|
20094085: A Educação Ambiental e os Ecossistemas Terrestres - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O estudo da estrutura e dinâmica da parte vegetal dos ecossistemas terrestres permite discutir as causas e consequências da sua degradação, assim como da necessidade de preservação, manejo, visando a estabelecer relações entre a vegetação nativa e a comunidade a ela associada quanto aos aspectos históricos, geográficos, sociais e ecológicos.
|
|
|
20094086: A Formação Docente e as Relações Pedagógicas Teórico-Práticas na Escola - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos epistemológicos da formação de professores. O saber escolar e o desenvolvimento pedagógico. O currículo e a natureza dos conteúdos de aprendizagem: a integração entre ciência, tecnologia e cultura. A sala de aula e a vivência pedagógica.
|
|
|
20094063: Atividades Especiais - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Conforme Regulamento aprovado pelo Colegiado do Curso.
|
|
|
20094068: Atividades Programadas e Orientadas I - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Definidas e aprovadas no Plano de Estudos do Mestrando.
|
|
|
20094069: Atividades Programadas e Orientadas II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Definidas e aprovadas no Plano de Estudos do Mestrando.
|
|
|
20094064: Defesa de Dissertação - 90h |
90 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Prevista para os que concluíram os créditos obrigatórios e o exame de qualificação, a disciplina visa a redação do relatório de pesquisa e a sua defesa, sob a supervisão do orientador.
|
|
|
20094087: Educação Ambiental e a Biodiversidade - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estrutura e dinâmica dos ecossistemas. Causas e consequências da degradação ambiental. O conhecimento socioambiental para a conservação e manejo dos ecossistemas. Temas emergentes em Educação Ambiental.
|
|
|
20094088: Educação Ambiental em Tempos de Crise Climática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Interseções entre os recursos ambientais, gênero e educação ambiental no contexto das mudanças climáticas e das desigualdades socioambientais. Impactos da crise hídrica sobre a mulheres e as comunidades tradicionais, com foco nas práticas culturais, na justiça socioambiental e no acesso à água. Estratégias educativas e políticas públicas voltadas para a gestão sustentável da água, equidade de gênero e fortalecimento das capacidades locais.
|
|
|
20094089: Epistemologias da Educação Ambiental - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A relação entre o ambiente e as diferentes sociedades ao longo da história da humanidade. Neoliberalismo, globalização e sustentabilidade; O ambiente como preocupação e responsabilidade da educação; Paradigmas, fundamentos e teorias da educação ambiental: Complexidade, Decolonialidade, Saberes Ambientais, Pensamento Crítico. Epistemologias críticas.
|
|
|
20094090: Estágio de Docência I - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Compreende atribuições relativas a encargos acadêmicos associados a atividades acadêmicas de Graduação, sob a supervisão de seu orientador, seguindo regulamentação específica das agências financiadoras e Regulamento do Curso.
|
|
|
20094091: Ética, Ciência e Tecnologia - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A relação entre ética e o processo de construção de conhecimento. A definição de ciência e o papel da tecnologia e seus efeitos na subjetividade e na comunidade moral e política.
|
|
|
20094008: Formação do Professor de Ciências - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tendências e perspectivas da formação inicial e continuada de professores de Ciências. O desenvolvimento profissional de professores do ensino básico e universitário, na perspectiva da articulação entre os conhecimentos pedagógicos e os conhecimentos específicos de cada área do conhecimento. Contribuições teórico-metodológicas e epistemológicas da literatura específica na formação docente em Ciências.
|
|
|
20094092: História Filosofia e Sociologia da Ciência para o Ensino de Ciências - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Epistemologia Contemporânea e Historiografia da Ciência. Abordagens de Natureza da Ciência; Análise e Construção de Textos Históricos e recursos didáticos para o Ensino de Ciências; Metodologias de Ensino Centradas em História e Filosofia da Ciência.
|
|
|
20094093: Legislação Ambiental, Crise Ambiental e a Formação do Educador - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Histórico e evolução da legislação ambiental brasileira: o Estado e a Sociedade Civil. A crise socioambiental. As políticas públicas e a formação do educador ambiental. A EA no ensino formal e não formal. Temas e problemas ambientais locais e estudos de caso.
|
|
|
20094065: Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Características de um problema científico. Tipos de pesquisa: quantitativa e qualitativa. Instrumentos de coleta de dados.
Divulgação científica. Estruturação de projeto de pesquisa e monografia.
|
|
|
20094094: Pesquisa em Ensino de Biologia: Abordagens e Perspectivas - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A consolidação do Ensino de Biologia como área de pesquisa. A pesquisa em Ensino de Biologia e suas abordagens. A formação do espírito científico e a construção do conhecimento em ciências para a pesquisa no ensino de Biologia. O professor de Biologia como pesquisador. Tendências na pesquisa em Ensino de Biologia.
|
|
|
20094095: Pesquisa em Ensino de Física: Abordagens e Perspectivas - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A pesquisa em Ensino de Física no contexto do Brasil e Internacional. Aspectos metodológicos, Linhas temáticas, tendências e principais referenciais teóricos da Pesquisa em Ensino de Física e possibilidades de integração com outras áreas de conhecimento. Perspectivas futuras para o Ensino de Física na América Latina em diálogo com outros continentes do mundo.
|
|
|
20094096: Pesquisa em Ensino de Química: Abordagens e Perspectivas - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Panorama histórico e contemporâneo da Pesquisa em Ensino de Química. Aspectos metodológicos, abordagens, tendências e principais referenciais teóricos da Pesquisa em Educação Química. Estudo acerca da natureza, abordagem e metodologia de análise de informações na pesquisa.
|
|
|
20094097: Políticas Educacionais e a Formação de Professores de Ciências da Natureza - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Concepções de Políticas educacionais, Estado e sociedade civil. A organização dos sistemas de ensino no Brasil. As políticas de formação inicial e de professores no Brasil nos anos 2000: histórico e bases legais. As políticas estaduais para formação de professores de Ciências da Natureza em MS.
|
|
|
20094098: Representações e Percepção Ambiental - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Relação sociedade-natureza; Representações sociais e fundamentos da percepção ambiental; Percepções e representações da realidade; Topofilia e Biofilia; Percepção Ambiental como instrumento de planejamento, gerenciamento e pesquisa em educação ambiental.
|
|
|
20094082: Seminário de Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina visa a finalização da metodologia dos projeto de pesquisa dos mestrandos com o seu orientador e a apresentação do mesmo em seminário avaliativo.
|
|
|
20094060: Seminários de Pesquisa I - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Discussão do Referencial Teórico dos projetos de pesquisa dos mestrandos.
|
|
|
20094061: Seminários de Pesquisa II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Discussão do desenvolvimento da pesquisa dos mestrandos.
|
|
|
20094099: Tecnologias Educacionais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tecnologias da Informação e da Comunicação: processo histórico, concepções e uso social. As tecnologias na formação inicial e continuada de professores no Brasil: bases legais e teórico-práticas. Softwares e aplicativos para o Ensino de Ciências. Ambientes virtuais de aprendizagem. Educação a Distância. Internet, Mídias sociais, Inteligência Artificial: enfoques contemporâneos.
|
|
|
20094025: Teorias de Aprendizagem - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos da construção histórica das teorias de aprendizagem e suas bases epistemológicas. Concepções objetivistas e subjetivistas. O interacionismo: linhas cognitivista, sócio-histórica e sócio-cultural.
|
|
|
20094044: Tópicos Especiais - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|
|
20094043: Tópicos Especiais - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|
|
20094045: Tópicos Especiais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|
|
20094041: Tópicos Especiais - 15h |
15 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|