Doutorado em Química

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
Análise de Resíduos de Contaminantes Ambientais 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Conceitos básicos e aspectos metodológicos na análise de resíduos de contaminantes ambientais; Introdução à amostragem; Preparação de amostras para análise; Identificação e quantificação; Expressão dos resultados; Controle de Qualidade Analítica.

Análise Térmica 45 Optativa
Ementa da Disciplina

- Origem e desenvolvimento dos métodos termoanalíticos;
- Principais métodos termoanalíticos: Termogravimetria - Termogravimentria Derivada (TG/DTG), Análise Térmica Diferencial (DTA), Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) e Análise Dinamicomecanica (DMA);
- Aplicações.

Defesa de Tese 360 Obrigatória
Ementa da Disciplina
Dinâmica Molecular: Introdução, Teoria e Aplicações em Química 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Introdução à Modelagem Molecular: conceitos, métodos, aplicativos computacionais. Mecânica Molecular: Campo de Forças, Algoritmos de Otimização. Ensemble e exemplos de propriedades dinâmicas. Formalismo e aspectos numéricos. Dinâmica Molecular: conceitos, algoritmos e propriedades. Efeitos de Solvente.
Visualização e Simulações Moleculares. Análise Conformacional e Obtenção de Propriedades Moleculares. Aplicações em Físico-Química, Química Orgânica e Química Medicinal.

Elaboração de tese 0 Obrigatória
Ementa da Disciplina
Eletroanalítica I 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Métodos Eletroanalíticos;
Sensores Eletroquímicos;
Aplicações das Técnicas Eletroanalíticas.

Elucidação Estrutural de Compostos Orgânicos 75 Optativa
Ementa da Disciplina

1- Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear de 1H e 13C (experimentos uni- e bidimensionais)
2- Espectrometria de Massas - técnicas de ionização por impacto de elétrons e técnicas suaves de ionização.
3- Análise espectral conjunta de compostos orgânicos, envolvendo espectroscopia nas regiões do Infravermelho, Ultravioleta e Ressonância Magnética Nuclear de 1H e13C e espectrometria de massas.

Espectroscopia Molecular 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Equações de Maxwell; Ondas eletromagnéticas; Interação radiação-matéria; Espectroscopia de absorção UV-Vis e Infravermelho; Luminescência; Espectroscopia resolvida no tempo; Espalhamento Raman, Brillouin e Rayleigh; Espectroscopia ultra-rápida; Espectroscopia fototérmica.

Estágio de Docência II 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Participação em atividades didático-pedagógicas na graduação, tais como preparação e ministração de aulas teóricas /ou práticas, seminários, minicursos e elaboração de material didático.

Estágio de Docência III 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Participação em atividades didático-pedagógicas na graduação, tais como preparação e ministração de aulas teóricas /ou práticas, seminários, minicursos e elaboração de material didático.

Ética Aplicada à Pesquisa 30 Optativa
Ementa da Disciplina

- Introdução ao estudo da Ética. Fundamentos Filosóficos. Modelos de Bioética. Cidadania, Saúde e Ética. Ética na prática cotidiana. Ética em Pesquisa. A Ética e a produção do conhecimento hoje; Diretrizes e normas regulamentadoras da pesquisa com seres humanos e animais; As resoluções da Comissão Nacional de Ética (CONEP); Algumas considerações sobre as áreas temáticas especiais; Limites do julgamento ético nos estudos que se valem de técnicas qualitativas; A vulnerabilidade do sujeito de pesquisa: uma abordagem multidimensional; Limites do julgamento ético nos estudos internacionais; O processo de obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE): compromissos e responsabilidades; A representação de usuários em Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs); Ética na Pesquisa em países em desenvolvimento – a experiência brasileira; A instrumentalização do pesquisador para a elaboração e obtenção do TCLE: uma proposta metodológica.

Físico-Química Avançada I 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

1. Fundamentos Matemáticos para Termodinâmica (variáveis termodinâmicas, métodos teóricos).
2. Primeira Lei da Termodinâmica (definições, primeira lei da termodinâmica).
3. Entalpia, Entalpia de Reação e Capacidade Calorífica (entalpia, entalpia de reações, aditividade de entalpias de reação, energias de ligação, capacidade calorífica, entalpia de reação como função de temperatura).
4. Aplicação da Primeira Lei a Gases (gases ideais, gases reais).
5. Segunda Lei da Termodinâmica (necessidade da segunda lei, natureza da segunda lei, ciclo de Carnot, escala de temperatura termodinâmica, definição de S: entropia do sistema, prova que S é uma propriedade termodinâmica, mudanças de entropia em processos reversíveis, mudanças de entropia em processos irreversíveis, equações gerais para entropia de gases, diagrama de temperatura-entropia).
6. Equilíbrio e Espontaneidade para Sistemas em Temperatura Constante: Funções de Energia Livre (reversibilidade, espontaneidade, e equilíbrio, propriedade de funções de energia livre, energia livre e constante de equilíbrio, trabalho disponível e energia livre).
7. Aplicação de Função Energia Livre de Gibbs a Mudanças de Fase (duas fases em equilíbrio em dada temperatura e pressão, efeito de um gás inerte na pressão de vapor, dependência da temperatura da entalpia de transição de fase).

Físico-Química Avançada II 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

1. Terceira Lei da Termodinâmica (necessidade da terceira lei, formulação da terceira lei, propriedades termodinâmicas em zero absoluto, entropias em 298 K).
2. Aplicação da Função Energia Livre de Gibbs a Mudanças Químicas (adição de valores de ?Gm de equações químicas disponíveis para obter equações desejadas, determinação de ?Gm
3. Termodinâmica de Sistemas de Composição Variável
4. Mistura de Gases
5. Solução Ideal
6. Soluções Diluídas de não Eletrólitos
7. Atividades e Estados Padrões de não Eletrólitos
8. Cálculos de Quantidades Molares Parciais de Dados Experimentais: Volume e Entalpia
9. Determinação de Atividades de não Eletrólitos
10. Atividade, Coeficiente de Atividade e Coeficientes Osmóticos de Eletrólitos Fortes

Físico-Química Avançada III 60 Optativa
Ementa da Disciplina

-Cinética e Termodinâmica -Definições, Velocidade de Reação, Ordem de Reação, Molecularidade, Equação de velocidade, Constante específica de velocidade. -Leis empíricas - Determinação de Equação de velocidade -Métodos experimentais, Tratamento de dados experimentais -Casos especiais -Reações complexas - Dependência de velocidade com Temperatura. Equações empíricas. Equação de Arrhenius-Energia de Ativação -Teorias em Cinética Química. Teoria. Reações bimoleculares em fase gasosa. Teoria do Estado de Transição-Complexo Ativado. Superfícies de Energia Potencial- Diagramas de energia versus coordenada de reação. Formulação Termodinâmica. Aplicações. Reações termoleculares. Reações Unimoleculares. Teoria de Lindemann, Hinshelwwod, Rice Ramsperger eKassel (RRK) e Marcus (RRKM). Reações em Solução. Efeitos de Solvente, efeito caixa. Formulação termodinâmica. Efeito da pressão. Reações entre íons, efeito do solvente e efeito salino. Reações rápidas - Limite difusional. Reações em superfícies - Catálise Heterogênea. Adsorção - Isoterma de Langmuir, isoterma de Freundlich. Sítios ativos. Cinética das reações em superfícies. Catálise Homogênea. Catálise Ácido-Base, Catálise geral. Catálise enzimática. Reações em cadeias.

Físico-Química Avançada IV 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Conceitos fundamentais de eletroquímica; A cinética de reações eletródicas; Métodos para o estudo da interface eletrodo/eletrólito; Eletrocatálise e mecanismo de reações.

Fotoquímica e Eletroquímica Aplicada 45 Optativa
Ementa da Disciplina

1. Fundamentros da Fotoquímica
2. Introdução aos Processos de Oxidação Avançada (POA)
3. Fundamentos da Eletroquimica
4. Fotoeletrocatálise
5. Fotocorrente e velocidade de reação
6. Reatores fotoeletroquímicos
7. Aplicações

Fundamentos e Técnicas de RMN de Alta Resolução 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Fundamentos do Fenômeno da RMN: propriedades do núcleo atômico;
Vetor de magnetização macroscópica e excitação;
Relaxação de Spin;
Deslocamento Químico;
Acoplamentos escalar e dipolar;
Efeito Nuclear Overhauser;
Instrumentação;
Aquisição e Processamento de Dados;
Técnicas Uni e Bidimensionais;
RMN de sólidos/semi-sólidos.

Introdução à Quimiometria: Aplicações em Análises Multivariadas 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Conceitos Fundamentais de Quimiometria.
Métodos de Análise Exploratória de Dados.
Métodos de Classificação.
Métodos de Calibração.
Aplicações na literatura

Mecanismos de Reações Orgânicas 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudos mecanísticos orientados por reações orgânicas nomeadas: Transformações de grupos funcionais (síntese assimétrica, oxidações, reduções, olefinações, síntese de aminas e derivados de ácidos carboxílicos) e reações para formação de ligação carbono-carbono.

Propriedade Intelectual – Patentes 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudar modelos de proteção através do sistema da propriedade intelectual, com enfoque em patentes, e a forma de transferência de conhecimento científico para a sociedade através de propriedade intelectual e de serviços: artigos, patentes, marcas, e outros, os resultados de pesquisa e desenvolvimentos com apropriação dos resultados.

Química Analítica Avançada I 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Equilíbrios químicos (reações ácido-base, complexação, precipitação e oxi-redução).

Química Analítica Avançada II 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

- Preparo de Amostras para Análise Química;
- Validação de Metodologia Analítica;
- Estratégias analíticas para estudo metal

Química de Produtos Naturais 75 Optativa
Ementa da Disciplina

Biossíntese e estruturas de policetídios, derivados de ácido chiquímico, terpenos, esteróides e alcalóides.

Química Inorgânica Avançada I 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

- ligação química
- reatividade química
- técnicas de caracterização

Química Inorgânica Avançada II 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

- ligação química
- reatividade química
- técnicas de caracterização

Química Orgânica Avançada I 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estrutura e propriedades de substâncias orgânicas. Classes e mecanismos das principais reações entre moléculas orgânicas.

Química Orgânica Avançada II 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Continuação lógica do curso de Química Orgânica Avançada I, envolvendo o estudo das reações básicas, iônicas e não iônicas, da Química Orgânica, levando em conta os mecanismos, limitações e reações secundárias. Tópicos especiais incluem a química do silício, enxofre e do fósforo, além dos compostos heterocíclicos. Tópicos finais orientam o aluno na solução de problemas envolvendo planejamento sintético.

Química Quântica Computacional 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Introdução à Modelagem Molecular: conceitos, métodos, aplicativos computacionais. Métodos Ab Initio e Semi-Empíricos. Visualização e Simulações Moleculares. Análise Conformacional e Obtenção de Propriedades Moleculares. Efeitos de Solvente. Estados Excitados. Aplicações em Físico-Química, Química Orgânica e Química Medicinal.

Redação de Textos Científicos 30 Optativa
Ementa da Disciplina

1. Aspectos teóricos para a prática da redação científica;
2. A estrutura de um texto científico;
3. Aspectos básicos da redação de artigos científicos em inglês;
4. O processo de publicação de um artigo científico;
5. Parâmetros de avaliação da qualidade científica de periódicos, artigos e autores;
6. A prática do processo de redação;

Seminários Gerais em Química II 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Técnicas de ministração de palestras e recursos que auxilie o aluno para um bom desempenho na defesa de dissertação, tanto no momento da apresentação, quanto no momento da argüição do trabalho;
Apresentação de normas de postura, confecção e apresentação aplicadas a fala em público;
Aplicação das normas no estudo e na apresentação de seminários ministrados por alunos englobando temas técnicos e científicos em Química.

Síntese de Compostos Organometálicos 30 Optativa
Ementa da Disciplina

1. Definição
2. Aspectos básicos de preparação,
3. Estrutura,
4. Ligação e reatividade de compostos organometálicos
5. Aplicações em síntese orgânica e catálise.

Síntese Orgânica 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Planejamento de síntese de moléculas orgânicas empregando o conhecimento de reações clássicas e modernas. Síntese convergente e divergente. Aplicação dos conceitos modernos de planejamento de síntese por análise retrossintética: abordagem por desconexões.

Síntese Orgânica 75 Optativa
Ementa da Disciplina

Planejamento de síntese de moléculas orgânicas empregando o conhecimento de reações clássicas e modernas. Síntese convergente e divergente. Aplicação dos conceitos modernos de planejamento de síntese por análise retrossintética: abordagem por desconexões.

Técnicas de Caracterização de Materiais Aplicadas a Sistemas Eletroquímicos 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Estrutura das superfícies sólidas
Adsorção de Moléculas na Superfície
Introdução às Técnicas Superficiais
Vantagens e Limitações
Aplicações

Tópicos Especiais em Química 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Temas técnicos e científicos, de relevância atual nas linhas de pesquisa do programa de Mestrado em Química, ministrados em curso de duração programada entre 1 e 5 créditos, por professores e profissionais em Química e áreas afins da UFMS e de outras instituições, podendo ser ministrada de forma condensada, em período reduzidos de dias, tanto durante o semestre letivo, quanto nos meses de pouca atividade dos cursos de graduação (geralmente julho, janeiro e fevereiro).

Tópicos Especiais em Química 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Temas técnicos e científicos, de relevância atual nas linhas de pesquisa do programa de Mestrado em Química, ministrados em curso de duração programada entre 1 e 5 créditos, por professores e profissionais em Química e áreas afins da UFMS e de outras instituições, podendo ser ministrada de forma condensada, em período reduzidos de dias, tanto durante o semestre letivo, quanto nos meses de pouca atividade dos cursos de graduação (geralmente julho, janeiro e fevereiro).

Tópicos Especiais em Química 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Temas técnicos e científicos, de relevância atual nas linhas de pesquisa do programa de Mestrado em Química, ministrados em curso de duração programada entre 1 e 5 créditos, por professores e profissionais em Química e áreas afins da UFMS e de outras instituições, podendo ser ministrada de forma condensada, em período reduzidos de dias, tanto durante o semestre letivo, quanto nos meses de pouca atividade dos cursos de graduação (geralmente julho, janeiro e fevereiro).

Tópicos Especiais em Química 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Temas técnicos e científicos, de relevância atual nas linhas de pesquisa do programa de Mestrado em Química, ministrados em curso de duração programada entre 1 e 5 créditos, por professores e profissionais em Química e áreas afins da UFMS e de outras instituições, podendo ser ministrada de forma condensada, em período reduzidos de dias, tanto durante o semestre letivo, quanto nos meses de pouca atividade dos cursos de graduação (geralmente julho, janeiro e fevereiro).

Tópicos Especiais em Química 75 Optativa
Ementa da Disciplina

Temas técnicos e científicos, de relevância atual nas linhas de pesquisa do programa de Mestrado em Química, ministrados em curso de duração programada entre 1 e 5 créditos, por professores e profissionais em Química e áreas afins da UFMS e de outras instituições, podendo ser ministrada de forma condensada, em período reduzidos de dias, tanto durante o semestre letivo, quanto nos meses de pouca atividade dos cursos de graduação (geralmente julho, janeiro e fevereiro).