Mestrado em Ensino de Ciências

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
20094085: A Educação Ambiental e os Ecossistemas Terrestres - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

O estudo da estrutura e dinâmica da parte vegetal dos ecossistemas terrestres permite discutir as causas e consequências da sua degradação, assim como da necessidade de preservação, manejo, visando a estabelecer relações entre a vegetação nativa e a comunidade a ela associada quanto aos aspectos históricos, geográficos, sociais e ecológicos.

20094086: A Formação Docente e as Relações Pedagógicas Teórico-Práticas na Escola - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Aspectos epistemológicos da formação de professores. O saber escolar e o desenvolvimento pedagógico. O currículo e a natureza dos conteúdos de aprendizagem: a integração entre ciência, tecnologia e cultura. A sala de aula e a vivência pedagógica.

20094063: Atividades Especiais - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Conforme Regulamento aprovado pelo Colegiado do Curso.

20094068: Atividades Programadas e Orientadas I - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Definidas e aprovadas no Plano de Estudos do Mestrando.

20094069: Atividades Programadas e Orientadas II - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Definidas e aprovadas no Plano de Estudos do Mestrando.

20094064: Defesa de Dissertação - 90h 90 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Prevista para os que concluíram os créditos obrigatórios e o exame de qualificação, a disciplina visa a redação do relatório de pesquisa e a sua defesa, sob a supervisão do orientador.

20094087: Educação Ambiental e a Biodiversidade - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Estrutura e dinâmica dos ecossistemas. Causas e consequências da degradação ambiental. O conhecimento socioambiental para a conservação e manejo dos ecossistemas. Temas emergentes em Educação Ambiental.

20094088: Educação Ambiental em Tempos de Crise Climática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Interseções entre os recursos ambientais, gênero e educação ambiental no contexto das mudanças climáticas e das desigualdades socioambientais. Impactos da crise hídrica sobre a mulheres e as comunidades tradicionais, com foco nas práticas culturais, na justiça socioambiental e no acesso à água. Estratégias educativas e políticas públicas voltadas para a gestão sustentável da água, equidade de gênero e fortalecimento das capacidades locais.

20094089: Epistemologias da Educação Ambiental - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

A relação entre o ambiente e as diferentes sociedades ao longo da história da humanidade. Neoliberalismo, globalização e sustentabilidade; O ambiente como preocupação e responsabilidade da educação; Paradigmas, fundamentos e teorias da educação ambiental: Complexidade, Decolonialidade, Saberes Ambientais, Pensamento Crítico. Epistemologias críticas.

20094090: Estágio de Docência I - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Compreende atribuições relativas a encargos acadêmicos associados a atividades acadêmicas de Graduação, sob a supervisão de seu orientador, seguindo regulamentação específica das agências financiadoras e Regulamento do Curso.

20094091: Ética, Ciência e Tecnologia - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

A relação entre ética e o processo de construção de conhecimento. A definição de ciência e o papel da tecnologia e seus efeitos na subjetividade e na comunidade moral e política.

20094008: Formação do Professor de Ciências - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Tendências e perspectivas da formação inicial e continuada de professores de Ciências. O desenvolvimento profissional de professores do ensino básico e universitário, na perspectiva da articulação entre os conhecimentos pedagógicos e os conhecimentos específicos de cada área do conhecimento. Contribuições teórico-metodológicas e epistemológicas da literatura específica na formação docente em Ciências.

20094092: História Filosofia e Sociologia da Ciência para o Ensino de Ciências - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Epistemologia Contemporânea e Historiografia da Ciência. Abordagens de Natureza da Ciência; Análise e Construção de Textos Históricos e recursos didáticos para o Ensino de Ciências; Metodologias de Ensino Centradas em História e Filosofia da Ciência.

20094093: Legislação Ambiental, Crise Ambiental e a Formação do Educador - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Histórico e evolução da legislação ambiental brasileira: o Estado e a Sociedade Civil. A crise socioambiental. As políticas públicas e a formação do educador ambiental. A EA no ensino formal e não formal. Temas e problemas ambientais locais e estudos de caso.

20094065: Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Características de um problema científico. Tipos de pesquisa: quantitativa e qualitativa. Instrumentos de coleta de dados.
Divulgação científica. Estruturação de projeto de pesquisa e monografia.

20094094: Pesquisa em Ensino de Biologia: Abordagens e Perspectivas - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

A consolidação do Ensino de Biologia como área de pesquisa. A pesquisa em Ensino de Biologia e suas abordagens. A formação do espírito científico e a construção do conhecimento em ciências para a pesquisa no ensino de Biologia. O professor de Biologia como pesquisador. Tendências na pesquisa em Ensino de Biologia.

20094095: Pesquisa em Ensino de Física: Abordagens e Perspectivas - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

A pesquisa em Ensino de Física no contexto do Brasil e Internacional. Aspectos metodológicos, Linhas temáticas, tendências e principais referenciais teóricos da Pesquisa em Ensino de Física e possibilidades de integração com outras áreas de conhecimento. Perspectivas futuras para o Ensino de Física na América Latina em diálogo com outros continentes do mundo.

20094096: Pesquisa em Ensino de Química: Abordagens e Perspectivas - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Panorama histórico e contemporâneo da Pesquisa em Ensino de Química. Aspectos metodológicos, abordagens, tendências e principais referenciais teóricos da Pesquisa em Educação Química. Estudo acerca da natureza, abordagem e metodologia de análise de informações na pesquisa.

20094097: Políticas Educacionais e a Formação de Professores de Ciências da Natureza - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Concepções de Políticas educacionais, Estado e sociedade civil. A organização dos sistemas de ensino no Brasil. As políticas de formação inicial e de professores no Brasil nos anos 2000: histórico e bases legais. As políticas estaduais para formação de professores de Ciências da Natureza em MS.

20094098: Representações e Percepção Ambiental - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Relação sociedade-natureza; Representações sociais e fundamentos da percepção ambiental; Percepções e representações da realidade; Topofilia e Biofilia; Percepção Ambiental como instrumento de planejamento, gerenciamento e pesquisa em educação ambiental.

20094082: Seminário de Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

A disciplina visa a finalização da metodologia dos projeto de pesquisa dos mestrandos com o seu orientador e a apresentação do mesmo em seminário avaliativo.

20094060: Seminários de Pesquisa I - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Discussão do Referencial Teórico dos projetos de pesquisa dos mestrandos.

20094061: Seminários de Pesquisa II - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Discussão do desenvolvimento da pesquisa dos mestrandos.

20094099: Tecnologias Educacionais - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Tecnologias da Informação e da Comunicação: processo histórico, concepções e uso social. As tecnologias na formação inicial e continuada de professores no Brasil: bases legais e teórico-práticas. Softwares e aplicativos para o Ensino de Ciências. Ambientes virtuais de aprendizagem. Educação a Distância. Internet, Mídias sociais, Inteligência Artificial: enfoques contemporâneos.

20094025: Teorias de Aprendizagem - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Aspectos da construção histórica das teorias de aprendizagem e suas bases epistemológicas. Concepções objetivistas e subjetivistas. O interacionismo: linhas cognitivista, sócio-histórica e sócio-cultural.

20094044: Tópicos Especiais - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.

20094043: Tópicos Especiais - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.

20094045: Tópicos Especiais - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.

20094041: Tópicos Especiais - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.