Mestrado em Antropologia Social

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Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
MARCAS DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: UMA ETNOGRAFIA DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E NARRADAS
Curso Mestrado em Antropologia Social
Tipo Dissertação
Data 11/03/2024
Área ANTROPOLOGIA
Orientador(es)
  • Francesco Romizi
Orientando(s)
  • Maiara Ricalde Machado Avanci
Banca
  • Aparecido Francisco dos Reis
  • Asher Grochowalski Brum Pereira
  • Francesco Romizi
Resumo
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    UM DIA A GENTE COME, NO OUTRO NÃO: AS CONDIÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO EMBARCADO NO PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE
    Curso Mestrado em Antropologia Social
    Tipo Dissertação
    Data 01/02/2024
    Área ANTROPOLOGIA
    Orientador(es)
    • Ricardo Luiz Cruz
    Orientando(s)
    • Tatiane Aparecida Dreger de Souza Fernandes
    Banca
    • Flavia Freire Dalmaso
    • Ricardo Luiz Cruz
    • Thiago Araujo Santos
    Resumo O trabalho dos embarcados no Pantanal Sul Mato-grossense é uma atividade que produz sociabilidades, pertencimento e afetividades, dando origem a um conjunto de significados dentro de uma dinâmica relacional e de poder. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as condições sociais dos trabalhadores embarcados que residem no Pantanal Sul Mato-grossense, ou seja, como essa atividade é socialmente construída sob os prismas desses agentes e de outros atores ao se redor, notadamente das pessoas envolvidas no campo do turismo. Para tal, a etnografia foi o método principal desta pesquisa; realizando trabalho de campo; entrevistas; e conversas informais com estes trabalhadores, além de manter vínculo com os interlocutores por meio de aplicativo de mensagens. A análise evidencia como esta profissão está dentro de um conjunto de etapas das cadeias produtivas que atingiram as atividades laborais no Pantanal Sul. Outro aspecto é como a produção social e territorial do trabalho precarizado submete estes sujeitos a uma posição de invisibilidade e vulnerabilidade de suas vidas sociais, impactando suas esferas de direitos. Contudo, ao observar as dimensões simbólicas e subjetivas destes indivíduos, percebeu-se que está profissão não é apenas uma forma de acúmulo do capital/mercado turístico utilizando-se do trabalho social não pago. Na realidade, esta profissão, para além do campo econômico, é uma forma dos trabalhadores embarcados serem reconhecidos por seus familiares, comunidade e, por eles mesmos - conferindo significado, legitimidade ou reconhecimento às suas trajetórias sociais, num contexto marcado pela naturalização das suas condições precárias de vida.
    Palavras-chave: Trabalho. Trabalhadores Embarcados. Precariedade. Pantanal Sul.
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    A MOBILIDADE TRANSFRONTEIRIÇA DOS GUARANI E KAIOWÁ DE ÑANDE RU MARANGATU: a oguatá de Kuña Rory
    Curso Mestrado em Antropologia Social
    Tipo Dissertação
    Data 26/01/2024
    Área ANTROPOLOGIA
    Orientador(es)
    • Antonio Hilario Aguilera Urquiza
    Orientando(s)
    • Daniele de Souza Osório
    Banca
    • Antonio Hilario Aguilera Urquiza
    • Lauriene Seraguza Olegário e Souza
    • Maria Raquel da Cruz Duran
    Resumo
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      OS FILHOS BRANCOS DA FÉ DE NEGRA RAIZ: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO EM UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ DE CAMPO GRANDE – MS
      Curso Mestrado em Antropologia Social
      Tipo Dissertação
      Data 30/11/2023
      Área ANTROPOLOGIA
      Orientador(es)
      • Francesco Romizi
      Orientando(s)
      • Gabriel Pereira Garcia
      Banca
      • Andreas Hofbauer
      • Francesco Romizi
      • Priscila Lini
      Resumo Em um país racista como o Brasil o número significativo de pessoas que professam a religiosidade candomblecista é um fenômeno que subverte a lógica social dominante. Ao longo de nossa experiência dentro do terreiro, percebemos que a constituição étnico-racial majoritariamente branca confirmava essa observação. Por essa razão, o presente trabalho se propôs a estudar o fenômeno do embranquecimento do candomblé, assim como suas possíveis consequências nas dinâmicas vividas dentro dessa experiência religiosa afrodiaspórica; entre elas analisamos também a presença daquele conjunto de fenômenos, de afirmação cultural e política da superioridade do homem branco, conhecido como branquitude. Dessa forma, apoiando-nos numa revisão bibliográfica da antropologia das religiões afro-brasileiras e estabelecendo um diálogo com as teorias psicanalíticas que analisam a temática da branquitude, realizamos uma pesquisa de campo no terreiro Axé Nascente, situado em Campo Grande–MS; tratou-se de uma etnografia efetuada por etnógrafo nativo, com a realização de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Da análise proporcionada, o terreiro apareceu menos embranquecido do que as percepções iniciais sugeriam, mas atravessado por movimentos de branquitude, que se tornavam particularmente visíveis em momentos caracterizados pela experiência de alteridade; esta se dava, ora pela presença, no terreiro, de sacerdotes externos à comunidade estudada, ora pelas fricções com a condução da sociedade abrangente com ênfase no processo de urbanização como propulsor dessas forças. Por outro lado, a partir da análise do universo simbólico da cosmologia afrodiaspórica presente no candomblé, que se materializa pela prática ritual, deparamo-nos com uma força ontologicamente informadora da identidade e dos discursos, que resulta em uma transformação dos indivíduos a partir da introjeção de valores que chamamos de pretitudes. Assim, restou evidente que, mesmo estando presente a branquitude, o terreiro se estabelece também como um ambiente de corrosão da branquitude, pela contra força que exerce a partir de uma pretitude em movimento.
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      CATÓLICO, GAY E SOROPOSITIVO: UM BIOGRAFEMA SOBRE A VIDA
      Curso Mestrado em Antropologia Social
      Tipo Dissertação
      Data 29/11/2023
      Área ANTROPOLOGIA
      Orientador(es)
      • Asher Grochowalski Brum Pereira
      Orientando(s)
      • Rebeca de Azevedo
      Banca
      • Anaxsuell Fernando da Silva
      • Asher Grochowalski Brum Pereira
      • Priscila Lini
      Resumo Este trabalho tem como objetivo a escrita de uma biografema, com base na concepção de Roland Barthes (2003), sobre um homem paraense e negro, que cresceu junto de sua avó, na igreja, e ao decorrer da puberdade, e curiosidades que surgem pelo caminho, descobre suas atrações por homens. Entre uma relação e outra, uma expulsão do seminário, e a sensação de ter seu projeto de vida destruído, acaba por se descobrir soropositivo, em um teste rotineiro de ISTs. Desse modo, através de Morte e Vida PositHIVa (2018) uma biografia de Beto Volpe, Will to Live (2007), em que João Biehl retrata a vivência de pessoas que vivem com HIV na instituição Caasah, também em seu livro Vita (2005), onde conta a história de vida de Catarina que encontra-se em uma casa terapêutica em Porto Alegre, e nos escritos de Didier Fassin, com When bodies remember (2007) em que apresenta experiências de pessoas com Aids (inclusive experiências espirituais) e suas políticas a respeito, é que se desenvolve essa dissertação, iniciando-se na infância, passando pela adolescência e juventude, até os dias atuais da vida de Sabiá. Assim sendo, o intuito é contribuir com outra perspectiva sobre pessoas que vivem com HIV, sem estigma, preconceitos e retratando uma realidade que outrora - há 42 anos - não se imaginava: viver bem e saudável com HIV, com expectativa de vida e vontade de viver tudo que se quer e é possível, através de entrevistas em profundidade, observação participante e elementos gráficos que retratam fotografias da vida do interlocutor e de fabulações que surgem por meio de sua história.
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      SÓ POR CURTIÇÃO: UMA ETNOGRAFIA SOBRE O USO DO VAPE POR JOVENS EM CAMPO GRANDE - MS
      Curso Mestrado em Antropologia Social
      Tipo Dissertação
      Data 25/10/2023
      Área ANTROPOLOGIA
      Orientador(es)
      • Priscila Lini
      Orientando(s)
      • Dihego Flores Espindola
      Banca
      • Anaxsuell Fernando da Silva
      • Asher Grochowalski Brum Pereira
      • Priscila Lini
      Resumo A presente pesquisa tem por objetivo descrever e elaborar uma etnografia sobre a interação social e analisar as suas consequências no uso de dispositivos eletrônicos de fumar (def’s) por jovens, um comportamento cada vez mais recorrente em eventos, festas, faculdades e bares da Cidade de Campo Grande/MS, especialmente entre o público universitário e estudantes de pré-vestibular. Com isso, busco compreender como o rito se estabelece e mobiliza a ação simbólica, comportamentos e afetos entre os jovens, perfazendo uma distinção de identidade, ao mesmo tempo em que provoca a construção e desintegração dos grupos sociais pesquisados. Foi realizado, portanto, um trabalho de campo, com descrição densa e relatos de interlocutores em fases e posições diferentes, diversidade de gênero, faixa etária e classe social média-alta. Para a análise antropológica, recorri a Erving Goffman com as noções de “Interação Social”, “Máscara Caída”, “Ação Simbólica” e a Stuart Hall com a noção de “Identidade”. Infiro, em minhas considerações finais, que a interação social promovida pelas festas e consumo exagerado dos def’s propicia uma relação de processos ritualísticos e busca constante de afirmação em sua identidade social. Desta forma, o ritual elabora tanto um momento de construção de interação social, quanto o momento de máscara caída, quando após os diagnósticos de doenças pulmonares os indivíduos são abandonados pelo seu grupo e não fazem mais esforços para a manutenção deles.




      PALAVRAS-CHAVE: Interação Social; Identidade; Máscara Caída; Vape; Def’s;
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      EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO SOBRE A COMUNIDADE SURDA DE SINOP - MT
      Curso Mestrado em Antropologia Social
      Tipo Dissertação
      Data 09/10/2023
      Área ANTROPOLOGIA
      Orientador(es)
      • Flavia Freire Dalmaso
      Orientando(s)
      • Flavio Penteado de Souza
      Banca
      • Flavia Freire Dalmaso
      • José Renato de Carvalho Baptista
      • Priscila Farfan Barroso
      Resumo A presente pesquisa tem como objetivo compreender através de um mapeamento antropológico os discursos e as práticas que são produzidas em torno da surdez e das pessoas surdas por Surdos, seus familiares e profissionais da área de saúde e da educação do município de Sinop, em Mato Grosso. Este estudo propõe uma abordagem qualitativa etnográfica a partir dos campos de vivência das pessoas surdas, tais como: escolas, postos de saúde, igrejas e eventos que contam com a participação de Surdos e ouvintes. Os meus interlocutores Surdos se identificam como “pessoas surdas”, isso independente de seu grau de perda auditiva, diferentemente das classificações utilizadas no campo da saúde. As pessoas surdas se caracterizam a partir de sua identidade enquanto falantes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e participantes da Associação de Surdos como uma espécie de comunidade que abriga não somente Surdos, mas também seus familiares e amigos ouvintes e Tradutores Intérpretes de Libras (Tils). Na prática, a concepção sobre ser “Surdo” é precedida pelo autorreconhecimento e o sentimento de pertencimento da comunidade surda, como afirmam meus interlocutores. Em linhas gerais, a partir da Associação de Surdos de Sinop (Assinop), apresento os entrelaçamentos do que é a Cultura, Comunidade e Identidade Surda e o que estes conceitos têm a dizer sobre esses sujeitos que vivem de um modo particular que diverge da identidade dos ouvintes, que são as pessoas falantes das línguas orais. Para meus interlocutores a Assinop é seu principal ponto de referência e por meio dela lutam por valorização de sua língua, a inserção no mercado de trabalho, busca por maior acessibilidade na área da saúde, uma educação inclusiva e humanizadora, promoção de cursos de ensino de Libras para ouvintes e Surdos, entre outras ações.
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      AS PRÁTICAS INTERCULTURAIS NA ESCOLA INDÍGENA TERENA DE LALIMA: os desafios de uma educação escolar diferenciada
      Curso Mestrado em Antropologia Social
      Tipo Dissertação
      Data 22/09/2023
      Área ANTROPOLOGIA
      Orientador(es)
      • Maria Raquel da Cruz Duran
      Orientando(s)
      • Eduardo dos Santos Rodrigues
      Banca
      • Antonio Carlos Seizer da Silva
      • Francesco Romizi
      • Maria Raquel da Cruz Duran
      • Onilda Sanches Nincao
      Resumo RESUMO


      No Brasil, por muito tempo, as práticas educacionais destinadas a indígenas tinham como objetivo civilizá-los, assimilá-los e integrá-los a sociedade nacional. Com a Constituição Federal de 1988 (CF88) essa concepção mudou, sendo possível a contribuição das populações indígenas à educação escolar indígena, transformando-a em uma educação especifica, diferenciada e intercultural, ao modo próprio. É nesse contexto que o presente trabalho se insere, tendo como objetivo geral analisar os desafios das práticas interculturais dos professores indígenas em duas escolas indígenas localizadas na Aldeia Lalima (Terra Indígena de Lalima), em Miranda, no Estado de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada para este trabalho foi a revisão bibliográfica de autores que estudam a temática, utilizando além disso métodos próprios da Antropologia, entre os quais a observação participante e a autoetnografia, ou seja, a realização de trabalho de campo em diálogo com a experiência do próprio autor deste trabalho, que é professor indígena na referida aldeia. A pesquisa aponta a existência de algumas mudanças nas práticas de ensino na educação escolar em Lalima pós-CF88, contudo, com dificuldades, desafios, caminhando, portanto, a passos lentos. Entre os desafios observados em campo, fazemos notar a ambiguidade do termo intercultural em sua relação com a colonialidade interna. Assim, um modo de avançar no processo de conquista de uma educação escolar indígena intercultural mais complexo seria o de assumir uma postura critica decolonial, como perspectiva norteadora da superação da desigualdade, do colonialismo interno, ruma à construção de uma educação escolar indígena mais próxima daquilo que encontramos nos moldes legais.

      PALAVRAS-CHAVE: Terena; Práticas interculturais; Educação Escolar Indígena; Autonomia, Decolonialidade.
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      POR TRÁS DAS GRADES E FORA DAS GRADES: Um estudo antropológico sobre ressocialização no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira em Campo Grande - MS
      Curso Mestrado em Antropologia Social
      Tipo Dissertação
      Data 11/09/2023
      Área ANTROPOLOGIA
      Orientador(es)
      • Asher Grochowalski Brum Pereira
      Orientando(s)
      • JOSÉ ADAUTO ROCHA DA SILVA
      Banca
      • Asher Grochowalski Brum Pereira
      • Caique Ribeiro Galicia
      • Karine Biondi
      • Priscila Lini
      Resumo Este trabalho tem como objetivo estudar a ressocialização de detentos no Centro Penal e Agroindustrial da Gameleira em Campo Grande MS, de regime semiaberto. A ressocialização de presos é um tema muito discutido na sociedade, principalmente pelo fato da sua ineficiência mostrada pelo alto índice de retorno de egressos ao sistema prisional. Para compreendermos como funciona a ressocialização de presos neste presídio, primeiro, abordaremos um estudo sobre desigualdade social, onde se compreende como sendo fator importante para a entrada no mundo do crime. Segundo o trabalho fará um levantamento sobre a realidade dos presídios em nosso país e sua população carcerária através de gráficos e levantamentos de dados realizados pelo sistema prisional de nosso país. Por último, através do método etnográfico, realizaremos trabalho de campo no CPAIG, conhecendo toda a estrutura usada para a ressocialização de detentos e através de entrevistas estruturadas, informações e observações se fará uma descrição densa de todo processo usado para a ressocialização de presos nesta instituição.

      Palavras Chaves: Ressocialização, sistema prisional brasileiro, desigualdade social, centro penal agroindustrial da gameleira.
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      TRABALHO SEXUAL DE HOMENS EM ESPAÇOS DE RELACIONAMENTO ON-LINE NA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS
      Curso Mestrado em Antropologia Social
      Tipo Dissertação
      Data 31/08/2023
      Área ANTROPOLOGIA
      Orientador(es)
        Orientando(s)
          Banca
          • Asher Grochowalski Brum Pereira
          • Guilherme Rodrigues Passamani
          • Marcelo Victor da Rosa
          Resumo
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            TRABALHO SEXUAL DE HOMENS EM ESPAÇOS DE RELACIONAMENTO ON-LINE NA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS
            Curso Mestrado em Antropologia Social
            Tipo Dissertação
            Data 31/08/2023
            Área ANTROPOLOGIA
            Orientador(es)
            • Guilherme Rodrigues Passamani
            Orientando(s)
            • Alan Pereira Ribeiro
            Banca
            • Asher Grochowalski Brum Pereira
            • Guilherme Rodrigues Passamani
            • Marcelo Victor da Rosa
            Resumo O mercado do trabalho sexual de homens no Brasil, apesar de incipiente, apresenta inúmeras possibilidades investigativas no que concerne aos estudos sobre gênero, sexualidade, universo on-line e antropologia. Nessa perspectiva, a presente dissertação pretendeu compreender o trabalho sexual de homens em espaços de relacionamento on-line na cidade de Campo Grande (MS). Do ponto de vista metodológico, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de viés etnográfico, com base nas observações on-line, conversas informais, entrevistas semiestruturadas e reflexões bibliográficas. Constituiu-se, assim, como campo de análise a compreensão das dinâmicas, trânsitos, relações e práticas que envolvem o trabalho sexual de homens a partir de aplicativos de smartphones e sites de anúncios que agenciam ou oferecem serviços sexuais. Entre as análises produzidas, está a reflexão sobre as estratégias adotadas pelos interlocutores para a produção dos perfis e à “conquista” de potenciais clientes quando da oferta de serviços sexuais comercializados nesses espaços on-line; os principais regimes de visibilidade, trânsitos, circulação, mobilidade e desejos adotadas; a representatividade do corpo como objetificação de símbolos e valores no mercado do sexo nos espaços on-line; e como essas práticas produzem, reproduzem e tensionam determinados marcadores sociais. Além disso, cabe ressaltar, o trabalho sexual é percebido por parte dos interlocutores enquanto um trabalho, mesmo este sendo visto enquanto marginal e estigmatizado no meio social.

            Palavras-chave: trabalho sexual; economias sexuais; sexualidade e gênero.
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            SORAYA THRONICKE, A SENADORA DO BOLSONARO: ENTENDENDO SUA CAMPANHA E VITÓRIA
            Curso Mestrado em Antropologia Social
            Tipo Dissertação
            Data 28/06/2023
            Área ANTROPOLOGIA URBANA
            Orientador(es)
              Orientando(s)
                Banca
                  Resumo
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                    SORAYA THRONICKE, A SENADORA DO BOLSONARO: ENTENDENDO SUA CAMPANHA E VITÓRIA
                    Curso Mestrado em Antropologia Social
                    Tipo Dissertação
                    Data 28/06/2023
                    Área ANTROPOLOGIA URBANA
                    Orientador(es)
                    • Alvaro Banducci Junior
                    Orientando(s)
                    • Caroline Holanda Queiroz Leite
                    Banca
                    • Alvaro Banducci Junior
                    • Francesco Romizi
                    • Victor Garcia Miranda
                    Resumo O objetivo dessa dissertação é entender as motivações que fizeram com que o eleitorado votasse e se identificasse com a candidata ao senado Soraya Vieira Thronicke em 2018. Para buscar entender como o eleitor escolhe um candidato, foi necessário situar situá-lo estabelecendo um contexto entre a antropologia política com a política em si. Posteriormente é apresentando a figura do comportamento do voto do eleitor, e as possíveis influências coletivas e individuais que podem servir como motivação para justificar esse voto. Por se tratar do estudo de uma campanha realizada por uma mulher, se torna essencial mostrar as barreiras e adversidades enfrentadas pelo gênero feminino ao tentar se eleger a um cargo político. A história de vida da Senadora juntamente com sua campanha eleitoral, precisaram ser minuciosamente demostradas, já que para entender a identificação do eleitor com a senadora, foi indispensável mostrar como ela se apresentou para esse eleitor em sua campanha. O trabalho de campo se deu inicialmente, na realização de entrevistas virtuais e presenciais com os eleitores da candidata. No entanto, devido ao decorrer do tempo entre as eleições e as entrevistas, tanto os eleitores quanto a própria senadora passaram por mudanças em suas posturas e posicionamentos políticos, o que aumentou o grau de dificuldade da pesquisa. Assim foi realizado a coleta de comentários nas redes sociais da senadora na época da campanha eleitoral de 2018, tanto no Facebook quanto no Instagram. Esses comentários foram submetidos a uma análise de dados utilizando o sistema Iramuteq, com o objetivo de identificar os motivos que levaram os eleitores a votar na senadora, conforme análise dos comentários, buscando assim extrair padrões relevantes.
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                    As transformações do capitalismo em Campo Grande (MS): a construção social do trabalho por aplicativo sob a ótica dos motoristas
                    Curso Mestrado em Antropologia Social
                    Tipo Dissertação
                    Data 26/06/2023
                    Área ANTROPOLOGIA URBANA
                    Orientador(es)
                    • Ricardo Luiz Cruz
                    Orientando(s)
                    • Ranielly Silva Leite
                    Banca
                    • Flavia Freire Dalmaso
                    • Iuri Tonelo
                    • Ricardo Luiz Cruz
                    Resumo O objetivo dessa dissertação é compreender como os motoristas de aplicativo da cidade de Campo Grande - Mato Grosso do Sul, se percebem enquanto trabalhadores. O trabalho em aplicativos se mostra como uma das novas formas do trabalho informal, altamente flexível, e a Uber Technologies Inc é um dos grandes exemplos, que através de um aplicativo conecta motoristas e passageiros que estão em localização próxima. Quando pensamos em um contexto de plataformização do trabalho, essa mudança ocorreu de forma diferente em cada estado e cidade no Brasil. Em Campo Grande, Mato Grosso Do Sul, a Uber começou a funcionar em 2016, seguido de outros aplicativos de transporte. Em 2022, estipula-se que o número de motoristas cadastrados em aplicativo são mais de 10 mil. Para melhor compreender as transformações do mundo do trabalho, em primeiro momento, essa dissertação apresenta um breve contexto histórico da transformação do trabalho a partir das mudanças do capitalismo. Foram realizadas entrevistas de 2020 a 2022 que permeiam a discussão dessa dissertação, através de falas e histórias de motoristas de aplicativo em Campo Grande - MS, que nos informam como eles se percebem enquanto trabalhadores, o perfil desses entrevistados, suas demandas individuais e coletivas, as experiências durante a pandemia e a regulamentação desses profissionais na capital sul-mato-grossense.
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                    A GRANDE VEDETE DO FUTURO? A cultura empreendedora no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
                    Curso Mestrado em Antropologia Social
                    Tipo Dissertação
                    Data 14/06/2023
                    Área ANTROPOLOGIA
                    Orientador(es)
                    • Ricardo Luiz Cruz
                    Orientando(s)
                    • Ariela Castelani Bertoli
                    Banca
                    • Flavia Freire Dalmaso
                    • Henrique Bosso da Cost
                    • Ricardo Luiz Cruz
                    Resumo O objetivo deste trabalho é compreender a construção social da cultura empreendedora dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul campus Campo Grande. O arcabouço teórico se apoia, em especial, nas considerações de Luc Boltanski e Ève Chiapello sobre o que chamam de o “novo espírito do capitalismo”. A pesquisa etnográfica, realizada no cotidiano escolar de uma instituição pública, serviu de referencial para a compreensão, por meio de documentos institucionais, projetos pedagógicos de cursos, práticas pedagógicas e falas de professores e alunos, da construção da cultura empreendedora. O
                    instrumental metodológico weberiano, em torna da noção de “tipo ideal”, é utilizado aqui para compreender as ações sociais observadas, de modo a refletir sobre como um novo ideal regulador de condutas econômicas vem sendo apresentado para os agentes - os alunos e alunas - que frequentam o ambiente escolar. Através dos resultados encontrados foi possível verificar que a construção da cultura empreendedora dentro da escola acontece em um cenário de conflitos e contradições e é permeada por uma ambiguidade de sentidos, referindo-se ora ao mundo do trabalho e ora, especialmente, a valores que orientam todas as outras esferas da vida social.
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                    ECOTURISMO E IDENTIDADE NO PANTANAL SUL:USOS DA CATEGORIA “PANTANEIRO” EM PERSPECTIVA
                    Curso Mestrado em Antropologia Social
                    Tipo Dissertação
                    Data 12/05/2023
                    Área ANTROPOLOGIA
                    Orientador(es)
                    • Alvaro Banducci Junior
                    Orientando(s)
                    • Sabrina Sales Araujo
                    Banca
                    • Alvaro Banducci Junior
                    • Ricardo Luiz Cruz
                    • Rodrigo de Azeredo Grünewald
                    Resumo O ecoturismo no Pantanal se desenvolveu e se consolidou principalmente a partir da década
                    de 1980 relacionado aos debates internacionais e à busca por alternativas de desenvolvimento
                    sustentável. A valorização da natureza suscitada pelas preocupações ambientais em voga
                    colocou o bioma em evidência em um contexto de crise da pecuária, principal atividade
                    econômica da região, e em um momento de intensificação da globalização no Pantanal que,
                    por meio da construção de infraestrutura, facilitou o acesso e a comunicação de regiões até
                    então em relativo isolamento. Pesquisas locais sobre as mudanças ocorridas no Pantanal desde
                    então mostram uma profusão de usos da categoria identitária “pantaneiro” por nativos ou não
                    nativos, além de seu uso por marcas, produtos e empresas. Constitui-se alvo desta análise
                    compreender como se dão os usos desta categoria identitária no contexto das pousadas de
                    ecoturismo localizadas na Estrada-Parque Pantanal no Estado do Mato Grosso do Sul.
                    Compreendendo o turismo como uma arena promotora de relações de fronteiras e de
                    entre-lugares - que, ao colocar a diferença em contato favorece a produção e enunciação da
                    identidade, - analisou-se o cotidiano de turistas, guias de turismo e donos de pousadas para
                    delinear as referências presentes nas respectivas noções que eles têm sobre o Pantanal e
                    principalmente sobre o que significa “ser pantaneiro”. Identificou-se que, com a valorização
                    da natureza e a descentralização da pecuária como referencial identitário, a categoria em
                    evidência tem sido utilizada de forma mais ampla, pois não se restringe mais às fazendas de
                    gado como era no contexto originário desta categoria. No entanto, os embates na arena do
                    turismo, que ocorrem principalmente entre os guias de turismo, aproximam valores e
                    comportamentos como critérios de pertencimento que movimentam as duas referências -
                    natureza e pecuária -, fazendo com que discursos internos e externos sobre o Pantanal e os
                    pantaneiros, interajam de forma heterogênea e híbrida, movimentando referenciais do
                    presente e do passado, pois, este último é ajustado, atualizado e ressignificado conforme
                    contexto do universo do turismo, no qual a natureza passa a ser a referência central.
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                    CRIANÇAS INDÍGENAS DO LARANJEIRA NHANDERU: O APRENDER E O SER CRIANÇA KAIOWÁ EM UMA ÁREA DE RETOMADA
                    Curso Mestrado em Antropologia Social
                    Tipo Dissertação
                    Data 09/12/2022
                    Área ANTROPOLOGIA
                    Orientador(es)
                    • Maria Raquel da Cruz Duran
                    Orientando(s)
                    • Tania Milene Nugoli Moraes
                    Banca
                    • Antonio Hilario Aguilera Urquiza
                    • Flavia Freire Dalmaso
                    • Francesco Romizi
                    • Levi Marques Pereira
                    • Maria Raquel da Cruz Duran
                    Resumo O presente estudo teve como objetivo geral compreender como as crianças kaiowá contribuem para o pensar e o fazer de sua cultura, a partir da experiência de vida e das reflexões que constroem vivendo na área de retomada Laranjeira Nhanderu, localizada no município de Rio Brilhante, no Estado do Mato Grosso do Sul. Utilizando a observação participante, método por excelência antropológico, bem como a revisão bibliográfica pertinente ao tema, compreendi que a reciprocidade e as belas palavras, componentes da educação tradicional indígena kaiowá, formam os indivíduos, ao mesmo tempo em que os auxiliam a refletir sobre suas vidas e a propor novas leituras, a luz desses ensinamentos, sobre os acontecimentos que os atingem, sendo que as crianças kaiowá também contribuem para tal movimento.
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                    Entre caminhos estreitos e longas caminhadas: trajetórias das mulheres Kaiowá da Ñade ru Morangatu
                    Curso Mestrado em Antropologia Social
                    Tipo Dissertação
                    Data 30/11/2022
                    Área ETNOLOGIA INDÍGENA
                    Orientador(es)
                      Orientando(s)
                        Banca
                        • Antonio Hilario Aguilera Urquiza
                        • Maria Raquel da Cruz Duran
                        • Rosa Sebastiana Colman
                        Resumo
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                          Entre caminhos estreitos e longas caminhadas: trajetória de mulheres Kaiowá na Ñade ru Morangatu
                          Curso Mestrado em Antropologia Social
                          Tipo Dissertação
                          Data 30/11/2022
                          Área ETNOLOGIA INDÍGENA
                          Orientador(es)
                          • Antonio Hilario Aguilera Urquiza
                          Orientando(s)
                          • Camila Assad Catelan
                          Banca
                          • Antonio Hilario Aguilera Urquiza
                          • Maria Raquel da Cruz Duran
                          • Rosa Sebastiana Colman
                          Resumo A presente pesquisa objetiva compreender a mobilidade espacial Kaiowá por meio da
                          perspectiva de mulheres lideranças da comunidade de Ñande Ru Marangatu, localizada no
                          município de Antônio João. A temática articula, portanto, uma análise espacial por meio da
                          categoria de gênero. Os grupos Guarani possuem uma prática denominada de oguatá, que quer
                          dizer caminhada, e indica a mobilidade que ocorre dentre integrantes do mesmo grupo étnico
                          sobre uma espacialidade ampla que engloba os seus territórios. As motivações para essa
                          mobilidade são diversas, tradicionalmente decorrem tendo em vista a visitação a parentese a
                          participação de reuniões ou cerimônias, por exemplo, o que indica a socialidade que ocorre
                          dentre diversas comunidades. Por meio de revisão bibliográfica articulada aos dados construídos
                          em campo, sobretudo sobre a história de vida de três jovens mulheres que hoje assumem o papel
                          de liderança política no tekoha em que vivem, foi possível concluir que a mobilidade tradicional
                          presente dentre os/as Kaiowá continua acontecendo, e é acrescida atualmente por novas
                          motivações relacionadas às demandas contemporâneas que as mulheres indígenas vêm
                          assumindo, como a busca por estudos, emprego, e a própria mobilização política. A perspectiva
                          territorial também é substancial na pesquisa, uma vez que mobilidade eespacialidade se tornam
                          temas diretamente relacionados, salientando o aspecto relacional que os territórios Kaiowá
                          pressupõem, uma vez que são emoldurados por meio da própria mobilidade de seus/suas
                          integrantes.
                          Palavras-chaves: Povos Indígenas. Espacialidade Kaiowá. Mobilidade. Gênero.
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                          O MOVER DO ESPÍRITO: RITUALIDADE, PERFORMANCE, SELF SAGRADO E COMMUNITAS NO MINISTÉRIO VERBO DA VIDA EM CAMPO GRANDE-MS
                          Curso Mestrado em Antropologia Social
                          Tipo Dissertação
                          Data 29/11/2022
                          Área ANTROPOLOGIA URBANA
                          Orientador(es)
                          • Asher Grochowalski Brum Pereira
                          Orientando(s)
                          • Oclécio Alves Cabral Filho
                          Banca
                          • Asher Grochowalski Brum Pereira
                          • Carlos Andrade Rivas Gutierrez
                          • Francesco Romizi
                          • Marcelo Ayres Camurça Lima
                          Resumo A presente pesquisa tem por objetivo descrever e analisar um ritual. Trata-se do Culto de Mover, uma manifestação cúltica que ocorre de forma esporádica e espontânea na Igreja Verbo da Vida em Campo Grande-MS. Com isso, busco compreender como o rito se estabelece e mobiliza crenças, comportamentos e afetos entre os verbeanos, perfazendo uma distinção de identidade, ao mesmo tempo em que provoca operações complexas na formação de uma Communitas, de um Self-Sagrado e de um Habitus Religioso. Foi realizado, portanto, um trabalho de campo, com descrição densa e relatos de interlocutores em fases e posições diferentes na comunidade, diversidade de gênero, faixa etária e posições eclesiásticas. Para a análise antropológica, recorri a Victor Turner e Thomas Csordas; o primeiro com as noções de “Communitas”, Liminalidade e Polos Simbólicos, enquanto que do segundo trago as noções de Self-Sagrado e Habitus Religioso. Infiro, em minhas considerações finais, que o Culto de Mover age como espaço privilegiado de transformação e decantação de novas interpretações sobre os temas e discursos elencados na teologia do Instituto Rhema Brasil, braço educacional da Verbo da Vida. Desta forma, o ritual propicia tanto um momento de “Communitas”, no qual as regras e normas da estrutura social são suspensas parcialmente, como são posteriormente reabsorvidas pela estrutura para gerar a identidade verbeana que se liga fortemente às noções êmicas de Palavra da Fé e Prosperidade.
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