Mestrado em Comunicação

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Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
Fotografia como recurso mediador na Educomunicação Ambiental
Curso Mestrado em Comunicação
Tipo Dissertação
Data 09/10/2017
Área COMUNICAÇÃO
Orientador(es)
  • Greicy Mara Franca
Orientando(s)
  • Eduardo Perotto Biagi
Banca
  • Greicy Mara Franca
  • Jacir Alfonso Zanatta
  • Rose Mara Pinheiro
  • Tais Marina Tellaroli Fenelon
Resumo
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    O uso de mídias sociais como recurso estratégico de comunicação em instituições públicas federais de ensino de Mato Grosso do Sul
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 29/09/2017
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Gerson Luiz Martins
    Orientando(s)
    • Michele Nakazato
    Banca
    • Gerson Luiz Martins
    • Katarini Giroldo Miguel
    • Marcos Paulo da Silva
    • Rosana Borges Zaccaria
    Resumo
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    Análise da fontes do Canção Nova Notícias por um prisma Queer: quando gênero e sexualidade se tornam matérias
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 31/08/2017
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Marcelo Vicente Cancio Soares
    Orientando(s)
    • Ádamo Antonioni da Silva Insfran
    Banca
    • Losandro Antonio Tedeschi
    • Marcelo Vicente Cancio Soares
    • Marcos Paulo da Silva
    Resumo
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    Adolescentes em conflito com a lei: análise de conteúdo dos jornais on-line Campo Grande News e Midiamax
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 28/07/2017
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Tais Marina Tellaroli Fenelon
    Orientando(s)
    • Paula Vitorino Guimarães
    Banca
    • Katarini Giroldo Miguel
    • Marcos Paulo da Silva
    • Paulo Cesar Duarte Paes
    • Tais Marina Tellaroli Fenelon
    Resumo
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    Os cibermeios e a representação dos povos indígenas Kaiowá e Guaranis em Mato Grosso do Sul: Estudo de caso da retomada do território indígena Yvy Katu
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 22/05/2017
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Gerson Luiz Martins
    Orientando(s)
    • Everson Umada Monteiro
    Banca
    • Antonio Hilario Aguilera Urquiza
    • Daniela Bertocchi
    • Gerson Luiz Martins
    • Katarini Giroldo Miguel
    Resumo O estudo apresenta uma análise das notícias veiculadas em cibermeios de Mato Grosso do Sul sobre os povos indígenas Kaiowá e Guarani, em conflitos de terra com fazendeiros, pela posse do território. A análise partiu da premissa de que essas representações são realizadas sobre uma perspectiva de pensamento etnocêntrico, capitalista e colonial, que inferioriza os saberes dos indígenas e os excluem das discussões. A pesquisa também buscou compreender como as características do ciberjornalismo interferem no modo de produção e consumo das notícias veiculadas no ciberespaço. A partir do modelo teórico de narrativas sistêmicas de Bertocchi (2013) e da análise de conteúdo de Bardin (2004), analisaram-se as notícias dos cibermeios Campo Grande News e O Progresso relacionadas aos conflitos de terra ocorridos no território indígena Yvy Katu, na cidade de Japorã, sul do estado de Mato Grosso do Sul, na ocupação do território por Kaiowá e Guarani da aldeia Porto Lindo, em outubro de 2013. O território abrange 14 propriedades rurais e o fato foi foco dos noticiários locais. A análise abordou as notícias veiculadas nos cibermeios no intervalo de 14 de outubro de 2013 a 1º de fevereiro de 2014. Sobre a análise estrutural, verificou-se pouco uso das características do ciberjornalismo para descrever o fato. A análise do conteúdo demonstrou uma visão estereotipada do indígena, construída desde o início da colonização do estado e do país, e expôs a ausência de perspectivas indígenas, o que resultou na construção de narrativas pelos pontos de vista de ruralistas. Como resultado, ambos os cibermeios representaram os indígenas e seus atos como selvagens, atrasados e violentos. Palavras-chave: Ciberjornalismo. Kaiowá e Guarani. Representação. Narrativas digitais.
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    Recursos de acessibilidade nas emissoras/retransmissoras de Televisão e no Rádio: a prática e as possibilidades nos veículos de Campo Grande
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 19/05/2017
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Daniela Cristiane Ota
    Orientando(s)
    • Amanda Brito Sampaio
    Banca
    • Daniela Cristiane Ota
    • Marcelo Vicente Cancio Soares
    • Suely Maciel
    • Tais Marina Tellaroli Fenelon
    Resumo Esta dissertação tem como objetivo verificar o cenário da acessibilidade nos meios de comunicação televisão e rádio em Campo Grande, a fim de esclarecer a qualidade e a suficiência dessas produções para o público que delas necessita. Entre os interesses específicos desta investigação estão: o mapeamento da produção dos recursos de acessibilidade das emissoras/retransmissoras de televisão para programações locais e a avaliação da adequação e qualidade através da análise comparada dos recursos com as categorias criadas a partir do que rege a Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 15290:2016). No rádio buscamos identificar produções que utilizassem todas as formas sonoras e não sonoras da linguagem radiofônica, além de recursos técnicos/expressivos da reprodução, para tornar um produto proveniente de outro formato da comunicação, acessível. Como categoria de comparação para a análise de produtos do rádio, utilizamos o sistema semiótico radiofônico proposto por Balsebre (2005). A pesquisa revelou uma precariedade na oferta de programas locais com os recursos de acessibilidade nos veículos televisivos e também, quando encontrados, os recursos dessas programações não possuem qualidade suficiente para a garantia de acesso às informações com autonomia. Quanto ao rádio, a quantidade de produtos verificados que contemplam o conjunto de elementos da linguagem radiofônica foi irrisória e mesmo em materiais do gênero jornalístico de cunho educativo e cultural como o radiojornal estudado, não houve ocorrência.
    Palavras-chave: Recursos de Acessibilidade. Televisão. Closed Caption. Rádio. Linguagem Radiofônica.
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    O lugar do Outro na narrativa jornalística: um olhar a partir da cultura
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 07/04/2017
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Alvaro Banducci Junior
    Orientando(s)
    • Moema Guedes Urquiza
    Banca
    • Alvaro Banducci Junior
    • Daniela Cristiane Ota
    • Esmael Alves de Oliveira
    • Luciene de Oliveira Dias
    Resumo A proposta desta dissertação é refletir sobre o lugar ocupado pelo Outro na narrativa
    jornalística, a partir das contribuições de autores que discutem cultura. A
    problematização em torno do objeto de pesquisa – o lugar do Outro na narrativa
    jornalística – é realizada com a contribuição de Geertz (1997, 2013), Wagner (2012),
    Bhabha (1998), Hall (1997, 2003a, 2003b), Duschatzky e Skliar (2011), Santos e
    Meneses (2010), Silva (2013, 2014), Medina (2003, 2006, 2008), Larrosa e Skliar
    (2011), Traquina (2008). Na perspectiva deste trabalho, o Outro é o sujeito
    subalternizado; a narrativa jornalística sob a qual me debruço é aquela alicerçada a
    partir da revolução industrial, que comunga com o modelo socioeconômico
    hegemônico, onde o tempo é linear, escasso e urgente, o conhecimento válido é o
    científico e onde a objetividade se traduz no ideal a ser perseguido pelos jornalistas. A
    opção metodológica para produzir uma reflexão sobre o lugar do Outro na narrativa
    jornalística foi a de conduzir este estudo não por meio de um veículo, formato ou gênero
    em específico, mas a partir de ferramentas essenciais ao fazer jornalístico: a pauta,
    fontes e entrevista. Nessa direção, matérias jornalísticas foram selecionadas e
    enxertadas na dissertação tanto como exemplo de adensamento da lógica abissal e do
    esvaziamento ou silenciamento do Outro nas narrativas como enquanto possibilidades
    criativas, de narrativas mais densas e complexas. Sem a pretensão de indicar modelos e
    normatizar padrões, ao final do percurso é possível concluir que há aproximações
    interessantes entre cultura e jornalismo, assim como entre os fazeres do etnógrafo e do
    jornalista, experiências que podem ser muito enriquecedoras se pudermos partir da
    perspectiva do Outro, numa atitude de escuta e observação para, então, buscar
    significados.
    PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo, Cultura, Alteridade, Subalternidade.
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    Narrativas Jornalísticas: O conflito entre índios e fazendeiros na terra Ñande Ru Manragatu
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 03/04/2017
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Mario Luiz Fernandes
    Orientando(s)
    • Carolina da Silva Costa
    Banca
    • Geraldo Vicente Martins
    • Marcia Gomes Marques
    • Mario Luiz Fernandes
    • Sandra Regina Klafke Verbist
    Resumo O presente trabalho teve como objetivo analisar o discurso de representação do indígena, em 15 narrativas do Correio do Estado, veiculadas durante o período de 27/08/2015 a 22/10/2015, sobre o conflito entre fazendeiros e indígenas em Antônio João, Terra Ñande Ru Marangatu, da etnia Guarani/ Kaoiwá em Mato Grosso do Sul. O jornal objeto da pesquisa torna-se importante nesta análise em função de sua tradição e credibilidade em Mato Grosso do Sul, além ser o mais antigo veículo impresso. A metodologia proposta para a análise das reportagens é a análise crítica da narrativa, narratologia, que permitiu compreender com profundidade as estratégias do jornalismo de dar fluxo às narrativas hegemônicas, no que se refere a formação de um discurso de representação do indígena, ou mesmo descortinar matrizes discursivas que se organizam em meio ao processo dramático de contar estórias, compondo um cenário de personagens reais, porém relacionados ao universo jornalístico que não atinge absolutamente à objetividade. A rigor, no conjunto de todas as narrativas do Correio do Estado, o discurso dos ruralistas é predominante em toda a estória narrada pelo jornal, em contrapartida, o discurso de representação do indígena está vinculado a atos de criminalidade; entretanto, se inserem nos combates pela defesa da sua terra, contra o discurso ideológico das grandes oligarquias ruralistas.
    Palavras-chave: Índios; representação; jornal Correio do Estado; narratologia.
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    A TV na internet: a transmidialidade em Porta dos Fundos
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 13/03/2017
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Marcia Gomes Marques
    Orientando(s)
    • Karoline Grubert Bezerra Portela
    Banca
    • Eli Lee Carter
    • Helio Augusto Godoy de Souza
    • Marcia Gomes Marques
    Resumo ​O presente trabalho apresenta o estudo de caso da transmidialidade em Porta dos Fundos, por meio daexploração dos aspectos que caracterizam a combinação entre a televisão e a internet que marcam o programa humorístico, localizando-os em sua trajetória midiática como elementos extracomposicionais e relacionando-osaos composicionais cujas expressões se dão no YouTube e,depois, na Fox Brasil. Parte-se do resgate das teorias que versam sobre hibridização e relações entre mídias, tanto na comunicação quanto nas artes, chegando aos estudos de intermidialidade e, em especial, às categorias analíticas elaboradas por Rajewsky (2005) a partir de suas análisessobre relações variadas entre mídia, arte e tecnologia. Sendo o foco central dessa dissertação o estudo da expressão de uma relação específica entre televisão e internet, também foram revisadas as teorias sobre ambas as mídias bem como os estudos dos elementos estéticos que as caracterizam em seus meios de produção, distribuição e consumo de modo a ser possível alinhar as semelhanças e diferenças entre a composição para a internet e posterior transposição midiática para a televisão. A partir da junção de teoria, contexto midiático e produto midiático, foram analisados 26 episódios do programa Porta dos Fundos – 1ª Temporada, transmitido pela Fox Brasil, entre 2014 e 2015, comparando-os com os vídeos originais postados no YouTube que fizeram parte das montagens, articulando-os com as manifestações da audiência no YouTube e nas redes sociais e, assim, demarcando os elementos que caracterizam a transmidialidade.

    Palavras-chave: Intermidialidade. Hibridismo. Internet. Televisão.
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    Hibridização da informação e conflitos de campo no ciberespaço: análise a partir de informes publicitários do site Campo Grande News
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 16/12/2016
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Marcos Paulo da Silva
    Orientando(s)
    • Bruno Navarros Fraga
    Banca
    • Elizabeth Moraes Gonçalves
    • Gerson Luiz Martins
    • Marcos Paulo da Silva
    Resumo O ciberespaço gera transformações significativas na produção e no consumo de informação, de modo a possibilitar interatividade praticamente imediata entre o público e veículos de comunicação. É responsável, assim, por potencializar diversos fenômenos informativos; entre eles, a hibridização entre jornalismo e publicidade. Para convencer leitores a consumir determinado produto ou serviço, marcas investem no marketing de conteúdo como estratégia para obter forma similar às notícias em diferentes sites, portais, redes e demais plataformas virtuais. Tal prática resulta em um híbrido "publijornalístico", fruto da troca mútua de elementos textuais, discursivos e estéticos entre ambas as áreas. O objetivo desta pesquisa é contextualizar e refletir sobre a hibridização entre o jornalismo e a publicidade no ciberespaço, de modo a problematizar sobre: a ética da informação; a relação contratual simbólica entre profissionais da comunicação e o público-leitor - processo que abrange valores como veracidade, credibilidade e objetividade -; e os conflitos de identidade profissional que influenciam os fazeres do jornalista e do publicitário no ambiente digital. Para alcançar tais objetivos, analisam-se informes publicitários do cibermeio regional Campo Grande News, além de entrevistas com profissionais da comunicação e leitores.
    Palavras-chave: Jornalismo, Publicidade, hibridização, contratos simbólicos, ciberespaço.
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    Jornalismo nômade: espaços de resistência nas redes de comunicação digital após junho de 2013
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 18/10/2016
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Marcos Paulo da Silva
    Orientando(s)
    • Thiago Pinto de Andrade
    Banca
    • Fábio Luiz Malini de Lima
    • Katarini Giroldo Miguel
    • Marcia Gomes Marques
    • Marcos Paulo da Silva
    Resumo Com o objetivo de compreender práticas de resistência no campo jornalístico, esta pesquisa propõe uma reflexão que se baseia no pensamento de Deleuze e Guattari – não apenas, mas principalmente – para designar o impacto de ações disruptivas por meio da análise de três veículos na internet: Ponte Jornalismo, Jornalistas Livres e Fluxo: Estúdio de Jornalismo. Ao fazer circular palavras de ordem, os veículos de comunicação determinam modos de produção da subjetividade, que podem estar de acordo ou não com os modelos hegemônicos de poder. Em um ímpeto filosófico, apresenta-se o conceito de “jornalismo nômade” para estabelecer as potencialidades do fenômeno em relação com o campo sociopolítico. O jornalismo é tido como um espaço estriado por códigos deontológicos e padrões estético-expressivos configu-rados de acordo com poderes econômicos, políticos e simbólicos. No entanto, ele é disputado por agentes micropolíticos, moleculares, que se constituem como máqui-nas de guerra nomádicas – ou seja, uma outra maneira de ocupar, preencher o es-paço-tempo, definida por movimentos criativos, revolucionários. Uma apreensão nômade do jornalismo significa um desvio em direção aos processos de singulariza-ção. A dissertação se divide em três capítulos. No primeiro, apresenta-se o conceito de resistência, seus componentes e seus desdobramentos históricos. Em seguida, o foco se dá sobre a mídia, suas relações com os poderes e os modos pelos quais o jornalismo se torna uma máquina de guerra. Finalmente, no terceiro capítulo, é ana-lisada a concretude de um possível jornalismo de resistência, a partir da observação dos veículos citados.
    Palavras-chave: Resistência. Poder. Palavras de Ordem. Nomadologia. Jornalismo.
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    A representação do protagonismo feminino no audiovisual televisivo: a análise da caracterização das heroínas na telenovela Cheias de Charme
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 15/08/2016
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Marcia Gomes Marques
    Orientando(s)
    • Ethiene Ribeiro Fonseca
    Banca
    • Josette Maria Alves de Souza Monzani
    • Marcelo Vicente Cancio Soares
    • Marcia Gomes Marques
    • Maria Adelia Menegazzo
    Resumo Nesta dissertação, faz-se uma análise acerca dos deslocamentos introduzidos na teledramaturgia nacional acerca da representação do protagonismo feminino na telenovela Cheias de Charme, produzida e exibida pela Rede Globo no ano de 2012. Por meio da definição dos aspectos de caracterização das três protagonistas da obra, estabeleceu-se nexos entre as convenções do gênero telenovela e as atualizações observadas na análise. Nesse sentido, reflete-se acerca dos mecanismos expressivos e representacionais desse tipo de audiovisual televisivo, com destaque para a influência do modo melodramático. Em um segundo momento, pondera-se acerca de aspectos pontuais da composição narrativa, principalmente no que tange à atuação do protagonista para o desenvolvimento da proposta temática em obras de ficção. Assim sendo, toma-se, como corpus de análise, 35 capítulos da telenovela Cheias de Charme. Sobre os resultados da análise, realça-se a menção que a referida obra faz a outros textos do gênero em vários momentos da trama, reforçando a sua relação com o melodrama. Os aspectos de atualidade da narrativa expressaram-se principalmente na proposição da inserção social da mulher atrelada ao mundo do trabalho e no papel das mídias como fomentadoras dos projetos de vida das heroínas.
    Palavras-chave: Temática. Personagem. Composição narrativa. Telenovela brasileira. Representação.
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    Ciberjornalismo e mobilidade: análise da experiência do usuário de smartphone em aplicativos de notícias referências sul-mato-grossenses e nacionais
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 11/08/2016
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Gerson Luiz Martins
    Orientando(s)
    • Élton Tamiozzo de Oliveira
    Banca
    • Eduardo Campos Pellanda
    • Gerson Luiz Martins
    • Katarini Giroldo Miguel
    • Marcos Paulo da Silva
    Resumo Esse trabalho versa sobre a compreensão e avaliação da experiência dos usuários de smartphones quando utilizam os aplicativos de notícias de dois sites nacionais e dois sul-mato-grossenses. Para cumprir o propósito os procedimentos utilizados na pesquisa realizada foram: pesquisa bibliográfica para fundamentar conceitos inerentes ao trabalho, experimento para verificar a utilização das características do ciberjornalismo, emprego de questionário para mensurar a percepção sobre utilização das características nos aplicativos, realização de teste de avaliação de Usabilidade e administração de questionário para analisar a Experiência do Usuário. Com a obtenção dos resultados foi possível notar a estreita relação entre jornalismo e tecnologia, compreender que a utilização das características do ciberjornalismo não é de fácil percepção para os usuários, apesar das análises demonstrarem a não-utilização ou utilização parcial das potencialidades que o cibermeio permite. Os dados colhidos permitiram mensurar que a experiência teve desempenho pior que a expectativa do usuário em todos os aplicativos, mesmo nos que apresentaram bom desempenho nas dimensões avaliadas, e perceber que a utilização das possibilidades oferecidas pela internet para os ciberjornais influenciou o desempenho nos testes de avaliação de Usabilidade. Foi aceitável presumir a existência de relação entre a maior utilização das características do ciberjornalismo, desempenho mais eficiente no cumprimento das tarefas e melhor experiência para o usuário.
    Palavras-chave: Ciberjornalismo. Dispositivos móveis. Aplicativos de Notícias. Usabilidade. Experiência do Usuário.
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    A cobertura sobre o interior de Mato Grosso do Sul pela imprensa de Campo Grande
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 28/07/2016
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Mario Luiz Fernandes
    Orientando(s)
    • Ricardo Campos Júnior
    Banca
    • Daniela Cristiane Ota
    • Marcos Paulo da Silva
    • Mario Luiz Fernandes
    • Oswaldo Ribeiro da Silva
    Resumo A proximidade entre o leitor, o fato e a instituição jornalística é um importante elemento de influência nas redações, levando em conta que a imprensa atua dentro de uma área de influência específica marcada, sobretudo por sua capacidade econômica. Os recursos humanos e materiais das empresas jornalísticas afetam o lugar que ela pretende e consegue chegar. Nesse contexto, esta pesquisa analisou o fluxo noticioso entre os níveis local e estadual de abrangência, conforme a classificação de Milton Santos (2007), ao verificar como é feita a cobertura sobre o interior pela imprensa de Campo Grande. Foram escolhidos como objetos de estudo os jornais Correio do Estado e O Estado, com suas respectivas versões online. As matérias desses periódicos foram analisadas durante uma semana construída utilizando como metodologias a Análise de Conteúdo, para delimitar a procedência e outras características da noticia; e a Hipótese do Newsmaking, para compreender, por meio dos critérios de noticiabilidade e das rotinas produtivas, qual a lógica existente nessa cobertura. Constatou-se que por ser feita à distância e com equipe reduzida, a cobertura é marcada principalmente pelos critérios de noticiabilidade relativos ao produto e pelos critérios substantivos, que favorecem a cobertura policial e uso de fontes oficiais.
    Palavras-chave: Hipótese do Newsmaking. Cobertura jornalística do interior. Critérios de Noticiabilidade. Rotinas produtivas
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    UM ESTUDO DE TELEJORNALISMO POPULAR: VALORES-NOTÍCIA E CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE NO PROGRAMA O POVO NA TV (SBT/MS)
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 21/07/2016
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Marcelo Vicente Cancio Soares
    Orientando(s)
    • Ellen Genaro Lemos
    Banca
    • Marcelo Vicente Cancio Soares
    • Márcia Franz Amaral
    • Marcos Paulo da Silva
    • Mario Luiz Fernandes
    Resumo O jornalismo popular trata de assuntos de interesse da audiência. É formado em grande parte com informações sobre escândalos, temas bizarros de serviços. Embora seja nomeado popular, é um modelo que tem aceitação nas várias camadas sociais, pela afinidade cultural e por sua eficiência em satisfazer a curiosidade e o interesse por meio do seu modelo comunicativo. Este trabalho tem como objetivo analisar um programa telejornalístico do gênero popular em mato Grosso do Sul (MS). Trata-se de O Povo na TV, programa exibido para 79 municípios do Estado pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT/MS), no ar há três décadas. Para isso, investiga os temas, as diferentes características das reportagens de acordo com os valores-notícia e o critérios de noticiabilidade e relata o detalhamento de diversos quadros presentes no programa, enunciados e o ethos do apresentador. Para a realização desta pesquisa, foram analisadas 11 (onze) horas de gravações de 6 (seis) edições do programa, bem como entrevistas com editores, diretores do SBT/MS e com o apresentador Tatá Marques.
    Palavras-chave: Jornalismo Popular; Valores-Notícia; Critérios de Noticiabilidade; Telejornalismo.
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    Observatórios de imprensa acadêmicos brasileiros: natureza, atuações e contribuições à formação jornalística
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 01/06/2016
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Gerson Luiz Martins
    Orientando(s)
    • Fernanda Kintschner Lopes
    Banca
    • Gerson Luiz Martins
    • Josenildo Luiz Guerra
    • Katarini Giroldo Miguel
    • Mario Luiz Fernandes
    Resumo Esta pesquisa é um estudo sobre os projetos de observatórios de imprensa que são mantidos no âmbito das universidades brasileiras. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a importância dos observatórios e da prática do media criticism (crítica de mídia). Foram levantadas 19 iniciativas de observatórios acadêmicos, ligados aos cursos de Comunicação Social/Jornalismo, sendo 12 consideradas ativas e sete inativas. Para a análise de cada observatório de imprensa acadêmico foi feita uma pesquisa descritiva para entender a natureza, atuação e contribuição à formação jornalística. Os observatórios ativos produziram um total de 311 observações em 2015. Destas, 117 foram especificamente críticas à imprensa, sendo selecionadas para a análise descritiva nesta pesquisa. Ao final deste estudo foi possível constatar a importância da manutenção dos observatórios acadêmicos para a formação do jornalista e para a melhoria dos processos e produtos jornalísticos, assim como as fragilidades da crítica de mídia acadêmica. Palavras-chave: Jornalismo; crítica de mídia; observatórios de imprensa; observatórios de imprensa acadêmicos.
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    MBA ´Eichapa Chamigo!Programação Radiofônica e Multiculturalismo na fronteira sul-mato-grossense de Brasil e Paraguai
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 27/04/2016
    Área TEORIA DA COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Daniela Cristiane Ota
    Orientando(s)
    • Lairtes Chaves Rodrigues Filho
    Banca
    • Daniela Cristiane Ota
    • Marcelo Vicente Cancio Soares
    • Marcos Paulo da Silva
    • Sonia Virginia Moreira
    Resumo Esta pesquisa desenvolve, no âmbito das ciências da comunicação, uma
    cartografia das rádios da fronteira Brasil-Paraguai no recorte das cidadesgêmeas
    de Bela Vista e Bella Vista Norte, e Ponta Porã e Pedro Juan
    Caballero, divisa do estado de Mato Grosso do Sul com o departamento de
    Amambay, a fim de analisar se a programação dessas rádios representa o
    multiculturalismo existente no espaço da fronteira. Para tal, utilizamos da
    hermenêutica de profundidade (HP) de John Thompson, juntando elementos
    etnográficos para a interpretação do doxa, elementos histórico-espaciais para a
    análise sócio-histórica, de descrição e estudos da programação radiofônica e
    das rádios para realizar a análise formal de conteúdo e a reinterpretação do
    objeto, no viés da análise cultural, a partir desses três momentos. A
    programação radiofônica na fronteira Brasil-Paraguai é binacional, trilíngue:
    espanhol, português e guarani. As formas simbólicas e as identidades culturais
    da fronteira, entendidas na discussão dos direitos humanos, demandam
    políticas de comunicação e de cultura que valorizem essa diversidade e as
    protejam dos movimentos homogeneizantes das redes de mídia, do poder e do
    capital. Vínculos históricos com o espaço e, principalmente, a língua guarani,
    ganham destaque como elementos de ruptura e resistência das rádios que só
    estão em determinado lado da fronteira por conveniência, fortalecendo as
    emissoras que mantém, pela participação do público, conteúdos folclóricos e
    multiculturais.
    Palavras-chaves: Multiculturalismo, Fronteira, Programação Radiofônica.
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    TV e tecnologias digitais: a participação do público no telejornal MS Record por meio do WhatsApp
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 14/04/2016
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Tais Marina Tellaroli Fenelon
    Orientando(s)
    • Claudia Regina Ferreira Anelo
    Banca
    • Marcelo Vicente Cancio Soares
    • Marcos Paulo da Silva
    • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira
    • Tais Marina Tellaroli Fenelon
    Resumo Este trabalho pretende analisar e compreender as mudanças que o uso da tecnologia no cotidiano das pessoas trouxe para o jornalismo. O estudo analisa a participação do público no telejornal MS Record, da TV MS, afiliada da Rede Record em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Por meio de mensagens instantâneas no aplicativo WhatsApp, muitos telespectadores produzem e enviam conteúdo para as redações, a qualquer hora e de qualquer local. Essa dinâmica mudou a forma dos jornalistas lidarem com as notícias e também inverteu os papéis de emissor e receptor. O telejornal MS Record tentou inovar com o uso dessa ferramenta e esta pesquisa atenta para o início dessa experiência, que ocorreu em fevereiro do ano de 2015. Com a utilização de uma análise de conteúdo a partir das análises quantitativa e qualitativa, a proposta verificou as mudanças no formato e no conteúdo do telejornal e a fundamentação das práticas pela ética e conceitos jornalísticos. Os resultados da análise mostram a tenuidade da linha divisória entre as possibilidades de inovação e as regras da profissão, e confirmam que a interação é uma tendência de mercado respaldada na audiência. O cuidado que se deve ter é não desviar o foco da essência jornalística em meio às atuais reconfigurações da televisão.
    Palavras-chave: Telejornalismo. WhatsApp. Tecnologias digitais. Dispositivos móveis.
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    Emagrecimento e Obesidade no publieditorial da revista Saúde
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 11/04/2016
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Greicy Mara Franca
    Orientando(s)
    • Mayara Martins da Quinta Alves da Silva
    Banca
    • Greicy Mara Franca
    • Katarini Giroldo Miguel
    • Marcos Paulo da Silva
    • Tânia Christina Marchesi de Freitas
    Resumo Parte integrante dos estudos de Comunição e Saúde (C&S) do Núcleo em Comunicação e Saúde (NSCMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, esta pesquisa quanti-qualitativa visa, através de uma análise de conteúdo, verificar e compreender a inserção da informação sobre emagrecimento vinculado ao sobrepeso e à obesidade na Revista Saúde, de Campo Grande-MS, de setembro de 2012 a setembro de 2015, partindo da percepção de que a midiatização da obesidade é um fenômeno a ser compreendido. Demonstra-se, neste trabalho, a complexidade da temática saúde, do jornalismo segmentado e da hibridização entre publicidade e jornalismo, nos publieditoriais desta revista. Os resultados demonstram que nas matérias relacionadas à obesidade e emagrecimento há um ocultamento do trabalho jornalístico, sendo todas elaboradas em formato publieditorial com autoria de profissionais da saúde e finalidade de divulgação. Como aspecto positivo, evidenciou-se a contextualização das pautas com informações relativas à saúde e pesquisas científicas. Nota-se, também, que a perda de peso é foco primário no corpus analisado, sendo 65% dos publieditoriais sobre métodos cirúrgicos para o emagrecimento, comprovando a influência midiática deste tipo de tratamento.
    Palavras-chave: comunicação e saúde; obesidade; emagrecimento; análise de conteúdo; publieditorial.
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    Cinematografia Indígena: A experiência social sob o foco da cultura Guarani-Kaiowá
    Curso Mestrado em Comunicação
    Tipo Dissertação
    Data 31/08/2015
    Área COMUNICAÇÃO
    Orientador(es)
    • Marcia Gomes Marques
    Orientando(s)
    • Cid Nogueira Fidelis
    Banca
    • Helio Augusto Godoy de Souza
    • Marcia Gomes Marques
    • Maria Adelia Menegazzo
    • Rosana Cristina Zanelatto Santos
    Resumo A proposta deste trabalho é analisar as representações sociais nos conteúdos referentes
    aos trabalhos cinematográficos Brô Mcs e Jaguapiré na luta, produzidos pela etnia
    GuaraniKaiowá,
    idealizado através do projeto AVA MARANDU. Esse projeto
    desenvolveu cursos de capacitação de produção cinematográfica em aldeias de Mato
    Grosso do Sul, nos quais se produziram, roteirizaram e filmaram dez filmes curtasmetragens
    no ano de 2010. Esta pesquisa visa compreender as representações, os
    elementos de autenticidade, as marcas de preservação da identidade étnica indígena
    através da produção desses audiovisuais e seus desdobramentos, bem como debater a
    forma marginal de cinema como ferramenta de resistência cultural. Na análise dos
    trabalhos fílmicos, destacase
    o processo de mediação dos veículos comunicativos, no
    caso o cinema, como ferramenta de afirmação, divulgação e preservação da cultura
    brasileira. Para tanto, são discutidos os conceitos de construção e representação social
    e cultural nos meios de comunicação como lugar de produção e reafirmação das
    identidades sociais. O cinema indígena produzido no projeto AVA MARANDU deu a
    ver que os índios possuem uma cultura rica, que não são uma civilização “congelada” e
    estão abertos a empréstimos tecnológicos e hibridação cultural; que não podem ser
    vistos como povos primitivos que ficaram no passado.
    PALAVRASCHAVE:
    Cinema Indígena; GuaraniKaiowá;
    Ava Marandu;
    Representação Social.
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