|
20151036: Alfabetização Midiática e Informacional - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Numa sociedade midiatizada e mediada pela tecnologia e os dispositivos móveis, com
acelerada multiplicação de noticias falsas, tanto a escola quanto os veículos de comunicação
de massa são colocados à prova, impelidos a uma revisão de seus princípios, valores e
práticas. A partir da reflexão epistemológica sobre a relação Comunicação e Educação, a
disciplina se propõe a apresentar a urgência da alfabetização midiática e informacional. Com a
aplicação do arcabouço teórico-prático da Educomunicação, com base nos pressupostos
freireanos presentes nos estudos do jornalismo, a proposta é uma reflexão sobre o resgate do
diálogo e da formação crítica para o exercício de um jornalismo que seja capaz de promover a
emancipação de sujeitos.
|
|
|
20151037: Cinema Digital - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A definição e a história do cinema como um campo marcado por crises identitárias, rupturas e previsões apocalípticas. Os impactos ontológicos das novas tecnologias digitais: a noção de realismo, a experiência do tempo e do espaço, a materialidade da imagem, a animação como modelo. As novas regras do consumo cinematográfico: a nostalgia das salas de cinema, o speedwatching etc. O cinema e os demais meios de comunicação, a questão do clichê e o reflexo de uma pós-modernidade líquida
|
|
|
20151040: Comunicação e ciência em plataformas digitais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo dos processos de comunicação digital em plataformas com enfoque na ciência. Narrativas audiovisuais, digitais e móveis, características e especificidades. Novos produtos, novas narrativas e processos comunicacionais na área científica. A produção de conteúdo digital científico. Desafios no combate à desinformação nas plataformas, perspectivas e futuro da comunicação científica digital.
|
|
|
20151038: Comunicação e Educação na perspectiva do Consumo e da Cidadania - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Refletir sobre a relação Comunicação e Educação no contexto de uma sociedade democrática complexa, calcada no consumo, para o fortalecimento de uma atuação cidadã, diante da pluralidade de vozes, disseminação de notícias fraudulentas e posições antgônicas e
díspares. Entender a importância da Comunicação e Educação à luz dos desdobramentos da sociedade contemporânea e das perspectivas tecnológicas para o século 21.
|
|
|
20151035: Comunicação e Mobilização dos Movimentos Sociais da Internet - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Elaborar propostas para investigação da comunicação dos movimentos em rede. A disciplina busca identificar e refletir sobre as diferentes práticas comunicativas e jornalísticas realizadas por movimentos e agregações sociais na cibercultura. E, nesse sentido, problematizar experiências de midialivrismo e ciberativismo para entender o fenômeno da mobilização e participação em rede, no recorte dos movimentos de perspectivas socioambientais e feministas.
|
|
|
20151039: Comunicação e Política - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O fundamento da sociedade em rede e das tecnologias da sociabilidade no controle e na resistência. - Os movimentos sociais na cultura midiativista. - Cibercultura e ciberativismo no incremento da participação social. - Midialivrismo e o jornalismo engajado; o meio como movimento. - Significações e ressignificações da participação em rede.
|
|
|
20151031: Cotidiano e Estética Jornalística - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estética e jornalismo: a racionalidade imbricada na estética jornalística e sua relação com os padrões culturais e ideológicos presentes na vida cotidiana. O dimensionamento da narrativa jornalística como um dos elementos estético-expressivos mais consistentes na sustentação da experiência cotidiana moderna. A construção cultural dos critérios de noticiabilidade em interface com as modificações históricas nos padrões estéticos e narrativos do jornalismo.
|
|
|
20151004: Defesa de Dissertação - 90h |
90 |
Obrigatória |
|
|
|
20151052: Estágio em Docência - 0h |
0 |
Optativa |
|
|
|
20151018: Geografias da Comunicação - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Mato Grosso do Sul é um estado com grande extensão de fronteira seca, o que permite um intercâmbio sócio, econômico, político e cultural significativo nas cidades fronteiriças. Esse contexto acaba por influenciar na composição dos sistemas e das estruturas da mídia radiofônica no âmbito regional. Além disso, na região fronteiriça, as emissoras de rádio apresentam uma estrutura diferenciada com relação à produção dos conteúdos e a disseminação de informações e de entretenimento. Um dos diferenciais é a transmissão em mais de um idioma, configurando um cenário de múltiplos significados com relação à estrutura de produção e de veiculação dos programas radiofônicos. Algumas emissoras trabalham também com o conceito de binacionalidade, caracterizada por uma “legalidade” fronteiriça que perpassa os conteúdos divulgados e agentes da comunicação regional como as fontes e os responsáveis pela produção das informações. Na proposta de Geografia da Mídia Radiofônica e Regionalidade está também a análise de como meios de comunicação extrapolam os limites geográficos de um país e as discussões sobre a territorialidade, os espaços da fronteira sul-mato-grossense e as relações midiáticas que acontecem nesta região.
|
|
|
20151007: Linguagens da Mídia Contemporânea - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A mídia e sociedade estabelecem linguagens que evoluem, desenvolvem a cada período, a cada época, por isso é importante compreender essas linguagens que definem as representações sociais; essas linguagens, tanto na forma conceitual como técnica devem ser compreendidas em sua história, no estabelecimento das representações sociais e como meio privilegiado de comunicação midiática. Para isso é necessário investigar e compreender as teorias da comunicação e seus substratos no jornalismo, como meio privilegiado de enunciação das mensagens informativas.
|
|
|
20151001: Metodologia de Pesquisa em Comunicação - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Natureza do conhecimento científico. Características da pesquisa científica. As etapas de uma pesquisa científica. O projeto de pesquisa: formulação de problema, objetivos, hipóteses etc. Ênfase na revisão bibliográfica. As fontes. Sistemas de organização de trabalhos acadêmicos. Métodos quantitativos e qualitativos. Pressupostos teóricos e técnicas de análise de conteúdo, discussão em grupo (DG), observação participante, pesquisa-ação, entrevistas e elaboração de questionários. Normas técnicas da ABNT para elaboração de trabalhos científicos.
|
|
|
20151042: Mídia e democracia no Brasil Contemporâneo - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
As relações entre o sistema midiático e a esfera política. O impeachment na América Latina. Autoritarismo, Populismo e Conservadorismo na nova República.
|
|
|
20151011: Mídia e Representação Social - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Partindo da apresentação das abordagens teóricas sobre as representações sociais de Marx, Weber, Durkheim e Schutz, a disciplina visa introduzir e discutir a relação entre representação social e mídia, contando nesse quesito com os aportes teóricos de autores contemporâneos que refletem sobre essa relação. Com respeito às representações sociais midiáticas serão discutidos aspectos relativos à construção social de conhecimento, à identidade social, e as relações entre cultura, linguagem e interação social.
|
|
|
20151032: Mídia Fronteiriça - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Compreender os processos de comunicação permeados cada vez mais pela mídia em um ambiente de fronteira exige o aprofundamento de muitas questões. Implica na observação dos aspectos sociais a respeito das cidades fronteiriças com suas interações, identidades e características. A proposta da disciplina é debater conceitos e teorias sobre território, fronteira, globalização da informação e os processos de comunicação existentes em áreas de fronteira. Discutir, também, os fluxos comunicacionais, a mídia televisiva e as atividades telejornalísticas que ocorrem nestas áreas e proporcionar novas discussões e reflexões sobre telejornalismo fronteiriço. Analisar a importância da informação local e o direito dos fronteiriços de receberem notícias relacionadas com os dois lados da fronteira. Descrever a respeito da mídia fronteiriça existente na divisa do Brasil com outros países sul-americanos, observar a relevância da comunicação e das informações que circulam em áreas de divisas internacionais e analisar criticamente as principais características da comunicação e do telejornalismo fronteiriço.
|
|
|
20151043: Mídias e Culturas: Fronteira, Identidade e Regionalidade - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
As relações entre o sistema midiático e a esfera política. O impeachment na América Latina. Autoritarismo, Populismo e Conservadorismo na nova República.
|
|
|
20151041: Mobilidade, Globalização e Cultura - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Sociedades em movimento; globalização, multiculturalismo e mundialização da cultura; mobilidade, comunicação e cultura na sociedade contemporânea; cultura(s) e identidade regional; diversidade cultural e os desafios da cultura regional; hibridismo e etnicidade nos espaços fronteiriços; comunicação: local e global no contexto das manifestações populares sul-matogrossenses.
|
|
|
20151025: Narrativas audiovisuais em displays digitais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Alteração do sistema analógico para digital da televisão. Alteração no modelo tradicional nos processos de construção da narrativa televisiva. Interatividade, multiprogramação, mobilidade e alta definição. Evolução do mercado de radiodifusão, suas tendências e perspectivas. Os displays digitais como nova mídia. A articulação e estratégia das redes sociais em consonância com a produção audiovisual televisiva. Conteúdos produzidos para TV e celular. Novos produtos, novas narrativas e processos comunicacionais.
|
|
|
20151044: Narrativas midiativistas em perspectiva de gênero - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Apresentar conteúdo relacionado às novas tecnologias ligado à televisão e novas narrativas midiáticas. Despertar nos alunos o interesse em estudos relacionados à convergência e narrativa transmídia, além de apresentar o atual cenário que o mercado de radiodifusão vem enfrentando devido à convergência midiática.
|
|
|
20151045: Sociologia das formas comunicativas contemporâneas - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina é devotada ao debate das principais contribuições teórico-conceituais e metodológicas da tradição teórica da sociologia das formas literárias para a compreensão das estéticas comunicativas contemporâneas, adotando-se como ênfase as formas simbólicas de expressão jornalística. Visa propiciar reflexões sobre o aprimoramento de procedimentos de investigação sobre a disseminação social de formas simbólicas comunicativas nas redes sociotécnicas. Propõe-se, assim, uma ampliação da compreensão das teorias da comunicação e do jornalismo no cenário das transformações contemporâneas nas práticas culturais e nas práticas comunicativas e, consequentemente, no contexto de processos potencialmente disruptivos, tais como a expansão da desinformação. Em termos didáticos, busca-se o debate tanto de autores e de obras vinculados à tradição teórica da sociologia das formas literárias que possam contribuir com seus pressupostos conceituais e metodológicos para os estudos teóricos em Jornalismo, quanto, em sentido contrário, a discussão de autores e de obras vinculados aos estudos teóricos do Jornalismo que forneçam subsídios teórico-conceituais e metodológicos em diálogo com os pressupostos da sociologia das formas literárias. Vislumbrase o desvelamento das relações entre as dimensões estético-expressiva, ético-deontológica e pragmática das notícias no terreno jornalístico convencional e no universo mais amplo de suas apropriações expressivas, a exemplo das chamadas “fake news”.
|
|
|
20151046: Softwares, Plataformas e Inovação nas linguagens midiáticas - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Evolução tecnológica dos meios de comunicação e informação. Impacto das tecnologias e processos de inovação no jornalismo. A linguagem do software nas mídias contemporâneas. Estudos de interface. Pesquisa prática experimental e pesquisa aplicada. Problemas da técnica. Crítica da tecnologia.
|
|
|
20151047: Studies of reference texts in Journalism - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Studies of reference articles and classic texts in English in the field of Journalism Theories. English as a Medium of Instruction (EMI) methodology. Directed readings and structural analysis of scientific articles. Basic tools for the construction of foreign language scientific articles in the fields of Communication and Journalism. / Estudos de textos clássicos e de artigos de referência em Teorias do Jornalismo em Língua Inglesa. Metodologia English as a Medium of Instruction (EMI). Leituras dirigidas e análises estruturais de artigos. Subsídios básicos para a construção de artigos científicos em idioma estrangeiro nos campos da Comunicação e do Jornalismo.
|
|
|
20151002: Teorias da Comunicação - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
O objeto da Comunicação Social. Contribuições interdisciplinares para a constituição de uma Teoria da Comunicação. As diversas correntes teóricas. Teorias voltadas para a construção de significado e as representações sociais no processo comunicativo. Mídia, sistemas simbólicos e imaginário contemporâneo. Codificação, transmissão e decodificação de textos e imagens da mídia Produção, distribuição e consumo de bens culturais na realidade brasileira. A comunicação de massa e a cultura latino-americana. Transformações históricas, processo de comunicação e seu inter-relacionamento, com ênfase no período contemporâneo.
|
|
|
20151013: Teorias do Jornalismo - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina estuda os fundamentos epistemológicos do jornalismo considerando a natureza social da informação e os fatores políticos, econômicos e culturais como estruturantes da prática e do discurso jornalístico. Analisa a origem e evolução das teorias do jornalismo, do pioneirismo de Peceur ao Newsmaking. Busca identificar como as estruturas operacionais, organizacionais, tecnológicas e a mediação pessoal intervêm no processo de produção da notícia. Visa ainda compreender a atuação do jornalismo na construção social da realidade.
|
|
|
20151048: Tópicos Especiais I - 15h |
15 |
Optativa |
|
|
|
20151049: Tópicos Especiais II - 30h |
30 |
Optativa |
|
|
|
20151050: Tópicos Especiais III - 45h |
45 |
Optativa |
|
|
|
20151051: Tópicos Especiais IV - 60h |
60 |
Optativa |
|
|