a liderança em serviços.

10151010: Marketing e Empreendedorismo - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Empreendedorismo: conceito e enfoques principais. Perfil empreendedor. Processo empreendedor. Mortalidade e sucesso em pequenas empresas

10151009: Marketing e Mídias Digitais - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Planejamento de marketing digital. Proposta de valor online. Comunicação digital e cultura em rede. Comportamento do consumidor online. Marketing de conteúdo e inbound marketing. Copywriting. Marketing de Influência. Gestão de redes sociais. Planejamento de redes sociais. Canais digitais de marketing

10151001: Marketing Estratégico - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

O marketing estratégico trata do processo por meio do qual são analisadas e definidas as direções mais fundamentais que empresa adota em relação ao seus mercados, visando um ajustamento viável com o ambiente. Dentro desta perspectiva, a disciplina estuda as decisões de marketing estratégico que tratam da segmentação de mercado, análise da atratividade de mercado, seleção de mercado alvo e escolha do posicionamento de mercado.

10151004: Pesquisa de Marketing - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Identificação das necessidades de informações de mercado. Exemplos de características qualitativas e quantitativas de vários mercados de produtos e serviços. Problema de Marketing e problema de pesquisa. Tipos de desenho de pesquisa. Busca e análise crítica de dados secundários. Pesquisas qualitativas. Pesquisas quantitativas

10151006: Segmentação e Posicionamento - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Conceito de segmentação de mercado. Marketing de massa, marketing de segmentos e marketing um a um. Variáveis e técnicas de segmentação. Descrição dos segmentos de mercado. Análise da atratividade dos segmentos de mercado. Decisões de posicionamento e de diferenciação. Bases de diferenciação

10151012: Seminários de Pesquisa - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Elaboração do trabalho final de curso com a supervisão do professor orientador. Finalização do TFC, considerando a introdução, metodológica e a aplicação a uma situação de pesquisa ou de prática gerencial de marketing.

10151005: Técnicas e Métodos de Pesquisa - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Pressupostos teóricos e filosóficos da pesquisa científica; Problemas e hipóteses de pesquisa; Classificação das pesquisas; Estratégias de pesquisa; Técnicas de coleta de informações, dados e evidências; Planejamento e construção de projetos de pesquisas.

10151011: Trabalho Final de Curso - 0h 0 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Trabalho Final de Curso